Árvore Artificial: O que é? Passo a Passo e 44 modelos para sua casa

As árvores e arbustos artificiais são também conhecidos como permanentes. Essas plantas são ideais para ambientes internos e são uma mão na roda para quem quer ter um verde dentro de casa, pois não necessitam de cuidados especiais. Quer conhecer mais sobre árvore artificial? Acompanhe o artigo!

arvore-artificial-modelos

Artificial ou Permanente x Semi Artificial

As árvores artificiais são ótimas opções para quem quer decorar uma casa ou escritório com paisagismo. Elas são lindas, realistas e conseguem complementar qualquer tipo de decor. Quem não tem tempo para disponibilizar para os cuidados com plantas naturais, como rega, poda, exposição ao sol, entre outros, pode apostar nesses modelos sem medo.

Para quem não sabe, existem as árvores artificiais, que também são chamadas de permanentes, e as árvores semi artificiais. Elas têm certas diferenças:

  • as árvores artificiais são totalmente feitas com materiais artificiais.
  • as árvores semi artificiais têm em sua composição algumas partes das árvores naturais, geralmente, caule e tronco.

arvore-artificial-bambu-mosso-vaso

Tanto as árvores aritificiais quanto as semi artificiais oferecem mais facilidade para o cultivador, pois mesmo se houver cuidados, ele são mínimos. Elas vão deixar qualquer ambiente incrível e cheio de personalidade, vale a pena investir!

Dependendo da espécie, eles podem ser bastante em conta. As semi artificiais, no entanto, costumam ser mais caras que as artificiais completamente.

Fotos de Modelos e Decoração com Árvore Artificial

Agora que você já conhece a diferença entre árvore artificial e árvore semi artificial, chegou a hora de descobrir quais são as espécies mais conhecidas e que atingiram o gosto das pessoas. Selecionamos algumas para te mostrar, mas há dezenas de tipos de plantas decorativas para sua casa.

Para te ajudar, antes de tudo, vamos citar algumas lojas online que vendem essas árvores, veja:

As vantagens de possuir uma planta artificial, e não uma natural, são as que você pode deixá-las em um ambiente interno e não se preocupar tanto com a manutenção, como cuidados especiais que geralmente elas exigem, rega, iluminação, entre outros. Assim, esses tipos de árvores possuem uma manutenção reduzida e mais durabilidade.

Agora confira os principais modelos para complementar o paisagismo de sua casa!

Bambu mosso

Bambu Mosso artificial é uma das plantas mais requisitadas para compor a decoração de residências ou estabelecimentos comerciais. Elas podem ter entre 1,20 e 2,00 metros, tamanho ideal para ambientes internos.

O Bambu Mossô vem de origem chinesa, é ótimo para a decoração de jardins de inverno e para quem procura um ambiente mais agradável e tranquilizador. O que mais chama atenção é seu tronco exótico, que é entortado – ele pode ser modelado – e suas folhas que são pequenas e delicadas.

Geralmente o tronco é natural e as folhas confeccionadas com poliéster.

Veja algumas ideias de como o Bambu Mosso é:

arvore-artificial-bambu-mosso-modelo

arvore-artificial-bambu-mosso

arvore-artificial-bambu-mosso

arvore-artificial-especie-bambu-mosso

Palmeira

Outra planta artificial bastante comum é palmeira. No entanto, existem diversos tipos de palmeiras que são feitas artificialmente.

A Palmeira Rafia, com o nome científico Raphis excelsa Henry, também é conhecida como Ráfis ou Rápis. Suas folhas são verde escura, estreitas, frisadas e palmadas que lembram um leque aberto. Essa árvore elegante e entouceirada fica bem em qualquer ambiente, muito usada na decoração tropical ou oriental.

arvore-artificial-palmeira-rafia-foto

Modelo da Palmeira Ráfia

Palmeira Areca tem o nome científico Dypsis Lutescens e também é conhecida como Areca-bambú ou Palmeira de Jardim. Essa é uma das palmeiras mais populares no mundo. Suas folhas são grandes, verdes e encurvadas. As palmeiras areca são bem versáteis, mas são mais utilizadas em decoração tropical.

Palmeira Phoenix ou Fênix também é muito utilizada no mundo inteiro. A maioria dos locais oferece essa árvore semi-artificial, que é muito similar à natural, é produzida manualmente com materiais de excelente qualidade, contemplando a qualidade visual e semelhança com as originais.

Palmeira Kentia tem o nome científico Howea forsteriana e é também conhecida como Palmeira do Paraíso ou Palmeira-Quência. Essa árvore é originária da Austrália e uma das mais belas e populares palmeiras usadas na decoração de interiores.

