Granito e Mármore Rosa: Tipos, Nomes e Dicas para Usar

Quem nunca já ouviu falar que granito e mármore são praticamente a mesma coisa? Não são. Ambos os materiais são bons para usar na construção em acabamentos e com enorme efeito decorativo, mas realmente são diferentes. Para quem quer optar por algum desses e seguir a dica de diferenciar com granito e mármore rosa, é preciso entender as diferenças. Afinal, pequenos detalhes influenciam no resultado final.

 

Granito Rosa

Muito usado em acabamentos, o granito rosa é uma rocha com a composição de quartzo, mica e feldspato. É considerada uma das pedras mais duras, gerando durabilidade. Em especial em locais com ações fortes da natureza como casas de praia e de campo, onde a umidade pode ser um problema. 

Você pode fazer o que você quiser com este tipo de pedra, desde mesas até prateleiras. As principais aplicações do granito são:

  • Bancadas de banheiros, cozinha e área de churrasco;
  • Pisos com acabamento anti derrapante;
  • Revestimento de paredes externas – com a ajuda de um bom profissional;
  • Prateleiras e tampo de mesas de alvenaria.

 

Nomes e tons

Será que você sabe todas as opções possíveis para o seu projeto? A diversidade de tonalidades pode te ajudar a ter uma melhor ideia das possibilidades e se vai usar granito e mármore rosa ou apenas um deles.

Alguns dos tipos de granito rosa disponíveis no mercado brasileiro são:

pedra de granito e mármore rosa

Granito Rosa Raíssa

granito capri

Granito Rosa Capri

granito e mármore rosa iracema

Granito Rosa Iracema

granito e mármore rosa cor porrino

Granito Rosa Porrino

Fotos de Banheiros e Cozinhas

Como os grafismos da pedra de granito são mais fortes o ideal é optar por menos detalhes na lateral. Ou seja: paredes lisas e móveis sem detalhes. Mas a regra nem sempre é válida dependendo do móvel. Cada projeto possui a sua especificação e deve ser avaliado individualmente.

granito e mármore rosa em bancada de banheiro

Bancada de cozinha de granito conta com a durabilidade e ser um material resistente à água. Vale para churrasqueiras e outros espaços semelhantes.

cozinha com granito e mármore rosa

Na cozinha a escolha do granito é uma ótima opção para combinar com marrom, bege e tons pastéis. Com o branco ganha um toque feminino incrível e ilumina o ambiente.

escolher entre granito e mármore rosa

Mármore Rosa

Há quem considere o mármore rosa muito mais bonito que outros tipos de pedra, mas é preciso avaliar bem a escolha. Como é menos resistente que o granito, a tendência é riscar muito mais facilmente. E quem nunca passou um pouco mais da conta ao cortar uma fruta ou carne no balcão e causou um risco que atire a primeira pedra. No caso deste tipo de pedra, constituída basicamente de calcita, os riscos são bem maiores de riscar.

Na comparação entre os materiais granito e mármore rosa a segunda opção perde um pouco no quesito dureza. É considerada mais mole, exigindo uma troca em um período de tempo mais curto que o granito. Mas não é algo de um ano, dura ao menos cinco com certeza, mesmo perdendo um pouco da cor.

O acabamento de balcão de mármore rosa pode ser muito mais bonito mas sua manutenção requer cuidados. Não é resistente a produtos ácidos e pode causar corrosão e manchas. As manchas, aliás, até mesmo a ação da natureza como maresia e umidade podem fazer surgir, mas apenas com um intervalo de tempo longo.

Com o mármore rosa você pode fazer:

  • Bancadas de cozinha e banheiro;
  • Acabamentos em portas e janelas;
  • Pisos internos  – lembrando que podem manchar facilmente;
  • Paredes internas – o menor peso em relação ao granito o torna preferência;

Não se deve usar mármore em revestimento de parede externa. A pedra não suporta a corrosão com ação de sol e chuva e se desgasta muito mais facilmente.

Nomes e tons

O grafismo do mármore torna todas as peças diferenciadas, por isso é uma das pedras muito queridas entre os decoradores de interiores. Algumas das tonalidades possíveis de encontrar no mercado brasileiro de mármore rosa são:

dicas de granito e mármore rosa

Mármore Rosa Tea

granito e mármore rosa tea persiano

Mármore Rosa Tea Persiano

Mármore Rosa Marília

Mármore Rosa Marília

granito e mármore rosa valência

Mármore Rosa Valência

granito e mármore rosa verona

Mármore Rosa Verona

 

granito e mármore rosa cor cedro

Mármore Rosa Cedro

granito e mármore rosa estremoz

Marmore Rosa Estremoz

granito e mármore rosa spring rose

Mármore Rosa Spring Rose

Fotos de Cozinhas e Banheiros

Em banheiros o material é um dos queridinhos, mas também vale para cozinhas também. Uma dica legal para deixar o espaço mais feminino é fazer uso de tom sobre tom: paredes rosas com bancada da mesma cor. Com esta combinação a iluminação deve receber atenção bem mais especial.

granito e mármore rosa em bancada de cozinha

granito e mármore rosa em banheiro rosa

Parede revestida com o mesmo material é uma ótima dica se unir com o projeto da bancada.

cozinha com granito e mármore rosa

marmore-rosa-em-cozinha

 

Como são acabamentos diferentes, a melhor forma de escolher entre granito e mármore rosa seria visualizando o projeto. Procure por decoradores ou lojas que trabalhem com 3D e peça para executarem virtualmente suas especificações. Uma imagem quase real ajuda na escolha.

Não é apenas o visual que diferencia granito e mármore rosa. Analisar com calma ponto a ponto é crucial na escolha, em especial quando se trata de locais com ações naturais. O acabamento também é diferente, então pense a longo prazo nas modificações e combinações em elementos ao redor.

Você pode gostar...