Como Cuidar de Suculentas: Guia Completo!

Para quem pretende ter um pouquinho de verde em casa, mas não tem mãos de fada para cuidar das plantinhas, uma opção simples de manter são as suculentas. E vamos combinar que essas plantinhas são super charmosas, e se você não sabe como cuidar de suculentas, pode se tranquilizar pois nós vamos te ensinar tudinho sobre essa plantinha.

vasos de plantas

Vasinhos diferentes e divertidos valorizam as plantinhas

 

Como plantar suculentas

            Caso você tenha ganhado ou comprado um vaso de suculenta, mas a plantinha tenha vindo em um vasinho plástico, o ideal é trocar por um vaso de cerâmica para que a planta se desenvolva melhor.

  • Retire as folhas mais velhas da sua suculenta;
  • Aperte o vaso plástico por fora;
  • Puxe a suculenta pela base a fim de retirá-la com torrão;
  • Coloque a plantinha no novo vaso.

como plantar

 

Como preparar o novo vaso

            Depois de escolher o novo vaso (deve ter furos para garantir o escoamento da água), é hora de prepara-lo para receber a plantinha que você já retirou, e para isso há duas opções:

Opção 1

  1. Preencha todo o espaço do vaso com substrato;
  2. Com os dedos abra um pequeno espaço no centro e introduza a suculenta com o torrão;
  3. Aperta a terra para firmar a planta e está pronto.

tipos de suculentas

Opção 2

  • Misture terra adubada e areia de construção* em proporções iguais (meio a meio);
  • Coloque a mistura no vasinho, abra o espaço para introduzir a planta e firme-a bem.
jardim vertical

O jardim vertical é ideal para pequenos espaços

*Essa mistura vai fazer com que a terra fique bem drenada e não acumule água após a rega, o que poderia vir a apodrecer a plantinha.

decoração com suculentas

O suporte de doces funcionou como apoio para as plantas

Dicas extras:

  1. Para não deixar que a terra ou substrato escorra pelos furinhos após a rega, o ideal é usar uma camada de cascalhos no fundo e um tecido, preferencialmente manta geotêxtil (bidim), e só depois disso, deve se colocar a terra. Essa montagem vai permitir que apenas a água vaze pelos furinhos sem levar parte da terra.
  2. Se você optou por usar a mistura de terra e areia, fique atento ao uso da areia que não deve ser de praia por conta da concentração de sal.

 

Depois de seguir uma das duas opções para plantar suculentas, use um pincel macio para limpar a planta cautelosamente e tirar possíveis resquícios de terra. Para finalizar e deixar o vasinho mais bonitinho, coloque algumas pedras de jardim sobre a terra para decorar o vaso e evitar que a umidade seja absorvida com facilidade.

vaso com pedras

As pedrinhas cor de rosa dão destaque as plantas verdes

Dicas de como cuidar de suculentas

Agora que você já passou pela fase de plantio e criou seu vaso decorativo, é hora de colocar em prática as dicas de como cuidar de suculentas, então, vamos às preciosas dicas!

 

Rega

Não há dúvidas de que plantas precisam de água, mas as suculentas não são as espécies que mais precisam desse bem.

As regas devem ser esporádicas, e em média, o ideal é colocar água diretamente na terra semanalmente durante os dias quentes, e em dias frios esse tempo de rega pode ser de apenas uma vez por mês.

Para não errar e deixar a planta muito seca ou muito molhada, vale fazer o teste do dedinho. Para isso, é só colocar um dedo na terra e verificar se está seca ou não. Caso ainda esteja muito úmida, dá para esperar mais alguns dias para molhar a planta novamente, mas se a terra já estiver mais soltinha e seca é hora de molhar imediatamente.

como regar

Iluminação

As suculentas são bem simples de cuidar, mas a dica é não transformá-la em uma planta de sombra, afinal a plantinha não se dá muito bem em ambientes sem a incidência de luz.

O lugar ideal para deixar as suculentas é um espaço que tenha sol, e mesmo que fique dentro de casa, escolha um local em que em algum horário do dia a plantinha recebe um pouco de luz do sol. Vale até usar a espécie próximo de janelas.

vaso cerâmica

Próximo da janela, os vasos recebem iluminação natural

vaso na parede

Poda

Lembre-se que você escolheu uma espécie de fáceis cuidados, e a vantagem das suculentas é que elas dispensam podas. O crescimento lento e o tamanho da planta dispensam essa etapa, mas o que você pode fazer é retirar as folhas mais velhinhas que a planta vai dispensando.

poda

Adubação

Não é uma regra usar adubos no passo a passo de como cuidar de suculentas, mas se você quer garantir uma vida maior a sua plantinha, aposte nessa ajudinha com a adubação.

O período para adubar deve ser a cada 3 meses, e basta colocar sobre a terra e realizar a rega normalmente. A quantidade de produto a ser usado deve ser de no máximo 5% de adubo em relação a quantidade de terra do vasinho.

Não há um tipo melhor de adubo para usar, mas há duas opções que funcionam muito bem:

  • Adubo orgânico: os restinhos de alimentos podem sim ser transformados em adubos, mas se você pretende fazer isso em casa é preciso preparar a mistura corretamente e respeitar os prazos, caso contrário, você pode arriscar ao utilizar um produto em fase de compostagem e até trazer riscos a plantinha. Se você ainda não tem experiência para preparar o adubo orgânico em casa, opte pelas versões estáveis (prontos), que são vendidos em lojas agropecuárias ou de jardinagem.
  • Adubos mineirais ou químicos: esses são bem fáceis de encontrar e dá para comprar até mesmo em mercados. Talvez você já até tenha visto na parte das flores, caixinhas escritas NPK, ou seja, isso é a mistura ideal de nitrogênio, fósforo e potássio. Para escolher o adubo correto, opte pelo NPK 10-10-10 e siga as orientações do fabricante para a aplicação nas plantas.
diferentes suculentas

A mistura de espécies valoriza o vaso

suculentas vasos

Se você era do tipo que não tinha plantas em casa pela falta de tempo para manutenção, fica a dica de incluir essa espécie, afinal com as dicas de como cuidar de suculentas, deu para notar que essa plantinha é de fácil manutenção e vai valorizar a decoração do seu lar com um cantinho verde.

Você pode gostar...