Móveis Laqueados: Dicas, como fazer e 50 fotos de inspiração

Uma moda de decoração dos anos 70 e 80 voltou com tudo para os dias de hoje: o uso de móveis laqueados. Essa técnica é uma ótima maneira de revitalizar itens que já perderam a graça e estão encostados em sua casa, e ainda é bem mais barata que outros tipos de reforma e do que comprar outro móvel, claro. Quer conhecer mais sobre a laca e os móveis laqueados? Acompanhe nosso post e tire todas as suas dúvidas!

móveis laqueados modelos

O que é laca? Quais as vantagens? Quanto custa?

A laca, também conhecida como tinta automotiva ou poliuretano, é um pigmento que tem a função de selar as superfícies de diferentes materiais, desde que sejam sem imperfeições, lisas. Por isso a maior dica antes de fazer a aplicação de laca é lixar muito bem os móveis, se forem de madeira, por exemplo, para eliminar falhas na estrutura. A laca fará o restante do “serviço”, preenchendo as irregularidades da peça.

Ela faz o acabamento sobre muitos tipos de matéria-prima, não só em madeira, pode ser aplicada em materiais como: ferro, metal, vidro, MDF ou compensado. A aplicação deve ser feita com pistola ou compressor. Em todos esses o resultado pode ficar muito bonito, dando a chance àquele móvel caidinho em sua sala!

móveis laqueados penteadeira

É importante saber a tinta laca não é utilizada somente para pintar móveis. Há uma série de superfícies que podem receber esse tipo de tinta: portas e rodapés de madeira; paredes revestidas; peças de artesanatos; entre outros.

No mercado de construção, reformas e também artesanatos você encontra tinta laca na cor branca, principalmente, e em uma cartela incrível de outros tons, mas isso vai depender do fabricante do produto e do local onde for comprar.

móveis laqueados banheiro

Existem também os tipos de acabamentos de cada laca: fosco, acetinado e brilhante. Dependendo do resultado que se quer chegar, você escolherá um ou outro. Você vai encontrar em embalagens de 900ml e 3.600ml de laca.

Os preços também variam de uma loja para outra. Encontramos algumas lojas online de material para casa que vendem laca, veja quais são e os preços dos produtos:

móveis laqueados mesa vermelha

Laca x Tinta Esmalte: Qual a diferença?

A Laca a base de Nitrocelulose se destaca por ser o produto mais convencional deste tipo de técnica de pintura. Desta forma, você consegue encontrá-la mais facilmente em diversas lojas e sua aplicação pode ser feita por qualquer pessoa, não necessitando de um profissional.

O preparo da Laca é simples, ficando pronto com a colocação de um diluente em sua composição – no caso, usa-se Thinner.  É possível laquear com Laca qualquer superfície, mas para isso é preciso passar um Primer Nitrocelulose antes para preparar o móvel.

móveis laqueados rústicos

Já o Esmalte Poliuretano é um produto considerado mais sofisticado e de uso profissional. Ele oferece mais resistência química e física, ou seja, confere uma maior proteção ao móvel contra riscos e produtos químicos.

Entretanto, nada impede que você use essa tinta para a laqueação em casa, entretanto, é melhor se informar antes sobre os cuidados necessários com um especialista.

móveis laqueados como é feito

Quem tem experiência no assunto revela que o Esmalte é mais indicado quando se quer criar móveis de alto padrão, sendo ideal para o caso de quem vai comercializar peças laqueadas. Para quem quer personalizar seu próprio móvel pode optar por qualquer um dos dois tipos.

móveis laqueados brancos

O valor entre a Laca e o Esmalte não se mostra tão diferente. O Esmalte é, em média, 10% mais caro que a Laca, mas isso vai depender de lugar para lugar.

Veja uma breve explicação de Rita Curci, especialista da reconhecida loja Leo Madeiras, sobre quais as diferenças mais comuns entre a laca e o esmalte:

A maior resistência oferecida pelo Esmalte Poliuretano tem uma simples explicação. Ao misturar seus componentes, antes da aplicação, ocorre uma reação química e o produto se transforma na tinta para acabamento. Assim, independente de sua vida útil, este acabamento continuará intacto e resistente a qualquer tipo de agente químico. Um processo diferente acontece com a Laca a base de Nitrocelulose, que é diluída com Thinner, um produto que se evapora rapidamente.

móveis laqueados cozinha

Fotos de móveis laqueados

A beleza dos móveis e outros itens laqueados é indiscutível. Fazer o uso da tinta laca para esse tipo de serviço oferece inúmeras vantagens sobre outros estilos de reformas de móveis. Veja algumas:

  1. A primeira vantagem é que optando pela laqueação, você estará investindo em uma técnica antiga, e que, por conta disso, veio sendo desenvolvida ao longo dos anos e hoje pode ser feita com muita segurança e praticidade.
  2. A segunda vantagem é que o acabamento de um móvel laqueado é muito superior ao de outras técnicas. As tinhas oferecidas também dão a chance de finalizar com diferentes efeitos, outro diferencial.

móveis laqueados escritório

  1. A terceira vantagem é que um móvel laqueado se torna mais resistente, tanto a riscos, quanto a machas e danos causados pelo tempo.
  2. A quarta vantagem é que laquear móveis é sinônimo de requinte e também de economia.
  3. A quinta e última vantagem que citaremos é que a cartela de cores é extensa e isso ajuda muito na hora de personalizar um cômodo de maneira bem alegre e moderna!

