Árvores que Crescem Rápido para Jardim: Dicas e Cuidados

Paisagismo é sempre uma excelente escolhe para valorizar residências. Aumenta o valor de revenda, deixa o espaço bem mais agradável e ganha aquele ar intimista em sua área externa. Para quem tem pressa de decorar temos algumas boas sugestões de árvores que crescem rápido para criar seu belo jardim e dicas de cuidados que abrem mão de um jardineiro para quem tem apreço por jardinagem.

Árvores que Crescem Rápido: Nomes, Características e Cuidados

Se você optou por colocar uma árvore no jardim está fazendo uma ótima escolha. Além de incentivar o verde elas colorem o ambiente. O paisagista brasileiro Fabio Vincenzo é um dos maiores fãs do uso do verde em ambientes externos. Ele destaca em seus projetos a necessidade de um ambiente mais confortável e intimista para relaxamento. Uma árvore e cadeiras confortáveis ou uma rede são uma boa proposta para descanso, não é mesmo? Pense no assunto e para ajudar temos dicas de árvores que crescem rápido e de fácil manutenção. Algumas sugestões para o seu espaço externo são:

Árvore de Imperatriz

Apelidada de planta para jardim, a árvore de imperatriz é uma das mais usadas quando se há muito espaço e quer uma arborização rápida. Com origem asiática, o clima ameno é muito melhor para ela florescer rápido. Em sua fase adulta chega aos 15 metros de altura, por isso é muito usada em arborização de parques e ruas e conta com a vantagem de chegar à fase adulta em menos de um ano.

O mais bacana da escolha da árvore imperatriz é gerar uma sombra ampla. Sua madeira é leve e é muito usada em móveis. Com suas raízes medianas, jardins e áreas externas com curto espaço podem comprometer o desenvolvimento da planta. Desenvolve melhor em solo de umidade mediana, por isso regiões como sudeste e sul saem em vantagem no cultivo. Também necessita de sol pleno e regagem constante.

árvores que crescem rápido imperatriz de jardim

árvores que crescem rápido imperatriz roxa

Melhores locais para cultivar a Imperatriz:

  • jardins amplos
  • parques
  • calçadas
  • área de lazer
  • casas de praia e campo

Manacá de Jardim

Para jardins não tão amplos ou calçadas o Manacá de Jardim é uma ótima opção e vai valorizar muito o espaço. Exala um aroma extremamente agradável e faz parte das árvores que crescem rápido mas sem raízes profundas, não causando prejuízo para o revestimento do piso.

É uma planta típica da América do Sul e muito fácil de encontrar mudas, com florescimento na primavera com flores de cor lilás extremamente lindas e agradáveis ao visual. Alcança no máximo dois metros e meio de altura, não atrapalhando qualquer fiação e sendo uma ótima opção para áreas com piscina e jardim. Sombra agradável com fácil manutenção é uma combinação perfeita para decoração de áreas verdes.

Um dos diferenciais desta planta é mudar a cor das flores. Começam com um azul escuro e vão se transformando em roxas, permanecendo com esta tonalidade até o verão. Necessitam de solo fertilizado e sol intenso com regagem regular. Consegue desenvolver bem tanto em climas secos como amenos, sendo o chuvoso o seu ideal.

arvores-que-crescem-rapido-manaca

arvores-que-crescem-rapido-manaca-de-jardim

Melhores locais para cultivar a Manacá de Jardim:

  • área da piscina
  • jardins pequenos
  • casas de campo
  • área externa predial

Falsa Murta

Com origem asiática mas amplamente encontrada no Brasil, a falsa murta pode receber outros nomes como jasmim laranjeira ou murta de cheiro. Um dos diferenciais da planta é desenvolver muito bem com a poda regular, o que permite criar formatos diferenciados de acordo com o dono. Pode-se acelerar com a poda seu crescimento horizontal ou vertical cortando os galhos na posição correta.

O aroma é mesmo seu ponto forte, semelhante ao jasmin, exalado constantemente de outubro a janeiro. Além de ser uma planta com copa densa e lindo floreio, possui madeira branca e dura. De suas flores surgem frutos bem pequenos e pode chegar a quatro ou seis metros de altura. Não possui raízes profundas, não sendo um problema para revestimentos de piso.

 

falsa murta nas árvores que crescem rápido

Uma das vantagens da planta é desenvolver bem em qualquer tipo de terreno e em sol pleno e ameno, sem necessidade de regagens constantes.

árvores que crescem rápido murta

Apesar de uma polêmica envolver a Falsa Murta até o momento ela não é uma planta proibida. Já tentaram criar projetos municipais em São Paulo proibindo o cultivo em casas por ser uma planta hospedeira de inseto disseminador de bactérias, o que alguns biólogos não concordam. Para alguns estudiosos a planta age com equilíbrio natural e de acordo com a cadeia alimentar, não sendo nociva para o homem.

Melhores locais para cultivar a Falsa Murta:

  • calçadas
  • jardins internos
  • jardins
  • quintais
  • casas de campo

Dicas de paisagismo importantes

  • variedade sempre é uma boa escolha – além do colorido ajuda o terreno a ficar ainda mais fértil. Você pode ter plantas florescendo o ano todo se escolher uma boa variação.
  • observe o porte da planta para o seu terreno. Algumas são de raízes profundas e podem destruir o piso ou crescer além do muro divisor residencial.
  • Evite plantas com folhas largas se você costuma ter ventanias. Caem mais e sujam bastante.
  • Faça manutenção periódica. Não adianta investir muito em árvores que crescem rápido se o ambiente é descuidado.

 

Você pode gostar...