Tipos de forro: vantagens e desvantagens de cada modelo!


Se você está construindo uma casa, ao longo do processo da obra são inúmeras decisões a serem tomadas e uma delas é escolher entre os tipos de forro. Esse elemento, além de ter a função estética de esconder o telhado, vigas e dutos elétricos, ainda tem a funcionalidade de isolante térmico e acústico.

E com tantas funções para o acabamento, não dá para errar no momento da escolha. E para ajudar nessa fase de decisão, elencamos os principais tipos com características, vantagens e desvantagens e fotos de projetos; assim vai ficar bem mais fácil de escolher qual o melhor tipo de forro para o seu projeto.

projetos de forros

 

Forro de gesso 

O acabamento em gesso é um dos mais usuais e é muito característico de projetos com rebaixamento de gesso, já que adiciona mais estilo e valoriza o ambiente.

O acabamento em gesso se divide em dois tipos:

  1. Tradicional: esse é o tipo mais usado entre os modelos em gesso. O acabamento é feito através de placas moldadas de gesso que são encaixadas lado a lado e presas por uma estrutura de arames. O processo de instalação e finalização geram bastante sujeira, mas o custo-benefício é uma das principais características desse modelo.

    forro de gesso tradicional

    As placas precisam de acabamento para esconder as junções

  2. Drywall/ gesso acartonado: para quem não quer sujeiras e busca um processo de instalação rápida, a melhor opção é o Drywall como aposta para o acabamento. O resultado é semelhante ao do gesso tradicional, e a instalação é feita em uma estrutura de metal, onde as placas de gesso acartonado são fixadas.
    gesso acartonado

    A instalação é feita em uma estrutura de aço

     

Vantagens 

  • Iluminação embutida: uma das vantagens no uso de gesso como acabamento, é a possibilidade de fazer a iluminação embutida através de spots de lâmpadas, o que garante um resultado muito mais charmoso ao ambiente.
  • Isolamento acústico e térmico: a capacidade do gesso de isolar barulhos externos e manter a temperatura agradável é um ponto positivo. E para quem busca o máximo de conforto contra ruídos, ainda pode usar o gesso acartonado com lã mineral, aumentando a capacidade de barrar ruídos.
  • Manutenção fácil: o processo de manutenção também é um ponto forte desse tipo de material, já que dispensa manutenções frequentes, e em caso de necessidade é simples de fazer reparos e adequações.

 

Desvantagens

  • Umidade: infelizmente o gesso ainda enfrenta problemas com a absorção de umidade, e isso é um ponto negativo para o uso do material no acabamento de áreas úmidas, como banheiro.
  • Trincas e rachaduras: ao longo do tempo é possível que apareçam trincas e rachaduras nas placas tradicionais de gesso. Para evitar este tipo de problema, contrate uma empresa especializada na colocação do acabamento em gesso.

 

Fotos de projetos

parede de espelho

A parede de espelho amplia o corredor

gesso com rasgos de luz

Na sala de jantar, o teto tem rasgos de luz

forro de gesso

Forro de PVC

Este é um dos modelos mais atuais para o acabamento e tem sido muito utilizado em diferentes tipos de projetos, uma vez que tem muitos fatores positivos.

 

Vantagens

  • Durabilidade: a durabilidade desse tipo de material é muito boa, já que o PVC pode durar até 40 anos, o que torna a opção muito atrativa.
  • Rapidez instalação: a praticidade e rapidez no processo de instalação são características marcantes desse material. As placas são encaixadas entre si e dispensam qualquer outro tipo de acabamento, como pintura.
  • Resistente a umidade: por ser um material industrializado e que se assemelha a um plástico, o PVC é resistente a áreas úmidas e pode ser usado até mesmo no banheiro.
  • Fácil de limpar: a limpeza do PVC é bem simples e com um pano úmido é possível limpar todo o acabamento com rapidez e praticidade.
  • Facilidade de fazer furos: essa é uma característica importante, principalmente pelo fato de instalação de lâmpadas, já que é preciso realizar furos no material para passar a instalação.
  • Variedade de estilos: apesar do modelo branquinho ser o mais conhecido, a verdade é que existem outras variações de cores, e até mesmo modelos que simulam madeira.
  • Preço: é claro que o preço também influência na escolha, e nesse caso o preço é bem atrativo e por isso torna-se uma ótima opção com excelente custo-benefício.

 

Desvantagens

  • Estética: o visual estético não é um ponto favorável, já que o acabamento remete a uma superfície plástica.
  • Isolamento térmico e acústico: o uso das placas de PVC são práticas, mas o material tem baixa capacidade de isolamento acústico e térmico. Para driblar esse problema, uma solução é usar lã mineral entre o forro e o telhado.
  • Não resistente a fogo: o material industrializado tem baixíssima resistência a fogo, e por isso não é indicado para ambientes com altas temperaturas (pode deformar) e com risco de faíscas.

 

Como instalar passo a passo

Se você quer saber como é feita a instalação desse tipo de acabamento, separamos um tutorial com passo a passo que mostra a praticidade na instalação.

