Flores Trepadeiras: 10 melhores + 37 fotos e dicas para plantar!

Para quem ama natureza ao redor de casa, plantar flores trepadeiras é uma maneira de trazer mais vida ao ambiente, além de ser uma bela opção para melhorar o paisagismo, com muita beleza e exuberância. Muitas espécies crescem rápido e logo tomam conta de cercas, muros e pergolados, deixando qualquer espaço mais verde e com tons variados de flores lindas e charmosas. Para saber quais são as mais indicadas, acompanhe o post com dicas e fotos!

flores-trepadeiras-destaque

As flores trepadeiras precisam de estruturas fixas para crescer e alastrar, por isso qualquer muro, cerca ou pergolado é ideal no cultivo dessas plantas. Elas criam um jardim sem precisar de muitos cuidados e preocupação com decoração, proporcionando um paisagismo natural com toque leve e original, dispensando grandes investimentos.

Além disso, o verde é ótimo para quebrar padrões construtivos do concreto e materiais que deixam os imóveis com cara ”cinza”, ainda mais em conceitos urbanas, trazendo natureza e melhorando a qualidade de vida dos moradores em qualquer área, sobretudo em casas das grandes cidades.

Hoje em dia, muitos prédios e empresas também têm se atentado a essa tendência e investem em cercas vivas ou flores trepadeiras nas fachadas, já que se desenvolvem rápido e, dependendo da espécie, não é necessário manutenção (como podas) frequentes.

Outra vantagem das flores trepadeiras é que muitos tipos se adaptam facilmente a qualquer região, ainda mais no clima fresco e quente que temos por aqui. Quando florescem (outras até frutificam) trazem uma suavidade, fragrância e leveza que ajudam qualquer pessoa a relaxar e pensar em coisas boas, afinal, quem não gosta de ter um pouco de natureza em seu cantinho, não é?


O que você precisa saber antes de plantar flores trepadeiras:

  • Algumas espécies crescem rápido, outras se desenvolvem lentamente. Cada uma tem suas peculiaridades e características únicas, por isso, é primordial se informar antes de plantar;
  • O cuidado precisa ser frequente, com adubação, regagem e podas;
  • Monte o espaço ideal, com toda a estrutura necessária para que as flores trepadeiras se alastrem. Em muitos casos, é necessário uma tela, treliça ou suporte que ajudem a planta a subir no muro ou pergolado;
  • Se achar necessário, contrate um paisagista para saber como fazer o plantio e a poda de modo que favoreça o espaço, deixando mais bonito;

trepadeira-no-pergolado

  • Você pode comprar as mudas em lojas especializadas com um bom preço e plantar facilmente. Só é preciso preparar bem a terra e atentar-se à manutenção para que cresçam saudáveis;
  • Tire todas suas dúvidas com um responsável antes de comprar qualquer espécie. Evite sempre tipos espinhosos, tóxicos ou aqueles que crescem tanto que acabam tornando pragas;
  • Fique ciente que flores e frutos atraem animais, sobretudo pássaros. Portanto, seja receptivo aos bichinhos, que podem fazer bastante barulho.

Agora que você já tirou as dúvidas, saiba quais são as melhores flores trepadeiras para plantar próximo às cercas, muros e pergolados. A boa notícia é que existem diversas espécies, uma mais linda que a outra. Selecionamos algumas opções bem legais para te inspirar!

Dicas de Flores Trepadeiras para Cercas / Muros / Pergolados

Maracujazeiro

Muita gente pensa que maracujá dá em árvore, mas essa fruta é uma trepadeira que se alastra fácil apenas com a ajuda de uma estrutura e tela de aço galvanizado ou bambu. A flor do maracujazeiro é uma atração à parte, roxa ou rosa, bem diferente e chamativa, com um perfume incrível. Só é preciso de muita adubação e sol para que cresça saudável. É importante saber também que, com o tempo, a aparência fica prejudicada, sendo necessário o replantio.

flores-trepadeiras-maracuja

maracujazeiro-no-pergolado

maracujazeiro

Primavera

A primavera é uma das flores trepadeiras mais clássicas e tradicionais, com seu tom avermelhado e abundante. Floresce sempre no final do ano e resiste bem ao frio, exigindo apenas uma manutenção frequente, como poda, adubação, água e sol. Comum em chácaras e áreas rurais, ideal para pergolados.

