Bonsai de frutas: como cuidar e dicas de espécies para cultivar!

O bonsai é um tipo de planta ornamental bem conhecida dos costumes orientais, e muito cultivada entre os japoneses. A técnica consiste em desenvolver uma miniatura de árvore, e por isso, vale plantar diversas espécies, inclusive vale desenvolver um bonsai de frutas.

            Isso mesmo, ao invés de ter uma grande árvore frutífera, você pode transformar a espécie em uma árvore em miniatura e assim ter um bonsai frutífero.

A ideia é ótima para a decoração interna, inclusive de apartamentos, assim você pode ter uma pequena árvore dentro do apartamento, e além de adicionar um detalhe da natureza, ainda cria uma proposta para complementar a decoração interna com plantas.

como cuidar

Quanto custa? #Preço

O preço do bonsai de frutas pode variar bastante e isso vai depender de alguns fatores como:

  • Espécie frutífera escolhida,
  • Desenvolvimento do bonsai, lembrando que as mudinhas são bem mais baratas que bonsais já formados;
  • Estilo do vaso escolhido para o plantio.

 

E se você está pensando em adquirir uma muda de bonsai de frutas, o preço não chega a ser caro, já que existem mudas a partir de R$ 60.

No entanto, se você quer um modelo já formado, que pode ter mais de 30 anos, é bom preparar o bolso, porque a compra não é das mais baratas, e o valor pode passar dos R$ 2 mil.

 

Como Cuidar? #Dicas

A primeira dica para quem está considerando ter um bonsai de frutas, é que a pequena árvore passa a ser ter caráter decorativo, e os frutos não se desenvolvem tanto como em uma árvore grande e formada.

No bonsai frutífero, as podas deixam a árvore em miniatura e com menos energia para a produção de frutos, por isso, é comum que as frutas também sejam de tamanhos menores e fiquem miniaturas.

Outra dica importante para quem vai adquirir um bonsai em muda ou plantar a espécie desejada é que os frutos não vão aparecer nos primeiros anos do bonsai, pelo contrário, algumas espécies só passam a dar frutos depois de décadas, como é o caso da jabuticabeira, que pode demorar até 20 anos para dar frutos. Então, se você vai começar o seu bonsai frutífero, lembre-se que a técnica exige paciência e muito cuidado!

E se você está precisando de algumas dicas para criar e cuidar do seu bonsai de frutas, vamos lá:

  • Rega: os bonsais exigem regas frequentes, mas nada de encharcar o solo.

A melhor escolha é colocar o dedo na terra e verificar se ainda está molhada ou não. E assim, fazer a rega somente quando o solo já estiver próximo de secar, mas nada de deixar a terra completamente seca heim?!

rega

  • Poda: uma característica básica da formação de qualquer espécie de bonsai, inclusive o de frutas, é a poda.

Esse processo vai transformando a planta em uma miniatura, mas a poda errada pode ser drástica para a formação da pequena árvore.

O ideal é que o bonsai de frutas seja podado entre 3 e 6 meses, de modo a criar um ciclo de podas.

Além de podar a copa eliminando parte dos galhos, outra característica é a poda da raiz.

Nessa etapa o tempo para as espécies mais novas é que a poda da raiz seja realizada a cada 3 anos, e dos bonsais já formados, a cada 10 anos. A poda da raiz ajuda a planta a ter longevidade e manter o seu formato miniatura.

Para a poda das raízes o bonsai de frutas deve ser retirado do vaso em um período que não esteja com frutos. Após a retirada do vaso, remova parte da terra (mais ou menos a metade da terra) e corte a raiz que se estende pelas laterais. Volte o bonsai ao vaso e deixe-o bem firme, pode ser amarrado com um arame e preencha o vaso com terra nova.

  • Exposição ao sol: o tempo e exposição ao sol vai depender muito da espécie escolhida para a formação do bonsai de frutas.

No entanto, para a produção de frutos é necessário que o bonsai receba algumas horas de sol, sendo que algumas espécies demandam de mais ou menos exposição.

A árvore em miniatura pode até ser cultivada dentro de casa, mas o ideal é que seja um lugar arejado e com sol de no mínimo 3 horas por dia.

  • Tipo de vaso: o vaso escolhido para o plantio também precisa ser escolhido com cautela. Os modelos mais apropriados para a formação do bonsai são as versões em cimento ou em cerâmica, que mantêm a temperatura mais equilibrada para as árvores em miniatura.

vaso para bonsai

  • Adubação: para o melhor desenvolvimento da planta e até mesmo para o desenvolvimento de frutos é ideal que o bonsai de frutas seja adubado.

O tipo de adubo pode ser específico para árvores frutíferas, e deve ser aplicado a cada 15 dias durante a primavera e verão, e cada 30 dias durante o outono e inverno.

A quantidade de adubo deve ser regulada de acordo com as orientações do fabricante.

  • Pragas: como qualquer outra espécie de planta, o bonsai de frutas está sujeito à infestação de pragas, e neste caso é preciso tratar da planta conforme a praga que está dominando-a. Se você não tem muita familiaridade com os tratamentos, o ideal é procurar por um profissional especializado, como um jardineiro.
  • Espécies dioicas e monoicas: se você está plantando uma espécie de bonsai de frutas, com certeza é porque quer uma mini árvore com mini frutos, sendo assim é preciso conhecer um pouquinho da espécie e saber como é o órgão reprodutor da planta.

