Forro de madeira: principais características e projetos!


O forro vai além da funcionalidade de isolamento térmico-acústico e tem também caráter estético. Mas quando o assunto é forro, há uma variedades de opções, e a dica de hoje é para quem está considerando o forro de madeira como parte do projeto.

Entre as opções e tipos de forro, a versão de madeira é uma das mais conhecidas e clássicas, e apesar de ser um forro tão usual, há uma variedade enorme que pode ter características bem diferentes de acordo com o tipo de madeira escolhida para o acabamento.

Então, se você está precisando de dicas para conhecer mais sobre as vantagens e desvantagens, características, tipos de madeira, preço e tantas outras peculiaridades sobre forro de madeira é só continuar lendo o post.

 

 

Vantagens e desvantagens

Vantagens

  • Visual: o apelo estético que esse tipo de forro tem é uma vantagem enorme sobre outras opções. Além de ter impactar visualmente, a madeira ainda traz sensação aconchegante para o ambiente, tornando-o mais atrativo.
  • Durabilidade: a madeira é um material de alta resistência e durabilidade, e isso faz com que o forro tenha longa vida-útil.
  • Isolamento termo-acústico*: a madeira tem a grande vantagem de ser um excelente isolante térmico, e isso ajuda a manter a temperatura do ambiente em equilíbrio, sem que o cômodo aqueça ou esfrie demais. Além disso, a madeira ainda é vantajosa no que diz respeito ao isolamento de ruídos e a reverberação de sons.
  • Variedade: a ampla gama de opções de madeira que podem ser usadas no forro é uma vantagem, já que permite aliar estética e custo ($$$). Além da variedade nos tipos de madeira, ainda há a possibilidade de forro de madeira pintado (exemplo: forro branco), envernizado ou não; ou modo de instalação (lambri, com vigas externas, entre outros), características que podem dar novo visual para o acabamento.

tipos de forro

  • Atemporal: a madeira é um material clássico, e o forro com esse tipo de material é uma opção atemporal e que se mantém sempre elegante mesmo com o passar dos anos.

 

*A laje é uma aliada no isolamento termo-acústico, e no caso da ausência de laje, a indicação é usar uma manta entre telhado e forro.

 

Desvantagens

  • Pragas: o forro de madeira tem como desvantagem a possibilidade de manifestação de pragas e fungos. Uma das pragas mais comuns são os cupins, que podem danificar completamente o acabamento. Para não sofrer com tais problemas é indicado fazer verificações regulares no forro, e a qualquer sinal de cupim (pozinho corroído da madeira) é imprescindível contratar uma empresa especializada para combate da praga.
  • Manutenção: esse tipo de forro exige manutenções regulares, como verificação de pragas e renovação da pintura/ envernizado.
  • Preço: o preço de alguns tipos de madeira utilizadas no forro pode ser uma desvantagem pelo alto custo, mas isso varia muito de acordo com o tipo de material utilizado.  O preço da instalação também influencia neste tópico, mas vale pelo custo-benefício.
  • Não indicado para áreas úmidas: a madeira não é o material mais apropriado para áreas úmidas, como banheiro, isso porque o material tende a absorver umidade e pode inchar ou até mofar. No entanto, há possibilidade de usar o material em áreas úmidas, mas desde que a madeira seja tratada.

 

Quanto custa? Preço do m²

O preço do forro de madeira pode variar de acordo com o tipo de madeira escolhida, mas o preço médio gira em torno de R$ 45 m²; sendo que o pinus é a versão mais em conta para forro de madeira. Já as madeiras nobres tendem a ter o preço mais salgado, mas é uma aposta para quem busca uma proposta diferenciada.

 

Madeiras para forro

Pinus

A madeira pinus para forro é uma das mais conhecidas, e tem como principal característica o excelente custo-benefício, já que é durável e com preço acessível.

O pinus é uma madeira de reflorestamento e que tem como características a coloração clara e com nós de madeira aparente. O uso desse tipo de material é bem versátil, e o pinus pode ser envernizado ou não, ou até pintado.

forro de pinus

Nesta proposta, a aparência natural do pinus foi mantida

madeira pinus

Cedrinho

O cedrinho tem como característica a coloração levemente avermelhada e que pode ser mantido ao natural ou com verniz incolor como proposta diferenciada para o forro.

Além do visual estético desse tipo de madeira, o cedrinho também é conhecido pela facilidade de lixar e cortar, o que torna o trabalho de colocação e instalação do forro de madeira mais prático.

forro lambri

O forro foi instalado ao estilo lambri

forro cedrinho

As janelas de madeira ficam em harmonia com o forro

Angelim

A madeira angelim é caracterizada por sua coloração clara, que tende para o marrom suave. Outra característica desse tipo de madeira usada para forro são os nós que marcam o material e trazem a tona esse visual natural da madeira.

beiral angelim

A madeira não tem coloração totalmente uniforme

forro e piso de madeira

Na sala, a aposta foi pelo piso de madeira cumaru

Eucalipto

O eucalipto é uma madeira típica de reflorestamento e muita difundida entre os projetos para forro de madeira. Com tonalidade clara, esse tipo de madeira é marcada por nós.

