Mármore branco: tipos, preços e projetos!


Com certeza você já viu projetos com mármore branco, mas dentre esse universo há uma variedade enorme de tipos de mármores com coloração branca. Cada tipo tem sua característica, que pode ser com mais ou menos veios, com cor mais homogênea, mais ou menos brilho, entre tantos outros detalhes que diferem os tipos de mármore branco.

E se toda essa variedade de modelos te deixa em dúvida na hora de escolher o mármore, no post vamos mostrar dicas e características de cada tipo de mármore de cor branca, além de tirar dúvidas e responder perguntas frequentes sobre esse tipo de pedra natural.

tipos

 

Informações e características

  • Mármore branco mancha?

Essa é a pergunta mais frequente, afinal ninguém quer investir em uma pedra que com o tempo pode manchar. E a resposta da pergunta é que sim, mármore branco pode manchar.

A pedra natural tem mais porosidade e por isso acaba absorvendo mais líquidos, o que pode ocasionar manchas com mais facilidade. O fato da pedra ser branca também influência, e a mancha fica mais aparente.

Para evitar manchas, o ideal é evitar produtos de limpeza não indicados para mármore e limpar a pedra assim que derramar algum líquido sobre ela.

 

  • É durável? #Resistente

Assim como os outros tipos de mármore, a coloração branca também tem grande durabilidade e resistência, o que faz com que a pedra seja uma ótima opção para quem busca um material resistente.

A dureza do mármore é bem alta, o que torna a pedra resistente, mas comparado ao granito é menor, e por isso pode não ser uma boa indicação para bancadas de cozinha que estão expostas a instrumentos pontiagudos, como facas, o que pode vir a marcar a pedra.

 

  • Onde pode ser usado?

O mármore branco é uma opção moderna e clean para compor o projeto, e por isso é facilmente adaptável a diferentes estilos decorativos; o que torna a pedra versátil na composição de diversos ambientes.

Esse tipo de pedra pode ser usada para pisos, bancadas, paredes, entre outras aplicações, mas é importante evitar o uso do mármore em pisos externos, já que pode ser escorregadio com chuva, e em bancadas de cozinha, uma vez que pode manchar com mais facilidade e ser marcado por objetos pontiagudos.

 

Cores e nomes de mármore branco

Piguês

piguês

O mármore Piguês é uma pedra de origem grega, e sua característica principal é a tonalidade bem branca com pequenos veios em cinza claro. Os veios não são tão marcados e são espaçados, deixando mais visível essa característica em revestimentos com maior superfície; como uma grande bancada ou uma parede revestida de mármore branco Piguês.

parede de mármore

A parede da sala revestida com mármore piguês ficou sofisticada

banheiro branco

A planta deu um toque natural e cor ao banheiro branco

banheiro mármore piguês

Carrara

carrara

O mármore Carrara é uma das opções de mármore branco mais conhecida, isso porque a pedra branca de origem italiana foi usada como matéria prima para estátuas famosas, como David de Michelangelo. A característica desse tipo de pedra é o fundo branco com diversos veios cinzas que caracterizam e definem bem o mármore Carrara.

banheiro casal

No projeto do banheiro, o revestimento cimentício decora uma das paredes

banheiro mármore carrara

O espelho amplo ajuda a ampliar o banheiro

mármore carrara

Carrarinha

carrarinha

Para quem gosta da versão Carrara, mas não está disposto a gastar tanto no revestimento, uma solução é usar o mármore Carrarinha ou mármore branco nacional, como também é chamado. A pedra de origem nacional tem custo bem mais barato que a versão italiana e a aparência é próxima, mas o Carrarinha é mais marcado e com pequenos grãos, o que pode vir a lembrar o granito.

bancada de mármore branco nacional

A bancada dupla é ideal para suíte de casal

escada mármore carrarinha

O guarda-corpo de vidro deixa a escada moderna

Moura

mármore moura

O mármore Moura e uma ótima opção para quem busca uma pedra mais homogênea e com predominância de branco. A pedra tem veios cinzas em uma tonalidade bem clara, o que torna as fissuras menos visíveis e deixa o branco do mármore em destaque.  A origem nacional é uma das vantagens dessa pedra, o que resulta em um ótimo custo-benefício.

piso mármore

O piso de mármore Moura deixa a sala de jantar sofisticada

piso mármore polido

O mármore polido foi usado como piso

Souza

souza

O mármore branco Souza é uma alternativa para quem gosta do mármore Carrara. A opção tem fundo branco e veios cinzas, em menor quantidade e destaque que o Carrara, mas lembra muito a versão italiana. A vantagem desse tipo de mármore está no custo, que chega a ser metade do valor do mármore Carrara.

decoração branca

mármore souza banheiro

A hidromassagem redonda deixa o banheiro relaxante

Paraná

mármore paraná

Como o próprio nome já dá a dica, o mármore Paraná é uma versão nacional. A pedra tem fundo branco com veios em bege e marrom, o que cria um visual bem diferente dos outros tipos de mármores brancos. Os veios são espaçados, mas ainda assim o resultado é de uma pedra com predominância de branco e detalhes em bege.