Veja algumas ideias de como as palmeiras são:

arvore-artificial-mini-palmeira-areca

arvore-artificial-mini-palmeira-phoenix-luxo

arvore-artificial-mini-palmeira-phoenix-vaso

arvore-artificial-mini-palmeira-phoenix

arvore-artificial-mini-palmeira

 

arvore-artificial-palmeira-rafia

arvore-artificial-palmeira-vaso

Buchinho

O buchinho artificial é uma planta delicada e bem querida por muita gente. Ele é um tipo de arbusto, considerado lenhoso e originário da China. O buchinho é muito cultivado graças a sua flexibilidade quanto ao seu formato, e exatamente por isso ele pode ser utilizado em uma infinidade de decorações sozinho ou em conjunto com outras plantas artificiais.

Uma das principais qualidades do buchinho é que ele é amplamente duradouro. A planta natural geralmente cresce muito, mas quando é artificial ela não precisa receber poda. Outra novidade é que ele também pode também ser aberto ao meio e usados como duas metades.

Esse tipo de árvore pequena também é bastante usado em festas, como casamentos, bodas, batizados e aniversários.

Veja algumas ideias de como o buchinho é:

arvore-artificial-buchinho-com-flores

arvore-artificial-buchinho-de-grama

arvore-artificial-buchinho-dois-tamanhos

arvore-artificial-buchinho-duplo

arvore-artificial-buchinho-varios

arvore-artificial-buchinho-vaso-grande

arvore-artificial-buchinho-vasos

arvore-artificial-buchinho

Ficus

Outra planta artificial bastante utilizada em casas e escritórios é a Ficus. Ela é muito sofisticada e delicada e deixa qualquer ambiente com muita classe. Ela também é conhecida como Figueira Chorão ou Chorona ou Fico-Chorão e conta com um tronco natural 150cm. É um dos exemplares mais populares na decoração de ambientes internos.

Originária do sul da Ásia, essa árvore tem folhas ovaladas e tem a orla ligeiramente ondulada. Existem muitos modelos de Ficus, que se diferenciam mais pela coloração, há verdes e amarelas esverdeadas. Há também a Ficus Varigata Artificial, que também é originária da Ásia e de clima tropical.

Veja algumas ideias de como a Ficus é:

arvore-artificial-ficus-decoracao

arvore-artificial-ficus-grande

arvore-artificial-ficus-real

arvore-artificial-ficus-vaso-bonito

arvore-artificial-ficus-vaso-branco

arvore-artificial-ficus-verde

Cerejeira

A Cerejeira é muito conhecida, você provavelmente já deve ter visto alguma pelas ruas com suas flores rosas lindíssimas. Especialistas explicam que esse é o nome dado a várias espécies de árvores frutíferas de clima temperado cuja maioria é originária da Ásia. Há cerejeiras frutíferas e outras que são produtoras de madeira nobre.

Ela tem muitos significados para a cultura oriental e por isso é bastante requisitada para compor jardins de inverno e outras áreas internas. Além disso, há jardins externos que ficam lindos com essa árvore colorida, já que existem modelos bem grandes, que imitam as árvores naturais em seu tamanho real.

Além das rosas, quando se trata de árvore artificial, é possível encontrar diversas outras cores. As brancas são muito usadas em casamentos ou noivados.

Veja algumas ideias de como a Cerejeira é:

arvore-artificial-cerejeira

arvore-artificial-estilo-cerejeira-branca

arvore-artificial-estilo-cerejeira

arvore-artificial-flor-cerejeira

arvore-artificial-flor-de-cerejeira

arvore-artificial-grande-cerejeira

arvore-artificial-mini-cerejeira

Mini árvore Bonsai

Bonsai, em japonês bon-sai, significa “árvore em bandeja” ou “árvore num vaso”. Essa é uma técnica milenar que consiste em fazer miniaturas de árvores reais. Esse tipo planta precisa ter outros atributos além de simplesmente estar plantado num vaso raso e pequeno. O bonsai deve ser uma réplica de uma árvore da natureza em miniatura.

Esses modelos devem simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos, além das marcas do tempo e estrutura geral dos galhos. Essencialmente é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados.

O Bonsai não se trata de uma espécie vegetal específica, mas sim de uma técnica utilizada em árvores com o objetivo de “miniaturizá-la” inspirando-se em formas existentes na natureza. E há muitos bonsais naturais, mas também há modelos incríveis artificiais.

Veja algumas ideias de como os bonsais artificiais são:

arvore-artificial-mini-bonsai-cerejeira

arvore-artificial-mini-bonsai-dicas

arvore-artificial-mini-bonsai-especie

arvore-artificial-mini-bonsai-modelo

arvore-artificial-mini-bonsai-modelos

arvore-artificial-mini-bonsai-pequena

arvore-artificial-mini-bonsai-vaso

arvore-artificial-mini-bonsai

E agora como fazer uma árvore artificial? Além de comprar em floriculturas e lojas especializadas, você mesma pode produzir um vaso lindo com um modelo artificial ou semi artificial. Há diversos vídeos que ensinam o passo a passo de como conseguir um resultado bem bonito e agradável.


Gostou de conhecer mais sobre árvore artificial e suas características? São muitas ideias de como utilizá-la na decoração de sua residência ou de seu escritório e muitas espécies para escolher. Qualquer dúvida ou sugestão que tiver deixe um comentário para a gente 🙂

Você pode gostar...