Cores de MDF: dicas para cozinha e quarto!

Os móveis planejados já fazem parte dos projetos de interiores, afinal aproveitar cada cantinho é algo essencial, e a maioria desses móveis é feito através de MDF. E eis que na hora de escolher o projeto surge a dúvida entre quais cores de MDF escolher para os ambientes da casa.

Então, se você está na fase de planejar os ambientes da casa, e tem dúvidas sobre o MDF, o post vai responder várias questões que são bem comuns de causarem dúvida e ainda vai dar aquela ajudinha para escolher as cores de MDF para o seu projeto.

 quarto e cozinha

Diferença MDF e MPD 

diferença entre MDF e MDP

Um erro comum é confundir MDF e MDP, mas essas duas placas de madeira possuem suas diferenças e peculiaridades.

  • MDF: produzido através de fibras de madeira que são compactadas e formam uma placa homogênea. O MDF é mais adequado para projetos em a placa será pintada, inclusive no acabamento estilo laca.
  • MDP: costuma ser confundido com o velho aglomerado, mas na verdade os dois são diferentes. O MDP é constituído a partir de partículas de madeira, e as chapas externas são diferentes, tornando o material heterogêneo. A indicação desse tipo de placa é mais indicada para projetos de linhas retas.

 

Melhores marcas de MDF

            Qual a melhor marca de MDF?

Essa é uma pergunta muito comum em lojas de móveis planejados e a profissionais da marcenaria, afinal ninguém quer um móvel planejado que tenha curto tempo de vida e que se desfaça com o passar dos anos.

E essa pergunta é comum pois já existiu muito preconceito em torno das placas de MDF, que costumavam ter qualidade inferior; mas com o passar dos anos a tecnologia empregada foi melhorando e isso resultou na qualidade do MDF também.

É claro que algumas fabricantes são mais reconhecidas no mercado pela qualidade, e entre as mais conhecidos e renomados estão Masisa, Eucatex e Duratex. No entanto, sempre vale conversar com amigos que já planejaram os móveis com MDF dessas empresas e de outras para avaliar a opinião de pessoas próximas e as experiências obtidas.

 

Dicas de cores de MDF para cozinha 

            Para quem está levando em conta a possibilidade de uma cozinha planejada, mas ainda está em dúvida de quais cores de MDF escolher para o ambiente, vamos para algumas dicas.

 

Branco 

A cozinha branca é clássica e atemporal, então, se a intenção é investir em algo clean, não tenha medo de escolher o MDF branco para a composição do projeto. Além disso, a cor ainda é uma grande aposta para ambientes pequenos, já que ajuda a iluminar o ambiente.

cozinha com ilha

Na bancada, eletros estilo retrô

Para este projeto da cozinha branca, a aposta foi por usar os móveis todos de MDF branco, e apostar em detalhes amadeirados, o que garante maior destaque para o projeto e valoriza o ambiente de cores claras.

 

Mais fotos

cozinha branca pequena

A fruteira decora a bancada

piso madeira cozinha

Os azulejos coloridos adicionam cor ao ambiente

cozinha com fogão de embutir

cozinha branca

Marrom / amadeirado 

            O gosto pelo amadeirado é algo bem comum, afinal é um modo de substituir as madeiras nobres por uma opção mais barata. Na cozinha, os armários planejados e com estilo de madeira criam um visual mais clássico, mas a composição com design moderno e detalhes da cozinha podem trazer um visual mais moderno para o ambiente.

cozinha apartamento

Na parede, o espelho amplia o ambiente

Neste projeto, a aposta foi pelo MDF amadeirado em um tom mais escuro. E mesmo sendo um projeto de cozinha pequena, a cor foi bem empregada com ajuda de outros recursos, como iluminação e espelho na parede, que ajudam a iluminar e ampliar o ambiente.

 

Mais fotos

cozinha americana

Os móveis seguem o estilo de madeira de demolição

cozinha marrom

Na bancada, granito marrom

MDF amadeirado

Neutro 

Variando um pouco do tradicional branco na cozinha, há outras opções de cores de MDF que também funcionam como neutras nos projetos. Algumas opções de cores de MDF para os móveis planejados da cozinha são bege, cinza e neutro, que dão um toque de cor ao projeto, mas mantém a neutralidade do ambiente.

cozinha moderna

No chão da cozinha, porcelanato polido

Nesta proposta para os móveis da cozinha, a aposta foi por um projeto em que o tom varia entre cinza e bege. O resultado é de uma cor clara que compõe todo o ambiente, e deixa o resultado moderno.

