Casas geminadas: dicas, plantas e projetos!

Se antigamente, as casas geminadas ficavam restritas apenas a condomínios, hoje em dia é cada vez mais comum ver esse tipo de construção se espalhando pelas cidades. E a verdade é que esse tipo de projeto é ideal para quem pretende construir a própria casa e ainda ganhar dinheiro com aluguel ou a venda do segundo imóvel. É claro, que você também pode optar por vender ou alugar todas as casas geminadas, e fazer disso uma proposta bem lucrativa.

Para conhecer um pouco mais das casas geminadas e ver projetos e plantas, vamos ao post!!!

projetos e plantas

 

Vantagens e desvantagens de casas geminadas

Vantagens

  • Construção: o processo da obra tende a ser mais vantajoso na construção lado a lado, isso porque toda a estrutura é compartilhada, e com o direcionamento de instalações, como rede de água e esgoto, é possível atender duas casas. Outros pontos da estrutura também são compartilhados, como paredes, telhado, etc.
  • Terreno: dependendo do tamanho do terreno e das dimensões do projeto, é possível aproveitar um único terreno para a construção de mais de uma casa, tornando o espaço melhor aproveitado.
  • Custo: todos os fatores apresentados acima refletem no custo, já que compartilhamento estrutural e até de terreno tornam a obra mais barata, uma vez que o valor total se divide em duas casas ou mais.

 

Desvantagens

  • Ausência de sol em um dos lados: pensando que uma casa fica colada na outra, já dá para imaginar que um dos lados de cada casa não pegará sol, e isso pode deixar a casa mais fria (ideal para regiões quentes) e até causar problemas de infiltração, caso o projeto não seja bem executado.
  • Janelas: como são casas espelho, ou seja coladas, um dos lados vai sofrer com a ausência de janelas, o que pode impactar na circulação de ar pela casa. Por isso, é preciso escolher um bom projeto para não enfrentar problemas, como falta de luminosidade e ausência de ventilação.
  • Barulho: se você já morou em prédio, provavelmente, já conviveu com os barulhos do vizinho. Nas casas geminadas não é muito diferente, e isso acontece porque as paredes são muito próximas. Para evitar o incômodo, é ideal investir em materiais que façam isolamento acústico.

 

Projetos e plantas de casas geminadas

      Agora que você já conhece as principais vantagens e desvantagens das casas geminadas, vamos a uma seleção de plantas e projetos 3D que podem te ajudar a até inspirar no momento da obra.

 

Casas térreas geminadas

Casa térrea com 3 dormitórios

No projeto, a frente da casa tem espaço para um pequeno jardim

Neste projeto de casa térrea, a construção é de 84m² para cada casa. Em cada casa a composição é de uma suíte e mais dois quartos, sala de jantar integrada a cozinha e sala de estar/ TV separada. Na área externa ainda há uma pequena área de serviço que tem acesso pela cozinha e na frente garagem sem cobertura para um carro. Para combater o possível problema de falta de circulação, a parede compartilhada torna-se apenas um caminho para o corredor, e quartos e banheiros ficam direcionados para o lado oposto, permitindo que todos os ambientes da casa tenham janelas.

Casa térrea com garagem coberta

Um muro baixo divide as duas casas

Planta humanizada 2 quartos

Nesta proposta para a casa térrea, a fachada tem um design arquitetônico mais moderno por conta das janelas de vidro, que garantem luminosidade para a casa, e do telhado embutido. O projeto da casa conta com 69m² e com 3 dormitórios, sendo uma suíte. Para aproveitar melhor o espaço, a sala é integrada à cozinha americana, e o balcão substitui o uso de uma mesa de jantar.

 

Fachada simples casa térrea

Na fachada, a aposta é pelo telhado aparente

Planta casa simples e pequena

Ao fundo, uma área de serviço

Para quem está em busca de um projeto de casa geminada com garagem coberta, esta proposta é uma ótima escolha. O planta é de uma casa com 83m² e dois dormitórios (sendo uma suíte). No espaço interno, há um jardim de inverno que garante a circulação de ar e dá um toque de verde para a decoração. Uma maneira de valorizar os espaços e dar amplitude a casa, foi através da estratégia de usar ambientes integrados – sala, sala de jantar e cozinha americana.

Projeto fachada casa térrea

A frente da casa tem portão

Planta casa simples com 2 quartos

Se a ideia é investir em um casa térrea pequena e simples, este projeto é ideal. Aqui a área total construída de cada casa é de 55m² e a residência tem dois quartos, que dividem o mesmo banheiro, que também funciona como banheiro social. Na entrada, o espaço é dividido entre sala, sala de jantar e cozinha, mantendo todo o espaço integrado.

Projeto fachada casa térrea

Na fachada, um pequeno hall para a porta de entrada

Planta casa com 3 quartos

Com 70m² de construção, o projeto e planta incluem uma fachada de casa térrea com telhado aparente, e na área interna, sala de estar integrada com cozinha. No restante do projeto, ainda há uma suíte e mais dois quartos; e para garantir a circulação de ar no banheiros, a estratégia foi por um pequeno jardim de inverno.

