Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas!

Você sabe como escolher plantas trepadeiras de acordo com o local onde a plantinha vai se desenvolver?

Se a ideia é escolher uma versão para muros e cercas, há espécies que se adaptam melhor a esse tipo de crescimento. No entanto, se a ideia é decorar e formar a cobertura de um pergolado, há outras espécies indicadas.

E como cada espécie de flores e plantas trepadeiras são indicadas para um estilo de projeto, é bom conhecer um pouquinho mais sobre as possibilidades e até se inspirar em projetos e fotos que vão dar um toque mais natural e paisagístico para a sua proposta.

espécies

Dicas de Plantas Trepadeiras para Cercas e Muros

Unha de gato/ Fícus

Essa é uma espécie bem comum quando o assunto é plantas trepadeiras, e não é difícil de ver esse tipo de folhagem cobrindo muros e frentes de casas.

 

  • Características: a unha de gato ou fícus, como também é chamada, tem folhas verdes e ótimo desenvolvimento, vindo a cobrir todo o muro. O crescimento rápido é uma das principais características dessa planta, que se desenvolve melhor em superfícies planas, que dão apoio para sua ramificação e formação.

    muro verde fachada

    O muro verde dá um toque mais natural para a fachada

  • Plantio: a espécie de folhas deve ser plantada em muros que ficam expostos diretamente ao sol ou em meia sombra. Para plantar a espécie, a cova deve ter em média 30 cm de profundidade e estar bem rente ao muro. Conforme o crescimento, é preciso ir direcionando a planta para o muro, e sua ramificação se estende por toda a superfície.
quintal verde

Além do muro coberto por plantas, o quintal ainda é composto por outras espécies verdes

  • Manutenção: esse tipo de planta que forma um muro verde  não exige regas frequentes, e a adubação deve ser feita anualmente e quando se inicia a primavera. Como o crescimento é rápido, as podas devem ser mais frequentes, já que a planta tende a ganhar volume.

unha de gato muro

 

Falsa vinha

Entre as espécies de plantas trepadeiras, a falsa vinha é uma das opções verdes para cobrir muros e cercados. Essa espécie tem as folhas bem parecidas com as de uva, e por isso o nome de falsa vinha.

  • Característicasas trepadeiras conhecidas como falsa vinha possuem folhas verdes e com brilho, e durante o outono a coloração dessas folhas mudam e ficam avermelhadas. O crescimento da planta é rápido e tem ótima formação, podendo dar frutos não comestíveis. Essa planta é muito tradicional de regiões frias, e torna-se uma opção de trepadeira para locais de baixas temperaturas.

falsa vinha

  • Plantio: o local ideal para a espécie de trepadeiras falsa vinha é em pleno sol ou meia sombra, mas sem que as plantas fiquem expostas por muito tempo a sombra. O solo deve ser bem drenado para evitar o acúmulo de água e bem adubado para o desenvolvimento pleno da planta. No início do crescimento, a espécie deve ser direcionada para o muro/ cerca.
muro verde planta

A planta reveste o muro de concreto

  • Manutenção: entre as espécies de plantas trepadeiras, a falsa vinha tem fácil manutenção, sendo a adubação  anual e durante a metade do inverno. Em relação as regas, a espécie deve ser aguada regularmente, mas sem que o solo fique encharcado. Já as podas devem ser escassas e apenas para controlar o crescimento, já que uma das características dessa planta é o crescimento irregular e com volume.

 

muro com falsa vinha

A falsa vinha recobre o muro

 

Trombeta chinesa

Se a aposta é escolher uma espécie entre os modelos de trepadeiras com flores,  a Trombeta Chinesa é uma das opções. A planta tem flores que dão delicadeza a qualquer muro ou cerca, e trazem um toque de cor para a superfície.

 

 

  • Características: a espécie é conhecida por suas folhas verdes em nuance escura e pela floração que coloração entre vermelho e alaranjado. As flores dessa espécie de planta aparecem entre o verão e outono, e a espécie é indicada para regiões com clima ameno e frio.
flor Trombeta Chinesa

No projeto,a espécie cresce sobre o muro de pedras

  • Plantio: a planta trepadeira Trombeta Chinesa deve ser plantada em locais de pleno sol ou meia sombra; e o solo deve ter características arenosas e com boa drenagem. Para o plantio, o ideal é fazer as covas rente ao muro ou cercado onde as trepadeiras irão se desenvolver, e preparar a cova com adubos.

cerca com planta

  • Manutenção: para o pleno desenvolvimento da espécie, as regas devem ser regulares e sem encharcar o solo. As podas não precisam ser frequentes, já que o crescimento é volumoso e irregular. E em caso de solos não ricos em matérias orgânicas, é indicada a adubação anual.

    planta com flor

    A folhagem da espécie é densa

 

Fotos de muros e cercas com trepadeiras

Se você quer mais inspirações e fotos de projetos de muros e/ ou cercas com plantas trepadeiras, separamos mais algumas opções para dar um toque natural no revestimento de muros.

cerca de madeira com planta

A Alamanda Amarela cobre o cercado de madeira

muro com tumbérgia

A espécie Tumbérgia Azul foi a aposta para o muro verde

muro com primavera

No muro, alguns espaços foram decorados com Primavera

cercado de madeira

fachada com Alamanda

A Alamanda florida fica delicada na fachada

planta para grades

Dicas de Plantas Trepadeiras para Pergolados

Bougainville / Primavera

A Primavera ou Bougainville é uma das espécies de plantas trepadeiras com floração e que são bem tradicionais por conta do visual lindo e marcante das flores.