Nas plantas dioicas, o órgão reprodutor define cada gênero, ou seja, há plantas femininas e plantas masculinas, e cada uma possui apenas um dos órgãos reprodutores. Por isso, se você quer que a espécie dê frutos, saiba que apenas as plantas femininas darão frutos, mas que é necessário ter a masculina por perto para a polinização. Alguns exemplos de plantas dioicas são: kiwi, amora e figo.

Já as plantas monoicas são as mais adequadas para a formação do bonsai de frutas, já que possui os dois órgãos reprodutores na mesma planta e por isso estão sempre aptas e darem frutos.

 

Fotos e Tipos de Bonsai de Frutas

            E se você já gostou da ideia de ter um bonsai de frutas em casa, separamos algumas fotos de vasos com mini árvores frutíferas, assim você pode conhecer um pouquinho mais de cada uma e escolher qual tipo de bonsai frutífero vai desenvolver.

 

Jabuticaba

Para quem está considerando tem um bonsai de jabuticaba a dica é ser paciente. Não serão nos primeiros anos que a fruta irá aparecer no tronco da árvore em miniatura, mas com o passar dos anos e desenvolvimento da planta, o tronco chega a ficar todo revestido da pequena frutinha.

miniatura jabuticaba

Ao longo do tronco, as jabuticabas ainda verdes

pé de jabuticaba

O tonco lenhoso caracteriza a jabuticabeira

bonsai jabuticaba

Cereja

A vantagem de ter o bonsai de cereja está na floração, sendo que a espécie tem duas belezas – o período de floração e o de frutas.

            Ah, mas não se engane. Nem todas as cerejeiras produzem frutos, apenas algumas espécies, por isso é bom pesquisar bem antes de desenvolver um bonsai de cerejas.

 

cerejeira

O vaso azul foi a escolha para a formação da mini árvore

vaso de cereja

Pedras e musgos decoram a base do vaso

bonsai de cereja

Acerola

O bonsai de acerola é uma das opções entre as espécies de bonsai de frutas. A pequena frutinha avermelhada e de cor intensa fica proporcional a árvore em miniatura e linda para a decoração de ambientes internos.

árvore de acerola

As raízes para fora caracterizam o vaso de bonsai

árvore em vaso acerola

A mini árvore já está carregada de acerolas

bonsai acerola

Pitanga

O bonsai de pitanga é umas das opções para quem está em busca de uma espécie para transformar em miniatura.

A vantagem dessa espécie é que além de frutos deliciosos e de cores intensas que se destacam em meio as folhas verdes, ainda há a floração de pequenas flores brancas e delicadas.

mini árvore pitanga

O tronco segue o estilo retorcido

miniatura pitanga

O vaso arredondado foi a escolha para o plantio

bonsai pitanga

Amora

Para quem está considerando ter bonsai de frutas, e mais especificamente o bonsai amora, é preciso tomar certo cuidado na escolha da muda, pois a planta é dioica e pode não dar frutos.

Na não existência de uma amoreira macho por perto, o ideal é usar hormônios para que a planta passe a produzir frutos.

pezinho de amora

O vaso azul dá um charme a mais para a mini amoreira

bonsai amoreira

O bonsai de amora está carregado de frutas

bonsai de amora

Abacate

O fruto grande é uma característica marcante do bonsai de abacate, mas para suportar o peso do abacate é essencial que a árvore em miniatura já tenha uma formação mais avançada.

abacateiro mini abacateiro

bonsai frutífero formado

O tronco torcido dá um charme a mais para a mini árvore

Romã

Apesar de virar árvore a romã também pode ser usada para o bonsai de frutas.

A espécie é bem tradicional no cultivo de bonsais frutíferos, e é ideal para o interior de casa, já que gosta de luz, mas sem muita incidência de sol.

 

mini pé romã

As pequenas romãs já decoram a árvorezinha

mini árvore romã

Apesar de ainda estar em formação, o bonsai já está dando frutos

bonsai romã

Goiaba

A goiabeira é uma das opções para o bonsai de frutas. A espécie marcada pelo tronco lenhoso e folhas verdes é super charmosa e fica linda na versão miniatura.

goiabeira

As folhas bem verdes caracterizam o pequeno pé de goiaba

bonsai goiaba

decoração vaso bonsai

Na base do vaso, pequenos musgos

Manga

Considerando o tamanho que uma mangueira pode chegar, é difícil de acreditar na possibilidade de um bonsai de manga; mas a verdade é que é possível sim desenvolver a árvore em miniatura e ainda contar com os frutos.

bonsai de manga

A pequena mangueira já dá frutos

bonsai manga

O bonsai ainda está em formação

mini árvore manga

Uva

Ao invés de formar uma parreira de uvas, a ideia aqui é de transformar a fruta em uma pequena árvore através de podas que transformam os galhos mais finos em um caule maior.

bonsai de uva

O bonsai já apresenta um cacho de uva

mini pé de uva

As folhas verdes caracterizam as ramas de uva

bonsai de uva

Maçã

Outra possibilidade de bonsai de frutas é a macieira, que pode ser transformada em uma pequena árvore com cultivo de maçãs.

Esse tipo de fruta é ideal para regiões mais frias, e se você quer acompanhar a produção dos frutos é melhor cultivar o bonsai maçã em regiões frias.

bonsai macieira

As maçãs já aparecem no bonsai formado

bonsai maçã

 

Já escolheu sua espécie predileta?

Você pode gostar...