REBAIXAMENTO DE GESSO: guia completo!

A decoração de um ambiente envolve muitos fatores e é a união desses itens que vai deixar o cômodo agradável e com estilo. Um desses itens que compõem o espaço e é capaz de valorizá-lo é o rebaixamento de gesso. A técnica que fica no teto tem um visual estético super valorizado e isso contribui para a decor do restante do espaço.

 

 

Modelos de rebaixamento de gesso

            Ao falar em forro ou rebaixamento de gesso, logo se pensa em uma técnica única de deixar o pé direito um pouco mais baixo e com acabamento em gesso. No entanto, esse procedimento tem diversas variações, o que ideal para quem está em busca de estilos que combinem com seu projeto.

 

Com dilatação simples

A técnica também é conhecida por tabica ou baguete e apesar de ser muito utilizada pelo visual estético que dá impressão de que o forro está flutuando já que não fica rente a parede; a dilatação também tem a função de garantir que não haja trincas na estrutura.

sala pequena decorada

O bambu decorativo enfeita o canto da sala

Para a sala pequena, o uso da técnica de dilatação foi a escolha. E o tipo de forro é ideal para espaços reduzidos, já que abaixar, o mínimo que seja, o teto pode dar sensação de um espaço ainda menor. A técnica que mantém uma pequena distância das paredes é uma ótima maneira de driblar isso, e dá a sensação de que o ambiente é um pouco maior do que se imagina.

sala de jantar clean

Para a sala de jantar, a proposta de manter a distância da parede também foi a escolha deste projeto. Aqui a tonalidade da parede puxa para uma nuance suave de bege e o teto na cor branca aumenta a suavidade da decoração clean.

quarto de casal pequeno

Almofadas coloridas decoram a cama de casal

A técnica também é muito bem vista para o quarto. Aqui o espaço do casal ganhou o forro com espaços laterais e a estrutura ainda considerou o espaço para a cortina embutida, deixando o resultado ainda mais moderno. Além de valorizar o pequeno espaço, a técnica é uma opção bem atual para quem quer investir na decoração moderna.

banheiro com pastilhas

            Uma certeza é de que a tabica é uma ótima escolha para diversos ambientes, inclusive para o banheiro, como mostra essa proposta. Aqui o ambiente tem teto e paredes brancas o que dá sensação de espaço maior, mesmo com o pé direito mais baixo.

 

Mais fotos 

quarto decorado com espelhos

Os espelhos laterais na cama ajudam a dar amplitude ao quarto

decoração corredor

A decoração com quadros na parede valoriza o corredor

espelho no quarto

Na parede, as pequenas prateleiras criam espaço para decoração

gesso tabica

Com moldura e/ ou rodateto

            O teto com molduras em torno já foi bem utilizado nos projetos, mas ficou esquecido por algum tempo, e aos poucos o rodateto vem ganhando seu lugar novamente. Para fugir de um projeto com traços antigos e fora de moda, a dica é escolher por molduras menos trabalhadas e curvas, e investir em modelos mais lisos e com dimensões proporcionais ao tamanho do ambiente.

quarto de casal com cortina

Os móveis brancos dão suavidade a decoração com cores claras

Este quarto de casal tem uma decoração clássica e ao mesmo tempo moderna, e para não deixar que a moldura quebre toda a harmonia do ambiente, a escolha foi por um modelo com poucos detalhes e mais liso, o que valoriza a peça e não a deixa antiquada. Além disso, a ideia de usar o item para fazer o cortineiro é ideal, assim a decoração mantém-se equilibrada.

banheiro pequeno

O banheiro também pode receber este tipo de acabamento entre a parede e o teto, mas lembre-se de que a moldura deve ter dimensões proporcionais a do ambiente. E neste projeto, o tamanho foi levado em consideração. O acabamento é delicado e o tamanho não se sobrepõe ao espaço do cômodo, mantendo total harmonia no espaço.

rodapé branco

Arandelas na parede garantem uma iluminação sofisticada

A dica de investir em acabamentos com linha reta e sem muitos detalhes pode ser vista com facilidade neste projeto. Aqui o banheiro o teto tem o acabamento super moderno e o rodateto se estende entre a parede e o teto. Além do acabamento na parte superior do ambiente, o banheiro ainda tem rodapé branco, recurso que fica harmonioso com a moldura.

 

Mais fotos

quarto com nichos

Nichos embutidos decoram a parede

quarto com TV

ambientes integrados

Os nichos formam espaço para objetos decorativos

modelos de molduras/ rodateto

 

Com sancas

            Os modelos de sanca de gesso variam entre aberta, fechada e invertida; e a escolha do tipo de acabamento que se pretende é algo bem pessoal. É claro que para não errar há sempre algumas dicas, como evitar modelos exageradamente recortados e com muitos detalhes, afinal a decoração atual pede peças e acabamentos que valorizam um visual mais limpo e menos marcado, assim o estilo torna-se atemporal.

 

sanca aberta

Na parede o revestimento simula tijolo a vista aparente

Neste projeto, a escolha foi pela sanca aberta e o resultado ficou ótimo. O efeito com abertura central deu mais profundidade ao teto, e isso garante sensação de uma sala maior. A iluminação também é um ponto importante do projeto, já que a luminosidade deixa o ambiente aconchegante e também ajuda a aumentar a sensação de espaço amplo.

sala de TV decorada

Apesar de seguir linhas curvas e ser menos utilizada atualmente, a sanca aberta ainda é capaz de garantir modernidade ao ambiente. Isso acontece porque o acabamento tem poucos detalhes e as curvas dão sensação de movimento ao espaço, o que garante o visual contemporâneo.

sanca invertida

A parede vazada com nichos serve de divisória para o ambiente

Para este projeto, a ideia foi por utilizar o modelo invertido, onde a abertura não fica na parte central e sim nos cantos, o que direciona a iluminação para a parede e é uma ótima escolha para quem pretende dar foco a um revestimento, como é o caso dessa decoração, onde o papel de parede da sala ganha mais destaque por conta das luzes.

 

Mais fotos

sala de tv com sala de jantar

A cortina embutida dá modernidade a sala

sala de jantar com sanca

A sanca delimita o espaço da sala de jantar

decoração corredor

O aparador com enfeites valoriza a área o hall

modelos de sanca

salas decoradas

Com rasgos de luz

            Uma maneira diferente e bem atual são os rasgos de luz. A técnica consiste em fazer o forro de gesso e fazer aberturas que tem iluminação embutida, o que garante luz indireta para o ambiente e deixa o espaço mais aconchegante. O item além de dar modernidade ao espaço, também se torna atrativo, pois dispensa o uso de lustres, mas há a desvantagem de ser mais chatinho na hora de limpar, por isso, nessas horas não dá para dispensar o uso de um aspirador de pó e um pano seco.

rasgos de luz parede

A luminária holofote decora o ambiente. O projeto é de autoria da arquiteta Dália Tamler, MTA ARQUITETURA. daliatamler.com.br

Modernidade é a melhor palavra para definir este projeto. Aqui a ideia foi fazer três rasgos que se estendem do teto pela parede e rendem um visual incrível a decoração.

decoração sala moderna

O jardim ao canto do ambiente valoriza o espaço

Nesta sala, o rasgo no gesso foi feito de fora a fora no ambiente, o que dá impressão de um espaço ainda mais comprido. A luz indireta foi complementada por outros pontos de iluminação, como luminárias que garantem maior intensidade de luz, sem comprometer o efeito de aconchego que é passado pelos pontos de iluminação indireta.

cozinha azul

Neste projeto de cozinha moderna a proposta são três rasgos paralelos e posicionados próximos da bancada. A iluminação do ambiente ainda tem o apoio de luzes embutidas distribuídas pelo teto e garantem a luminosidade adequada para a área de preparo das refeições.

 

Mais fotos

sala de jantar com mesa retangular

A mesa retangular segue o desenho do teto

cozinha corredor

O piso de cimento queimado segue uma tendência atual

rasgos de luz no gesso

Iluminação

De embutir: sposts e plafons

             A versatilidade deste tipo de iluminação é marcante, já permite dispensar o uso de lustres e pendentes já que este tipo de luz fica no mesmo nível do acabamento do teto; ou usar a iluminação embutida com lustres, no entanto, neste caso é preciso optar por um modelo que combine com estilo da iluminação. A dica para quem vai usar a iluminação embutida é de que o rebaixamento seja de no mínimo 15 cm para garantir a instalação adequada das lâmpadas, então, se o pé direito já é baixo, talvez essa não seja a melhor alternativa.