 

Mais projetos

Planta humanizada casa com 2 quartos e suíte

A planta é uma proposta para casa com 84m²

Planta 3D com garagem

Casa térrea com jardim

Na lateral, pequeno jardim

Planta com 3 quartos

Na frente, garagem para dois carros

Planta ambientes integrados

A cozinha e sala são integradas

Planta casa pequena 2 quartos

Casa térrea com varanda

A cozinha tem saída para a área de serviço

Casa simples com garagem

Casa pequena e simples

O acesso a lavanderia é pela garagem

 

Casa simples 3 quartos

A mesa de jantar une cozinha e sala

Planta casa térrea 2 quartos

A garagem é lateral

Planta humanizada 3 dormitórios

Projeto fachada casa térrea

A fachada é simples

Projeto 3D dois quartos Planta com jardim no fundo

Planta casa com churrasqueira

Ao fundo, espaço para churrasqueira

Sobrados geminados

sobrado com sacada

Na frente da casa, pequeno jardim decorativo

Planta andar térreo sobrado

O projeto tem área construída de 135m²

projeto sobrado

Se a frente do terreno é estreita, mesmo assim dá para dividir a área para um projeto de sobrado geminado, como nessa proposta. A área total de construção é de 135m² para cada sobrado. O andar térreo se divide entre sala, sala de jantar, lavabo, cozinha, despensa, lavanderia e mais uma banheiro. Já o pavimento superior é composto pelos quartos – sendo um suíte com sacada e mais dois dormitórios que dividem um banheiro.

Sobrado geminado 2 quartos

A fachada é fechada com muro e portão

Se a intenção é de um sobrado pequeno, este projeto com 71m² é ideal. Na proposta, os cômodos são menores, e no andar térreo cozinha e sala se integram. Já o segundo é composto por dois quartos, ambos com sacada e um banheiro. O projeto inclui ainda uma garagem coberta que fica na frente da casa.

Sobrado geminado com garagem coberta

A porta de entrada fica no espaço da garagem

Planta andar térreo sobrado

A cozinha tem uma saída para os fundos da casa

Pavimento superior sobrado

A escada sai no hall quem ficam as portas dos quartos

Projeto fachada fundo

Projeto churrasqueira

A proposta para o sobrado geminado neste projeto é de uma construção de 90 m², onde o andar térreo conta com garagem coberta, sala integrada a sala de jantar, lavabo, hall para a escada e cozinha separada. O pavimento superior fica reservado para os quartos – sendo 2, banheiro, e mais uma suíte, com uma pequena sacada que fica direcionada para a fachada da casa.

Sobrado geminado com sacada

O telhado claro combina com a cor da pintura

Planta baixa sobrado

Andar térreo integrado

A área de serviço tem porta de saída para o fundo da casa

Sobrado pequeno 2 dormitórios

Com 75m² de construção o sobrado tem dois dormitórios, ambos com sacada e localizados no andar superior da casa. Já no andar térreo, ficam os ambientes integrados – sala e cozinha americana; um lavabo e uma área de serviço que tem acesso pela cozinha. Para a arquitetura da fachada, a escolha foi pelo telhado aparente, e detalhes em pedras decorativas, que dão um charme especial para a pintura e valorizam a frente da casa. O recúo na construção cria um espaço na frente da casa, que é ideal para guardar um carro, mas o projeto não conta com garagem coberta.

 

Mais fotos

Sobrado moderno fachada

A fachada conta com garagem coberta e arquitetura moderna

Sobrado grande

A construção de cada sobrado conta com 172m²

Sobrado com piscina planta

No piso superior, sala de tv

Projeto sobrado moderno e grande

Ao fundos, área gourmet com churrasqueira

Fachada sobrado pequeno

Sobrado com área gourmet

Apesar da frente pequena, a residência tem 147m² de construção

Planta sobrado 3 quartos

No piso superior a suíte tem sacada

Sobrado com telhado aparente

Projeto 3D sobrado interior

A área construída é de 136m²

Sobrado com closet

No projeto, a área de construção é de 92m²

 Sobrados lado a lado pequeno

Sobrado simples e pequeno 2 quartos

A área total de cada sobrado é de 56m²

Planta térreo sobrado com garagem

A planta é de um projeto de 103m²

Sobrado com suíte e dois quartos

No piso superior, pequena sacada na suíte

Projeto e planta 3D

A residência tem área de 114m² de construção

Planta baixa Sobrado kitnet

Kitnet geminada

No estilo kitnet, a área construída é de 31m²

Garagem de pergolado

Para a garagem, pergolado de madeira

Sobrado ambientes integrados planta

O sobrado tem 79m²

Projeto sobrado 3 quartos

Gostou das dicas e projetos de casas geminadas? Conta qual o seu modelo preferido nos comentários.

Você pode gostar...