 

Fotos de projetos

forro pvc branco

O acabamento branco ilumina o ambiente

forro de PVC sala

A sala pequena tem porta com abertura para a área externa

sala com forro branco

forro de PVC com madeira

As madeiras valorizam o projeto

forro PVC madeira

O acabamento simula madeira

Forro de madeira/ Lambri

A madeira é um clássico nesse tipo de acabamento, e a instalação pode ser feita de diversas maneiras, como Lambri (tábuas são fixadas internamente nas vigas); posicionadas sobre madeiras externas que ficam aparente, entre outras possibilidades.

 

Vantagens

  • Estética: a beleza que a madeira traz para o ambiente é sem dúvida linda. O material é capaz de valorizar ainda mais o projeto e ainda trazer sensação de aconchego.
  • Uso em ambientes internos e externos: a madeira pode ser usada em diferentes propostas e ambientes que podem ser no interno ou exterior da residência, mas nesse último caso é preciso que a madeira passe por tratamento para ficar mais resistente à exposição ao tempo.
  • Atemporal: como é um clássico, a madeira é uma excelente proposta para quem busca um projeto atemporal e que fique em harmonia com diferentes propostas decorativas.

 

Desvantagens

  • Preço: o material nobre precisa ser certificado e tudo isso influência no seu preço, que tende a ser mais elevado em comparação a outros tipos de acabamento. Para quem quer o acabamento em madeira, mas não pretende gastar muito, uma solução é usar o acabamento com rispas de pinus, que tem preço bem mais barato que madeiras nobres.
  • Baixa resistência a umidade: a madeira não tratada tem baixíssima resistência a umidade, e para não enfrentar problemas com bolor na instalação no banheiro ou áreas úmidas, é imprescindível o tratamento do material.
  • Possibilidade de pragas: a madeira está exposta  a possibilidade de infestações de pragas, como cupim, e para evitar o transtorno, a dica é fazer verificações frequentes para combater a proliferação ainda no início.

 

Fotos de projetos

cozinha com fogão a lenha

O estilo rústico e moderno caracteriza essa cozinha

forro de madeira

As paredes de vidro valorizam a vista externa

forro lambri modelos forro madeira

Forro metálico

Esse tipo de acabamento foi mais usual na década de 1960 e marca projetos de botequins e padarias antigas. No entanto, ainda é uma possibilidade para quem quer trazer ao projeto um estilo mais marcante.

 

Vantagens

  • Resistente a umidade: o material metálico tem alta resistência a umidade, o que permite a instalação em áreas úmidas e molhadas, como banheiro e área da piscina.
  • Variedade de formas e cores: há uma gama de estilos para o acabamento, que pode ser de chapas lisas ou com detalhes que formam desenhos. Além do estilo, ainda há possibilidade e variação das cores, já que o material pode ser pintado.
  • Não sofre com pragas: ao contrário de outros tipos de acabamento que estão expostos a proliferação de bactérias, fungos e insetos, o material metálico não enfrenta tais problemas e depende de pouca manutenção.
  • Removível: a instalação pode ser removida com facilidade e caso haja interesse em trocar o acabamento, esse processo não é complicado.

 

Desvantagens

  • Baixo isolamento térmico e acústico: o metal não funciona como bom isolante, e por isso pode haver a necessidade de uso de outros materiais, como lã mineral, para driblar o problema.
  • Não indicado para regiões com maresia: para as cidades litorâneas e que sofrem com o desgaste causado pela maresia esse tipo de revestimento não é indicado.

 

Fotos de projetos

quarto moderno

O projeto tem design moderno

forro metálico

forro de metal

Forro de bambu

O material é uma nova tendência para o acabamento e tem sido muito utilizado como proposta ecológica e sustentável para a obra.

 

Vantagens

  • Estética: o visual estético é um dos principais pontos desse material, já que o bambu é capaz de passar um estilo muito mais atraente e aconchegante para o ambiente.
  • Isolamento acústico: a capacidade do bambu de isolar ruídos é ótima, e isso o torna uma opção com bom custo-benefício para projetos que prezam pela beleza e bom isolamento acústico.
  • Dispensa pintura: o fato de não necessitar de pintura, torna a instalação mais rápida e o processo mais barato.

 

Desvantagens

  • Bactérias e fungos: como o bambu é material natural, há o risco de desenvolvimento de colônias de bactérias e fungos que podem danificar  material. Para evitar tais problemas, é ideal fazer o tratamento adequado no bambu e verificações regulares.
  • Durabilidade: com o passar dos anos o bambu sofre o desgaste natural e é preciso que o acabamento seja renovado.

 

Fotos de projetos 

forro bambu

A decoração com plantas valoriza o ambiente

sala decorada bambu

A luminária coluna foi feita em madeira e é regulável

modelos forro bambu

Forro de cimento/ concreto aparente

Para quem gosta da decoração estilo industrial uma das proposta é fazer o acabamento em cimento aparente. O resultado vai trazer um pouco dessa versão industrial para a decor e dar um estilo super charmoso para o ambiente.

