Horta Vertical Suspensa: 60 projetos e passo a passo!

Sabe aquela frase “você é o que você come”, é exatamente assim que devemos pensar, e a cada dia aumenta a nossa preocupação com alimentação, e um desses fatores envolvem os agrotóxicos que são usados nos alimentos, e se você quer uma alimentação saudável sem gastar fortunas com alimentos orgânicos, pode apostar na horta suspensa e plantar suas próprias verduras e temperinhos em casa. Dessa maneira, você vai saber exatamente o que está consumindo, e sempre com a vantagem de ter tudo fresquinho e sem ocupar muito espaço, afinal o projeto vai usar o espaço vertical.

Quer saber como ter uma horta em casa e com pouco espaço? Então vamos aos projetos e passo a passo para quem pretende plantar alguns alimentos em casa!

 

Projetos de hortas suspensas

Com bambu

            Reaproveitar os materiais é uma ótima escolha para construir a horta em casa e sem gastar muito. Afinal além de se alimentar bem, também é interessante economizar! E o bambu é uma ótima escolha para quem quer uma ideia criativa e barata!!!

 

temperos frescos

Diferentes hortaliças foram plantadas na hortinha

Neste projeto para a horta vertical, a ideia foi de usar bambu mais grosso e fazer orifícios na parte superior para que as plantinhas possam crescer. Uma boa ideia deste modelo feito com bambu, é que a terra fica menos exposta e assim há menos evaporação da água, fazendo com que a terra fique mais úmida para o crescimento das plantas.

modelo de horta

A estrutura de madeira serve de apoio

Esta proposta envolve uma estrutura feita de madeira e que abriga os bambus com as plantações. Ao contrário do modelo anterior, aqui os bambus foram abertos na parte de cima e isso facilita no plantio e no momento da colheita.

modelo pequeno de bambu

A caixa plástica fechada serve de armazenamento para a água

Para quem está em busca de um projeto mais compacto para a hortinha pode se inspirar neste modelo. Aqui os bambus seguem o mesmo tipo de corte do primeiro modelo, mas o destaque para o projeto vai para o sistema de irrigação que foi integrado ao projeto, e isso dispensa todo aquele cuidado em lembrar-se de molhar as plantinhas que estão crescendo.

 

Mais fotos

base de bambu

A base foi feita de bambu

plantar salsinha

muro com horta

A parede com cor intensa dá destaque ao projeto

canteiro de bambu

Pequenos buracos foram feitos ao longo do bambu e ganharam vasinhos com as plantas

alface plantado bambu

jardim vertical bambu

A treliça foi feita de bambu e serve de suporte para os vasinho

estrutura de ferro e bambu

armação bambu

Os bambus amarrados formam a estrutura para plantio

modelo de bambu

Com PVC

            Sabe aquela obra que você fez em casa e sobrou alguns canos de PVC que não foram utilizados? É hora de reaproveita-los! E se você não fez nenhuma reforma ou construção, dá para recorrer a compra, afinal o PVC tem um custo baixo, então é mais uma opção de fazer uma horta barata.

modelo feito com correntes

As correntes sustentam os canos

Neste projeto a ideia foi de seguir o estilo de um jardim vertical ocupando pouquíssimo espaço e com uma ideia simples. O modelo foi construído com canos cortados ao meio e suspensos ao por correntes que mantém os canos pendurados.

pvc preso na parede

Com uma proposta simples e super charmosa, aqui os canos foram usados na parede. A mão francesa instalada na parede serve de apoio para os canos que fazem zig-zag na parede. E ao final da horta suspensa, há um balde que coleta a água excedente e a remete novamente para a rega da horta, mantendo um ciclo de irrigação.

modelo de pallet e cano

A estrutura de metal prende o PVC ao pallet

Nesta proposta, há uma junção de PVC e pallet. Os canos foram usados como pequenas jardineiras para o plantio e fixados no palete que fica na parede. O projeto ficou charmoso, barato e simples para quem pretende reproduzir a ideia em casa para fazer uma horta caseira e orgânica.

 

Mais fotos

muro de bambu

A estrutura de bambu ao fundo valoriza o visual

pergolado de madeira

A estrutura foi fixada no pergolado de madeira

modelo decorado

Os canos de PVC foram pintados em tons de verde

estrutura de cano

A estrutura fpi completamente feita de PVC

modelo de pvc com irrigação

pvc pintado

Os canos pintados ganharam destaque

modelos de pvc

modelo de horta orgânica

O cano foi decorado e ficou charmoso

modelos feitos com cano de PVC

Com garrafa pet

            Cuidar da saúde já é ótimo, mas se isso ainda aliar o cuidado com o meio ambiente, melhor ainda. A ideia é reaproveitar as garrafas que vão para o lixo para fazer de vasinhos que sirvam de apoio para a hortinha. E o resultado é um projeto simples e barato.

garrafa vertical

As garrafas cortadas ao meio funcionam como vasinhos

Nesta proposta para o projeto da hortinha a ideia foi usar as garrafas penduradas na vertical e cortadas ao meio. A ideia além de funcionar como horta, ainda é uma ótima ideia para dar um toque verde a uma parede; então dá para aproveitar a proposta para cuidar da alimentação e ainda usar com decoração do muro.

muro decorado

O muro ganhou decoração com garrafas

Seguindo a ideia de decorar o muro, essa é uma ótima ideia de jardim vertical com horta. Aqui as garrafas foram usadas na horizontal e com linha de anzol, mantendo o destaque das garrafas. O corte foi feito também na horizontal e em um espaço amplo, que permite manusear as plantinhas com facilidade.

modelo com garrafas de refrigerante

As garrafas penduradas próximas da parede são super charmosas. Para suspender a horta e ideia foi de usar garrafas de refrigerante penduradas por correntes. E ao lado, garrafas maiores de água também foram penduradas para plantar algumas ervinhas e temperos frescos.