bancada banheiro

O vasinho com planta decora a bancada

projetos com mármore paraná

Extra

mármore branco extra

De origem grega, o mármore Extra é uma das opções com cor mais uniforme entre as tonalidades de branco. A pedra tem pequenos detalhes em cinza claro, mas que são muito espaçados e de cor muito leve, o que a deixa com predominância de branco e chega a lembrar o marmoglass ou nanoglass.

banheiro branco

As toalhas sobre a bancada adicionam um toque de cor ao projeto

bancada branca mármore

Pastilhas verdes decoram o banheiro

Especial

especial

O mármore branco Especial tem origem nacional, e tem como principal característica o fundo branco com detalhes mais discretos em cinza. A mistura de branco e cinza na pedra é heterogênea, mas o branco tem maior predominância e destaque, já que os veios de coloração cinza são suaves e ficam mais distantes um do outro.

piso sala

A sala foi decorada ao estilo clássico

bancada mármore especial

A cuba de apoio foi usada sobre a bancada

bancada em L banheiro

A bancada tem formato de L

Cintilante

cintilante

A origem brasileira do mármore branco Cintilante é uma das características desse tipo de pedra. Além da origem, a pedra também é conhecida por seu leve brilho e pela predominância de branco. Apesar desse mármore não ser tão uniforme, os veios são muito claros e isso faz com que o branco seja a principal cor da pedra natural.

decoração moderna

O quadro preto decora a parede de cor mostarda

mármore branco cintilante

Thassos

thassos

Originário da Grécia, o mármore Thassos é uma pedra nobre e de aparência uniforme, uma vez que não há veios marcantes e mistura de cores em sua composição. Toda essa beleza e uniformidade do mármore Thassos reflete no seu preço, que é o mais caro entre os tipos de mármore branco.

cozinha com mármore

A ilha central conta com fogão cooktop e coifa

banheiro com bancada Thassos

O armário do banheiro tem portas espelhadas

Quanto custa? Preço do m²

Depois de ver todas as opções de mármore branco, agora você deve estar se perguntando sobre o preço, e para tirar essa dúvida, vamos lá:

Tipo de mármore brancoPreço por m² (R$)
Piguês1000,00
Carrara600 a 900,00
Carrarinha350,00
Moura450,00
Souza300,00
Paraná300,00
Extra900,00
Especial500,00
Cintilante750,00
Thassos1400,00

*Os preços podem variar de acordo com a região e local de compra.

 

Fotos de projetos com mármore branco

Banheiro/ Lavabo

banheiro mármore carrarinha

O arranjo de flores artificiais decora a bancada

Se você está em busca de uma inspiração de bancada branca para o banheiro, este projeto é uma inspiração. Na proposta, o mármore nacional Carrarinha foi a aposta para a bancada, e o resultado ficou bem moderno com a pedra branca com veios mais escuros e marcados.

 

Mais fotos

banheiro de luxo

O mármore Piguês garante sofisticação ao projeto

mármore carrara projeto

Na bancada e no piso a escolha foi pelo mármore Carrara

bancada lavabo

A orquídea deixa a bancada sofisticada

banheiro com pastilha

As pastilhas vermelhas revestem as paredes na área do box

banheiro com mármore

espelho banheiro

O espelho se estende por toda a parede

projeto com bancada dupla

A bancada de mármore Piguês foi usada no projeto

banheiro com banheira

A banheira minimalista compõe o banheiro

bancada de vidro lavabo

arandela de parede

Arandelas decoram e iluminam a parede

banheiro com mármore

Escada

parede com cubos de madeira

A parede tem revestimento de madeira

Se você busca inspiração para a escada de mármore, uma das opções é o mármore Carrara como revestimento dos degraus; como mostra esse projeto. Aqui a escada branca suaviza o revestimento de madeira da parede e traz mais luz e modernidade para o projeto da sala com escada.

 

Mais fotos

escada moderna

O guarda-corpo de vidro mantém o visual clean da escada de mármore Piguês

escada de mármore

O mármore Cintilante reveste os degraus da escada

escada de mármore piguês

hall de entrada

No hall de entrada e na escada, a aposta foi pelo tipo Carrara

escada mármore Paraná

Cozinha

 cozinha com mármore carrara

Os pendentes dourados dão um toque de sofisticação à cozinha

Se você leu as dicas no início do post vai se lembrar que mármore branco não é o mais indicado para cozinhas, por conta da possibilidade de manchar. No entanto, se você pretende investir nesse tipo de revestimento, a dica é usar técnicas com resina para criar uma camada protetora sobre a pedra e diminuir a superfície porosa, diminuindo a possibilidade de manchas.

mármore cozinha

No chão, ladrilho hidráulico

bancada cozinha mármore

Agora você já sabe tudo sobre mármore branco e a decisão do tipo e local a ser usado vai ficar mais fácil. Ah, e conta aqui nos comentários, qual o tipo que você mais gostou; tenho que confessar que adoro o Carrara e o Paraná, são bem diferentes, mas gosto desses veios marcados.

You may also like...

1 Response

  1. Valéria disse:

    Gostei de todos, mas o Paraná é divino!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *