Jardim de inverno na sala: Como fazer? Modelos e 45 ideias!

Jardim de inverno na sala é uma opção cada vez mais vista em diversos projetos de decoração. A ideia de trazer um pouco da natureza para dentro de casa agrada a muitas pessoas e esse espaço pode ajudar nessa missão. Não é algo difícil de se criar, mas requer alguns cuidados, pois as plantas contidas nele precisam ser bem escolhidas para ter durabilidade.

jardim-de-inverno-na-sala-modelos

Se você tem vontade de ter uma área com jardim de inverno em sua sala de estar, sala de jantar ou sala de TV, aproveite para ler esse artigo do início ao fim. Mostraremos a você dicas de como definir o melhor local, além de conseguir estruturá-lo direitinho para ter aquele resultado de revista!

jardim-de-inverno-na-sala-tipos

São vários modelos de jardim de inverno na sala para criar

Ideias de Configuração: Como fazer?

Entre a sala e a cozinha

O caminho entre a sala e a cozinha pode ser o ponto ideal para montar seu jardim de inverno. É possível que sua casa já tenha um certo espaço entre esses dois cômodos, e por isso não haverá muita mão de obra para a construção de um novo local. O que você precisará é decidir se ele será aberto ou fechado e se terá uma claraboia ou iluminação artificial (spots são boas pedidas).

Já tem ideia do que fazer? Ainda não? Selecionamos algumas opções para te inspirar e te ajudar a visualizar melhor como fica o resultado final.

jardim-de-inverno-na-sala-e-cozinha-sofisticado

Tem uma árvore linda no “meio da construção”? Veja uma solução!

jardim-de-inverno-na-sala-e-cozinha

jardim-de-inverno-na-sala-e-na-cozinha

Jardim de inverno em toda a extensão dos cômodos

jardim-de-inverno-na-sala-entre-a-sala-e-cozinha

jardim-de-inverno-sala-e-a-cozinha

Na sala de jantar

Jantar observando plantas lindas, que oferecerão muito frescor e aroma ao ambiente, pode ser uma alternativa viável para você. Fazer isso deixa sua casa ainda mais sofisticada e, certamente, encherá os olhos de seus convidados.

A ideia mais visto ultimamente nos projetos de decor são os jardins de inverno por trás de uma parede de vidro. É preciso analisar com um especialista qual é a melhor possibilidade dessa “construção” em sua casa. Há pessoas que escolhem apenas um canto, outras determinam a parede inteira para acomodar o jardim.

Confira as melhores maneiras de decorar uma sala de jantar com um jardim de inverno:

jardim-de-inverno-na-sala-de-jantar-chique

jardim-de-inverno-na-sala-de-jantar-mesa

jardim-de-inverno-na-sala-de-jantar-plantas-verticais

Jardins verticais também podem ser colocados na sala de jantar

jardim-de-inverno-na-sala-de-jantar-porta-de-vidro

jardim-de-inverno-na-sala-de-jantar

Na sala de TV

A sala de estar ou de TV também pode acomodar um jardim de inverno incrível. É um ambiente fácil de inovar e que tem a obrigatoriedade de oferecer aconchego! Com as plantas, isso se torna mais simples de ser feito.

Geralmente, nesse tipo de sala, são criados espaços abertos, onde você pode adentrar e também passar um tempinho nesse jardim de inverno. Se você mora em apartamento, pode aproveitar parte ou toda a sacada já existente, caso não tenha uma, a dica é montar um espaço com portas de vidro, mas que seja em menor tamanho.

Se você mora em casa, pode também criar uma varanda para fora da sala de TV com o jardim repleto de plantas, pedras e pequenas árvores. Nas paredes, é possível montar um jardim vertical ou plantar um exemplar de trepadeira, para cobri-la de verde!

Dê uma olhadinha nas fotos que separamos para você conhecer:

jardim-de-inverno-na-sala-sala-de-tv

jardim-de-inverno-na-sala-de-tv-chique

O ambiente fica muito aconchegante com um jardim de inverno na sala

jardim-de-inverno-na-sala-de-tv-pequena

jardim-de-inverno-na-sala-de-tv

Paredes de vidro isolam o jardim

jardim-de-inverno-na-sala-sala-de-tv

jardim-de-inverno-na-sala-tv-pequena

Apartamentos pequenos também podem ter jardim de inverno na sala!

Embaixo da Escada

Essa é uma ideia muito requisitada ultimamente! Pode ser uma opção para quem deseja ter um jardim de inverno, mas não quer utilizar o espaço da varanda. Nesse caso, você deverá verificar com calma se não é um local que oferece riscos de mofar ou conferir umidade demasiada. Se sim, é melhor escolher outro local.

Mas caso esteja tudo ok com seu cantinho embaixo da escada, não perca tempo e mãos a obra! Capriche em elementos decorativos como pedras ornamentais e uma bela fonte de água feita com materiais naturais. Será um local de decoração bem sofisticado e que estará cobrindo uma área que certamente ficaria ociosa.

