Aquário Plantado: Como montar? Passo a passo e modelos lindos!

Todo animal doméstico merece viver em um ambiente projetado e próximo a seu habitat natural, ainda mais quando se trata de espécies incomuns e que necessitam de cuidados. Essa é a proposta do aquário plantado, para quem ama criar peixinhos e bichos que vivem na água. Muito além do convencional, o ambiente visa melhorar a qualidade de vida deles, além de deixar sua casa mais bonita e cheia de vida. Se você quer apostar nesse conceito, mas é iniciante, confira o artigo com tudo sobre essa estrutura e como montar passo a passo!

aquario-plantado-destaque

O que é aquário plantado? Muita gente ainda tem dúvidas e não sabe detalhadamente como é um aquário plantado. Como o próprio nome revela, trata-se de um modelo que usa plantas naturais em seu interior, reproduzindo fielmente o ambiente em que os peixes e outros animais vivem na natureza.

Essa técnica de aquarismo está na moda, com a intenção de valorizar essas espécies e deixar de lado essas estruturas comuns e artificiais, que não são recomendadas para o bem-estar dos bichos. Além disso, permite criações versáteis e práticas, que se alteram de acordo com a ideia do desenvolvedor, com vários tipos de plantas para deixar o espaço colorido e destacado.

Tanto para a decoração quanto uma alternativa interessante para todos os espaços – com tamanhos variados -, o aquário plantado pode ser montado de muitas formas e com diversos conceitos. Portanto, se você mora em casa, apartamento e até busca deixar seu quarto com mais vivacidade, é uma ótima opção!

aquario-plantado-para-iniciantes

Vale destacar que vários tipos de peixes podem ser criados nesse tipo de aquário, sobretudo os caracídeos e poecilídeos, assim como algumas espécies de camarões e caramujos. No fim, dá para criar um ambiente harmônico em que todos vivam bem, com equilíbrio total entre fauna e flora.

Ficou animado com a possibilidade de ter um aquário plantado em casa? Conheça os modelos e escolha o ideal para você e sua casa!

Tipos e Modelos de Aquário Plantado

High tech

O aquário plantado high tech é uma opção incrementada e moderna que utiliza plantas exigentes, sobretudo quanto a substratos e iluminação. Garante um ambiente interior lindo e exuberante, com tipos coloridos e diferenciados, mas que necessitam de muitos cuidados.

Esse modelo precisa de manutenção frequente, sobretudo na poda, já que as plantas crescem rápido demais. Já os aparatos tecnológicos também devem ser observados para que funcionem perfeitamente e garantam o bem-estar dos animais. O investimento é alto, mas o resultado incrível. Com certeza, fará toda a diferença na decoração de sua casa!

aquario-plantado-high-tech

Low tech

Já o aquário plantado low tech possui montagem mais básica, com o uso de plantas resistentes e que dispensam maiores cuidados. Alguns tipos não precisam nem de substratos ou CO2, além de uma iluminação mais fraca e sem muitos lumens, assim como poucos equipamentos.

Esse modelo é ideal para quem não tem muito tempo para cuidar do aquário ou uma primeira opção para quem deseja ter um aquário plantado em casa. O custo também é baixo, e a beleza depende das possibilidades de plantas e paisagismo desse espaço. A ideia é ser criativo e usar as melhores alternativas!

aquario-plantado-low-tech

Como Montar Aquário Plantado Simples (para iniciantes)

Para quem é iniciante e quer montar seu primeiro aquário plantado, basta ter os materiais corretos e seguir o passo para criar um espaço lindo e ideal para os peixinhos. Vamos explicar o que é preciso e como fazer para não ter erro!

O que é necessário para montar um aquário plantado: aquário, material para o fundo, iluminação, água, plantas, animais, acessórios opcionais. 

  • A primeira coisa a fazer é escolher o tipo de aquário ideal para esse objetivo. São vários tamanhos e formatos disponíveis no mercado, que variam conforme a necessidade do usuário. Especialistas indicam modelos com aproximadamente 45 a 50 cm de altura. Na dúvida, fale com a loja responsável e peça uma recomendação profissional.
  • Depois de comprar o aquário, é preciso fazer a colocação do material de fundo no qual as plantas ficarão. Os substratos oferecem nutrientes essenciais para elas e são indicados para garantir o equilíbrio no espaço. Há várias opções que podem ser utilizadas sozinhas ou em complemento com outro tipo: húmus de minhoca, cascalho, areia fina ou grossa, laterita, basalto negro e substratos industrializados.

