Cabeceira de Ferro: Vários estilos e + de 40 fotos para inspirar

Nosso quarto é um dos ambientes mais aconchegantes da casa, além de carregar a nossa personalidade e estilo. Por isso é importante escolher cada detalhe dele para nos sentirmos confortáveis sempre que estivermos nele e a cama deve fazer parte dessa lista. Hoje vamos falar sobre cabeceira de ferro, que é um modelo que tem sido muito procurado para decorar camas ultimamente e que pode fazer parte de muitos estilos de decoração.

Quer conhecer várias ideias de como decorar o seu quarto com uma cabeceira de ferro? Aqui vamos te mostrar muitas e você vai conhecer de perto fotos para te inspirar!

Fotos e Modelos de Cabeceira de Ferro

Casal

A sua ideia é ter uma cama de casal? Bom, há várias ideias de como decorá-la com uma cabeceira de ferro. Você pode escolher uma cabeceira quadrada, com detalhes ou sem, redonda, ou até com formatos típicos das camas provençais, cheios de curvas.

Tudo vai depender do estilo de seu quarto, mas os provençais costumam ficar melhor em quartos femininos e que recebam toda uma decoração do mesmo estilo. Já as quadradas são mais modernas e podem ser inseridas em muitas tipos de ambiente.

Você pode escolher uma cabeceira de ferro, além de diversos formatos, com muitas cores. Cabeceiras coloridas ficam melhor em quartos contemporâneos. Mas as em dourado, preto, cobre ou marrom ficam lindas em quartos rústicos, provençais, com uma decoração clean, entre outros de estilos correlatos.

A cabeceira de ferro combina com vários estilos de quarto e com outros materiais também. É um material versátil que tem sido muito requisitado ultimamente também por sua delicadeza e formatos variados.

Algumas pessoas encontram esse modelo de cabeceira em lojas de móveis antigos ou especializadas em móveis e peças de decoração temáticas. Vale muito a pena um item como esse, pois costumam ser duráveis e deixar qualquer quarto lindo por muito tempo.

Se você optar por comprar essa peça em antiquários, você precisará ter certos cuidados com o ferro. Analise antes de levar a cabeceira para casa se ela está em condições boas para um uso prolongado e se está enferrujada.

Há níveis de enferrujamento que são super fáceis de tratar e não há problemas. No entanto, há algumas que apresentam riscos, pois estão bastante enferrujada e até podem machucar e provocar doenças, como o tétano. Pense nisso 😉

Você pode ver que camas de casal com cabeceira de ferro são super delicadas e ficam incríveis em quartos com as paredes clean. Uma ideia legal é utilizar revestimentos retrô para esse estilo de dormitório, como os tijolinhos à vista, que dão um ar europeu, além de tudo.

 

Tente combinar a cabeceira de ferro com outros elementos de ferro. Desta forma você criará um ambiente com estilo industrial e está super na moda esse tipo de decoração.

Se você quiser um quarto romântico, você deve considerar alguns elementos como lamparinas e luzes pisca-pisca, que com dicas DIY dá para criar decorações incríveis. Além disso, pode apostar em vasos de flores também.

Olha que ideia bacana e super sofisticada. Foi utilizado um portão para fazer as vezes da cabeceira!

A cabeceira de ferro em cama de casal pode ser até simples, mas você é que cria o estilo de seu quarto para que ele ganhe mais personalidade.

Solteiro

Há muitas ideias de camas de solteiro com cabeceiras de ferro para você se inspirar. Qualquer tipo de quarto pode ter uma cama dessa, desde os infantis aos de adultos, o que vai importar é o restante da decoração e a personalização.

Uma dica bem divertida é pintar a cabeceira da cor que você quiser. Há muitos tons para você escolher, sendo que a melhor tinta é a esmalte, que pode ser fosca ou brilhante. tente combinar o tom da cabeceira com o que reveste a parede, e quando dizemos isso não é para ter a mesma tonalidade e sim, cores que se completam.

Cabeceiras em tom preto ou dourado são as que fazem mais sucesso. Essas tonalidades são clássicas e versáteis, pois combinam com quaisquer outros tons

Camas de cabeceira de ferro se tornaram um dos principais desejos de meninas adolescentes. E realmente ela fica bem bonita e estilosa nesse tipo de quarto, ainda mais se ganhar uma decoração personalizada, com referências românticas e delicadas.

Provençal

Como já havíamos dito no início do texto, cabeceiras de ferro combinam muito com o estilo provençal, assim como o rústico e romântico. O desenho contido no ferro chama muito a atenção por suas curvas e delineados únicos. Você vai conferir muito charme ao seu quarto ao escolher uma cama com cabeceira de ferro provençal.

Geralmente, esse tipo de cabeceira ganha cores neutras, como o dourado, cobre ou preto, pois essas eram as cores encontradas nas camas antigas, tanto na Europa, quanto no Brasil. Desta forma, é muito mais fácil de combinar com o restante da decoração e as cores de revestimento da parede.

Esse tipo de cabeceira você encontra em casas especializadas em móveis antigos e antiquários. O preço pode variar bastante, já que alguns itens podem ter peças banhadas a ouro, ser bastante antigas e ser feitas de ferros fundidos.

Para complementar o estilo provençal você pode escolher outros elementos bem comuns a épocas antigas, como o típico dossel, aquela estrutura colocada no teto para que uma cortina caia sobre a cama a fim de dar mais leveza, romantismo e também privacidade. É uma ideia que remete o passado, mas que continua muito fofa ainda.

A cama abaixo utilizou um biombo provençal como cabeceira e nós aprovamos a ideia. E você?

Branca

O branco é uma das cores mais versáteis que existem. Você pode utilizá-lo para decorar o seu quarto com cabeceira de ferro numa boa, sem se preocupar se vai combinar ou não com a parede ou objetos têxteis – pois ela vai, sim! Além disso, essa cabeceira branca vai dar todo o charme que você precisava para o seu quarto.

Uma cabeceira branca combina com paredes em cimento queimado ou de madeira, coloridas ou claras, enfim, nenhum estilo vai tirar a beleza que uma peça desse naipe proporciona. Uma das dicas é saber como decorar o seu quarto a fim de que a cama seja a protagonista.

Flores, peças em madeira, quadros discretos e abajures com luzes baixas são boas ideias para deixar essa cabeceira brilhar e ainda assim criar um clima bastante intimista.

Uma coisa é certa: seja de qualquer estilo que seja, a sua cama com cabeceira de ferro ficará incrível nos quartos de sua casa. Aposte!


Curtiu conhecer nossas ideias de camas com cabeceira de ferro? Aproveite as dicas e fotos que trouxemos para criar um ambiente lindo em sua casa, cheio de personalidade e com o estilo que sempre desejou. Depois, venha contar para a gente como ficou, até mais!

Você pode gostar...