Grades para janelas: modelos, preços e cuidados!

Você sabe quais os melhores tipos de grades para janelas? O elemento não é apenas estético, mas também tem sua funcionalidade, que é garantir maior segurança aos moradores da casa;  e por isso, na hora da escolha é preciso aliar o visual da grade junto ao projeto com a segurança que o modelo dá para a casa.

Para auxiliar quem está precisando de uma ajudinha para escolher entre os modelos de grades, o post traz dicas de diversos tipos de acordo com o material, preços e como manter e cuidar das grades para janelas.

tipos e modelos

Dicas para escolher grades para janelas

  1. Para que a grade escolhida fique harmoniosa com o projeto, opte por um modelo que tenha características próximas do visual estético da casa. Por exemplo: se você optou por janelas e portas em madeira, a grade de madeira segue a mesma tendência.
  2. As grades para janelas podem passar um visual muito carregado e até com aparência de prisão para a fachada do lar. Para fugir desse visual, escolha por um modelo que seja mais clean.
  3. Além de considerar o visual estético, considere também a durabilidade do material. Para isso, analise se a grade está muito exposta a chuvas e sol, e até a ação de corrosão. Cada material é adequado para um tipo de projeto.

Tipos e modelos de grades para janelas

Grades modernas

Se a ideia é investir em modelos de grades que sejam modernos para manter o visual contemporâneo do lar, aposte em versões que tenham o visual clean. Por isso, os modelos com linhas horizontais ou verticais e de mesma cor da estrutura da janela mantém essa aparência clean e moderna.

Outra dica para manter a aparência moderna das grades para janelas, é optar por projetos em que as grades ficam embutidas no espaço da janela e não sobreposta e além da estrutura da casa. Essa aparência deixa o visual mais moderno.

janela com grade clean

O parapeito da janela é de granito

grade embutida

A pintura externa tem efeito de textura

grade horizontal

Na área externa, a aposta foi pelo efeito de grafiato para a pintura

janela pequena

A grade branca fica em harmonia com a janela de mesma cor

janela com grade

janela de blindex

A grade garante proteção para a janela de blindex

grades modernas

Grades de inox

A grade de inox costuma ser um modelo com ótimo custo-benefício, já que é um material resistente e de ótima durabilidade, e ainda tem preço que mais em conta que diversos materiais.

Além de ser durável e com bom preço, outra vantagem deste tipo de material para grades, é que o inox se adapta a diferentes materiais e por isso pode ser combinado com janelas dos mais diferentes tipos, mantendo o resultado harmonioso.

janela blindex com grade de inox

A janela é de blindex

janela de inox

janela com grade simples

A grade ocupa apenas o espaço de abertura da janela

janela de madeira com grade

O mix de madeira e inox é moderno

janela de inox com grade

A grade de inox combina com a janela de mesmo material

grade inox diferente

grade de inox

Grades de madeira

As grades de madeira são ótimas apostas para fugir do visual de prisão que as grades para janela podem transmitir. O material é capaz de passar uma sensação mais aconchegante e isso valoriza o projeto.

Para garantir a durabilidade da madeira usada na grade, é ideal que o material passe por processo de impermeabilização e tratamentos para que a grade seja resistente à exposição ao sol e a chuvas. Ah, e não se esqueça que esse tipo de material exige manutenção com mais frequência.

grade de madeira janela

grade madeira na janela de madeira

As portas e janelas em madeira ficam em harmonia com a grade de mesmo material

fachada moderna

A fachada tem visual moderno

fachada moderna com grade

A grade foi usada no andar térreo e no pavimento superior

banheiro com ofurô

Neste projeto, a grade é interna

grade de madeira moderna

Para janelas internas

 

Uma das possibilidades é usar grades internas no projeto. A grade ficará aparente através do vidro da janela, mas não ficará além da estrutura da janela.

Esse tipo de grade utilizada por dentro é mais segura, já que dificulta a ação de bandidos na tentativa de cortar a grade. No entanto, a colocação e projeto com grade interna deve ser bem realizado para que o visual interno não fique prejudicado pela grade.

grade interna

grade janela de correr

A grade tem desenhos de losango

grade janela de vidro

A janela de vidro deixa a grade a mostra

modelo de grade interna janela pequan

porta de madeira

A ampla porta dá acesso para a varanda

grades internas

Para janelas basculantes/ maxim-ares

Para quem optou por modelos de janelas basculantes ou maxim-ares (com abertura para fora) é preciso considerar qual o melhor tipo de grade usar para não atrapalhar o abrimento da janela.

Nas versões basculantes, há a possibilidade de usar grades internas ou externas, desde que respeitem o espaço de abertura do vitrô. Já para o modelo maxim-ares o mais indicado são as grades para janelas internas, o que não atrapalha a abertura, que pode ser maior ou menor.

janela basculante

janela que abre para fora

A abertura para fora não foi prejudica já que a grade é interna

grade interna janela basculante

A grades foram instaladas rente a janela

grade externa janela basculante

A grande tem certa distância da janela, o que permite a abertura do vitrô

janela banheiro

janela basculante madeira

A janela tem estrutura em madeira

Coloniais/ Ferro fundido

A grades para janelas em ferro também são propostas para o projeto e segurança do lar. Esse tipo costuma ser bem resistente e de grande durabilidade, mas possuem preço mais alto quando comparada a outros modelos de metais, como alumínio e inox.

O visual que segue o estilo colonial, é marcante nesse tipo de grade e é capaz de adicionar um detalhe a mais para a fachada da casa.

sobrado pequeno

As janelas têm estrutura em madeira

grade de ferro

A grade branca se destaca na janela em madeira

grade colonial

A estrutura das janelas cinzas combinam com a cor das grades

modelo em ferro

modelo de ferro fundido

modelos de ferro

Quanto custa? Preço

Além de garantir a segurança do lar, é preciso considerar também o custo das grades para janelas, afinal é preciso unir o útil ao agradável, ou seja, segurança e bom preço.

Então, se você está considerando uma janela de 1,2 x 1 m o preço médio para o modelo em alumínio é em R$ 175. Já as versões em ferro fundido costumam ser mais caras, e a mesma medida pode custar em torno de R$ 600.

 

Cuidados e manutenção

  • Pintura: manter a pintura das grades para janela em dia é ideal para garantir o visual da fachada da casa. A grade pode ser pintada da cor da janela para ficar mais harmoniosa, ou se a ideia é dar destaque, escolha outra cor. No entanto, lembre-se sempre de que a grade faz parte do visual estético do lar, por isso é essencial manter a pintura em dia.
  • Limpeza: assim como as janelas, as grades vão acumulando a poeira e sujeira do dia a dia, e a dica é fazer limpezas frequentes, tanto nas janelas quanto nas grades. Para limpar, você pode usar pode usar pano úmido ou água (evite o excesso de água nas grades de madeira) e remover o excesso de sujeira, mantendo o visual estético da grade na composição da fachada.
  • Corrosão: outro ponto a ser avaliado é a corrosão do material. Verifique se as grades para janela estão em dia e se não há indícios de corrosão, caso necessário é preciso arrumar as grades para manter a segurança da casa. Ah, e se você mora em cidade litorânea e enfrenta o problema da corrosão por parte da maresia, é preciso escolher por materiais mais resistentes a esse fenômeno, como alumínio ou madeira.

 

Agora que você já sabe todas as dicas para escolher e manter as grades para janela, é só escolher o modelo que mais adequado para o projeto e garantir a segurança do lar.


Você pode gostar...