45 Casas de Esquina: Fachadas, Projetos e Plantas incríveis!

As casas de esquinas são sempre muito comentadas entre o universo imobiliário, e toda sua fama se estende entre as conversas sobre os prós e contras de quem reside na esquina. E além de considerar tudo o que o final da rua proporciona, é preciso lembrar também que esse tipo de casa fica com dois lados expostos, ou seja, é preciso elaborar um projeto arquitetônico que seja compatível com a localização e valorize a fachada que fica mais em evidência.

            Quer saber todas as vantagens e desvantagens das casas de esquina, e ainda ver inspirações lindas para as fachadas? No post tem tudo isso e um extra com projetos e plantas para inspirar a construção!

 

Vantagens e desvantagens

Vantagens

  • A arquitetura da fachada da casa de esquina é sem dúvida uma das principais vantagens. Ao invés de recorrer a projetos de casas tradicionais é possível investir em algo com mais visibilidade e em um projeto em que deixa duas fachadas a mostra.
  • Em um dos lados você está livre dos muros e sombra que a casa do vizinho pode trazer, e isso é ideal para projetar ambientes que precisam de mais sol neste lado que fica na esquina.
  • É bem comum que os terrenos de esquina sejam maiores, e isso permite ter mais espaço para o projeto, e assim apostar em uma casa mais ampla e até com um espaço de lazer maior.
  • Por conta da segurança, muitas casas de esquina optam por muros que as rodeiam, e esse também é um ponto favorável, afinal, você pode optar por um muro moderno que valorize ainda mais a fachada.
  • Há também a vantagem relacionada ao fator econômico, uma vez que as casas de esquina costumam ter um valor de mercado mais alto, e isso valoriza o seu imóvel.

 

Desvantagens

  • Há muitos comentários sobre a segurança da casa, que acaba ficando mais exposta por estar na esquina, mas esse ainda é ponto contraditório, e seguradoras não consideram esse como um fator de risco para a segurança do lar.
  • Como os terrenos de esquina costumam ser maiores, isso incide nos custos de IPTU que também se elevam.

 

Modelos de fachadas de casas de esquina

Modernas

Sobrado com vidro

O muro clean mantém a fachada em destaque

Se a intenção é se inspirar em projeto de fachada moderna, esta casa é uma ótima escolha. O projeto de sobrado tem telhado embutido e uso de materiais que valorizam e são modernos, como vidro e pedras decorativas.  Além disso, a estrutura ainda segue o design de linhas retas para arquitetura, evidenciando a estrutura contemporânea.

Casa sem muro

O jardim gramado é simples e moderno

Para quem tem um terreno de esquina em um local seguro e que permite uma casa sem muros, pode apostar nesta inspiração. Em uma das faces do terreno, a aposta foi pelo jardim gramado e porta principal que dá acesso a casa, enquanto na outra lateral é a garagem.

Sobrado com muro

Rente ao muro, pequeno jardim

Neste projeto, a aposta foi pela fachada com muro. A casa estilo sobrado se sobrepõe ao muro e na estrutura nota-se elementos da arquitetura moderna, como pedras decorativas e telhado embutido. Para não se contrapor ao projeto, o muro segue as mesmas cores e design da casa, e tem formas que o deixam mais moderno.

 

Mais fotos

 Casa com jardim

Muro de vidro

O muro de vidro valoriza a fachada moderna

Fachada moderna de vidro

No andar térreo as paredes são de vidro

casa com telhado embutido

Paredes pintadas de cinza caracterizam a fachada moderna

fachadas modernas

Pequenas e simples

Casa com grade

O telhado aparente tem cor clara

Se você já tem um terreno de esquina, mas está precisando de inspirações que sejam compatíveis com um orçamento mais restrito, esse projeto é uma ótima inspiração. A casa retangular se estende por parte do terreno e tem portas e janelas de vidro fumê, o que deixa a casa simples com um detalhe mais atual.

Casa simples com garagem

O telhado cinza é suave e combina com a cor da pintura

Neste projeto, a proposta é de uma fachada simples e com garagem. Para a casa, a escolha foi por usar telhado aparente e grades em volta que substituem o muro e mantem a casa com maior visibilidade; tornando a casa menos suscetível a roubos, já que fica mais exposta à ações suspeitas.

