Muros de pedras: tipos, técnicas e 50 fotos!

            Os muros de pedras são cada vez mais comuns nas fachadas e segurança das casas, e esse tipo de revestimento tem suas variações, o que permite encontrar a pedra decorativa que mais combina com cada tipo e estilo de projeto.

Para dar uma ajudinha a quem está considerando muros de pedras, o post traz dicas e modelos de pedras mais utilizadas em muros, assim você pode se inspirar nos projetos e conhecer um pouquinho mais desses revestimentos para muro.

modelos

 

Fotos e Modelos de Muros de Pedras

Seca

Este modelo de muro pode ser constituído de diferentes tipos de pedras, e a principal característica é que não usa nenhum material ligante entre peças, por isso o nome de muro de pedra seca.

muro de arrimo pedra seca

O muro de arrimo foi feito de pedras

portão de vidro

O portão de vidro deixa a fachada moderna

Para a construção, o ideal são as pedras achatadas, já que tem melhor encaixe. As pedras são sobrepostas e entre os vãos são colocadas pedras menores, o que garante melhor encaixe e sustentação.

casa com muro

O portão de madeira combina com as pedras

Uma variação desse tipo de muro, são as pedras secas através da técnica de gaiola, o que é muito utilizado em muro de arrimo, uma vez que dá maior sustentação a barreira criada para sustentar a terra. 

pedra seca

Argamassada

            Como o próprio nome já dá a dica, os muros de pedras argamassadas usam um material que dê liga e junte as pedras, e neste caso o material é a argamassa.

O uso da argamassa entre as pedras permite variar no formato das pedras, que podem ter formas arredondadas ou variadas, já que a liga é que vai unir o material, dispensando assim a necessidade de encaixe entre as pedras.

sobrado moderno

O sobrado tem arquitetura moderna

A argamassa usada entre as pedras pode aparecer e ganhar mais destaque com uma distância maior entre as pedras; ou ser menos visível, dando maior destaque para as pedras quando essas estão mais próximas.

pedras com argamassa

sobrado com muro

O sobrado tem telhado aparente

Esse tipo de muro é bem estável, e funciona tanto para sustentações, como para a composição de fachadas.

 pedra argamassada

Grés

A pedra grés é um tipo de revestimento bem versátil para diferentes estilos de projetos, isso porque o material pode ser constituído de materiais diversos e resulta em dois tipos de pedra grés:

  • Pedra grés de argila: como o próprio nome já diz essa variedade de pedra é constituída a partir de uma argila de areia fina. Essa base de argila costuma ser o modelo mais tradicional de pedra grés, e é ideal para revestimento de muros de pedras e pisos externos. O formato desse tipo de pedra pode variar, mas o mais comum é a forma de tijolinhos, que são ligados através de argamassa para a formação do muro.
  • Pedra grés de porcelana: a pedra grés porcelânica tem composição bem próxima da porcelana, e sua característica é a baixa porosidade. Com um visual estético mais elevado e de coloração branca, esse tipo de revestimento costuma ser mais utilizado em projetos internos e tem custo bem mais alto. 
muro decorado com plantas

Pequenos coqueiros compõem a jardinagem

pedra grés

A grade preta completa o muro

Ferro

A pedra ferro ou pedra pericó, como também é chamada, é formada a partir de rochas metamórficas, e o processo natural pelo qual a pedra passa é o que lhe garante a tonalidade ferrugem, que pode variar entre nuances de marrom e até de preto.

pedra ferro fachada

O jardim foi decorado com gramado e coqueiros

filete pedra ferro

A arquitetura da casa envolver amplas janelas de vidro

A variação de tons dessa pedra sempre resulta em tonalidades mais escuras, e dependendo da região que foi extraída esses tons podem variar.

A resistência da pedra ferro é uma característica bem importante do material e por isso é muito empregada em projetos externos, como muros de pedras.

Os formatos em que a pedra pode ser encontrada é outra vantagem, já que é possível encontrar esse tipo de pedra em filetes, cacos, cubos, entre outros.

jardim com pinheiros

Pinheiros decoram o jardim

revestimento muro

fachada casa moderna

A porta de madeira tem aspecto rústico

fachada com pedras

muro com jardim

O pequeno jardim decora o espaço rente ao muro

pedra escura

Granito

O granito é uma pedra natural formada através de minerais, e muito conhecida no uso de bancadas, escadas e até piso. No entanto, ao ser utilizada nesses processos a pedra já passou por tratamentos, como polimento, o que a deixa mais lisa e menos porosa.

casa colonial

A casa segue o estilo de construção colonial

muro de granito

Já os muros de pedras de granito utilizam o material em outra etapa, e dispensam toda a técnica de polimento. Para os muros, a pedra de granito costuma ser usada em sua forma bruta, tendo aspecto mais áspero e com formas irregulares.

A coloração também pode variar, já que o local de extração do granito e os minerais que o compõem podem ter cores diferentes, o que cria uma gama de cores para esse tipo de revestimento de muro.

granito cinza

O granito cinza forma o muro

pedra granito

 

Portuguesa

            Com certeza você já viu a imagem da famosa calçada de Copacabana (Rio de Janeiro). E aquelas pedrinhas que compõem o piso, que são as pedras portuguesas.

A pedra é originária de Portugal e constituída a partir de um mix de calcário e basalto; e sua coloração pode mudar de acordo com o local de onde foi extraída.

muro moderno

Cactos decoram a frente da casa

muro com canteiro

A calçada também foi revestida de pedra portuguesa

Esse tipo de pedra tem alta resistência e durabilidade, o que a torna uma opção perfeita para ambientes externos, e apesar de ser muito empregada no revestimento de calçadas, uma opção são os muros de pedras portuguesas, que formam uma espécie de mosaico e deixam o visual delicado.

muro pedra protuguesa

sobrado moderno com muro

A sacada tem guarda-corpo de vidro

 

Rachão

            Esse tipo de pedra não é exatamente um material, mas sim um tipo de corte empregado em pedras brutas.

pedra rachão

Por conta do corte, o rachão se encaixa melhor e no caso dos muros de pedras secas, o rachão dispensa pequenas pedrinhas entre os vãos para preenchimento das lacunas.

A pedra rachão tem como principal característica a versatilidade, uma vez que pode ser empregada em muros e muretas, ou até como base para muro de arrimo.

jardim com coqueiros

Coqueiros decoram o jardim

muro pedra rachão

São Tomé

A pedra São Tomé é brasileira e extraída de São Thomé das Letras (MG), o que já deixa claro a origem do nome.

A característica dessa pedra é face mais lisa, e a variação de cores que poder ir do amarelo, nuance de branco, rosada, até verde. No entanto, o uso mais comum é dos tons de branco e amarelo.

filete de são tomé

O muro foi decorado com filetes de pedras

pedra são tomé

Para os muros, a pedra costuma ser utilizada em sua forma mais bruta com pedras maiores, tipo lajotas, ou em filetes, o que dá um resultado mais delicado.

mureta de pedra

muro decorado

No espaço externo, pergolado de madeira

Inspirou-se nos muros de pedras? Agora que você já sabe mais sobre as características das diferentes pedras, é só escolher qual material e técnica é mais adequada para o seu muro.

 

 

Você pode gostar...