Camas de Madeira: Dicas para escolher e 47 modelos lindos

Camas de madeira são sinônimo de durabilidade. E não ficam limitadas a isso, são itens clássicos da decoração, que conferem aconchego e naturalidade aos quartos. Que tal conhecer mais sobre esse móvel incrível, que nunca sai de moda e ganha novos modelos e tendências a cada dia? Acompanhe este artigo, tire suas dúvidas e veja inspirações!

camas de madeira capa do post

Vantagens, dicas e preço

As vantagens de investir em um móvel de madeira não são poucas. Elas trazem um custo x benefício incomparável, além de embelezar ambientes de diferentes estilos por conta de sua versatilidade.

A madeira é atemporal, ou seja, está sempre sendo procurada para decoração de diversos ambientes, nunca sai de moda. Com uma cama feita desse material não é diferente, você pode escolhê-la se seu quarto for clean, minimalista, feminino, romântico, provençal, rústico, moderno, entre outros. Enfim, não há tempo ruim para as camas de madeira!

camas de madeira antiga

As madeiras maciças são as que têm mais qualidade, sendo resistentes a danos, como arranhões e furos, além de casualidades do tempo, como umidade e calor. Para protegê-la e/ou recuperá-la basta lixar e envernizar. Esse tipo de madeira vem de árvores de reflorestamento, como pinus, eucalipto, imbuia, teca e araucária.

Optando por uma cama de madeira maciça você estará adquirindo uma peça que passará de geração para geração. Elas são as melhores opções dentre as camas de madeira oferecidas pelo mercado de mobiliário.

camas de madeira beliche

Há desde camas infantis a camas de casal para escolher. Elas são elegantes, robustas e compõe o ambiente de forma natural, ajudando bastante na hora de compor com outros itens da decoração.

camas de madeira maciça

Hoje em dia vemos bastante dois tipos de camas de madeira com mais frequência: as camas feitas de pallet e as camas baixas com estilo oriental.

  1. O primeiro tipo se tornou uma tendência em funcionalidade e decoração, já que este material é facilmente encontrado (os pallets são utilizados para transportar tintas, etc) e é barato se você optar por comprar. Além disso, há incontáveis tutoriais na internet que demonstram como criar camas e outros móveis de pallets, economizando também a mão de obra de um montador em sua casa.
  2. O segundo tipo, as camas com estilo japonês, também podem ser feitas com madeiras cruas e troncos, mas são encontradas facilmente em lojas de móveis modernos. Elas são muito pedidas no caso de quartos de casal e que seguem uma linha clean ou minimalista.

Veja como fica charmoso esses dois tipos mais fáceis e baratos:

camas de madeira pallet

camas de madeira vantagens

Tirando esses dois modelos mais em conta, o investimento em boas camas de madeira, no entanto, é um pouco alto. Isso acontece devido à boa procedência que a madeira deve ter para que seja uma cama de alta qualidade.

Entretanto, há boas lojas online que oferecem preços mais acessíveis e modelos variados para quartos de casal ou solteiro, como Lojas KD e Dactylo.

Modelos de Camas de Madeira

Moderna

Ambientes modernos pedem móveis com um toque de sofisticação e também de irreverência. Geralmente as camas com esse estilo tem um recorte mais geométrico, ganhando formas e detalhes não muito convencionais para mobiliários.

Você pode optar por uma cama moderna mais simples, que seja chique e charmosa, com uma madeira clássica; ou pode ousar com uma cama que chame a atenção para ela quando se entra no quarto. A partir da cama escolhida você vai criar o restante da decoração, pense nisso.

camas de madeira - modernas

camas de madeira bicama

Camas arqueadas são super diferentes e é como se você não precisasse de mais nada para decorar. Ela por si só já brilha pelo quarto inteiro, e a madeira surge ali para equilibrar todo o frisson que o móvel causa.

Lembre-se que a madeira combina com diversas cores, mas as melhores pedidas ainda são as cores neutras, para não brigar muito com o tom terroso da cama escolhida. Preto, marrom, nude, cinza, grafite, marinho, vinho e rosê são algumas das cores que mais combinam com esse tipo de móvel.

camas de madeira estilo moderno

camas de madeira moderna

Os modelos de camas baixas surgem muito no estilo moderno. Elas são refinadas e podem vir acompanhadas de cabeceiras externas do mesmo material. Trabalhe com as cabeceiras de modo que elas se tornem um dos revestimentos para sua parede, ousado e prático.

camas de madeira moderna com cabeceira

camas de madeira moderna minimalismo

Você também encontra em lojas de móveis conhecidas outros modelos de camas de madeira com desenhos modernos para compor o seu quarto.

camas de madeira modernas e clean

camas de madeira modernas

Rústica

A decoração rústica para o quarto está cada vez mais na moda, e por isso são muitas inspirações que encontramos sobre esse estilo para enlouquecer ainda mais a gente, rs. São referências nostálgicas e ligadas à natureza, para dar aquele toque de casa de fazenda a seu dormitório.