O custo-benefício é uma das principais vantagens deste tipo de forro de madeira, uma vez que o eucalipto tem preço bom e é facilmente encontrado.

casa rústica

forro eucalipto

Ipê

A madeira de ipê é uma das opções para o forro, e costuma ser muito indicada para a composição do projeto. A coloração desse tipo de madeira pode ser diferenciada de acordo com o tipo de ipê, e é bem comum encontrar forro mesclado (os tons da madeira variam) com madeira ipê.

forro ipê

sala com forro madeira

As paredes brancas ajudam a iluminar o ambiente com forro escuro

Imbuia

A tonalidade da imbuia pode variar de um tom de marrom claro até uma versão mais escura, mas para quem quer um forro mais escuro, pode optar pelo verniz com cor para escurecer a tonalidade natural da madeira.

sala

forro imbuia

Cumaru

A madeira cumaru é uma das opção de forro de tonalidade natural mais clara, que varia entre um castanho claro com fundo levemente amarelado. Esse tipo de madeira tem aspecto fibroso, e isso pode ser visto na composição do forro.

quarto com forro cumaru

A parede de tijolo a vista aparente tem junta seca

casa moderna com varanda

A madeira cumaru foi usada como forro da varanda

 

Fotos de ambientes com forro de madeira

Cozinha

cozinha moderna

Para a cozinha com estilo moderno e um mix de preto e cinza, a escolha do forro de madeira consegue trazer equilíbrio e aconchego ao ambiente com estilo moderno. Para ligar o forro ao projeto da cozinha, a aposta foi por incluir banquetas com pés em madeira.

 

Mais fotos

cozinha com bancada

A madeira contrasta harmoniosa com o piso de cimento queimado

cozinha moderna com fogão a lenha

O estilo rústico da cozinha tem uma pegada mais atual

forro branco cozinha

O forro pintado de branco foi a escolha para esta cozinha

cozinha com ladrilho hidráulico

Para o piso, a aposta foi pelo ladrilho hidráulico

forro cozinha

Sala / Sala de jantar

sala de jantar

Além da possibilidade de usar a madeira com tonalidade natural, uma das possibilidades é o forro de madeira pintado de branco; como neste projeto da sala de jantar. Aqui a madeira branca do teto ajuda a manter o ambiente bem iluminado e parede azul marinho dá destaque para esse ambiente com forro branco.

 

Mais fotos

sala piso de madeira

O piso de madeira desgastada contrasta com o forro

salas integradas

O projeto conta amplas portas e janelas em vidro

forro madeira branca sala

sala com parede madeira

A sala tem painel de madeira em uma das paredes

forro de madeira sala

Quarto

quarto moderno

A parede de cimento queimado dá modernidade ao projeto

Para o quarto de casal, a proposta foi por um projeto moderno com mix de estilos; e isso pode ser observado na mistura do cimento queimado da parede com móveis e forro em madeira. A madeira funciona como ponto de equilíbrio do projeto, e faz com que o quarto fique mais aconchegante.

 

Mais fotos

forro branco quarto

As vigas em madeira escura destacam o forro branco

forro diferente

O forro segue o estilo duas águas

quarto com sacada

A porta de vidro dá acesso a uma pequena sacada

forro mesclado quarto

modelos forro quarto

Banheiro/ Lavabo

banheiro com banheira

Para o projeto do banheiro com banheira, a madeira foi a aposta para deixar o ambiente com sensação de aconchegante e confortável. Além da aposta do forro de madeira, o projeto ainda incluiu o material no armário, como revestimento da banheira e moldura para o espelho.

 

Mais fotos

forro de madeira rebaixado

O forro rebaixado foi usado na área da banheira

banheira minimalista

A madeira angelim foi a aposta para o forro

lavabo

Pastilhas pretas revestem o chão do lavabo

banheiro grande

banheiro rústico

Troncos de madeira funcionam como viga e dão um estilo rústico ao banheiro

Fachada/ Beiral

fachada moderna

A madeira no forro também pode ser uma proposta para a área externa, como o acabamento do beiral para telhado aparente. Nesta proposta, a fachada tem design moderno e além do beiral em madeira, a casa ainda conta com revestimento em madeira na fachada e esquadrias de portas e janelas com o mesmo material

 

Mais fotos

casa rústica

O beiral foi feito com madeira pintada de branco

fachada sobrado

casa moderna com portão

O portão de madeira complementa o projeto da fachada

fachada com forro branco

O beiral branco ilumina a pintura mais escura da fachada

casa com piscina

Conseguiu decidir qual o tipo de forro de madeira que será adotado no projeto? Com as dicas do post o processo de decisão vai ficar mais simples, e agora você sabe quais as características desse tipo de acabamento.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *