Steel frame: o que é, preço e fotos de projetos e casas!

No mundo da construção civil não faltam termos e definições para os diferentes tipos de obras e elementos arquitetônicos; mas o um nome que tem se destacado é o stell frame.

Esse termo veio da gringa, e aos poucos tem entrado no nosso vocabulário para distinguir um estilo de obra que tem sido cada vez mais usual no Brasil.

E se você ainda não conhece o que é steel frame ou quer conhecer mais desse estilo de construção, é só seguir o post e descobrir tudo sobre essa nova tendência do universo da construção civil.

construção casa

 

O que é Steel Frame?

A tradução literal de steel frame é moldura de aço; e a partir dessa tradução já dá para ter uma dica e/ou noção do que se refere esse elemento.

            Conseguiu imaginar o que é?

Se o termo ainda lhe é estranho, vamos a uma explicação.

O termo que vem da língua inglesa se refere a um modo da construção civil, que é conhecido por construção seca, já que dispensa o uso de tijolos e massa ligante, como o cimento ou concreto.

Nesse estilo de construção, as paredes são construídas a partir de uma estrutura de aço que forma todo o esqueleto da casa. Depois de pronta, essa estrutura é preenchida por painéis/ placas que formam as paredes. 1-2

sobrado

Na proposta, a casa tem dois pavimentos

casa térrea

No projeto, a casa já está com as placas que formam as paredes

Steel frame x Drywall

Não é rara a confusão entre steel frame e drywall, mas esses são sistemas diferentes!

As placas utilizadas na estrutura de aço não são drywall, e apesar de serem parecidas, há diferenças entre esses dois modos de construção e placas de revestimento para paredes.

No caso da construção com estrutura de aço, a obra é mais resistente e as placas podem ser utilizadas até mesmo em ambientes externos sem sofrerem danos com a umidade e chuva.

 

Vantagens e Desvantagens

Vantagens

  • Resistência: a base estrutural em aço é muito resistente e essa é uma grande vantagem da construção steel frame.
  • Limpeza da obra: ao contrário das obras tradicionais com blocos e cimento, a obra feita a partir da estrutura de aço é super limpa e não gera poeira e resíduos, como uma construção tradicional; e por isso ganha o nome de construção seca.
  • Reparos e manutenção: depois da casa pronta não é rara a necessidade de fazer reparos nas instalações elétricas e hidráulicas, e no caso das tradicionais construções há quebra-quebra e muita poeira. Já no estilo steel frame, o local que necessita de reparo é recortado sem gerar poeira, o problema é facilmente solucionado e depois as placas da parede são substituídas.
  • Rapidez na obra: uma característica das obras tradicionais é o tempo prolongado que elas costumam durar, e no caso da construção com estruturas de aço esse tempo é reduzido, e o resultado é que uma obra ao estilo steel frame dura em cerca 1/3 do tempo de uma obra tradicional.
casa pequena

A casa tem telhado cerâmico cinza

  • Reduz custo da fundação: como a obra é mais leve que uma estrutura tradicional de tijolos e concreto, a fundação precisa ser menos reforçada e isso faz com que haja economia nessa primeira etapa da obra, que é a fundação.
  • Ganho de área: como as paredes da estrutura de aço são menos espessas que as paredes de alvenaria, há um ganho de área entre 4 e 5% na construção total.
  • Reduz desperdícios: as estruturas de aço que darão forma ao projeto são fabricadas previamente de acordo com as necessidades do projeto, e apenas montadas na obra, pulando várias etapas de uma obra tradicional e evitando o desperdício de materiais, o que resulta em uma redução de custos.
  • Durabidade: a estrutura de aço usada na montagem do projeto é super resistente e isso reflete na durabilidade da residência, que pode passar de séculos. E isso se comprova por casas americanas que usam essa mesma estrutura e já estão de pé há mais de 200 anos.
  • Paredes prontas: as placas instaladas sobre a estrutura de aço já são lisas e prontas para receberem o acabamento final, como a pintura, o que dispensa todas as etapas como rebocar, alisar e lixar as paredes.

parede casa

 

Desvantagens

  • Ausência de mão-de-obra: como o sistema steel frame ainda é novidade no Brasil, não há muitas empresas e profissionais qualificados para atuar na área, o que torna um pouco complicado na hora de adotar esse sistema para a construção.

processos casa

  • Fixação de quadros: na estrutura de aço e revestimento com placas, não há a mesma facilidade de instalar um quadro na parede como em uma obra de alvenaria. Nesse estilo de construção moderna, a perfuração das paredes deve ser previamente analisada e realizada com materiais específicos.
  • Custo: ainda no quesito de ser um sistema inovador no Brasil, há vários fatores que fazem com que o custo seja mais elevado. Um desses fatores é a falta de concorrência e falta de profissionais especializados, o que gera uma demanda maior que a oferta, e isso eleva o custo da obra.

 

Custo / Preço m²

preço

Até mesmo a base do telhado é feita em estrutura de aço

            O custo ainda é um dos pontos desfavoráveis do sistema de construção steel frame, já que o sistema custa, em média, 15% a mais que uma construção tradicional em alvenaria.

Em uma obra completa ao estilo tradicional, o custo médio é de R$ 1500 o m², já o preço da obra com estruturas de aço pode custar em média R$ 1750 m².

É claro que o valor é um pouco mais elevado, mas considerando todas as vantagens desse tipo de obra o custo pode ser diluído diante dos benefícios e tendo uma valorização em relação ao custo-benefício.

 

Fotos de Casas com Steel Frame

E depois de ver todas as informações sobre a construção seca feita a partir do sistema construtivo steel frame, é hora de se inspirar em projetos de residências que foram montadas através das estruturas de aço.

E para ajudar, separamos uma galeria de imagens de casas que seguem uma arquitetura similar a construções tradicionais, mas que possuem a base feita a partir das estruturas de aço.

sobrado moderno

No projeto, o sobrado tem estilo moderno

casa terreno irregular

A casa elevada é moderna

casa com vidro

Na proposta, estruturas metálicas ficam aparentes

casa com parede de vidro

Paredes de vidro valorizam a casa moderna

casa com piscina

casa com telhado embutido

sobrado simples

O sobrado tem um pequeno jardim na frente

sobrado pequeno

casa com sacada

A casa com dois pavimentos, tem uma sacada no piso superior

fachada moderna projetos modernos

casa com janelas de vidro

Janelas de vidro compõem a fachada

fachadas e projetos

 

Agora que você já conhece mais sobre steel frame e sabe todas as características, vantagens e desvantagens desse tipo de obra, já pode considerar uma alternativa para seu projeto da casa própria com um sistema resistente e inovador no Brasil.

Você pode gostar...