As camas rústicas tendem a serem mais pesadas, tanto no peso, quanto visualmente. Elas não precisam estar em madeira crua, sem acabamento algum. Se for de sua preferência passe verniz para finalizar e dar brilho.

camas de madeira antiga

camas de madeira balanço

Para compor a decoração com esse tipo de cama, invista em elementos de madeira, couro, camurça, ferro, e objetos e outros móveis entalhados. Há lojas de móveis especiais que vendem conjuntos para quartos rústicos, com a cama, guarda-roupa e uma penteadeira, ou criados mudos. Vale a pena pesquisar para que o quarto combine bastante.

Uma cama rústica tende a ganhar muito valor com o passar dos anos, pois é durável e poderá ser usada por outras gerações.

camas de madeira maciça

camas de madeira rústica

camas de madeira beliche

camas de madeira rústicas

Camas baixas rústicas são bem simples e econômicas de se montar, basta usar a criatividade, veja só:

camas de madeira troncos

camas de madeira tipos

Com gaveta

Camas com gaveteiro são funcionais, principalmente quando o quarto não é dos mais espaçosos. Elas ajudam a acomodar roupas de cama ou outros objetos como documentos pessoais, enfim, vai de sua necessidade. O que importa é que as gavetas são úteis e os modelos em madeira são clássicos!

Elas podem ser modelo box ou ter cabeceira de sua escolha, e além das gavetas, podem vir acompanhadas de nichos, que são ótimos para acomodar livros, por exemplo.

camas de madeira clean

camas de madeira nichos

camas de madeira gaveteiro

camas de madeira sapateira

Há modelos de camas infantis, sendo que as gavetas podem ser utilizadas para guardar os brinquedos da criança.

camas de madeira gavetas bebês

As camas baixinhas com gavetas podem ser encontradas de diferentes tipos de madeira e estilos. Até camas de pallets com gaveteiro você consegue fazer!

camas de madeira com gaveteiro

camas de madeira com gavetas

camas de madeira gavetas pallet

Entalhada / Trabalhada

Camas trabalhadas ou entalhadas são aquelas que mais te remetem a épocas antigas, quando tudo era feito à mão com a maior destreza, incluindo os móveis esculpidos em madeira pelos carpinteiros.

Selecionamos algumas camas incríveis com detalhes simples e outras com detalhes mais sofisticados de entalhamento para você se inspirar e ficar com vontade de ter uma igual em seu quarto. Veja só:

camas de madeira - entalhada

camas de madeira cabeceira trabalhada

camas de madeira com madeira entalhada

camas de madeira entalhada

camas de madeira trabalhada antiga

camas de madeira trabalhada

camas de madeira trabalhadas

De palete

O pallet ou palete é a peça queridinha do momento, seja para um decor mais simples ou para algum que tenha mais requinte. Isso por que esse material pode ganhar muitas formas e ter um resultado bem elegante e clean.

As camas feitas com pallet podem ter ou não cabeceiras, ter ou não pés, e ter ou não gavetas. É você quem irá definir. As mais vistas por aí são as que utilizam duas pilhas de pallets, para que ela fique com uma altura razoável.

camas de madeira com palete

camas de madeira de casal pallet

camas de madeira feita de pallet clean

Uma das dicas para dar uma incrementada simples é caprichar na iluminação. Invista em luminárias ou luzes embutidas que se sobressaiam entre as madeiras dos pallets. O resultado fica muito legal e intimista.

camas de madeira feita de pallet

camas de madeira palete de casal

camas de madeira palete

O legal dos pallets também é que eles recebem muito bem qualquer alteração, como tintas e verniz. Então se a sua ideia é colorir sua cama, escolha sua cor predileta e mão na massa!

camas de madeira pallet de casal

camas de madeira pallet

As camas de madeira são realmente para a vida toda. Por isso você pode investir sem medo, sempre escolhendo modelos com madeira certificada e que sejam de boa qualidade. Só assim você ficará livre de problemas como cupins e também de danificações conforme o tempo.

Espero que tenham gostado dos modelos, qualquer dúvida, deixe um comentário para a gente!

Você pode gostar...