 

piso de madeira

A mesa tulipa decora a sala de jantar

Este projeto evidencia a maneira de combinar spots embutidos com o pendente. Para isso, a iluminação embutida foi utilizada rente as paredes para dar um toque de luz indireta, enquanto o pendente ficou reservado para iluminar a área da sala de jantar e definir melhor o ambiente.

revestimento cimentício

A ideia também é uma ótima alternativa para o banheiro, como neste projeto, onde luminárias sobrepostas não fazem parte do espaço e as luzes embutidas e com pontos indiretos são responsáveis por iluminar o espaço. Detalhe para os pequenos spots que ficam próximos da parede e destacam o revestimento cimentício 3D , de modo discreto e que deixam o espaço mais sofisticado.

 

Mais fotos

sala sofisticada

Luzes indiretas iluminam os nichos da parede

sala sofisticada

decoração sala de estar e sala de tv

As sala integradas são delimitadas pelo desenho do teto

decoração sala de estar moderna

O tapete geométrico dá estilo a decoração

iluminação embutida

Sobreposto

            Se você é do tipo que gosta de lustres e pendentes, o forro de gesso também permite esta opção, e assim há a possibilidade de escolher um tipo de acessório para a lâmpada que valorize o ambiente. Para quem vai adotar a iluminação sobreposta, é ideal considerar que o forro não deve ser tão rebaixado para que os mais altos não batam com a cabeça na luz.

 

sala de TV

O sofá listrado dá cor a decoração

Neste projeto o gesso tem acabamento de sanca fechada com iluminação apenas em um dos cantos da parede. E para garantir uma luz mais central a sala, a ideia foi de usar um plafon quadrado e simples, de modo a não adicionar mais informações ao ambiente.

decoração ambientes integrados

Para os ambientes integrados nota-se o uso de diferentes tipos de iluminação. No espaço da sala de estar, a opção foi por um modelo de plafon redondo e discreto que foi instalado rente ao gesso, enquanto a sala de jantar tem um modelo de lustre mais baixo que deixa o espaço das refeições mais aconchegante.

 

Mais fotos

sala pequena com sacada

A cadeira de acrílico no canto dá traços da decor moderna

sala com cortina

banheiro moderno

As pastilhas decoram as paredes do banheiro

decoração cozinha

decoração sofisticada sala

Mesinhas de canto redondas decoram o espaço da sala

Fita led

            A iluminação com fita de led é uma nova alternativa para valorizar o gesso. As fitas que tem pequenos pontos de iluminação de led podem ser encontradas em diferentes tons, como branco, amarelo e até coloridas. A escolha do material é ideal para preencher pequenos espaços e dar um toque sofisticado a decoração, principalmente em espaços entre paredes e até em cortineiros.

 

cortina embutida com iluminação

A colcha branca com texturas é sofisticada

No quarto de casal, a fita de led foi utilizada próxima da cortina embutida, de modo a dar mais sofisticação ao espaço. A luz também é uma ótima forma de iluminar de maneira indireta e pode ser combinada com outros tipos de iluminação, como neste projeto, em que o ambiente ainda conta com luminária e spots embutidos no gesso.

sala de estar industrial e moderna

Neste projeto, o forro de gesso dilatado ganhou um charme a mais com as fitas de led que garantem luz para as paredes, que são de cimento queimado e ficam super charmosas com a iluminação direcionada na cor amarela, o que garante mais aconchego para a sala de estar.

 

Mais fotos

cozinha moderna e minimalista

A decoração minimalista marca a cozinha

bancada colorida

A bancada amarela valoriza o banheiro

piso que imita madeira

decoração home theater

Para o home theater, sofá confortável

sala de tv pequena

Preço

Se você não quer se assustar na hora de projetar uma casa toda com teto de gesso, é sempre bom ter um preço médio em mãos para tentar negociar, mas vamos ressaltar que é uma média e isso pode variar de acordo com o profissional, tipo de detalhes (sanca, iluminação, etc) e até mesmo de  acordo com a região que você mora. Mas vamos ao que interessa… o preço médio do rebaixamento de teto com gesso é de R$ 35.

 

Já deu para notar que o rebaixamento de gesso é mesmo tendência, e com a variedade de modelos e tipos de iluminação é difícil de resistir a um acabamento mais delicado para o teto.

 


Você pode gostar...