【FLORES PARA JARDIM】9 espécies incríveis! 2024🌸

Colorir o jardim é uma tarefa fácil – basta investir em 🌸flores para jardim🌸. Mas quais são as mais indicadas?

É claro que a escolha da espécie influencia em manter a jardinagem sempre bela, e se você quer saber como escolher e quais são as melhores espécies, basta ficar atenta(o) as dicas do post.

Flores que dão o ano todo

Lanterninha chinesa

lanterna chinesa

A espécie tem coloração levemente avermelhada

Nomes é o que não faltam para essa florzinha, já que a espécie também é conhecida por campainha, lanterna japonesa e sininho.

A espécie é ideal para quem busca um pequeno arbusto com estilo rústico, uma vez que os galhos crescem em diferentes direções e dão a sensação de que são pesadas, já que ficam levemente caídos.

A altura da planta varia entre 1,2 e 1,8m, e a manutenção é bem simples, já que a poda deve ser anual. O plantio deve ser realizado em solo fértil, em luz direta e com regas regulares para garantir a floração.

flor para sol

As folhas verdes dão destaque a florescência

lanterna japonesa

O alambrado verde serve de suporte para as plantas

campainha

flor ano inteiro

O miolo delicado só pode ser visto ao olhar por baixo

Primavera

primavera pink

A delicadeza das pétalas é charmosa

            Se você nunca ouviu o nome primavera, bem possível que já tenha ouvido alguma dessas outras opções de nomes: Buganvile, Buganvília, Ceboleiro, Flor-de-papel, Pataguinha, Pau-de-roseira, Roseiro, Roseta, Santa-rita, Sempre-lustrosa, Três-marias.

Já deu para notar que em cada cantinho desse Brasil a planta é conhecida de uma maneira, e a além da variedade de nomenclaturas, a versatilidade da primavera ainda é algo marcante, principalmente, pela possibilidade de utilizar a espécie como cerca viva, o que permite incluí-la em diferentes estilos de projeto.

A florzinha pode chegar até os 6 metros de altura, mas se você não quer uma espécie tão alta, vale manter a primavera como um arbustinho.

O plantio deve ser feito em solo fértil e em luz do sol, com regas frequentes e podas anuais para garantir o florescimento durante o ano todo, mas que é ainda mais intensificado durante a estação das flores – primavera.

árvore florida

Em meio ao jardim, um caminho com troncos de madeira

cores primavera primavera alaranjada

 

varanda decorada

A planta florida pode ser utilizada como trepadeira

buganvilia

As florescência pink se destaque no espaço aberto

Helicônia

helicônia

A coloração avermelhada se destaque em meio ao espaço verde

Com certeza você já viu essa espécie em algum jardim, e bem possível que a beleza dessa planta te chamou a atenção. O modelo é um pendente com coloração avermelhada que fica lindo na jardinagem, mas que também é uma grande aposta para enfeitar vasos decorativos.

O plantio da helicônia deve ser feito em locais quentes, uma vez que a espécie não resiste a baixas temperaturas. Além disso, a planta deve ficar em solo rico em matérias orgânicas e bem regado. A adubação garante a espécie floração durante todo o ano. 

jardim com deck

O deck de madeira cria um espaço agradável em meio ao espaço verde

planta vermelha caída

jardim florido

As folhas longas e verdes lembram até folhas de bananeira

jardim pequeno corredor

As pencas avermelhadas destacam-se

As pencas avermelhadas destacam-se

Flores resistentes ao sol

Rabo-de-gato

rabo de gato

A coloração intensa ganha brilho na luz do sol

O nome da planta é exatamente o que ela lembra – um rabinho fofinho de gato. A espécie tem florescência avermelhada em uma haste fofinha que parece uma pelúcia. E se você se lembrou da espécie, mas não ligou o nome a planta, é possível que a conheça por outros nomes como Acalifa ou Acalifa-rasteira.

O plantio deve ser feito em plena luz do sol, já que a espécie é resistente e se adequa muito bem a um lugar com sol; no entanto, o rabo de gato não resiste a geadas e frios intensos. O solo deve ser fértil e adubo para garantir a floração.

espécies para jardim

A noite, a iluminação valoriza a área verde

acalifa

Junto ao tronco da árvore, a espécie é uma dica para canteiros

acalifa rasteira

A espécie também é uma opção para vasos

flor para ficar no sol

Ave-do-paraíso

jardim com lago

Este projeto de jardinagem inclui um laguinho

            O nome bem diferente dessa espécie já dá uma dica sobre sua beleza. Mas se você não se lembra de uma espécie com este nome, pode ser que conheça a flor pelos nomes de Estrelitza ou Flor-da-rainha.

Além de dar um visual lindo com seu arbusto e flores alaranjadas, a espécie ainda é bem conhecida por ser uma espécie de corte e que costuma entrar na decoração com vasos.

Se a intenção é adotar a espécie na jardinagem, o arbusto é facilmente adaptável em jardins simples, até projetos sofisticados, desde que fique em plena luz solar. Mas vale lembrar que a ave-do-paraíso até aguenta algumas temperaturas mais amenas.

Para garantir o bom desenvolvimento da espécie, é indicado que o solo seja rico em matérias orgânicas e bem drenado.

estrelitza

A coloração verde das folhas dá destaque ao formato e cor alaranjada das flores

jardim de ave-do-paraíso flor da rainha

jardim piscina

Na área da piscina, a jardinagem verde deixa o espaço mais aconchegante

flor alaranjada

A poda deu formato de arbusto a espécie

Flores de sombra

Lírio-da-paz

lírio da paz

A espécie, também chamada de bandeira-branca ou espatifilo, se desenvolve muito bem em sombra e por isso é uma espécie de planta indicada para jardins de inverno.

A folhagem verde escura acontece por conta da falta de luz, e o brilho é característica marcante do lírio-da-paz, que tem floração branca.

Para plantar a espécie em sombra total ou a meia sombra, a dica é escolher um solo fértil e com boa drenagem. Já a manutenção não é nada complicada, uma vez que basta regar frequentemente o jardim e fazer podas anuais.

jardim sombra

No pequeno jardim, a floração branca se destaca

espécie sombrba

bandeira branca

jardim lado muro

O muro marrom dá destaque a jardinagem verde

Antúrio

antúrio

Esse é aquele tipo de planta que fez parte do jardim ou até do vaso decorativo da casa da vovó. E com o tempo a flor ficou esquecida, mas melhoramentos genéticos e a nova variedade de cores (vermelha, rosa, salmão, branca, verde e chocolate) estão fazendo com que a planta volte a integrar os projetos paisagísticos.

Além da sua beleza, a espécie ainda voltou para a jardinagem por conta da facilidade de adaptação, e principalmente, quando o plantio será em áreas sombreadas e até embaixo da sombra de árvores do jardim.

A indicação é de plantar o antúrio em locais de sombra e com solo úmido, de modo a sempre regar a área para manter a umidade da terra. Em relação a manutenção, é indicado o uso de adubos para garantir a floração e replantio a cada 3 anos, de modo a revigorar a planta.

jardim de pedras

O jardim com pedras caracteriza o espaço

flor para meia sombra

O muro de pedras é atual

jardim com diferentes espécies

jardim com puff

O espaço com puffs e sofás é aconchegante

jardineira com flores

Flores para jardim pequeno

Maria-sem-vergonha

flor jardim pequeno

O nome não enobrece nadinha a espécie, mas sem dúvida esta é uma opção perfeita para um jardim florido. Ah, e se você não a reconhece por essa denominação, pode ser que alguns desses outros nomes sejam mais familiares:

  • Beijo-turco,
  • Balsamina,
  • Beijinho,
  • Ciúmes,
  • Impatiens,
  • Maravilha.

Agora que você já se lembrou da espécie, vamos as suas características. A variação de cores é uma característica ideal para quem está em busca de um projeto com diferentes combinações e até em um degradê natural de tons; e o melhor é que tudo isso sem abrir mão das flores durante o ano todo.

A espécie deve ser plantada a meia sombra e com radiação mediana de sol, e o crescimento rápido é uma de suas principais características. O solo deve ser fértil e bem drenado, com regas frequentes e replantio anual.

A única ressalva para a maria-sem-vergonha é em relação ao frio, já que a espécie não é resistente a baixas temperaturas.

maria sem vergonha

O gramado dá destaque as flores coloridas

jardim frente casa

O pequeno espaço verde tem um toque de cor

beijo turco

A mistura de cores decora o tronco da árvore

bromélias jardim

Bromélias complementam o projeto paisagístico

flores brancas e rosa

A mistura de tons cria um degradê natural

Astromélia    

astromélia

A coloração alaranjada é intensa 

Se a intenção é escolher a melhor espécie de flor para jardim pequeno, a dica é essa espécie que também é conhecida por Alstroeméria, Carajuru, Lírio-de-luna, Lírio-dos-incas, Lírio-peruviano, Madressilva-brasileira, Madressilva-da-terra, Madressilva-de-canteiro e/ ou Lírio-miniatura. Sendo que esse último nome representa a semelhança entre a espécie e o lírio, mas no caso da astromélia, as flores são menorzinhas.

A planta cresce como um pendente e dá flores nas pontas. A floração é linda, e além de decorar o projeto paisagístico, ainda é conhecida por sua estética e uso em vasos no interior de casa.

O plantio deve ser feito em luz do sol ou meia sombra, e jamais em locais com baixas temperaturas e geadas. O solo deve ser adubado com frequência, assim com as regas, que também devem ser constantes. 

flores pequenas e sofisticadas

O jardim florido é um charme

Madressilva-de-canteiro

Madressilva-brasileira

lírio miniatura

 

Com todas as dicas de espécies de flores para jardim, agora é só levar em consideração seu espaço, tempo para manutenção e características de cada planta para escolher a melhor flor para dar cor ao projeto paisagístico. 


Você pode gostar...