Cozinhas Organizadas: Dicas gerais para arrumar + 30 fotos inspiradoras!

Está cansado de ver sua cozinha com tudo fora do lugar e sem ideias para colocar as coisas em ordem? Dá um desespero perceber que as coisas estão todas jogadas, dando a impressão de relaxo, sujeira e pouco caso, não é? Mas, calma. Este post é para te ajudar, mostrando fotos de cozinhas organizadas e dicas para deixar esse ambiente com o melhor aspecto possível, passo a passo. É bem simples e dá para manter assim sempre. Acompanhe!

cozinhas-organizadas-destaque-1

Quem não quer ter uma cozinha assim?

Ver a cozinha limpa e organizada é inspirador, gostoso, prazeroso e relaxante. Um dos principais ambientes da casa não pode ficar com tudo fora de ordem e jogado em todos os lugares. Sabemos que é difícil manter a frequência para deixar tudo ”nos trinques”, mas ninguém merece relaxar e não se atentar com práticas básicas.

Sobretudo quem mora com mais pessoas, é preciso ter consciência e evitar o acúmulo de materiais e sujeira tanto na pia quanto nos móveis. Isso só desvaloriza o espaço, e nem estamos falando em termos decorativos, e sim quanto a todo o local em si. Uma boa organização traz leveza, uma aparência bonita e arrumada, e é isso que todo mundo busca, não é?

Portanto, não há desculpas. Algumas dicas que são usadas sempre em cozinhas organizadas, fáceis de seguir por todos em casa. Delimite tarefas e, mais importante que isso, exija o bom senso para garantir a limpeza desse ambiente tão importante da casa e essencial para a alimentação de toda a família.

Não só aqueles que gostam de cozinhar devem se preocupar com a arrumação da cozinha. Todos que usam esse ambiente devem zelar para que ele fique sempre com o melhor aspecto possível!

cozinhas-organizadas-destaque

Dicas para renovar e organizar a cozinha de uma vez por todas!

  • Comece fazendo uma faxina geral. Elimine aquilo que não usa e que só ocupa espaço. Com certeza deve ter muita coisa que você não usa e que não é necessário. Pense em leveza, e não em acumular objetos.
  • Distribua os móveis essenciais de forma otimizada, sem que atrapalhe a circulação no local. Foque no triângulo de atividade principal, formado pela pia, fogão e geladeira, itens fundamentais de toda cozinha, organizando de modo funcional e prático. Tente ganhar espaço, mas de forma básica (microondas com armário, por exemplo), e não deixando tudo amontoado.
  • Cozinhas organizadas devem ter uma disposição de objetos disponível de acordo com a usabilidade. Pra que deixar aquela sanduicheira à mostra se você não usa sempre? Qual o motivo de manter os pratos em um lugar tão alto do armário? Pois é! Isso faz muita diferença, logo, destaque sempre aquilo que é funcional e que você precisará mais.
  • Falando em armários, eles devem ser organizados por itens e sua função: tempero com tempero, mantimento com mantimento, utensílios iguais juntos, e assim vai, lembrando sempre de deixar o que é mais usual ao alcance e na frente e aquilo que serve apenas para certas ocasiões nas partes mais altas.

Empilhar utensílios deixa os armários mais livres. Separe a tampa e deixe todas juntas em uma caixa ou gaveta. Os mais perfeccionistas ainda podem equilibrar os itens por cores, tipos, materiais, entre outras peculiaridades de cada acessório. 