Quer ter boas ideias para sua casa? Então confira as imagens que selecionamos para te mostrar:

jardim-de-inverno-na-sala-embaixo-da-escada

jardim-de-inverno-na-sala-escada-estilo

jardim-de-inverno-na-sala-escada-pedras

Uma boa iluminação conta muito

jardim-de-inverno-na-sala-escada-pequeno

jardim-de-inverno-na-sala-escada-simples

Parede de pedra deixa tudo mais sofisticado

jardim-de-inverno-na-sala-escada

Modelos e Fotos de Jardim de Inverno na Sala

Chique / Luxo

Se o seu orçamento disponível é alto, não tenha receios. Invista em um jardim de inverno luxuoso, com plantas irreverentes, revestimentos mais sofisticados, como pedras, porcelanato ou madeira de demolição. A iluminação também é outro ponto importante para deixar tudo mais chique, ilumine com spots para destacar bem as plantas.

Se houver espaço, você pode apostar até em um mini lago, para acomodar plantas aquáticas ou peixes próprios, como carpas. Mas isso é opcional. O que mais fazem mesmo é colocar uma fonte bem bonita ou uma cascata se esse for seu gosto.

jardim-de-inverno-na-sala-arvore

jardim-de-inverno-na-sala-luxo

jardim-de-inverno-na-sala-luxuoso

jardim-de-inverno-na-sala-sofisticado

jardim-de-inverno-na-sala-vertical

Com portas de vidro e iluminação natural

Jardins com portas de vidro são muito vistos hoje em dia. Elas possibilitam a visibilidade do jardim para quem estiver de fora mesmo se estiver com as portas fechadas. Atrelado a isso, você pode deixar o teto com uma iluminação natural, seja por meio de uma claraboia ou com o teto vazado mesmo.

Desta forma, você deixará suas plantas expostas ao tempo, recebendo uma luz direta do sol e a chuva. Para isso você vai precisar cuidar para que as espécies não sofram danos e se certificar que elas podem ficar nesse tipo de ambiente.

jardim-de-inverno-na-sala-com-luz-natural

jardim-de-inverno-na-sala-com-porta-de-vidro-com-luz-natural

jardim-de-inverno-na-sala-com-porta-de-vidro-e-iluminacao-natural

jardim-de-inverno-na-sala-com-porta-de-vidro-e-lago

jardim-de-inverno-na-sala-com-porta-de-vidro-e-pergolado

jardim-de-inverno-na-sala-com-porta-de-vidro

Com cascata

Colocar uma cascata ou queda d’água em seu jardim de inverno vai deixá-la ainda mais sofisticado. O procedimento é o mesmo utilizado em piscinas, mas você pode inovar, construindo uma cascata em meio a pedras, fazendo a água desembocar em uma espécie de lago. É indicado contratar um profissional para fazê-la, já que a cascata funciona a partir de um mecanismo próprio, que ajuda a água a fazer o ciclo.

Essa é uma alternativa para quem criar um ambiente zen e tranquilo. O barulhinho da água caindo proporciona momentos de relaxamento. Caso você não queria esse tipo de som, é melhor não escolher esse detalhe para seu jardim de inverno na sala.

Dependendo do tamanho do espaço que você tem, verifique qual será o tamanho também da cascata. Para dentro de casa, no caso de jardins entre a sala e a cozinha ou na sala de jantar, é preferível optar por uma fonte pequena ou média. Para o lado de fora, é possível arriscar em cascatas mesmo.

jardim-de-inverno-na-sala-cascata-e-pedras

jardim-de-inverno-na-sala-cascata

jardim-de-inverno-na-sala-com-cascata-chique

jardim-de-inverno-na-sala-com-cascata-e-pedras

jardim-de-inverno-na-sala-com-cascata-em-vasos

jardim-de-inverno-na-sala-com-cascata

Artificial e simples

Optar por plantas artificiais em vez de naturais está cada vez mais em voga, por conta de ser uma alternativa mais econômica, pois são muito mais baratas. Além disso, as plantas artificiais não dependem de cuidados humanos, assim, fica mais fácil para quem não tem tempo para olhar o jardim todos os dias.

É super comum e também é super possível deixar um jardim de inverno artificial bem bonito, contudo, ele ficará mais simples que os outros. Afinal, não há muitas opções de plantas desse tipo para você escolher, assim como há as naturais.

Esse tipo de jardim também é mais adaptável, não dependendo de analisar o local antes de criá-lo, já que as plantas escolhidas não precisarão de calor, umidade ou outros recursos.

Você encontra plantas artificiais em diferentes lojas de artesanato e em e-commerces, como o Mercado Livre.

jardim-de-inverno-na-sala-artificial

jardim-de-inverno-na-sala-grama-sintetica

jardim-de-inverno-na-sala-planta-artificial

jardim-de-inverno-na-sala-simples


Espero que tenha gostado de conhecer mais sobre jardim de inverno na sala! Esse é um ambiente que está super na moda e não parece ter data para ir embora. Faça já um projeto lindo para sua casa e transforme-a em um local mais agradável e sofisticado. Boa sorte!

Você pode gostar...