 

Mais fotos

armários pretos

A mesa branca compõe a decoração da cozinha

armários cinza cozinha

A lavanderia é uma extensão da cozinha

cozinha bege

No chão, piso de madeira

Colorido 

Para quem quer apostar na cozinha colorida, uma sugestão é incluir as cores a partir dos móveis, por isso vale a pena escolher cores de MDF que deem mais destaque para a composição do projeto.

cozinha azul

Os móveis planejados em azul foram o ponto auge deste projeto de cozinha azul, pois ressaltam o ambiente e dão um toque de modernidade e estilo para a proposta. Na composição da cozinha, a aposta foi pela bancada branca, de modo a ressaltar ainda mais o colorido dos móveis.

 

Mais fotos

cozinha cinza e amarela

O tapete no chão integra os ambientes

decoração cinza e amarela

Na parede, revestimento com ladrilho hidráulico

cozinha colorida

Dicas de cores de MDF para quarto 

Os móveis planejados também podem fazer parte do projeto de decoração do quarto, mas além de escolher móveis em MDF, outra aposta são os pisos flutuantes (laminado, vinílico), que também costumam fazer parte dos quartos, e pedem que a cor de MDF escolhido para o piso fique em harmonia com todo o ambiente.

 

Branco

Entre as cores de MDF, a tonalidade branca é sempre clássica, e no quarto não é diferente. O material de cor suave, fica melhor empregado em móveis e dá leveza e amplitude ao ambiente.

quarto planejado com TV

No projeto para o quarto com televisão, a aposta foi por fazer um armário planejado branco, que servem de apoio para a TV e com pequenas portas que permitem a melhor organização do ambiente. O móvel branco dá suavidade ao quarto, mas o ambiente ainda conta com MDF no piso laminado, que neste caso tem tonalidade e características de madeira em um tom intermediário.

 

Mais fotos

decoração com nichos quarto

Nichos embutidos na parede decoram a parede atrás da cama

quarto com escrivaninha

No chão, piso laminado

quarto branco

Marrom / amadeirado

Para quem não dispensa as características da madeira no MDF, a aposta é mais que bem-vinda para os projetos de quartos. A aplicação dessas tonalidades fica ideal tanto para móveis, quanto para pisos. E no projeto vale usar cores similares tanto no piso como nos móveis, ou cores de MDF distintas, mas harmoniosas entre os dois pontos.

quarto pequeno de solteiro

A cama elevada deixa o quarto moderno

            No projeto do quarto de solteiro, a aposta foi por usar um MDF que imita madeira clara. As placas de fibras de madeira foram usadas tanto na composição dos móveis, como no piso, dando ao projeto uma ideia de continuidade em todo o ambiente.

 

Mais fotos

quarto planejado

A cama suspensa aproveita melhor o espaço

cor piso quarto

O piso e os móveis são da mesma cor

decoração surf quarto

A prancha decora a parede do quarto

quarto planejado madeira

Neutro

Para planejar um quarto com móveis atemporais, vale a pena escolher cores de MDF mais neutras, como bege e cinza. E isso não determina que o ambiente será neutro, a composição da decoração pode ser determinante e ter cores intensas.

quarto casal simples

Na cama, cobre leito floral

Nesta proposta de móveis para o quarto de casal pequeno, a aposta foi pela composição de bege e branco nos armários, dando suavidade ao ambiente, e sem deixar cores pesadas no pequeno espaço.

 

Mais fotos

quarto cinza

Prateleiras decoram a parede

quarto de casal pequeno e neutro

Na cama, almofadas em tons de roxo

decoração quarto moderno

Colorido

Para um projeto mais alegre e cheio de estilo, vale escolher cores de MDF mais intensas para a composição dos móveis do quarto, e assim os móveis ganham poder decorativo no espaço.

quarto de bebê

Detalhes em pink decoram o ambiente

No quarto de bebê, o armário em verde menta tem cor bem suave e é um importante ponto para a decoração do quarto. A cor combina com o papel de parede e o tapete, e assim dá continuidade para a decoração do ambiente.

 

Mais fotos

móveis coloridos

decoração rosa

O quarto de menina foi decorado com rosa

 

Com as dicas do post, vai ficar mais fácil de escolher entre as cores de MDF para móveis e pisos, e assim compor diferentes ambientes.

Você pode gostar...