 

  • Características: a Bougainville é um tipo de arbusto trepador com caules espinhentos. As folhas verdes e lisas e cachos com flores delicadas e de diferentes cores (branca, rosa claro, coral, carmim, púrpura, alaranjada e amarelo ouro) marcam a espécie. Durante a maior parte do ano a planta fica apenas com folhas, e a floração acontece durante a estação da primavera e pode ocorrer esporadicamente e com menos intensidade durante outras épocas do ano.
cores Primavera

No projeto, há um mix de flores de cor mais intensa e mais suave

  • Plantio: a Primavera deve ser plantada em uma cova adubada, e com o fundo de areia, de modo a aumentar a drenagem do solo e evitar que a raiz da planta fique encharcada. No início do crescimento da espécie é ideal que os ramos sejam enrolados na base do pergolado direcionando as trepadeiras para a cobertura da estrutura.
pergolado de madeira

A espécie foi direcionada para a cobertura do pergolado

  • Manutenção: a espécie precisa de regas regulares, mas sem deixar o solo molhado demais. E em caso de solo pobre, o ideal é fazer adubação. A poda não precisa ser frequente, e deve ser feita apenas para aparar o excesso.

pérgola com Primavera

 

Alamanda Amarela

A Alamanda Amarela é uma espécie de planta trepadeira facilmente adaptável a pérgolas, e por isso seu uso é tão comum nesse tipo de projeto e cobertura.

  • Características: a espécie é caracterizada por suas folhas verdes e flores amarelas que aparecem da primaveram ao outono. A coloração amarelada das flores dá mais destaque a folhagem verde; sendo que durante o inverno a trepadeira fica apenas com folhagens. A planta é indicada para regiões de clima ameno ou quente, e são pouco resistente a baixas temperaturas.
pérgola com Alamanda Amarela

As flores amarelas dão destaque para a espécie

  • Plantio: a Alamanda Amarela deve ser plantada em pleno sol e em solo com boa drenagem de água. A cova deve ser adubada antes do plantio, e ao início do crescimento a planta deve ser direcionada para o pergolado.
piscina com pergolado

A pérgola fica sobre uma pequena área da piscina

  • Manutenção: a adubação da espécie deve ocorrer anualmente e durante o inverno. Já as regas devem ser frequentes, mas sem encharcar o solo.

 

Alamanda Amarela

Sapatinho de Judia

Entre as espécies de trepadeiras, o Sapatinho de Judia é uma planta bem usual e muito indicada para a cobertura de pérgolas, tendo um caráter estético por conta da floração.

  • Características: a planta com folhagem ornamental e verde escura é conhecida também por conta de suas flores em cachos que ficam pendurados. As flores tem coloração amarela com nuances de marrom e vermelho. As flores  aparecem da primavera ao final do verão. A adaptação da espécie é boa em diferentes climas, mas pouco resistente a baixas temperaturas.
pergóla com flores

Embaixo do pergolado, um pequeno sofá de madeira com almofadas

  • Plantio: a localização ideal para o plantio é com sol durante a manhã e sombra a tarde. Para plantar o Sapatinho de Judia, a cova deve ser preparada previamente e adubada e com o crescimento da espécie, a planta deve ser direcionada para a cobertura da pérgola.
sapatinho de judia

O muro é de tijolo a vista aparente

  • Manutenção: a espécie tem crescimento volumoso e irregular e isso dispensa as podas que devem ser anuais (final do inverno) apenas para retirada de galhos e folhas secas. A adubação também anual deve ocorrer ao fim do inverno.

flor e planta pergolado

 

 

 

Fotos de pergolados com trepadeiras

Para quem ainda está em busca de projetos de pérgolas decoradas com plantas trepadeiras, selecionamos mais algumas opções.

pérgola florida

As Primaveras são um mix de tons

jade vermelha

A espécie Jade Vermelha decora o pergolado

cobertura planta

A Falsa Vinha foi a aposta para a cobertura do pergolado

pérgola com trombeta chinesa

A Trombete Chinesa decora a pérgola

pergolado com Tumbérgia

No projeto, a aposta foi pelo uso da Tumbérgia Azul

pergolado de madeira grande

flor azul

A cobertura foi feita com Jade Azul

decoração pergolado

Móveis rústicos decoram o espaço da pérgola

flor pergolado de madeira

flores trepadeiras

Agora é só colocar a mão na terra e começar o plantio das plantas trepadeiras para cobrir muros e pérgolas, e assim dar um estilo mais aconchegante para o projeto.

Você pode gostar...