Vamos agora conhecer móveis laqueados inseridos em cada cômodo de uma casa? Confira e pegue inspirações!

Na sala

Um aparador, uma estante, uma mesa de centro… todos aqueles móveis que estão na sua sala e que você quer dar uma outra cara podem receber a laqueação (se forem feitos em madeira e MDF, claro).

Separamos fotos de diversas salas com móveis laqueados, em cores vibrantes ou neutras, pra você ficar com vontade de fazer igual.

móveis laqueados aparador

Móveis vermelhos para sua sala

móveis laqueados estante

O amarelo laqueado dá toque alegre

móveis laqueados mesa amarela

Mesa para a sala de estar laqueada

móveis laqueados mesa rosa

Mesa de centro pink

móveis laqueados na sala bar

Cristaleira retrô ganha retoque!

móveis laqueados na sala mesa

Mesa de canto moderno para a sala

móveis laqueados na sala

Rack estiloso recebeu duas tintas lacas

móveis laqueados pretos

Que tal laquear o móvel para o bar na sala?

Na cozinha

Na cozinha, você pode laquear armários e bancadas, sendo sua cozinha americana ou não. As mesas de jantar e cadeiras de madeira também podem receber esse tipo de tratamento.

A tendência do momento é optar por cores fortes, predominando um ou dois tons para toda a cozinha. Desta forma, é melhor você consultar um decorador ou design de interiores se tiver dúvidas de quais cores combinar em sua cozinha.

Veja alguns modelos de cozinhas com móveis laqueados:

móveis laqueados balcão

Cozinhas com ilhas laqueadas

móveis laqueados na cozinha americana

Cores românticas são boas pedidas

móveis laqueados na cozinha armário

Amarelo intenso deixou a cozinha moderna

móveis laqueados na cozinha mesa colorida

Mesa de jantar colorida está na moda!

móveis laqueados na cozinha rosa

Armários com um toque retrô

móveis laqueados na cozinha

Laca preta valoriza os móveis da cozinha

móveis laqueados na mesa de jantar cadeiras

Divirta sua cozinha colorindo as cadeiras

móveis laqueados na mesa de jantar

Mesa laqueada branca para ambiente clean

móveis laqueados vermelhos

Armário para cozinha vintage

No quarto

Se você quer montar um quarto moderno, retrô ou provençal, pode escolher móveis laqueados, sem problemas. Os itens laqueados mais utilizados em quartos são as penteadeiras, criados mudos e cômodas.

Mas você encontra diversas opções em lojas de móveis ou peças antigas em antiquários – aí você colocará a mão na massa para laqueá-las. Escolha suas cores prediletas para estar nesses móveis criativos!

Veja as nossas inspirações para você pensar para os quartos de sua casa:

móveis laqueados cabeceiras

Cabeceiras estilosas laqueadas

móveis laqueados criado mudo

Criado mudo vintage estão super em alta

móveis laqueados quarto branco

Quarto todinho laqueado

móveis laqueados quarto cama

Cama moderna com laca amarela

móveis laqueados quarto de bebê

Até os quartos de bebê podem ter móveis laqueados!

móveis laqueados quarto escritório

Tem um escritório no quarto? Olha essa dica!

móveis laqueados quarto roxo

Dica para quarto feminino

móveis laqueados quarto

Cores vibrantes são tendência

Como laquear móveis passo a passo

Quer descobrir como laquear móveis?! Primeiramente, é importante saber que o móvel escolhido para essa arte, deve ser preparado para poder recebê-la. Como falamos antes, ele não pode ter imperfeições, desníveis, golpes ou arranhões, por que se não o resultado não será bom.

A primeira dica é aplicar pasta de madeira nas alterações que estiver neste móvel. Depois que estiver seco e limpo, lixar bem para deixá-lo lisinho.

móveis laqueados pasta de madeira e lixa

Aplique pasta de madeira e lixe seu móvel

Outro procedimento que você deve fazer antes de laquear é aplicar uma base seladora, que como diz o nome, vai selar cada buraquinho presente no móvel para que não haja muita absorção de tinta. Também vai ajudar no acabamento. Depois, lixe novamente toda a superfície e elimine todo o pó com um pano seco.

Para começar a laquear, utilize uma pistola e comece a aplicar lentamente, com a tinta laca ou esmalte que escolheu. Faça movimentos de um lado para o outro, indo e voltando. Quando terminar a primeira demão, espere secar por 3 horas. Depois, lixe suavemente e tire o pó novamente com um pano. Aplique uma segunda camada de tinta e espere secar por mais 3 horas.

Após o móvel secar por inteiro, aplique cera incolor com a ajuda de um pincel.

móveis laqueados cadeira de palha

Selecionamos alguns Antes e Depois de móveis laqueados para você ter uma ideia do resultado atingido. 

móveis laqueados antes e depois

móveis laqueados cômoda

móveis laqueados laranja

móveis laqueados passo a passo

móveis laqueados restauração

Agora, fique com os vídeos de Passo a Passo que selecionamos para te ajudar a laquear móveis!

Vale lembrar que quando você opta por aplicar laca ou esmalte em uma peça de madeira, é preciso ter alguns cuidados após essa restauração. A limpeza desse móvel, por exemplo, deve ser feita com detergente neutro ou sabão de coco e um pano limpo. Encere a cada seis meses para manter o brilho e evite a exposição à luz solar.

Espero que tenha gostado de conhecer informações, dicas e inspirações sobre móveis laqueados. Boa sorte!

Você pode gostar...