 

Mais fotos

horta simples

As garrafas foram encaixadas em blocos de construção

varanda com horta

As garrafas foram penduradas a luz do sol na varanda

modelo com garrafa plástica

A estrutura de madeira dá suporte a hortinha

modelo com garrafas na horizontal

modelo colorido

As garrafas foram pintadas

garrafa pintada

A parte de cima da garrafa foi pintada e isso deu um toque de cor ao muro

modelo com suporte

A armação de ferro serve de suporte para as garrafas

modelos com garrafa

modelos usando garrafa pet

Com pallet

            A decoração com pallets  já está dominando os projetos de interiores há algum tempo, mas a ideia também pode se estender para a área externa e fazer parte do projeto de uma horta vertical. O que torna o projeto como reciclável e barato!

 

pallet parede

Vasinhos com plantas foram encaixados na estrutura de madeira

Se você tem sempre aquela desculpinha, de que só não tem uma horta vertical por falta de espaço; como este projeto não dá mais para usar a famosa desculpa. Aqui o  pallet foi pendurado na parede, e os vasinhos com as plantas foram apenas apoiados nas madeirinhas; tornando o projeto viável até mesmo para uma sacada ou varanda pequena.

horta de palete

Nas laterais da madeira, foram apoiados vasinhos para plantio

Nesta proposta a ideia foi usar 3 pallets para a construção da horta que tem sua base apoiada no chão. As laterais foram feitas com paletes normais e formam os pés da estrutura, e na parte do canteiro o pallet foi adaptado e ganhou madeiras laterais que permitem enchê-lo de terra para o plantio.

pallet pintado

Os pallets coloridos deixam o projeto alegre

Para esta proposta a ideia foi de fazer um mix que reúne pallet e garrafas pet. A estrutura de madeira foi pintada e pendurada na parede, enquanto as garrafas cortadas na metade funcionam como vasinhos. Ao final, as garrafas foram apenas penduradas no pallet e a horta suspensa já está pronta!

 

Mais fotos

 pallet antigo

pallet verniz

Os pallets foram envernizados

modelo com palete antigo

decoração lousa

A camada de tinta preta funciona como uma lousa

tinta lousa

pallet com garrafa

As garrafas de refrigerante foram fixadas na estrutura de madeira

pallet floreira

O pallet foi pintado de branco

horta vertical

A pequena plantação foi colocada na sacada

Outros

            Se você quer se inspirar em outras ideias para fazer a horta simples e caseira. Separamos mais alguns projetos que podem ficar de inspiração.

 potes de vidro

Seguindo a ideia de reaproveitamento/ reciclagem, esta proposta envolve o uso de potinhos de vidro, que vem com maionese ou outros alimentos. Os vasos foram presos através de abraçadeiras metálicas que ficam presas em tábuas de madeira e que dão um toque super charmoso ao projeto.

projeto simples

Vasinhos coloridos ajudam a decorar o ambiente

Se você não tem muita habilidade com projetos DIY (Do It Yourself – Faça você mesmo), esse é daqueles projetos que dispensa qualquer habilidade. Basta comprar vasinhos com alças e pendurá-los em uma barra, como a grade da janela da cozinha. A ideia simples é também linda e com nível super fácil de reproduzir.

latinhas de metal

As latinhas foram penduradas na parede

Com a ideia de reaproveitar os materiais que você já tem em casa, o projeto reutiliza latas de metal, como as latas de achocolatado. E para dar um charme a mais, ainda vale usar tinta para pintar as latinhas, e pendurá-las em uma base de madeira através de cordinhas.

 

Mais fotos 

caixotes de madeira jardim vertical

modelo com reaproveitamento

horta sacada

Plaquinhas identificam cada plantinha

modelo criativo

As cascas de ovos funcionam como vasinhos

vaso invertido

Os vasos invertidos dão um efeito moderno

projeto com latas

horta cozinha

A parede da cozinha foi decorada com ervas e temperos frescos

projetos

caixotes de feira

Como fazer horta vertical passo a passo passo a passo

  1. Pegue tábuas de madeiras e meça os vasinhos que serão usados;
  2. Fure a tábua para que o vasinho entre, mas sem passar pela bordinha, que manterá o vaso suspenso;
  3. Fure as laterais das tábuas para passar a corda que manterá as tábuas suspensas;
  4. A cada tábua que passar pela corda dê um nozinho para garantir a diferença de altura entre as tábuas;
  5. Ao final é só pendurar a horta suspensa e colocar a mão na terra para plantar suas verduras, legumes e temperinhos.

Agora que você já viu como fazer uma horta vertical é hora de colocar os projetos em prática e ter um cantinho com alimentos saudáveis para toda a família.

 

Você pode gostar...