Árvores para Calçadas: 20 melhores + dicas de plantio e paisagismo!

Árvores para Calçadas são grandes exemplos de um paisagismo lindo e destacado. Seja no interior ou nas grandes cidades, é essencial contar com elas para dar mais vivacidade ao ambiente e acabar com esse conceito de cidades cinzas que, além de feio e pesado, acaba com a qualidade de vida das pessoas.

Se a entrada da sua casa não tem uma árvore, é uma ótima ideia plantar uma para fazer um favor à natureza, trazer mais sombra e ainda dar um toque à decoração externa. Para te ajudar a escolher a melhor espécie, quais são os portes e os tipos de árvores mais indicados para calçadas, preparamos este post completo com todas as informações. Vale a pena ler e optar por aquela que combine com a fachada e traga muitos benefícios!

avores-calcadas-destaque

Árvores para calçadas trazem a natureza mais perto de você!

Quando se pensa em árvores para calçadas, logo vem à cabeça muitas dúvidas e ponderações. Sobretudo para quem mora nos grandes centros, é preciso se atentar para que a planta cresça saudável e com ótima manutenção para não causar problemas mais tarde, avaliando todas as possibilidades.

Geralmente, é preciso contar com a ajuda de um especialista (botânico, na maioria dos casos) para saber qual espécie é a mais indicada para o paisagismo do local. Assim, com os cuidados necessários e muito amor à árvore, a entrada da sua casa fica mais verde e atrai pássaros, traz um ótimo frescor e ainda pode dar muitos frutos.

É válido lembrar que existem diversas instituições que mantém projetos de plantio de árvores. Além de fornecer mudas, ainda há um acompanhamento total desde o início, com orientação dos profissionais e melhores formas de cultivá-las para que cresçam fortes e belas. 

Em São Paulo, por exemplo, o Parque do Ibirapuera mantém projetos e ações que visam chamar atenção da população para tornar a cidade mais verde, com muitas campanhas de plantio e trabalhos de orientação. Mas, independente do local contar ou não com um plano de apoio, é primordial falar com a prefeitura ou a Secretaria do Meio Ambiente para se informar e saber como deve ser feito esse procedimento.

Plantar uma árvore por conta própria em áreas urbanas pode render multas e problemas sérios, sobretudo quanto à tubulações de água e esgoto e rede elétrica. Por isso, é essencial um acompanhamento e um serviço especializado para garantir o bem-estar da árvore e dos pedestres, sobretudo em dias de chuvas e ventos fortes.

arvores-na-calcada

Vários projetos na cidade de São Paulo investem no plantio de árvores para calçadas visando deixar a cidade mais verde

Dicas antes de plantar uma árvore na calçada:

  • Meça o espaço para ter noção do tipo de árvore ideal. Lembre-se que não é indicado que ela ultrapasse as dimensões de seu terreno. Considere sempre o tamanho da copa e a estrutura do tronco;
  • Também é preciso ver como são as características das raízes para evitar que elas destruam a calçada. Opte por aquelas com raízes mais densas e ”comportadas”;
  • Peça ajuda para um especialista, sobretudo quanto à manutenção e cuidados. Em grandes metrópoles, apenas especialistas podem realizar podas e procedimentos similares;
  • Evite plantar árvores com espinhos, galhos pontiagudos, invasores e irregulares, raízes agressivas, frutos ou flores venenosos/tóxicos ou com madeira frágil.

Lista com as Melhores Árvores para Calçadas

Depois das dicas, é só escolher as melhores árvores para calçadas. Preparamos uma lista com todos os tipos, que agradam pessoas de todos os gostos e são indicadas para os mais diversos locais. Acompanhe!

De pequeno porte

Árvores para calçadas de pequeno porte são as mais procuradas por terem um crescimento discreto e baixa manutenção. Esses tipos são ideias para centros e locais com casas germinadas e muito próximas umas das outras. Não renderão problemas futuros e trarão a beleza necessária ao espaço, dando mais cor e um clima leve.

