Casas Redondas: Plantas e mais de 40 projetos impressionantes!

Projetos arquitetônicos diferenciados são cada vez mais comuns atualmente. Embora as casas redondas não sigam um conceito exatamente novo, elas são raras de se ver, sobretudo nas áreas urbanas. O que muita gente não sabe é que muitas dessas construções possuem características incríveis quando se trata de resistência, com funcionalidade indo muito além do design inusitado. Quer saber mais? Confira plantas e muitas fotos dessas casas arredondadas!

casas-destaque-arredondadas

A arquitetura diferenciada já chama atenção por si só. Os detalhes são impressionantes. Você moraria em uma casa redonda?

Você pode não lembrar, mas as casas redondas tem forte inspiração no padrão indígena de construções. Com certeza você já deve ter visto as famosas ocas e se surpreendido com o método diferenciado desses projetos, que persistem até hoje. Felizmente, muitos especialistas buscaram inspiração nesse conceito para criar casas desde clássicas até modernas, com peculiaridades variadas.

oca-redonda

As ocas indígenas são as primeiras construções que usam o design arredondado e fora do convencional quadrado e reto

Outra curiosidade dessas casas arredondadas é que são mais resistentes que as tradicionais quadradas. Pois é! Segundo muitos arquitetos, alguns modelos se mantêm firmes e sólidos mesmo quando são atingidos por furacões. Um artigo recente do site Unhabitat comprovou essa teoria ao verificar os estilos de casas redondas da empresa gringa Deltec.

Elas são diferenciadas e já persistiram por mais de 50 anos. Localizadas na zona costeira estadunidense, elas não foram destruídas depois de serem atingidas por diversos furacões. O máximo que aconteceu foi algumas telhas terem caído. Impressionante!

casas-redondas-praia

Modelo de casa redonda resistente e sólido da Deltec

Além do formato, essas construções se destacam pelos cantos ”afiados” que permitem ao vento passar livremente a sua volta. Já as treliças radiais deixam a estrutura ainda mais reforçada, bem como as madeiras resistentes e os materiais de qualidade. É nessa linha que as casas redondas são consideradas incríveis e, embora incomuns, devem se valorizar e tornarem-se cada vez mais populares.

Uma construção diferente e que ainda conta com qualidades incríveis. Se você ama conceitos que vão além do convencional, vale a pena até apostar nessas casas arredondadas. 

Plantas de Casas Redondas

Perceba pelas plantas de casas redondas o quanto há possibilidades para ousar nesses projetos e seu design. Não são apenas as casas quadradas e retilíneas que permitem construções distintas e ecléticas. Você pode focar na sala de centro e os demais cômodos ao redor, ou focar em divisórias circulares de acordo com o tamanho/espaço do imóvel.

Vale a pena destacar que muitos arquitetos e designers têm se atentado a essa tendência atualmente. Logo, não é difícil encontrar um profissional que abrace esse conceito e te ajude na construção de uma casa redonda. Veja alguns exemplos interessantes e que você pode até copiar. Que tal?

 

casas-redondas-plantas-1

casas-redondas-plantas-2

casas-redondas-plantas-3

casas-redondas-plantas-4

casas-redondas-plantas-5

casas-redondas-plantas-6

casas-redondas-plantas-7

casas-redondas-plantas-8

casas-redondas-plantas-9

casas-redondas-plantas

Tem muito arquiteto inspirado e disposto a criar conceitos cada vez mais ousados desse estilo de construção. Logo, elas se tornarão muito populares no futuro!

Projetos e Fotos de Casas Redondas

Você vai perceber que há muitas inspirações de projetos de casas redondas com formas e técnicas diferentes, sejam mais clássicas ou modernas. Embora não sejam tão comuns aqui no Brasil, no exterior muitas empresas apostam nesse modelo alternativo que chama atenção. Selecionamos algumas fotos incríveis para você se inspirar. Quem sabe você não se anima e investe nesse conceito?

Clássicas/Rústicas

Esses modelos tradicionais persistem até hoje e usam materiais comuns e disponíveis, como palha, tijolo, madeira, entre outros tipos que usam esses conceitos mais clássicos. Elas são vistas, geralmente, em áreas interiores e mais próximas à natureza. Na Europa existem muitas versões em áreas populares, como na região mediterrânea (Itália, Espanha, Portugal, Grécia). Se elas já chamam atenção pelo formato, imagina com esses detalhes que são cada vez mais raros atualmente?

casas-redondas-1

Modelos coloridos com telhado de palha

casas-redondas-5

Tijolos brutos que incrementam a decoração

casas-redondas-7

Madeira ajuda a criar um conceito moderno e simples de construir

casas-redondas-8

casas-redondas-classicas-diferentes

Veja esse modelo grandioso em meio à floresta!

casas-redondas-madeira

Geralmente, as casas redondas modernas são mais pequenas e compactas

casas-redondas-rustica

casas-redondas-rusticas

casas-redondas-tijolo

Alguns modelos antigos são tão arrojados que lembram até um castelo!

Modernas

Modelos de casas redondas modernas mostram novas possibilidades de design e construção, levando em conta materiais e nuances atuais para ousar e montar um projeto perfeito. Algumas seguem até um padrão luxuoso e requintado – com dois andares, sacada, piscina -, mostrando uma total ostentação!

casas-redondas-projetos

Casa de dois andares e sacada, que tal?

casas-redondas-projetos-fotos

casas-redondas-modernas

Veja como algumas versões são lindas e inspiradoras

casas-redondas-modernas-e-luxuosas

casas-redondas-fotos

casas-redondas-diferente

casas-redondas-destaque

Com escada e piscina, modelo grande e arrojado

Diferentes

As casas redondas são diferentes por si só, mas alguns modelos vão além e até chocam com um design tão chamativo e peculiar. Tem até prédio que é assim! Prepare-se para se surpreender!

casas-redondas-predios

Esse é o hotel Best Western Plus RoudHouse Suites, que fica em Boston, Massachusetts (Estados Unidos)

casas-redondas-predios-1

Com ares futuristas, o Hotel Fletcher chama atenção na Holanda

casas-redondas-predio

Já esse conceito é russo, construído na década de 70 para abrigar 26 prédios residenciais com mais de 900 apartamentos

casas-redondas-modernas-e-ecologicas

Estilos de casas redondas ecológicas e sustentáveis também são populares atualmente

casas-redondas-moderna

casas-redondas-grandes

casas-redondas-futuristas

Perceba como o telhado é incrível e impressionante

casas-redondas-futuristas-diferentes

Acredite, essa é uma casa em uma área urbana

casas-redondas-classicas

Um tipo mais clássico, mas mesmo assim arrojado

casas-redondas-9

casas-redondas-2

Essas são da Tailândia, lembrando até os famosos iglus

casas-redondas-4

Com madeira, bem bonita e encantadora!


Elas são incomuns, mas impressionam. Casas redondas deixam qualquer pessoa de boca aberta ao perceber que a arquitetura pode atingir conceitos inimagináveis e incrementados. Interessante, não é? Quem sabe você não aposta nessa ideia? Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário no post. Aproveite para dizer o que achou dessas construções. Até mais!

Você pode gostar...