BUXINHO NA DECORAÇÃO: como usar dentro e fora de casa!

O uso de buxinho na decoração tem se tornado cada vez mais frequente, e a planta que parece um arbustinho se adapta muito bem em ambientes internos e externos, o que a torna versátil para diferentes ambientes. Se você pretende introduzir este item como parte da decor, dá uma olhadinha nas dicas do post e nas possibilidades para usar a planta.

 

Área externa

plantas jardim

No jardim, bambuzinho rente ao muro

Se a intenção é adotar o uso da planta no jardim, aqui a proposta mostra que os pequenos arbustos ficam muito bem em vasos e que podem fazer parte da jardinagem junto a outras espécies verdes.

fachada rústica

Os bancos de madeira embaixo da árvore criam um espaço aconchegante

A planta não precisa ser utilizada em conjunto, como mostra a proposta anterior. E neste exemplo é possível ver uma possibilidade para decorar a varanda usando apenas um vaso, que neste caso dá um toque bem especial a fachada da casa rústica.

jardim pequeno

A parede de tijolinho a vista no fundo dá traços rústicos ao jardim

A proposta para o jardim pequeno mostra diferentes formas de utilizar o buxinho no paisagismo. Para introduzir a planta ao espaço, a espécie foi plantada diretamente no solo e em vasos de cerâmica, o que cria um visual super charmoso ao espaço externo.

jardim com pedras

Os jardins com pedras também permitem o uso da espécie como planta ornamental. A poda arredondada é bem característica do arbusto e o uso de mais de um deixam o jardim mais harmônico.

decoração sacada

O banquinho de madeira com estofada é aconchegante

Nesta proposta, a ideia foi usar a planta para decorar a sacada. Para isto, o ambiente ganhou revestimento de pedras no chão e plantas em vasos, e a mistura de espécies deu traços natural e aconchegante para o ambiente.

jardim com vasos

Ideias não faltam quando o assunto é usar buxinho na ornamentação de jardins. Neste caso, a planta em tamanhos diferentes foi colocada em vasos que compõem o espaço externo e garantem ainda mais charme para a entrada da casa.

jardim sofisticado

O deck de madeira cria um espaço aconchegante no jardim

Aqui o canteiro verde foi ornamentado com vários dos pequenos arbutos e a poda arredondada garantiu características super delicadas para o jardim. A combinação com espécies rasteiras mais próximas deixa o destaque para o arbusto.

decoração varanda

A parede verde é decorada com plantas

            A planta que tem rápido desenvolvimento também pode ser utilizada em dimensões maiores, como nesta proposta, onde o formato arredondado prevalece, mas o tamanho maior se destaca. Para ficar harmonioso, o vaso maior é ideal.

fachada com jardim

Outra maneira de adotar o uso da espécie na jardinagem é utilizá-lo na fachada da residência, como neste projeto onde os arbustos compõem o caminho para a porta central e são intercalados com coqueiros.

vasos de plantas

O uso da planta em vasos também é uma possibilidade, e nestes exemplos dá para ver como fica esta aplicação. A decor pode contar com vasos e tamanhos iguais de poda, mas também pode usar o estilo mais despojado e fazer um mix de estilos de vasos e até no tamanho da planta.

 

Mais fotos

fachada casa

Pedaços de piso (mosaico) compõem a escada na entrada

terraço decorado

pisograma na chão

Na área externa, pergolado de madeira

piscina com jardim em volta

fachada moderna

Coqueiros decoram a frente da casa

pergolado de canto

A piscina tem revestimento de pastilha azul

decoração área externa

Área interna

parede de tijolo a vista aparente

Espelhos decorativos redondos enfeitam a parede

Dentro de casa, a espécie pode ser utilizada de diferentes maneiras, e neste caso a proposta foi de utilizar o conjunto de três vasos decorativos com a planta. O posicionamento na sala e próximo a parede de tijolo a vista aparente deu ainda mais charme ao ambiente.

banheiro decorado

Na parede, nichos embutidos

A espécie também pode ser cultivada no banheiro, como este exemplo. Para este caso, é ideal que o tamanho da planta e do vaso sejam proporcionais ao tamanho do ambiente, que tende a ser reduzido.

corredor decorado

Na parede de tijolinhos, quadros pendurados

A decoração do corredor também pode contar com a planta para dar um toque de natureza e aconchego ao cômodo de passagem. Neste projeto, a espécie ficou próxima do tapete e da parede de tijolinhos e deu a harmonia necessária.

sala azul

A mesa de centro de tronco tem design moderno

            Aqui a proposta de decoração segue a cartela de cores de branco, azul, bege e toques marrom da madeira dos móveis. A combinação dessas cores é sempre um sucesso, mas para garantir um toque mais especial, a espécie de arbusto foi utilizada em dupla em um dos cantos da sala.

decoração home office

No chão, tapete listrado em preto e branco

A decoração do home office também pode ganhar um toque verdinho para deixar o ambiente mais inspirador para o trabalho. Neste caso, um vaso de cada lado da mesa compõem o ambiente, e a ausência da poda frequente deixam os galhos desuniformes, o que também cria um visual agradável.

lavabo com papel de parede

Na decoração do lavabo moderno, os arbustos em tamanhos menores foram colocados em vasos de coloração azul, o que garante destaque ao verde da planta. Além disso, o uso do buxinho neste ambiente ainda é capaz de dar traços contemporâneos a decor.

sala de tv com sala de jantar

A parede azul claro dá suavidade ao ambiente

Para estes ambientes integrados o uso de tons claros como branco e azul são predominantes e o duo de cores garante um visual aconchegante. A harmonia entre os espaços acontece por conta da mesma cartela de cores usadas e do vasinho branco com o arbusto que fica entre a sala de TV e a sala de jantar.

sala de jantar moderna

Na parede, espelhos decorativos

Caso você não tenha tanta habilidade com a manutenção de plantas, uma possibilidade é utilizar o buxinho artificial. O item é bem parecido com sua versão natural e permite diferentes formas de uso, como neste caso em que o planta de mentirinha decora um vaso de vidro.

jardim embaixo escada

Uma forma de adotar o uso da espécie dentro de casa é criar um jardim embaixo da escada, assim você utiliza o vão que costuma ficar vazio e ainda cria uma área verde no espaço interno.

 

Mais fotos

decoração branco e azul

No sofá, almofadas azul

banquetas de acrílico

vão escada decorado

decoração escada

A floreira com Lanças de São Jorge decora o ambiente

sala de estar moderna

No centro, mesa de vidro

plantas no banheiro

decoração sala de estar

No chão, piso de taco

sala com escada

decoração com plantas

Agora que você já viu as possibilidades de usar buxinho na decoração, é só escolher entre as versões naturais ou artificiais e dar um toque de verde ao ambiente.


Você pode gostar...