cozinhas-organizadas-dicas-destaque

  • Os utensílios podem seguir um padrão interessante que muitas pessoas fazem em cozinhas organizadas: o que é do fogão, próximo a ele (panelas, formas); da mesa, perto desse móvel (talheres e pratos); já aquilo que se usa na pia, do lado desse espaço (panos, produtos de limpeza, entre outros). Isso não é regra, claro, mas ajuda muito. Ah, e nunca deixe tudo jogado nas gavetas, ok?
  • Evite deixar alimentos jogados e mantenha aqueles tradicionais em potes: arroz, açúcar, café, sal, bolachas. Cestas também podem ser usadas. É muito feio e até anti-higiênico armazená-los abertos e mau fechados no armário/dispensa.
  • Minha cozinha é pequena, e agora? Não é por causa do tamanho que ela deve ficar bagunçada. A solução é investir em móveis compactos, como estantes e armários finos, nichos, caixas organizadoras, prateleiras, penduradores e os famosos porta-trecos que podem ser instalados nas portas e lugares pouco convencionais.
cozinha-organizacao

Esses aparatos ajudam a deixar as cozinhas organizadas e ajudam a otimizar o espaço nesse ambiente

  • Uma boa iluminação e pintura fazem toda a diferença em cozinhas organizadas, trazendo mais leveza ao ambiente. Há ideias bacanas e econômicas que dá para fazer tranquilamente.
  • Limpeza é essencial. Além daquela faxina convencional (principalmente na geladeira), a manutenção deve ser frequente, evitando o acúmulo de louça na pia, objetos e alimentos na mesa, balcões e armários.

E mais importante que lavar a louça, é necessário guardá-la. Aliás, uma limpeza básica e diária é fundamental: deixar a pia vazia, o fogão limpo, o chão bem varrido e tudo higienizado. Não gasta tempo e não custa nada fazer isso – e vale para todos que vivem na casa!

Quer saber mais? Confira dicas fáceis e rápidas para organizar cozinhas aqui.

Fotos de Cozinhas Organizadas, Limpas e Decoradas

Agora que você já sabe boas maneiras de deixar sua cozinha organizada, veja muitas fotos lindas e inspiradoras de ambientes limpos e decorados. Você vai adorar copiar essas ideias para usar na sua casa!

cozinhas-organizadas-1

cozinhas-organizadas-2

cozinhas-organizadas-3

cozinhas-organizadas-4

Sejam grandes ou pequenas, cozinhas organizadas ficam mais bonitas, leves e dá até aquela sensação relaxante de cozinhar e ficar em um espaço com tudo em seu devido lugar!

cozinhas-organizadas-5

cozinhas-organizadas-6

cozinhas-organizadas-7

cozinhas-organizadas-8

Mantendo a cozinha organizada, dá até para pensar em boas composições e possibilidades decorativas, seguindo conceitos rústicos, modernos, minimalistas, clássicos, entre muitos outros. Se achar conveniente, você pode até contar com a ajuda de um designer de interiores para isso!

cozinhas-organizadas-9

cozinhas-organizadas-10

cozinhas-organizadas-11

cozinhas-organizadas-12

cozinhas-organizadas-13

cozinhas-organizadas-14

Crie regras em casa para que todos se preocupem com a organização da cozinha, afinal, é um ambiente usado por todos, e não apenas por quem cozinha, prepara alimentos e  faz a limpeza. 

cozinhas-organizadas-24

cozinhas-organizadas-25

cozinhas-organizadas-como-fazer

cozinhas-organizadas-decoradas

cozinhas-organizadas-dicas

cozinhas-organizadas-dispensa

cozinhas-organizadas-e-decoradas

cozinhas-organizadas-exemplos

cozinhas-organizadas-lindas

cozinhas-organizadas-modernas

cozinhas-organizadas-passo-a-passo

Essas fotos de cozinhas organizadas aumentam a vontade de mudar e deixar o espaço limpo e com tudo equilibrado, não é? Chegar a esse objetivo não é difícil, basta inovar, fazer uma faxina geral e, claro, manter assim sempre!

cozinhas-organizadas-pequenas

cozinhas-organizadas-restaurante


Gostou das dicas? Agora, é só seguir o passo a passo e deixar esse espaço com a cara das cozinhas organizadas das fotos. É prático e simples, então, não tem desculpa! Quem sabe você não se anima para mudar a decoração também?Comece já e conte o resultado pra gente. Boa sorte e até mais! 🙂

Você pode gostar...