Jardim de Inverno: 86 ideias e Inspirações incríveis!

O jardim de inverno é um espaço destinado a deixar a casa mais arejada e contribuir com o visual estético. Mas essa área vai muito além dessas duas funções, e pode ser usado ainda para dar um toque de verde, separar ambientes, e até ser um cantinho relaxante em meio ao lar.

Se você está precisando de dicas para ter um jardim de inverno incrível, e que se adapte ao seu projeto e ao seu gosto pessoal, separamos inspirações e dicas que vão te dar aquele incentivo para desejar um jardim interno já. Então, vamos ao post!

modelos

Tipos de jardim de inverno

Aberto

Entre os tipos de jardins internos abertos, há duas possibilidades:

  • Sem paredes: esse tipo de jardim costuma integrar o interior da casa, e não há uma separação entre o cômodo e o jardim, sendo assim o jardim torna-se parte integrante do ambiente.
  • Abertura em cima: nesse tipo de configuração para o projeto de jardinagem, a abertura é superior, ou seja, nada de teto fechando o espaço. Para quem optar por esse tipo de jardim é preciso considerar que as chuvas vão entrar pelo espaço aberto, e por isso, uma dica é usar vidros separando o jardim dos cômodos da casa.
jardim de inverno com árvore

A árvore decora o espaço central do jardim

modelo aberto

Fechado

As versões fechadas são aquelas em que o cômodo não é integrado aos ambientes e na maioria das vezes essa divisão é feita através de vidros, que separam os ambientes, mas deixam a mostra o projeto paisagístico.

            Apesar de fechados em seu entorno, esse tipo de jardinagem interna pode incluir a abertura superior, fazendo com que as plantas recebem a luminosidade do sol.

decorado com bambu

O painel de bambu decora o espaço

modelo fechado

O muro tem revestimento de pedra portuguesa

 

Grande

Se você tem um vão grande e livre no projeto, pode aproveitar o espaço para transformá-lo em um jardim de inverno.

Levando em conta o tamanho disponível, vale a pena considerar um projeto de jardinagem com um mix de espécies de plantas, ou até mesmo algo clean, com uma variedade menor.

decorado com bromélias

Bromélias decoram o espaço embaixo da escada

jardim grande

A sala ampla tem os ambientes integrados

Pequeno

O pouco espaço não é justificativa para não ter uma área verde em casa, pelo contrário, saiba aproveitar cada cantinho. E no caso de ter uma área com tamanho menor, vale a pena recorrer ao espaço vertical, por isso jardins verticais são ótimas escolhas para introduzir um toque de verde no ambiente.

jardim interno pequeno

Nas paredes, jardins verticais

parede com textura

A parede roxa tem textura

Modelos de jardins de inverno

Na sala

sala com parede de vidro

Nesta proposta de jardim de inverno na sala, a ideia foi de fazer uma parede de vidro, que faz com que o jardim possa ser visto da sala e torne-se parte da decoração do ambiente. Na composição do projeto, o espaço pequeno ganhou uma parede cinza, que combina com a lareira da sala, e plantas para jardim de inverno, como o Lírio da Paz.

 

Mais fotos

sala com jardim de inverno

O tapete marrom dá cor para o ambiente decorado em branco

decorado com rede

No jardim de inverno, além das plantas ainda tem uma rede

revestimento parede

Placas cimentícias 3D revestem a parede

 

Na cozinha

cozinha moderna

A cozinha com ilha é moderna

 

A cozinha também pode ganhar um espaço verde, e neste caso o acabamento em vidro já deixa o jardim integrado ao cômodo, mas a abertura permite maior interação da área verde com a cozinha, além de ajudar a deixar o cômodo mais arejado e fresco.

 

Mais fotos

jardim na cozinha

O chão da cozinha é de cimento queimado

cozinha com mesa

Entre a sala e a cozinha

ambientes integrados

Para decorar os ambientes integrados, a aposta foi pelo projeto de jardinagem que que foi feito em uma espécie de corredor e decora a cozinha, mas que também pode ser visto da sala. O efeito do jardim é lindo, pois integra melhor os cômodos com um toque de verde.

