Penteadeira Provençal: Sobre o estilo, materiais e + de 30 modelos

Se tem uma peça que muitas mulheres querem para o quarto, quase que em unanimidade, é a penteadeira. Hoje temos muitas opções no mercado de decoração, sofisticadas e modernas, entretanto, o item que continua prevalecendo na lista de desejos é a penteadeira provençal. Bom, não é preciso dizer o por que, né?

penteadeira-provencal-modelos

Venha ver com a gente tudo sobre penteadeiras provençais

Afinal, qualquer móvel provençal tem uma beleza clássica, que é difícil ter alguém que não se identifique. Com as penteadeiras não acontece nada de diferente, elas são delicadas e estonteantes, com a capacidade de oferecer classe para qualquer ambiente. Não à toa que ela surge em projetos que não sejam o quarto ou closet.

O Estilo Provençal

Estamos falando aqui provençal prá lá, provençal pra cá. Mas afinal, o que é provençal? Para te explicar direitinho, é melhor começarmos pela origem. Esse estilo se difundiu em Provença, no sul da França, onde a graça da decoração estava nas plantações de lavanda e nas características românticas dos móveis e objetos.

penteadeira-provencal-branca-capa-do-post

Leve um pouco da França para dentro de sua casa!

Além disso, o provençal também pode se caracterizar pela presença do mobiliário em madeira, que pode ser crua ou com tratamento e pintura, e até mesmo com técnicas aplicadas, como a pátina. Os tons pálidos são as principais referências, mas atualmente, a febre é colorir os móveis com esse estilo, deixando-os moderninhos.

Os coloridos estão mais presentes e combinam mais com o estilo vintage e retrô. Até fizemos um artigo especial sobre isso, veja só: Penteadeira antiga / retrô / vintage. São tipo assim ó:

penteadeira-provencal-vintage

Penteadeira provençal com estilo vintage

Hoje vamos te mostrar muitas inspirações lindas de penteadeiras provençais, todas com muito romantismo e feminilidade, perfeitas para um ambiente de cuidado com a beleza e bem-estar. Acompanhe!

penteadeira-provencal-branca

Modelos de Penteadeira Provençal

De MDF

MDF é a sigla de Medium Density Fiberboard, que significa placa de fibra de média densidade, e é um termo em inglês. MDF é uma sigla internacional e é um material oriundo da madeira, fabricado com resinas sintéticas. Por ser de fácil fabricação seu uso se popularizou e é, talvez, o material mais utilizado para mobiliários atualmente.

Há também penteadeiras feitas em MDF, que podem ser encontradas de forma crua, sem pintura nenhuma, nem envernização. Mas também há modelos que já vêm prontos de lojas de móveis. Uma ideia é comprar o móvel cru para que você pinte em sua casa, barateando o custo final.

penteadeira-provencal-mdf-cru

Esse é o MDF cru que está disponível para compra, sem retoques

penteadeira-provencal-branca-e-floral

Com pintura e verniz ele fica assim!

O MDF possui uma homogeneidade em sua estrutura e superfície que facilita o trabalho na peça em questão, como a pintura e acabamentos. É possível revestir com PVC ou estampar da maneira que você desejar.

Quando o móvel vem cru para que a gente dê o acabamento, normalmente não vem acompanhado do espelho. O formato pode ser redondo, quadrado, oval, isso vai depender do modelo, e você deverá mandar fazer o espelho sob encomenda ou comprar um que tenha as mesmas medidas.

A penteadeira provençal de MDF geralmente é branca, quando se quer colorir, ela faz mais o estilo retrô como dissemos anteriormente.