Geralmente, o material mais usado por iniciantes em um aquário plantado é o substrato industrializado. Além de vários tipos, já vem pronto e não necessita de tanto tratamento, ao contrário das outras versões. 

como-montar-aquario-plantado

  • Quanto ao tipo de água, muitos especialistas garantem que não há problemas em encher o tanque com água da torneira. Outros porém, dizem que a fonte precisa ser natural e livre dos químicos utilizados na limpeza. Se a única opção é a tradicional, é ideal deixar a água ”em descanso” em um compartimento de 10 a 15 dias antes de ser despejada no aquário.
  • A iluminação é um passo importante na montagem de um aquário plantado simples, justamente para que as plantas realizem fotossíntese. A indicação padrão é 0,5 a 1 watt por litro de água, em uma temperatura de cor entre 5000K e 15000K.

Para isso, você comprar lâmpadas fluorescentes tubulares (econômicas, mas de baixa duração), lâmpadas fluorescentes compactas (que dispensam reatores, mas não são indicadas para aquários com mais de 50 cm) ou HQI (tipo que necessita de investimento maior e ainda gasta muita energia, para tanques grandiosos).

  • Após as etapas anteriores, chegou a hora de pensar nas plantas, o elemento principal desse modelo de aquário. Há uma variedade incrível nas lojas para todos os gostos, umas mais exigentes e outras que dispensam cuidados frequentes. Conte com a ajuda de um especialista do local para decidir qual o melhor tipo para seu caso.

aquario-plantado-pequeno

  • Seu aquário já está praticamente montado, agora faltam os ”habitantes”. A fauna concentra desde inúmeras espécies de peixes atá crustáceos e invertebrados, que devem viver em harmonia. Nessa linha, também há muitas opções nas lojas especializadas.

Não abra mão de ter caramujos e caracóis em seu aquário plantado. Eles são ótimos ”faxineiros” e ajudam a manter a limpeza do local, desde o cascalho até aqueles cantinhos mais difíceis de tirar a sujeira que penetra. Mantenha o naturalismo e poupe trabalho!

  • Já falamos como é a montagem básica do aquário plantado, mas ainda há muitos materiais opcionais para tornar o tanque um local mais divertido e funcional. Vale deixar claro que são dispensáveis, sobretudo em modelos de aquários low tech. Nessa categoria, inclui-se: difusores de CO2, bombas, filtros, skimmers (uma espécie de aspirador que ajuda na limpeza) e objetos de decoração, como troncos e rochas. 

Quando deve-se usar CO2 em um aquário plantado? Segundo aquaristas, apenas em locais com muitas plantas, para que se mantenham saudáveis sempre. Já em estruturas simples e com pouca variedade, esses difusores são dispensados. 

  • Depois desses passos, seu aquário plantado está pronto para decorar a casa e ser admirado!

E a manutenção, como fica?

Desde que tenha uma boa iluminação e bons níveis de CO2, bem como uma limpeza constante (com podas), o aquário mantém um ótimo aspecto e sem a proliferação de algas, que são verdadeiras ”pragas” nesse ambiente, tanto por prejudicar o equilíbrio no espaço quanto por colorir a água e prejudicar os animais. Portanto, atente-se sempre a seu aquário plantado para não ter trabalho mais tarde. Qualquer dúvida, consulte um aquarista.

A limpeza depende do modelo do aquário, tamanho e flora. Geralmente, é necessário uma faxina pelo menos uma vez por semana para garantir o equilíbrio total nesse espaço. 

Fotos de aquário plantado

Para te inspirar, confira muitas fotos de aquário plantado!

aquario-plantado

aquario-plantado-simples

aquario-plantado-o-que-e

aquario-plantado-na-decoracao

aquario-plantado-low-tech

aquario-plantado-ideias

aquario-plantado-em-casa

aquario-plantado-destaque

aquario-plantado-design

aquario-plantado-decorado

aquario-plantado-compacto

aquario-plantado-6

aquario-plantado-7

aquario-plantado-como-e

aquario-plantado-como-fazer

aquario-plantado-como-montar

aquario-plantado-4

aquario-plantado-3

aquario-plantado-5

aquario-plantado-2

aquario-plantado-1


Parece difícil, mas seguindo todos os passos de modo correto e contando com o auxílio de profissionais, você realiza a montagem de um aquário plantado de modo simples e prático. É uma estrutura linda e que, com certeza, deixará sua casa mais charmosa e moderna. Invista e conte o resultado pra gente!

Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário no post! Boa sorte e até a próxima! 🙂

Você pode gostar...