Categoria: Papéis de Parede

Dar cara nova a decoração pode ser algo até simples, e com a ajuda de alguns recursos o lar pode ser transformado. No entanto, as dúvidas começam a surgir na hora de escolher um revestimento para a parede, como é o caso dos modelos de papel de parede. As variações de texturas e estilos são ideais para compor as diferentes linhas decorativas, mas nem sempre uma referência que a amiga indicou é o ideal para o seu ambiente. Quer saber como acertar na escolha do revestimento? É só ler atentamente este post!

Tipos de papel de parede

tipos de papel de parede

  • Vinílico

O material que compõe esse tipo de revestimento é o PVC e por isso esse tipo de papel de parede é conhecido pela alta durabilidade.

Por conta da composição, o uso é indicado em áreas de grande circulação, úmidas (mas também pode ser em locais secos) e com incidência de luz natural.

Outra vantagem desse modelo é que ele permite ser lavado com auxílio de detergente neutro e esponja macia.

  • Vinilizado

Bem parecido com o modelo anterior, essa opção é um pouco menos resistente, mas ainda assim permite ser limpo com bucha macia e pano úmido. Apesar de fácil de limpar, não é a melhor para áreas úmidas.

  • Acetinado

Essa versão é muito recomendada para pessoas alérgicas a poeira. O modelo que tem toque suave e textura de cetim acumula menos pó e por isso é uma opção ideal para quarto infantis.

  • TNT

O modelo comumente é chamado de papel de parede de tecido, mas na verdade, a sigla (TNT) refere-se a um tecido não tecido.

A composição com fibras de poliéster e celulose, permite ao revestimento o aspecto e textura de tecido na parede.

A limpeza pode ser feita com pano úmido e o material pode ser aplicado em áreas úmidas.

  • Mica

Possivelmente, esse é o modelo mais diferente de todos, já que essa versão é feita a partir de pedras prensadas em uma superfície.

Apesar da beleza do material, a desvantagem fica por conta de ser indicado apenas para áreas secas e a limpeza deve ser feita com espanador ou aspirador de pó.

Modelos de estampas de papel de parede

Listrado

As listras são ideias para ampliar o espaço. Quando aplicadas na orientação vertical, expandem o ambiente para cima de modo a dar impressão de pé direito mais alto. No caso da aplicação horizontal, o resultado é a impressão de um ambiente maior e mais espaçoso; assim esse modelo é uma ótima indicação de papel de parede para lavabo.

quarto e banheiro parede listrada

Floral/ romântico/ provençal

A parede decorada com flores é sempre uma opção linda e delicada. A ideia fica ótima para diferentes ambientes como quartos, sala, sala de jantar e até banheiro. Para melhor adequar o estilo ao cômodo, a composição das cores deve ser analisada.

quarto feminino parede floral

Móveis brancos valorizam as cores da decoração

Para seguir a linha de decoração provençal, as versões com flores e que combinam a delicadeza de rosas com fundo azul ou verdinho são as mais recomendadas.

papel de parede provençal quarto

A escrivaninha de vidro é moderna

Na linha romântica, as flores devem ser delicadas e o tamanho da estampa deve ser proporcional ao espaço do cômodo. Por exemplo, esse quarto pequeno que apostou em uma versão de cores suaves e estampa pequena.

papel de parede romântico

A decoração delicada ganha ainda mais charme com o espelho de moldura dourada

Arabesco/ adasmacado

Na decoração clássica o arabesco é ideal para manter o estilo. O formato inspirado em flores é delicado e vai bem em diferentes espaços da casa, como quarto, banheiro, lavabo e sala.

decoração papel parede arabesco

Se a inspiração é o modelo de arabesco, mas com um pouco de brilho, vale apostar na versão adamascada (inspirada nos tecidos com mesmo estilo) para dar um toque lindo e sofisticado a decor.

papel de parede adamascado

Na cama, cabeceira estofada

Vintage/ retrô

A decoração inspirada em décadas passadas está entre as tendências para a decor de interiores. E para trazer esse toque de antiguidade ao cômodo, vale usar o revestimento com inspirações xadrez, flores e formas que remetem ao estilo vintage. A composição com os móveis pode ou não seguir a mesma ideia, e vale até mesclar estilos e dar toque retrô a parede e inspiração contemporânea ao mobiliário.

decoração retrô

parede vintage quarto

Os móveis de madeira com gavetas de palha são super charmosos

sala com papel de parede xadrez

parede preta e branca

Na sala, móveis antigos

Moderno

O revestimento moderno para a parede pode ser composto por cores e desenhos, seguir a linha metalizada e até ter estampa com toque jovem para deixar o espaço de acordo com as características e estilo do morador. A única ressalva para esse modelo, é em relação a aplicação que deve ser feita em uma ou duas paredes do ambiente caso a estampa seja mais chamativa.

sala papel parede moderno

sala com papel de parede metálico moderno

Almofadas coloridas dão cor a decoração clean

lavabo com papel de parede

Para a orquídea, um vaso espelhado

3D

Essa é uma versão bem contemporânea para a parede decorada. O modelo simula uma paisagem ou cenário em três dimensões e cria uma sensação de estar inserido no ambiente retratado na parede.

sala com papel de parede 3D

móveis modernos para sala

sala de jantar com papel de parede 3D

As cadeiras em pink dão cor a predominância de preto e branco

Geométrico

Para dar um toque moderno e com fundo retrô a decor, a estampa geométrica é uma ótima escolha. A mistura de formas e cores pode variar e cada composição fica ótima para um estilo. A dica para essa versão é apostar na aplicação de uma única parede para não tornar o campo visual carregado e cansativo.

decoração com papel de parede geométrico

Infantil

Seja no quarto das crianças, bebês ou sala de cômodo de brinquedos as versões com inspirações no universo das crianças é sempre aposta certeira. A variedade de modelos e estampas é imensa e por isso vale se inspirar em ideias de decoração com papel de parede para quarto de bebê  e de menina.

quarto de bebê decoração passarinhos

Nichos na parede valorizam a decoração vertical

papel de parede para quarto infantil

Animal print

Para quem segue a linha mais ousada, a parede com estampa de oncinha, zebra ou couro de cobra é um charme.

lavabo decorado

A estampa de oncinha na parede é moderna e ousada

Imitando pedra/ tijolo/ madeira/ texturas

Nem sempre reformar é a primeira opção para mudar o visual do lar. Se você se enquadra nesse time que quer mudar a decoração, mas sem obras, a dica é investir em papel de parede que simula outros tipos de revestimento para a parede, como as versões que simulam pedra canjiquinha, tijolo a vista aparente, parede de madeira e grafiato.

sala com papel de parede pedras

A TV na parede aproveita melhor o espaço

parede imita tijolo a vista

lavabo parede imita madeira

Na bancada, flores decoram o espaço

quarto de casal com papel de parede

Agora que você já sabe sobre os modelos de papel de parede é só fazer a escolha de qual tipo é melhor para o seu ambiente e estilo que mais se adequa a decor e dar uma repaginada no visual do lar.