55 Móveis Coloridos: Passo a passo e Ideias Inspiradoras

Uma das tendências em decoração mais fortes nos últimos anos são as dos móveis coloridos. Eles são requisitados para conferir um toque alegre num ambiente clean, para complementar uma sala já com muitas cores vivas, ou para criar uma atmosfera retrô, com referências dos anos 50 e 60.

A ideia pode chocar alguns, mas muitas pessoas estão se adaptando às cores vibrantes em diversos cômodos da casa: salas, quartos, cozinhas… E as opções não são poucas quando se fala nesse assunto.

móveis coloridos capa do post

Quem quiser aderir a esse estilo pode encontrar mobiliários coloridos em lojas de decoração e design, ou partir para a customização de móveis antigos ou pré-existentes em casa. Tudo para você não desistir de criar ambientes cheios de vida!

Ah, é importante saber que esse tipo de decoração não se limita ao estilo vintage ou moderna, um decor romântico, infantil, clássico e até minimalista pode receber móveis em tons vivos.

móveis coloridos quarto

Se você já está com uma pontinha de animação, venha conhecer o preparamos para você. Tem fotos, dicas e passo a passo de como reinventar os móveis da sua casa, vem ver!

Modelos de Móveis Coloridos para Sala e Quarto

Será que sua sala e quarto estão prontos para ter um móvel colorido na decoração? Pode ter certeza que essa escolha vai encher os olhos de qualquer pessoa que visitar sua casa. E a melhor notícia é que não é preciso ser um entendido em design de interiores para deixar os ambientes com esse resultado.

Para você ter mais familiaridade com o tema, separamos duas tendências em salas e quartos com móveis coloridos: estilo vintage e moderno. Dê uma olhadinha e escolha o que mais te agrada!

Antigos – Provençal, Retrô e Vintage

Aderir a um estilo antigo está cada vez mais fácil. Isso por que, o mobiliário com essas características estão disponíveis em diversas lojas, além dos clássicos antiquários e brechós, onde você encontra peças originais da época e às vezes com bastante desconto.

Uma ideia também é reformar aquele móvel que está encostado aí em sua casa. Sabe aquele móvel da vovó? Ele também pode receber camadas de tinta colorida e fazer sua sala ficar super atual!

móveis coloridos anos 60

móveis coloridos antigos

É interessante criar ambientes retrô com móveis coloridos, pois mesmo tendo fortes referências dos anos 50, 60 e até 70, permeando pela pop art, essa tendência é super atual e as cores fortes utilizadas criam um mix de antigo + moderno.

Cômodas, criados mudos, penteadeiras, aparadores, camas, estantes. Tudo isso pode tornar sua sala ou quarto bem coloridos e irreverentes. Será impossível ter dias ruins com uma decoração tão alegre assim!

móveis coloridos estilo quarto

Você pode apostar em móveis de madeira ou também de ferro, que eram os mais utilizados antigamente.

E se ainda está tímido para adotar esse estilo de móvel para casa, comece aos pouquinhos e vá inserindo pequenas peças de decoração, têxteis, até chegar aos grandes móveis.

É preciso lembrar também que não é preciso escancarar o colorido de vez! Os móveis podem servir para dar apenas um toque divertido àquela sala com interface em tons claros.

móveis coloridos estilo retrô

móveis coloridos provençais

Os móveis retrô têm características bem diferentes do design atual, e por isso são facilmente identificados. Alguns podem ter linhas arredondadas, com curvas e detalhes provençais, remetendo à decoração Europeia.

Mesclar o colorido vivo nos móveis e pintar os puxadores e outros detalhes de branco ou dourado pode dar um detalhe bonito a mais no resultado de sua peça.

móveis coloridos provençal

móveis coloridos penteadeiras

Outros estilos de móveis seguem a tendência dos anos 50, quando houve uma ascensão do mercado industrial e do enriquecimento da sociedade. Nessa época, as mulheres surgiram com ideias mais feministas, deixando de lado a casa como prioridade.

Assim, o mobiliário se adequou extremamente à funcionalidade, que ficou à frente da beleza e design. Como você pode ver, as peças têm características em linhas geométricas e práticas como os conhecidos “pés palito” que surgiam em nichos, estantes, poltronas e mesas.

móveis coloridos retrô

móveis coloridos vintage

Modernos

Para quem não quer transformar a casa em um ambiente nostálgico pode recorrer a móveis modernos. Desta forma, você pode recorrer às lojas tradicionais de mobiliários planejados, que inclusive sempre apresentam novidades em questão de design de móveis.

Essa é uma boa opção para quem quer fugir do retrô com classe e colorir a sala ou quarto sem deixar a sofisticação de lado. São estes móveis que ficam melhores em uma decoração minimalista, por exemplo.

móveis coloridos estilosa

móveis coloridos mesinha

A decoração colorida moderna pode ser feita com móveis atuais, com desenhos convencionais ou que também sejam mais irreverentes. Essa escolha certamente vai causar frisson em quem visitar sua sala ou quarto, pois o resultado fica muito lindo!

móveis coloridos cama

móveis coloridos modernos

Mescle elementos preto & branco com o colorido, isso dá um toque super moderno. Além disso, você pode também colocar “acessórios” como papel de parede, adesivos, têxteis com estampas (como tapetes, cortinas, almofadas, etc) para deixar o ambiente ainda mais divertido!

móveis coloridos poltrona

móveis coloridos quartos modernos

móveis coloridos sala colorida

As linhas geométricas também se fazem presente no estilo moderno, por isso aposte em móveis quadrados, retangulares e que tenham o desenho bem definido.

móveis coloridos sala moderna

móveis coloridos sala

móveis coloridos sofá

Rústicos

Nostalgia total com uma sala ou quarto rústico. E engana-se quem pensa que os móveis rústicos são somente aqueles em madeira crua ou ferro, há como colorir esse tipo de ambiente também!