Casa com garagem na frente

Coqueiros decoram a frente da casa

Nesta proposta para a casa de esquina, o projeto segue um estilo mais tradicional de fachada e é baseado em formas quadradas, com telhado aparente e garagem aberta na frente da casa.

 

Mais fotos

 

Casa simples com muro de vidro Casa de madeira simples

Cor casa

A pintura verde clara da casa combinou com o verde musgo do muro

Muro com grade

O muro é composto por grade que segue o mesmo estilo do portão

Fachadas simples e pequenas

 

Térreas

Casa com muro de vidro jateado

O muro de vidro jateado aumenta a privacidade da casa

As casas térreas também são opções para os projetos de esquina. Neste caso, o formato retangular foi a base para a fachada que tem na face menor a entrada e a garagem, que são abertas, e na lateral maior ficam janelas que são escondidas por um muro de vidro.

Casa térrea moderna

O pequeno jardim na frente da casa fica visível através do muro de vidro

            Para esta fachada de casa térrea, nota-se que a base é de uma casa tradicional, mas algumas alterações transformaram o lar e o deram características mais atuais, o que deixa o projeto mais moderno. Algumas dessas mudanças foram o envidraçamento da área na frente da casa e o muro de vidro.

Fachada térrea terreno irregular

Na calçada, há um pequena tira com gramado

É comum terrenos de esquina mais amplos, e você pode aproveitar essa extensão para um projeto de casa térrea grande, como é o caso deste projeto. Aqui a casa, fica em um nível mais elevado por conta do terreno irregular, e em alguns pontos da frente da casa, o telhado estendido cria pequenas varandinhas.

 

Mais fotos

Fachada térrea com jardim

Jardim simples com coqueiros

No jardim, decoração com diferentes espécies de coqueiros

Casa branca

Portas de vidro valorizam a frente da casa

Muro de pedras

O muro de pedras dá um charme especial à fachada

Fachadas térreas

Em declive

Sobrado em declive

Detalhes orgânicos fazem parte da estrutura da fachada

O terreno em declive não foi problema para este projeto, pelo contrário, a irregularidade serviu de base para uma fachada que se adequasse ao declive. Levando em consideração o terreno irregular, o projeto foi desenvolvido com diferentes patamares para a casa e isso deixou o projeto moderno.

Garagem declive terreno

A pintura branca deixa a fachada clean

Esta casa é mais uma proposta para quem não pretende nivelar o terreno. Para aproveitar a inclinação, o lado mais baixo serviu para a garagem, enquanto o outro lado foi a base para a entrada principal. O jardim na lateral também acompanha a irregularidade do terreno e valoriza o projeto.

Sobrado grande

Na lateral da casa, muro de vidro

Nesta proposta, nota-se mais uma vez que o terreno irregular valorizou o projeto. Com partes mais baixas, como a garagem, o projeto recorreu a escadas para a entrada principal, e a fachada estilo sobrado tem linhas e detalhes da arquitetura atual.

 

Mais fotos

 Casa pé direito duplo

Sobrado pequeno e moderno

Os vidros que compõem a fachada foram usados com cortina interna para manter a privacidade

Casa com garagem fechada

A garagem fechada com portão de madeira é moderna

Fachada casa terreno irregular

Casas terreno com declive

Projetos e plantas de casas de esquina

Para quem já se apaixonou pelas fachadas mostradas ao longo do post, agora tem uma inspiração extra com projetos e plantas para o terreno de esquina. As opções variam desde construções modernas e amplas até projetos menores e simples; de modo a ter opções para todos e gostos e bolsos ($$$).

Projeto fachada terreno declive

O projeto é ideal para terrenos com declive

Projeto casa com muro

No projeto, o muro com grade contorna a casa

Projeto casa térrea

O projeto deixa em evidência uma casa térrea e moderna

Projeto pé direito duplo

Na proposta, o pé direito duplo deixa foi usado na área da escada

Projetos casas Planta casa térrea Planta sobrado Planta casa com garagem

Agora que você já tem inspirações e dicas para casas de esquina, pode escolher o que mais gosta de cada opção para o seu projeto.

Você pode gostar...