 

Vantagens

  • Dispensa pintura: esse tipo de acabamento dispensa o processo de pintura e isso implica em um processo mais rápido e com custo mais baixo.
  • Apelo estético: o visual do concreto aparente tem grande apelo estético e é capaz de influenciar no estilo decorativo, propondo um visual industrial.
  • Aproveitamento da laje: ao invés de fazer um rebaixamento, uma das possibilidade é deixar o concreto aparente na própria laje, tornando o projeto mais barato.
  • Resistente a umidade: o cimento aparente não enfrenta problemas com locais úmidos, e pode ser uma proposta até mesmo para o banheiro.

 

Desvantagem

  • Escurece o ambiente: por ser de um tom mais escuro o concreto aparente diminui a luminosidade do ambiente e por isso é ideal investir em outros pontos de iluminação, artificial e natural, para equilibrar o projeto.

 

Fotos de projetos

sala de jantar moderna

Na sala de jantar, os móveis em madeira equilibram o efeito do cimento no teto

concreto aparente forro

Poltronas coloridas decoram a sala de estar

decoração industrial

A escada de cimento aparente combina com o mesmo acabamento em outros pontos do projeto

cimento queimado

projetos cimento/ concreto aparente

Forro de fibra mineral

Esse tipo de acabamento é bem característico de comércios e prédios públicos, e isso se deve ao fato de ter um ótimo custo-benefício.

 

Vantagens

  • Excelente isolante térmico e acústico: a capacidade de isolamento de ruídos e manutenção da temperatura é um ponto importante da fibra mineral.
  • Reflexão de luz: o acabamento de cor clara tem boa capacidade para refletir a luz, e isso gera economia de energia, já que dispensa a necessidade de muita luz artificial no ambiente.
  • Não desenvolve bactérias: a composição do material não é um atrativo para bactérias, e por isso é atrativo para quem não quer enfrentar problemas com pragas.

 

Desvantagens

  • Não resistente a locais úmidos: as placas pré-moldadas não são adequadas para locais úmidos e molhados, já que podem manchar com a absorção de água.
  • Difícil limpeza: o material não tem acabamento liso e isso torna a limpeza mais difícil.

 

Fotos de projetos

forro de fibra mineral

As placas pré-moldadas são encaixadas na estrutura de metal

forro placas pré-moldadas

O revestimento branco ilumina a sala

acabamento fibra mineral

O sistema de ar central e a iluminação foram embutidos no acabamento

Forro de isopor

Este tipo de acabamento é caracterizado por sua leveza e isso o torna uma boa uma ótima opção para ambientes grandes, como comércios.

 

Vantagens

  • Isolamento acústico e térmico: o isopor tem alta capacidade de isolamento térmico-acústico, e isso faz com que o acabamento seja uma ótima opção.
  • Resistente a pragas e bactérias: dificilmente esse tipo de material vai sofrer danos pela ação de infestações e colônias, e por isso exige pouca manutenção.
  • Barato: o baixo custo do acabamento faz com que essa seja uma ótima opção para projetos grandes.

 

Desvantagem

  • Baixa resistência ao fogo: o isopor é material que pega fogo rapidamente e por isso não é indicado para espaços que tenham o risco de pegar fogo.

 

Fotos de projetos 

forro de isopor

placas de isopor

As placas pré-moldadas compõem o acabamento

isopor teto

Forro de pallet

Uma possibilidade mais atual para o revestimento é o reaproveitamento de pallets na decoração, e até mesmo o uso como forro de um ambiente.

 

Vantagens

  • Custo: o preço desse tipo de acabamento é um grande atrativo, principalmente no reaproveitamento de paletes, o que deixa o projeto bem mais barato.
  • Desmontável: a facilidade de desmontar o projeto e investir em outro estilo para o acabamento é um fator  positivo, uma vez que os paletes podem ser retirados do acabamento com facilidade.

 

Desvantagens

  • Risco de pragas: como é uma madeira o pallet sofre com o risco de pragas, como cupim. A infestação pode acontecer com o passar dos anos, ou no caso de reaproveitamento do material, a madeira já pode vir com alguma infestação; então, no caso de reaproveitar paletes, a dica é antes analisar se não há cupins ou outros insetos/ pragas na madeira.
  • Visual temporal: o estilo do palete está em alta nos últimos tempos, mas esse é um visual temporal que pode deixar o projeto marcado com um determinado período e estilo decorativo.

 

Fotos de projetos

decoração paletes

A mesa de pallets ganhou tampo de vidro

forro de palete

As gaiolas decorativas funcionam com pendentes para as luzes

forro pallets

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de forro, vai ficar bem mais fácil de escolher qual modelo usar como acabamento na obra. Ah, e se você já usa um desses tipos, conta suas impressões sobre o modelo.

 

You may also like...

3 Responses

  1. Giovanna disse:

    E aquele forro importado, que não tem aqueles risquinhos do tradicional. Quais são as vantagens e desvantagens?

  2. Claudio disse:

    Onde vocês estão? qual telefone

  3. Felipe Jones disse:

    ¡Hola!
    Acabo de hallar todo lo que buscaba tocante a los forros.
    Contenido de película.
    Muchas gracias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *