Rodapé Alto: Modelos, Materiais e Dicas de Como Decorar

Rodapé é um daqueles itens não necessários em uma obra, mas essenciais para criar uma decoração diferenciada. Dos acabamentos possíveis para interiores é um dos mais queridos e tem realmente um charme, acrescentando pontos positivos ao ambiente. Uma das opções é o rodapé alto, mas é preciso saber como escolher. Confira dicas a seguir.

rodape-alto-de-marmore

fotos de rodapé alto

estilos de rodapé alto

Como Escolher o Tamanho do Rodapé Alto? Dicas

Rodapé está na lista de acabamentos de parede e pisos para ambientes internos ou externos. Costumeiramente são usados em locais de grande circulação por serem um diferencial na decoração do espaço. Os designers sugerem sempre de acordo com o tipo de piso e ambiente a ser criado.

O principal é entender qual a diferença entre rodapé alto e baixo. Um baixo (tradicional) teria entre três e sete centímetros. Já um alto é superior a isso e ai as medidas são infinitas. Alguns projetos seguem por mais de vinte centímetros acima e podem até se tornar meia parede. Fica na preferência de cada arquiteto e do dono da moradia.

como usar rodapé alto

rodapé alto na decoração

Rodapé alto ou baixo: qual escolher?

A escolha entre o rodapé alto ou baixo depende muito do projeto. Se o ambiente é pequeno a preferência deve ser pelo baixo para não sofrer com o encurtamento visual. Também vale usar a mesma cor da parede para deixar o espaço ainda maior aos olhos.

Ambientes amplos, ao contrário, ficam muito melhores por delimitar espaço e não dá a sensação de estar em um espaço vazio.

rodapé alto em sala de estar

Rodapé alto: qual modelo escolher?

Esta escolha depende do estilo do espaço. Uma sugestão muito usada é o rodapé do mesmo material do piso criando a continuidade visual. Isso ajuda em espaços pequenos para criar a sensação de amplitude, tornando o piso ainda maior e mais largo aos olhos.

ambientes muito amplos (acima dos 20 metros quadrados) a indicação é optar por um modelo de destaque, de cor diferente do piso.

Há ainda a opção de optar pela mesma cor ou semelhante ou ainda igual material de portas e soleiras. Criando a continuidade visual não há problema em optar pelo acessório em espaços pequenos.

rodape-alto-projetos

Materiais para Rodapé Alto

Se você sempre pensou na beleza do item e como ficaria bacana no projeto, aglomere a este pensamento a questão “matéria prima”. O tipo de material usado no rodapé alto pode não influenciar de pronto no resultado, mas na sua durabilidade vai exercer valor.

Os mais usados são:

Gesso – é o mais barato mas nem sempre o melhor. Locais úmidos podem sofrer bastante com esse material porque ele muda de cor(fica amarelado) e acaba caindo. Não pode ter contato com água. Combina com qualquer tipo de piso.

Aglomerado – tem aparência de madeira mas é bem mais barato. Ainda traz a vantagem de não atrair cupins, mas estufa em paredes úmidas.

Poliestileno – é feito de isopor reciclado e com alta durabilidade. Por ser vazado permite a passagem de fios sem problemas. Combina com todo tipo de fio, de madeira a cerâmica. Sua aplicação é super simples: cola industrial.

Porcelanato – a durabilidade longa é uma enorme vantagem. Mas infelizmente não combina com todo tipo de piso, apenas com os de mesmo material ou frios como o cimento queimado.

Madeira – muito usado em acabamentos estilo americano. Combina com piso de madeira também. É de alta durabilidade.

Mármore – também é uma possibilidade. Resistente e altamente durável, tem como contrapartida apenas o valor.

rodapé alto de madeira

Rodapé alto de madeira

rodapé alto de mármore

Rodapé alto de mármore

rodapé alto de gesso

Rodapé alto de gesso

Fotos de Rodapé Alto na Decoração

A verdade é que podemos dar dicas de como usar rodapé alto na decoração, mas cada projeto é completamente individual e exige uma análise criteriosa sobre o modelo ideal. O que fica bom em uma determinada composição em fotos pode não ficar em sua casa na junção de elementos.

Uma das cores mais usadas é o branco por ser tradicional. Pode ser tom sobre tom (parede branca com rodapé branco) ou como elemento de destaque e funciona bem.

Piso claro com rodapé branco é sempre uma boa escolha e funciona para ampliar o espaço

rodapé alto com cerâmica

rodapé alto branco com piso cerâmico

Ambientes modernistas se saem muito melhor com rodapé preto. Mas é preciso ter mais itens na casa com a mesma cor e optar por uma parede clean.

rodapé alto preto para banheiro

rodapé alto para sala de estar

onde colocar rodapé alto

casa clean com rodapé alto

Rodapé alto da mesma cor da soleira da porta é uma ótima proposta para criar continuidade no projeto.

rodapé alto na casa

rodapé alto em casa branca

Em paredes coloridas também é uma ideia moderna e muito querida no universo da decoração. A dica é sempre que houver estampa na parede (papel de parede ou qualquer outro revestimento) é só optar por um rodapé neutro.

rodapé alto com parede vermelha

rodapé alto com parede de madeira

Onde colocar? Tanto em quartos como cozinhas e banheiros o rodapé alto cai muito bem. Mas mais vez relembramos para analisar o projeto como um todo. Uma parede repleta de móveis e itens pode sofrer um pouco por excesso com a aplicação do rodapé.

Você pode gostar...