Veja alguns modelos lindos que selecionamos para te inspirar:

penteadeira-provencal-branca

penteadeira-provencal-linda-e-branca

penteadeira-provencal-linda

Combine a penteadeira branca com papel de parede floral!

penteadeira-provencal-mdf-branca

Penteadeiras provençais podem receber um toque de camarim!

penteadeira-provencal-mdf-feminina

Modelo rosa bebê deixa o quarto feminino incrível

penteadeira-provencal-modelo-mdf

Modelos de MDF recebe acabamento perfeito

De madeira

Quem é que não gosta de um lindo móvel provençal de madeira? As penteadeiras com esse material são incríveis, pois aproveitam de sua característica versátil e atemporal. Ou seja, mesmo em um ambiente clean, moderno, retrô, enfim, ficam bonitas e elegantes.

A penteadeira provençal de madeira lembram muito as verdadeiras penteadeiras da França e outros países europeus. Por isso são as mais indicadas caso deseje ambientar um cômodo com um estilo clássico. Utilizar a madeira é uma chance de acertar em cheio.

penteadeira-provencal-antiga

A madeira pode ser escura, clara, crua, envernizada ou envelhecida, pode ter certeza que qualquer modelo que você escolher vai ficar perfeita na decoração.

Vale lembrar ainda, que em comparação com o MDF e outros materiais, a madeira apresenta muito mais resistência e poder de durabilidade. Tenha o conhecimento do tipo de madeira do móvel comprado e também se ele necessita de tratamento para não danificar.

Separamos alguns modelos para você conhecer e copiar, veja:

penteadeira-provencal-em-madeira-escura

penteadeira-provencal-em-madeira-estilosa

Seu quarto fica muito clássico com um modelo de madeira

penteadeira-provencal-em-madeira-pintada

A madeira também pode receber tinta, viu?

penteadeira-provencal-pintada

penteadeira-provencal-em-madeira

Madeiras em tons claros são delicadas

penteadeira-provencal-madeira-escura

Veja como o detalhe dos puxadores em ferro dá um charme a mais

penteadeira-provencal-madeira-linda

Modelo com espelho quadrado!

penteadeira-provencal-modelo-madeira

Até a madeira envelhecida deixa o móvel bonito

Infantil

E quem disse que penteadeira provençal é destinada só para mulheres? Meninas também podem ter um móvel lindo desse para começar sua vida de vaidade, se embelezar e guardar seus pertences, como maquiagem e acessórios. Que tal dar uma dessa de presente para sua filha? Ela vai amar!

As penteadeiras infantis tendem a ser menores, principalmente quando são compradas prontas em lojas de móveis, pois são feitas sob medida para o público infantil. Entretanto, é possível adaptar uma penteadeira provençal de adulto para crianças. Uma dica é só escolher uma cadeira que seja regulável na altura.

penteadeira-provencal-criancas

Há diversos modelos de penteadeiras para crianças. Você vai encontrar itens com várias gavetas, com prateleiras, com espelho redondo, quadrado, e até aquelas inspiradas nas personagens mais queridas das meninas, como as princesas e Barbie.

O que muitas pessoas fazem é escolher cores delicadas para as penteadeiras infantis, como o branco e o rosa (podendo ser mais vivos ou pastéis). Os puxadores também podem receber uma cor diferente para dar uma graça a mais. E o estofado das cadeiras – e isso vale para os modelos adultos também – pode receber estampais florais, o que é SUPER provençal.

Veja os modelos de penteadeiras provençais infantis que trouxemos para você:

penteadeira-provencal-infantil-branca-e-rosa

penteadeira-provencal-infantil-branca

penteadeira-provencal-infantil-princesa

Personagens femininas agradam a criançada

penteadeira-provencal-infantil

Personagens do filme Frozen estão em alta

penteadeira-provencal-infantil-rosa

penteadeira-provencal-meninas

Veja como a cadeira trabalhada dá uma outra cara

penteadeira-provencal-pink

penteadeira-provencal-pra-criancas

O espelho pode ser colocado na parede também


A penteadeira provençal não é uma graça? Se o seu sonho sempre foi ter um móvel desse, não hesite em investir. Escolha o material que mais te agrada e voilà! Tem alguma dúvida sobre qual escolher? Mante para a gente nos comentários 🙂

Você pode gostar...