Muro Pré Moldado: Vantagens, Desvantagens e Dicas

Quando se trata de construção ou reforma, quem não curte uma praticidade, não é mesmo? O muro pré moldado é um desses itens modernos que está ganhando cada vez mais adeptos na construção civil. A proposta partir para o mais prático. O produto pode então diminuir custos em mão de obra e tempo de serviço, o que é uma grande vantagem em alguns tipos de construção que não podem demorar muito. Para quem quer conhecer mais temos boas informações a seguir.

o que é um muro pré moldado

muro pré moldado venenizado

Características, Vantagens e Desvantagens do Muro Pré Moldado

O que é um muro pré moldado?

muro pré moldado é exatamente o que o nome quer dizer: um muro pronto. Ele já vem construído e é instalado pelo empreiteiro da obra. Pode ter qualquer especificação que o cliente chegar quanto à largura, altura e espessura. São vendidos por lojas especialistas no assunto e podem ser construídos com os mais diversos materiais.

São alguns exemplos o concreto (o mais usado), cimento, tijolo e outros tipos de materiais resistentes à ações externas como chuva, sol constante e vento. O espaçamento entre as peças é pré definido de acordo com o uso do muro.

O produto chegou ao mercado com a proposta de diminuir o tempo de serviço em uma obra. Para algumas pessoas parece algo insignificante ampliar a duração de uma construção ou reforma em mais algumas semanas. Mas isso envolve custos de mão de obra (na maior parte das vezes cobrada em diárias) e nem todos podem esperar.

Imagine a situação de seu contrato de aluguel finalizar. E você espera apenas a obra da nova moradia finalizar porque possui alergia a alguns materiais de alvenaria. Uma vantagem quando tudo chega pronto e é apenas montado, não é mesmo?

Onde usar?

E onde usar muro pré moldado? Uma das aplicações mais comuns é em fachadas. Cercamento de terrenos para venda, por exemplo, são práticos com este tipo de material e podem ser feitos em um dia. Podem servir para fachadas prediais e os mais diversos usos. São alguns exemplos: divisórias de casa, criar cozinha americana, expansão, área da piscina, dentre outros. As possibilidades de uso são infinitas.

Como usar?

A instalação do muro pré moldado é feita da mesma forma que se faria a montagem de um mosaico, unindo as peças lado a lado com um pouco de profundidade. Não é necessário ser um especialista. Qualquer bom pedreiro consegue montar mas na maior parte das vezes a empresa é que vende também pode unir os custos de instalação no seu orçamento.

 

instalação de muro pré moldado

modelos de muro pré moldado

Vantagens do muro pré moldado

A limpeza é um dos pontos extremamente considerados com este tipo de material. Os produtos de construção civil deixam muitos resíduos e geram uma enorme dor de cabeça no momento da limpeza. Claro, o muro pré moldado também deixa na aplicação mas em quantidade bem menor. Isso torna a mudança pós obra bem mais rápida e diminuindo custos de limpeza também.

Diminuir os custos de mão de obra também é uma ótima ideia em muitos casos. Uma boa parte dos nossos leitores já pagou empreiteiros por diária e notou um trabalho lento. Com o item pronto não tem como aumentar o período da obra, é só aplicar e pronto em poucas horas, as vezes minutos. O período de secagem é menor e corta bastante o valor da mão de obra.

vantagens do muro pré moldado

Evitar o desperdício também é um dos diferenciais de comprar muros pré moldados. Quando se encomenda a uma empresa o produto ela será a responsável por executar as medidas e os ajustes corretamente. Mesmo os melhores empreiteiros já erraram ou sempre há a sobra de material.

Os sacos de cimento, por exemplo, são vendidos em grande quantidade e sempre sobre alguns itens, ocupando espaço e você paga por eles. Se o muro chegar pronto não haverá sobras. E se houver erros na fabricação, a empresa leva de volta o muro, faz os ajustes e volta com outra peça.

O controle de qualidade também é muito maior quando se compra um pré moldado. Os fabricantes possuem rígidas regras obedecendo os padrões da construção civil. Isso melhora as chances de surgirem infiltrações e outros problemas comuns. Mantem-se o padrão de segurança com maior rigidez que em uma construção avulsa no canteiro de obras.

prós e contras do muro pré moldado

Ele elimina as limitações dos empreiteiros também. Alguns profissionais da área são ótimos em subir paredes e péssimos em acabamentos. Com o muro pré fabricado você pode encomendar modelos com um pouco mais de requinte, em formato de tijolo desenhado em concreto, por exemplo. Você terá um material mais resistente em sua obra e com uma boa aparência e com menor custo.

muro pré moldado: 

  • diminui o tempo de serviço
  • diminui o desperdício
  • economizam cerca de 25% da duração de uma obra

 

Desvantagens do muro pré moldado

Tanta praticidade de chegar com um item pronto tem desvantagens também. A principal é o preço que, se comparado ao material usado, será bem mais caro. Mas como é necessidade de uma obra curta pode valer muito mais a pena.

desvantagens do muro pré moldado

Quanto custa um Muro Pré Moldado? Preço m²

Os preços variam de acordo com o tipo de material, altura e espessura. Um muro de concreto com 1,60 cm x 0.60 cm custa em média R$ 90. Claro, com uma compra em grande quantidade o valor cai sensivelmente.

Modelos com medidas específicas para um determinado tipo de construção possuem os custos mais elevados. Mesmo assim ainda vale a pena solicitar um orçamento e fazer o comparativo com os custos do material para erguer o muro.

Fotos de Muro Pré Fabricado Decorado

O muro pré moldado é como qualquer outro, podendo receber revestimento ou ficar em seu material cru. O ideal é avaliar qual o tipo de revestimento a ser usado para escolher a espessura. Isso porque haverá um acréscimo e pode não se adequar a seu projeto.

como instalar muro pré moldado

onde usar muro pré moldado

pintura em muro pré moldado

tipos de muro pré moldado cores de muro pré moldado

muro-pre-moldado-decoracao

Muro pré moldado com jardim suspenso: por que não? Torna o concreto muito mais bonito em fachadas e jardins

Muro pré moldado e pré fabricado: entenda a diferença

Apesar de serem termos semelhantes porque ambos chegam até o local de instalação prontos, a construção civil os trata de forma diferente. Os pré fabricados são produzidos industrialmente e só entregues na residência para instalação.

Já o muro pré moldado geralmente é  produzido no canteiro de obras, apenas relocados para a instalação. No geral o mesmo nome é usado para os dois pelos fabricantes.

Você pode gostar...