 

Mais fotos

decoração ambientes integrados

A porta de vidro integra o jardim à sala

decoração parede taipa de pilão

A parede de taipa de pilão forma um fundo para o projeto de jardinagem

Embaixo da escada

decoração embaixo escada

O jardim embaixo da escada é uma ótima aposta para aproveitar o vão que costuma ficar vazio. Neste projeto, a ideia foi de usar espécies de plantas verdes e decorar com pedrinhas brancas, que mantêm o estilo clean da sala e deixa o destaque para o verde da jardinagem.

 

Mais fotos

escada branca

Vasos com plantas decoram o espaço embaixo da escada

revestimento pedra parede

A luz embaixo da escada valoriza a decoração do espaço

jardim embaixo escada

No corredor

corredor decorado

Uma das paredes é de blocos de vidros

Até mesmo um corredor interno pode ser transformado em jardim de inverno, como é o caso desta inspiração. No projeto, o corredor ganhou dois pequenos jardins – um de cada lado – e foi decorado com plantinhas baixas, o que não atrapalha a circulação e ainda valoriza o espaço.

 

Mais fotos

ladrilho hidráulico decoração

A parede da escada foi decorada com ladrilhos hidráulicos

parede de cobogó

A parede de cobogó permite a entrada de luz

jardim no corredor

A parede tem revestimento de madeira de demolição

No banheiro / lavabo

decoração lavabo

Nesta proposta de decoração para lavabo a ideia foi de incluir um toque de verde para valorizar o espaço e até deixar o banheiro mais arejado. Para criar o jardim, a ideia foi de aproveitar o espaço embaixo da bancada, e também de fazer um mini jardim na entrada do lavabo, o que deixa o resultado mais harmonioso.

 

Mais fotos

lavabo com jardim

O espelho redondo decora o lavabo

banheiro decorado

A parte do chuveiro é dividida com uma meia parede e vidro

lavabo pequeno decorado

 

No quarto

quarto moderno

Os tons de marrom são a base da decoração do quarto

            O quarto é um cômodo para relaxar, e se você tem um espaço disponível vale a pena incluir um jardim de inverno para deixar o ambiente ainda mais relaxante. Nesta proposta, o jardim foi separado do quarto através de vidros, e a jardinagem foi feita com pedras e vasos de plantas.

 

Mais fotos

quarto decorado azul

O quadro azul na parede transmite tranquilidade

quarto bege

quarto de solteiro

No chão do quarto, piso que imita madeira

 

Na área gourmet / churrasqueira 

varanda gourmet

Para decorar a varanda gourmet vale dividir o espaço entre churrasqueira e plantas. Neste projeto, a ideia foi deixar a churrasqueira em um dos lados da sacada, e do lado oposto as plantinhas em vasos adicionam um toque de verde e caracterizam o pequeno jardim de inverno na sacada.

 

Mais fotos

varanda gourmet

A bancada de mármore é sofisticada

jardim com churrasqueira

Vasinhos de flores decoram a parede

No spa / ofurô

banheiro com banheira

Se a ideia é ter um SPA em casa, vale a pena se inspirar neste projeto. Aqui o banheiro com hidromassagem tem paredes de vidro que ao serem abertas criam uma interação entre jardim de inverno e banheiro. O visual que o jardim adiciona ao banheiro além de valorizar a decor, ainda deixa o espaço mais relaxante para aproveitar o SPA.

 

Mais fotos

sacada com ofurô

banheira moderna

A banheira segue o estilo moderno e minimalista

spa em casa

A bancada da cuba é de mármore

Como fazer e decorar o jardim de inverno

Com vasos

Se você não planejou um espaço com terra para plantar, a solução é fazer um jardim decorado com vaso. Ao invés de plantar, decore todo o espaço com vasos, assim dá até para fazer um rodízio nas plantas que serão usadas no projeto paisagístico.

jardim decorado com orquídeas

As orquídeas brancas são sofisticadas

jardim com vasos

Com pedras decorativas

O jardim com pedras também é uma opção para o projeto de jardinagem. As pedras decorativas no chão podem ser menores para jardins pequenos, ou maiores para detalhes de projetos em que há mais espaço. Além de decorar, as pedras ainda podem formar uma base para a decoração com vasos.

jardim com pedras brancas

As pedras brancas formam a base da jardinagem

pedras decorativas

 