Quaresmeira 

Uma das mais populares, conhecida pelas lindas flores roxas e boa sombra. Cultivada em todas as regiões do Brasil, presentes em parques e pontos de lazer de áreas centrais. Alcança até 10 metros de altura e dá um toque rústico ao ambiente, além de ter folhagem perene (folhas que não caem), ideal para grandes calçadas.

quaresmeira-arvores-para-calcadas

arvores-para-calcadas-quaresmeira

Pau-fava

Também chamada de aleluia ou fedegoso, essa espécie de pequeno forte dá flores amareladas e lindas, dando um tom elegante e alegre a qualquer calçada. Atinge até 8 metros de altura, uma boa opção para diversos lugares!

arvores-para-calcadas-pau-fava

arvores-para-calcadas-pau-fava

Leucena

É uma árvore muito popular na América Central, com aspecto arbustivo e leguminosa. As flores têm formato peculiar que lembra um pompom, além disso, é indicada para regiões quentes e de seca devido à resistência.

arvores-para-calcadas-leucena

Cerejeira japonesa

Definitivamente essa é uma das árvores para calçadas mais lindas do mundo, com suas flores magníficas em tom rosa, comum nos países asiáticos e que se dá muito bem ao clima brasileiro. Chega a 6 metros de altura e tem grande valor ornamental. Para quem ama uma árvore de beleza única e exuberante, é uma ótima escolha.

arvores-para-calcadas-cerejeira

Pata de Vaca

Apesar de ser uma árvore semicaduca (na qual há derrubada de folhas), a pata de vaca é ótima para calçadas com fiação elétrica, já que não cresce muito. Além disso, as folhas são usadas para chá no combate de determinadas doenças.

arvores-para-calcadas-pata-de-vaca

Além de flores, a pata de vaca é uma das árvores para calçadas que possui propriedades medicinais

Ácer

Tem pequeno forte e folhas que variam conforme a estação, alcançando, no máximo, 8 metros de altura. São indicadas para regiões serranas e cidades interioranas.

arvores-para-calcadas-acer

De sombra

O grande objetivo de muitas pessoas que buscam modelos de árvores para calçadas é encontrar uma espécie que dê muita sombra. Num dia quente, faz toda a diferença, não é? Para quem ama frescor e tudo de bom que uma árvore pode oferecer, esses tipos são os recomendados:

Flamboyant

Espécie famosa que é vista comumente nas cidades, resiste ao calor e muda o tom das folhas de um verde para um vermelho vivo, ótima para áreas com gramado (e para trazer sombra, claro). Só é preciso se atentar à manutenção e o modo de crescimento da planta e de sua raiz.

arvores-para-calcadas-flamboyant

Melaleuca

A melaleuca tem um valor funcional incrível. Seu óleo é considerado milagroso e indicado para muitos problemas de pele. Nativa da Austrália, tem um tronco diferenciado e florada ornamental. Atinge até 15 metros, contra-indicada para áreas com rede elétrica.

arvores-para-calcadas-melaleuca

Aroeira

Caso seu objetivo seja atrair pássaros, a aroeira é uma ótima opção de árvores para calçadas, tudo por causa de seus frutinhos vermelhos. Chega até 12 metros de altura e destaca bastante as fachadas e jardins.

arvores-para-calcadas-aroeira

Floríferas

Uma árvore florífera sempre chamará atenção, ainda mais se for uma cor diferenciada e charmosa. Felizmente, o que não faltam são espécies de árvores para calçadas dessa linha para você deixar a frente da sua casa/chácara com mais vivacidade e exuberância!