Aliás, são justamente estes móveis com carinha de fazenda que ganham outro aspecto ao ganharem demãos de tinta ou papéis auto adesivos. Uma técnica bastante aplicada é a decoupage, que faz a colagem de diversos tipos de papel ou tecidos em superfícies, e os móveis também podem ser utilizados para essa arte!

móveis coloridos campestre

Os pallets e caixotes podem ser utilizados para dar toques rústicos a sua sala! Eles podem ser pintados e se tornar móveis super diferentes.

móveis coloridos mesa

móveis coloridos rústicos

Gaveteiros são bem famosos quando o assunto é rusticidade, e uma ideia bacana é colorir somente as gavetas e deixar o restante em madeira. A técnica mais usada para pintar móveis rústicos é a pátina, que consiste em pintar com tinta e depois lixar para dar um aspecto antigo.

móveis coloridos rústico

móveis coloridos gaveteiros rústicos

móveis coloridos tipo rústico

Fotos de Móveis Coloridos para Cozinha

Cozinhas coloridas estão super em alta, sendo super procuradas por famílias de diversos estilos. Isso por que já foi o tempo de investir em cozinhas clean, com o máximo de elementos brancos possíveis.

Com a moda de cobrir móveis e eletrodomésticos com papel contact tudo ficou mais simples de ficar colorido em qualquer cozinha. Falando nisso, recentemente o Doce Obra publicou 3 artigos sensacionais que explicam sobre essa tendência, veja:

Se a sua ideia é comprar móveis coloridos para a cozinha, separamos algumas lojas incríveis que atendem online e que podem te ajudar nessa missão, veja:

Antigos – Provençal, Retrô e Vintage

Alguns detalhes podem fazer sua cozinha se inspirar nas décadas passadas. Você pode misturar estilos, decorando com elementos retrô, provençais e também rústicos.

Os móveis coloridos na cozinha combinam bem com paredes e o chão com revestimentos crus, como tijolos à vista, cimento ou madeira.

móveis coloridos antigo

móveis coloridos antigos

As cristaleiras com desenho antigo são peças fundamentais para ter um resultado elegante. Há diversos tipos, desde as mais simples às sofisticadas e você encontra, principalmente, em lojas de móveis usados. Uma simples reforma pode deixá-las incríveis.

A sua cozinha vai lembrar a cozinha de seus avós e isso pode carregar uma carga emocional grande e benéfica na hora de cozinhar e receber os amigos. Sua cozinha terá histórias para contar!

móveis coloridos cristaleira

móveis coloridos fazenda

Escolha cadeiras coloridas, além de bancadas, armários, mesas para compor uma cozinha bem incomum e divertida.

móveis coloridos para cozinhas

móveis coloridos rústico

Modernos

Uma cozinha moderna se caracteriza por ganhar elementos inovadores, práticos e que deixem o ambiente super organizado, pronto para receber quem quer que seja. Aliados a isto, itens com design irreverente e até futurístico  podem fazer parte dessa decoração.

A mistura de elementos clássicos com modernos também pode ser realizada, mas lembre-se que o ponto principal é resultar em uma cozinha harmônica e bem resolvida.

móveis coloridos cozinha moderna

móveis coloridos cozinha vermelha

Uma dica para não sobrecarregar de colorido é mesclar com cores mais amenas, como branco e creme, ou até mesmo com outros móveis que sejam de madeira.

A cor viva misturada ao tom cru da madeira combina bastante e o ambiente fica aconchegante, além de moderno.

móveis coloridos cozinha

móveis coloridos geométricos

Não se oponha a investir em cores variadas na cozinha. De uma forma cuidadosa você pode brincar com tons vivos em diferentes móveis, e inclusive, uma dica é criar esse estilo somente na cozinha, transformando-a numa espécie de “ponto turístico” da casa 🙂

móveis coloridos modernos

móveis coloridos rosa

Como Pintar Passo a Passo

Agora chegou a hora de se aventurar com as tintas e seus móveis antigos! Como dissemos anteriormente, não é preciso gastar dinheiro com mobiliário colorido novo. É possível criar peças lindas com tintas ou até adesivos – valendo o papel contact.

Veja, basicamente, o que você vai precisar para uma pintura clássica em um móvel:

  • Lixa número 100, específica pra madeira. Uma lixadeira pode ajudar muito!
  • Pano úmido e pano seco para limpar o móvel entre as demãos de tinta.
  • Fundo preparador para metais e madeira para dar uma base para a pintura.
  • Esmalte sintético à base de água fosco ou brilhante, você quem sabe.
  • Verniz protetor para madeira em spray, que protege a peça após finalizar.
  • Tintas especiais para madeira
  • Pincéis ou rolo de espuma ou de lã
  • Lençol velho e jornal para não sujar o local onde você irá se aventurar!

Olha quanta coisa que ficou linda após uma reforma com esses materiais!

móveis coloridos antes e depois


Separamos dois tutoriais que ensinam como pintar móveis antigos, veja só:

 


Está pronto para encarar a nova onda dos móveis coloridos? Anote todas as referências, inspirações e dicas e tente fazer sua pintura em casa ou pesquisa em boas lojas de móveis. Deixe seu ambiente lindo e bem colorido e depois conte para a gente como ficou!

Você pode gostar...