Torneira Gourmet: Como escolher? Dicas e + de 20 modelos

Projetos de cozinhas modernas cada vez ganham mais espaço e trazem novidades que prometem deixar o resultado ainda mais sofisticado, a torneira gourmet é uma delas. A alta procura desses itens nos últimos dois anos fez com que muitas marcas trabalhassem em novas tecnologias, e realmente essas torneiras são um verdadeiro fascínio para quem gosta de design de interiores.

Nesse post vamos te mostrar diferentes modelos de torneiras gourmet, que conhecer? Acompanhe e fique por dentro dessa super tendência!

torneira-gourmet-capa-do-post

Como escolher? Modelos de Torneira Gourmet e Dicas

A torneira gourmet se tornou uma verdadeira febre entre os arquitetos e decoradores no que se trata de projetos de cozinhas. São diversos modelos que encantam por sua beleza, imponência e funcionalidades.

Se você pensa que a torneira só pode ser útil e nem merece tanta atenção assim em sua cozinha, está desatualizado. Além de facilitar a vida das pessoas, a torneira principal da cozinha, hoje em dia, proporciona mais elegância e estilo para o ambiente. Elas têm seu design trabalhado justamente para compor também a decoração.

torneira-gourmet-na-parede

Entretanto, é normal uma dúvida aparecer ao fazer o projeto de qualquer casa: será que a torneira gourmet ficam bem em todo tipo de cozinha? É preciso entender que esse tipo de peça apresenta dimensões e design diferenciados e pode ser que são fique muito bem acomodada em cozinhas com balcão recostados na parede, por exemplo.

Isso por que o tamanho das torneiras gourmet é maior do que as convencionais, apesar de, geralmente, elas apresentarem uma curvatura que pode ser manipulada conforme o gosto do usurário. Mas isso não é tão variável assim, portanto, é melhor conversar direitinho com seu arquiteto para analisar se esse tipo de torneira ficaria legal.

Uma dica importante é verificar se a distância da pia até o armário superior é proporcional e compatível com o modelo escolhido. Isso vai ajudar a definir o melhor tipo de torneira.

Cozinhas com ilha – estilo americanas -, por terem localização central da pia costumam proporcionar um maior grau de destaque a peça. Aí sua torneira gourmet dará um charme especial a pia, que também deve ganhar sua atenção no projeto.

torneira-gourmet-de-70-cm

Revestimentos

Claro que você vai poder decorar sua cozinha como sempre sonhou, mas se seu desejo é colocar uma torneira gourmet deve saber que alguns tipos de revestimento podem desvalorizar o design e brilho desse item moderno.

Alguns tons de pastilhas, cerâmicas ou até mesmo porcelanatos podem ofuscar a torneira gourmet, que geralmente chama bastante a atenção de quem frequenta esse cômodo de sua casa. O tom de fundo, como sugerem os especialistas, não deve contrastar muito com a tonalidade da torneira.

Você pode até achar algumas torneiras gourmet que sejam coloridas e que combinem melhor com a sua decoração, mas você vai ter mais facilidade de encontrar torneiras que sejam metálicas, por isso, se você quer uma dica de decor, não escolha tons que apaguem a peça.

Uma outra ideia que vai proporcionar um ar bem sofisticado para a área gourmet de sua casa, é criar uma iluminação especial direcionada sobre a área do balcão da pai. Assim a torneira ficará bastante valorizada.

Agora conheça alguns modelos mais utilizados de torneira gourmet!

De mesa

A torneira gourmet de mesa é instalada na bancada, assim como qualquer outra torneira convencional deste modelo de instalação. Dependendo de qual for as configurações de tubulações de água de sua casa ou apartamento, você precisará de um tipo de torneira desse.

São vários modelos para escolher. Aqueles que tem uma curvatura toda estilosa, e que costumam ser bem altas (aí a necessidade de você ver a distância dos armários). O modo de ligar normalmente é com uma alavanca, pois é o modo mais moderno que há.

torneira-gourmet-de-mesa-aco

Além do modelo com curvatura, você encontra modelos de torneira gourmet retos, o que pode facilitar na sua escolha se caso sua bancada e armários pedir uma peça com tamanho menor.

O legal é que esse tipo de torneira, além de bonitas, trazem mais funções do que um bocal só. Alguns modelos vêm acompanhado por um filtro e também por uma ducha, tudo para facilitar o dia a dia de quem utiliza a cozinha.

torneira-gourmet-de-mesa-chique

Veja só o design de uma torneira gourmet com a ducha adicional e sua funcionalidade:

torneira-gourmet-de-mesa-chuveirinho

Cozinhas com torneira gourmet de mesa devem ter armários mais altos no caso de ser instalada no balcão recostado na parede. É imprescindível requisitar a ajuda de um profissional para fazer esse tipo de instalação.

torneira-gourmet-de-mesa-cozinha

Escolha bem o tipo de revestimento, que pode ser em qualquer material que desejar – desde que seja apropriado para ambientes úmidos -, para que não ofusca e, sim, ajude a elevar ainda mais a beleza da torneira gourmet. Por ter um design diferente ele vai chamar bastante atenção.

torneira-gourmet-de-mesa-diferente

Torneiras de mesa são ideais para cozinhas americanas, que contam com sua bancada e pia na ilha e aí não tem como ser de parede. Elas ficam incríveis em projetos como este, vale a pena apostar.

torneira-gourmet-de-mesa-modelo

O design desse tipo de torneira também funciona muito bem para pia com cuba dupla. Ela pode ser redirecionada para onde você precisar, além de contar com filtro e ducha. É muita modernidade em um item só, não é mesmo?

torneira-gourmet-de-mesa

De parede

Além da torneira gourmet com instalação de mesa, existe aquelas de parede, que como o nome diz, são feitas para tubulações de água com terminação na própria parede da bancada da cozinha. Esse modelo é menos utilizado que o de mesa, mas há casos que sua escolha é imprescindível.

Você vai aproveitar que ela atende todas as suas necessidades do projeto de sua casa e ainda oferece beleza e sofisticação. Se você for pensar, uma torneira dessa não tem um preço muito baixo, não (a baixo há uma estimativa), mas essa é daquelas peças para casa que são altamente duráveis. torneira-gourmet-de-parede-modelo

É muito chato você fazer a instalação de alguma peça hidráulica em casa e em poucos meses (às vezes até semanas) ver que não é aquilo que esperava e ter um super problema, precisando de reparos e até da troca do equipamento.

Com a torneira gourmet, devido a sua alta tecnologia e qualidade de desenvolvimento, você não terá isso. Ela oferece um tempo de durabilidade bem superior a outros modelos e por isso também que tem um custo bem mais alto. Mas acredita, vale a pena.

torneira-gourmet-de-parede

torneira-gourmet-de-parede-peca

Com filtro

Se você é adepto de praticidade vai adorar saber que as torneiras gourmet também trazem outra novidade: os filtros de água. Sim, você terá uma torneira linda na pia de sua cozinha, combinando com todo o restante de seu ambiente e além disso, poderá aproveitar o benefício de ter uma água filtrada sem necessitar de qualquer máquina purificadora para isso.

Veja um exemplo de como o filtro pode ser disponibilizado nesse estilo de torneira:

torneira-gourmet-filtro

torneira-gourmet-cromada-filtro

Para você compreender melhor e ver que o equipamento é bom mesmo, veja abaixo como é feita a instalação da torneira gourmet com filtro de água (o modelo mais visto e recomendado é o de mesa, nesse caso).

Pegamos um modelo de explicação de uma loja de torneiras, que frisa que o filtro é vendido separadamente. Ele costuma ser encontrado nessas lojas e também em lojas de materiais para construção.

torneira-gourmet-filtro-sistema

São diversos modelos com filtro para você escolher qual melhor ficará em sua cozinha gourmet. Há aqueles que vem com duas torneiras, uma para o filtro outra para água de uso comum. Como este:

torneira-gourmet-cromada-com-filtro

E como este abaixo também, que apesar de ter um filtro bem semelhante aos usados nas torneiras comuns, também podem ser usados juntamente com torneiras sofisticadas:

torneira-gourmet-de-parede-com-filtro

50 cm

As torneiras gourmet são disponibilizadas em dois tamanhos, em 50 cm e 70 cm. Você vai escolher qual é o tamanho que melhor se encaixa no projeto de sua cozinha. Se sua cozinha já está montada, verifique essa centimetragem antes de comprar a torneira.

Elas são mais compactas e oferecem a mesma funcionalidade e estilo para qualquer cozinha. Veja os modelos com essa dimensão que encontramos para você conhecer:

torneira-gourmet-50-cm

torneira-gourmet-com-50-cm

70 cm

Há também torneiras de 70 cm. Pelo que podemos ver na internet, as maiores são as mais cobiçadas pelas pessoas, mas como dissemos antes, é melhor sempre optarmos por um modelo de altura menor que seja proporcionalmente compatível com o local em questão.

É bem melhor do que ofuscarmos a beleza do nosso objeto de desejo e de certa forma, estragarmos o resultado de um projeto tão trabalhoso quanto o de uma cozinha. Dê uma olhada:

torneira-gourmet-70-cm

torneira-gourmet-com-70-cm

torneira-gourmet-com-70-cm-vermelha

O que achou da tendência moderna de torneira gourmet? Elas também podem ser chamadas de torneiras de luxo e podem custar entre R$200 e R$1500. É um dinheiro que será muito bem investido, pode ter certeza! Afinal, quem é que não quer uma peça linda, moderna, funcional e que dure bastante em casa? Compre a sua e conte para a gente o que achou! 🙂

Você pode gostar...