Com deck de madeira 

Se a ideia é criar um espaço para relaxar, vale a pena incluir no projeto deck de madeira, assim dá para criar um caminho de acesso ao jardim sem pisar no gramado. Entre as opções de deck, dá para apostar nos modelos com tábua corrida e feitos sob medida, ou em uma opção mais barata com módulos de madeira, que podem ser montados de acordo com a necessidade.

jardim com mesa

A mesinha com cadeiras compõe o espaço

deck de madeira

Bambus decoram o ambiente

Com pedras na parede

Além de escolher as plantas e elementos que vão compor o projeto, outra possibilidade é de decorar a parede com pedras decorativas. O elemento deve ser escolhido de acordo com o tipo de jardinagem, de modo que todo o projeto fique equilibrado e a parede de pedras não tire o foco do jardim. 

parede de pedras

pedras decorativas parede

 

Com iluminação de arandela

As arandelas externas são um elemento que vão além do jardim, mas que transmitem um resultado incrível ao espaço. Ao invés de considerar o projeto apenas com plantas, investir em uma luz na parede é ideal para criar uma iluminação indireta para o jardim de inverno e assim dar destaque ao espaço até mesmo durante a noite.

iluminado com arandelas

Com banco

O jardim de inverno também pode ser um ambiente para relaxar e descansar, por isso, se você tem um pouquinho de espaço livre vale a pena incluir no projeto bancos de jardim, o que deixa uma área destinada para apreciar o cantinho verde em casa.

parede colorida

A parede marsala adiciona cor ao projeto

decorado com banco

A parede foi decorada com nichos

Com pergolado (interno)

A pérgola é um elemento que fica sobre o jardim, como se fosse vigas que podem ser feitas de diferentes materiais (bambu, madeira, concreto, etc). O detalhe é capaz de formar a sustentação para um telhado de vidro, ou ser descoberto deixando que a água da chuva molhe o jardim.

decoração com madeira

O jardim vertical decora a parede

pergolado de madeira

Com plantas artificiais

Para quem não tem muito sucesso com a manutenção das plantas naturais, uma possibilidade é decorar o jardim de inverno com plantas artificiais. Para não deixar o resultado muito artificial, a dica é escolher por plantinhas que tenham aparência de naturais, assim ninguém vai notar que seu jardim não é com plantas naturais, e as flores e plantas estarão sempre lindas!

flores banheiro

A bancada branca tem cuba de apoio

plantas artificiais

Com horta

            Ter uma hortinha em casa é ótimo, assim na hora de cozinhar você tem tudo fresquinho. E vale até mesmo incluir as ervas e temperos frescos na decoração do jardim interno. Além do mix que você pode fazer com plantas e hortinhas, outra possibilidade é fazer um jardim de inverno na cozinha só com os temperinhos.

vasos com horta

Pedras brancas revestem o chão

horta

Com paletes

A decoração com paletes e caixotes também pode se estender para o jardim de inverno. A proposta de reaproveitar os materiais é ótima e além de contribuir com o meio ambiente, você ainda tem uma opção de projeto barato e criativo para decorar o jardim de inverno.

jardim com palete

Orquídeas bambu decoram o espaço rente ao muro

decoração com palete

A parede tem revestimento que imita madeira

Com mini lago e cascata

Os jardins com água sempre são lindos, e o som da água caindo da cascata é super relaxante. Ah, e você nem precisa de muito espaço para ter um jardim com lago. A ideia é fazer tudo em miniatura e aproveitar o espaço disponível, e para aproveitar melhor a área, aposte no uso do espaço vertical para as plantinhas e até para a cascata.

lago artificial

A iluminação no lago realça o ambiente

lago com cascata

Pedras decoram o entorno do lago

Com grama sintética

O jardim com grama fica lindo, mas vamos combinar que a grama exige manutenção e cuidados, por isso a grama sintética é uma ótima substituta, principalmente quando a ideia é para jardins em sombra total, ou projetos internos em que não há terra para plantio.

grama sintética

grama artificial

Vasinhos com orquídeas decoram a parede

Já se inspirou nas dicas e ideias para jardim de inverno? Agora é só criar seu espaço verde em casa!


Você pode gostar...