flores-trepadeiras-primavera-como-e

primavera-flor

primavera-flores-trepadeiras

flores-trepadeiras-primavera

Alamanda

Alamanda amarela é outra trepadeira conhecida e que floresce o ano todo, com folhagem ornamental e com ótima adaptação ao calor. Só exige um solo fértil e uma estrutura forte, como pergolados ou muros fixos. Já as cercas não podem ser frágeis, pois devem abrigar toda a ramagem que se alastra facilmente.

flores-trepadeiras-alamanda-1

flores-trepadeiras-alamanda

flores que trepam

Sete-léguas

Com certeza você já deve ter visto essa espécie, que dá uma flor rosa charmosa, com perfume atraente e toque rústico. A sete-léguas cresce muito rápido e fica ótima em cercas variadas, ideal para climas amenos. Como se alastra de imediato, é preciso se atentar à poda frequente para que não invada outros espaços.

flores-trepadeiras-sete-leguas

sete-leguas-flor

sete-leguas

Ipomeia

A ipomeia é recomendada para grades, telas e cercas, com floração tanto na primavera quanto outono. Uma opção para quem gosta de flores trepadeiras de baixa manutenção. Ela só gosta de solos férteis e com muita matéria orgânica, além de água constantemente.

flores-trepadeiras-ipomeia

ipomeia-pergolado

ipomeia-rubra

ipomeia

Jasmim-estrela

Das espécies de flores trepadeiras mais comuns, a jasmim-estrela cobre muros e cercas de maneira eficiente, com folhas escuras e um branco suave das flores delicadas. Ama sol e solos bem cuidados, só precisa de um suporte para que consiga crescer e se alastrar pela estrutura. Se adapta a todos os climas, atrai aves e exala um forte perfume, contra-indicada para pessoas alérgicas.

Assim como a jasmim-estrela, a jasmim dos poetas também é uma alternativa interessante para cercas e pórticos, com seu tom branco e ótima fragrância. 

jasmim-dos-poetas

jasmim-na-cerca

flores-trepadeiras-jasmim-estrela

flores-trepadeiras-jasmim

Jade

A jade é extremamente bela, com folhagem abundante e que leva essa trepadeira a atingir lugares extremamente altos. A cor das folhas é verde, com flores em vermelho e laranja intenso. Além disso, oferece ainda muita sombra, ideal para quintais e jardins pequenos. Gosta de sol mas não suporta frio intenso, sendo uma boa opção para lugares quentes e úmidos.

jardim-com-jade

jade-flor

flores-trepadeiras-jade

flor-de-jade

Sapatinho de Judia

O sapatinho de judia tem esse nome justamente por lembrar esse acessório. É ornamental, com folhas verdes e flores amarelas e amarronzadas, uma alternativa para pergolados e pórticos. Gosta de meia sombra e solos bem cuidados, além de muita água para que floresça por mais tempo.

flor-na-cerca-sapatinho-judia

sapatinho-judia

sapatinho-de-judia

flores-trepadeiras-sapatinho

Amor-agarradinho

Essa planta de nome peculiar cresce em qualquer suporte é dá um tom romântico ao ambiente, com suas flores rosadas ou brancas. Ótima para criação de cercas vivas, já que gosta de bastante sol e solo com muito adubo (assim, ela terá floração constante em todas as épocas do ano).

amor-agarradinho

flores-trepadeiras-amor-agarradinho

flores-trepadeiras-amor

Madressilva 

A madressilva é indicada para muros pequenos, com toque delicado e perfume que atrai muitos pássaros, sobretudo beija-flores. Planta perene e que cresce com muita facilidade, ainda mais se receber cuidados frequentes. Tem folhagem escura e densa, além de amar o sol e clima quente.

madressilva

flores-trepadeiras-madressilva

madressilva-na-cerca


É um modelo mais lindo que o outro que dá até vontade de plantar todos no quintal, não é? Bom, se você tiver espaço e estrutura para isso, vá em frente! Caso contrário, escolha aquele que mais tem a ver com o ambiente e seu gosto pessoal. O jardim e a fachada ficarão incríveis com essas flores trepadeiras! Plante e conte o resultado pra gente!

Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário no post. Boa sorte e até a próxima! 🙂

Você pode gostar...