Jacarandá 

Uma das árvores nativas mais clássicas, pode ser vista em muitas áreas urbanas. As flores roxas deixam até as ruas mais bonitas quando caem, além de um tronco resistente a muitos abalos e ataques de pragas, que faz com que a árvore dure por muito tempo.

arvores-para-calcadas-jacaranda-1

arvores-para-calcadas-jacaranda

Ipê

Impossível não citar o ipê quando se trata de árvores para calçadas floríferas. Seja o tradicional amarelo, o branco, o roxo ou o rosa, é uma aposta sem erro. Apenas atente-se para o porte, já que algumas chegam até a incríveis 35 metros de altura!

arvores-para-calcadas-ipe-branco

arvores-para-calcadas-ipe

Magnólia

A magnólia é outra árvore comum no Brasil, com flores perfumadas e ótima para o clima subtropical. Indicada para grandes cidades, já que não costumam ter grande porte (atingem de 5 a 10 metros de altura).

arvores-para-calcadas-magnolia-reseda

Resedá

Decídua (que perde folhas), amplamente utilizada em praças, tem flores rosa e pode ser podada facilmente. Chega até a 8 metros, sendo uma ótima alternativa para calçadas.

arvores-para-calcadas-magnolia

Frutíferas

Melhor que sombra ou flores, só uma árvore que também dá frutos. Algumas espécies frutíferas são tão interessantes que combinam com calçadas e atraem animais e até visitantes para a entrada da sua casa quando os frutos começarem a aparecer!

Jabuticabeira

Árvore nativa e exclusiva do Brasil, a jabuticabeira é ótima para climas tropicais e quentes. O crescimento não é rápido, mas ela não demora a começar a dar frutos redondos e escuros saborosíssimos que aparecem em seu tronco.

arvores-para-calcadas-jabuticaba

Pitangueira

Pitanga é uma fruta azedinha que tem muitos admiradores. Também possui valores funcionais interessantes, além de trazer beleza ao ambiente devido à cor quente avermelhada e alaranjada. O porte é pequeno e de baixo crescimento.

pitangueira

Amoreira

Difícil encontrar alguém que não seja apaixonado pelas saborosas amoras. Essas berries são ótimas para a saúde e tem um sabor delicioso. Melhor que isso, a amoreira dá sombra e não costuma demorar para se formar.

amoreira

Mamoeiro

Mamoeiros são comuns em regiões interioranas e surgem na paisagem devido ao plantio facilitado. Muitas vezes, as sementes jogadas em um solo fértil já rendem boas mudas. De baixa manutenção, cresce reto, sem precisar de poda e sem prejudicar a fiação elétrica ou tubulações. Costuma frutificar rapidamente, gerando mamões amarelos e gostosos!

arvores-para-calcadas-mamoeiro

De crescimento rápido

Para a formação de um paisagismo rápido e eficiente, essas árvores para calçadas que não demoram para crescer são as mais recomendadas pelos botânicos. Basta cuidar para que cheguem ao porte ideal e deixem sua calçada com tom naturalíssimo!

Imperatriz

Especialistas afirmam que em menos de um ano a copa da imperatriz já se forma e dá uma ótima sombra. Em três anos, pode chegar a incríveis 15 metros! Também floresce lindamente com um roxo vivo e não exige manutenção frequente.

imperatriz

Oiti

As cidades do Sudeste brasileiro amam essa espécie. Possui uma copa bem definida, com folhas verde escuro que rende muita sombra. Cresce rapidamente e ainda dá um fruto amarelado!

arvores-para-calcadas-oiti

Acerola

A acerola é tão fácil de cuidar que pode até ser cultivada em vasos! Se adapta a todas as regiões do Brasil e aos mais variados tipos de solo, só necessitando de muita drenagem. Já os frutos, são outra vantagem: vermelhos, saborosos e com mais vitamina C que a laranja!

arvores-para-calcadas-acerola


Plantar uma árvore é sinal de respeito e preocupação com o meio ambiente e à natureza, portanto, vale a pena escolher as melhores espécies de árvores para calçadas para fazer a diferença e fazer da sua área mais verde e viva! Pesquise, avalie, peça ajuda e comece já! Depois, conte o resultado pra gente nos comentários. Até mais!

Você pode gostar...