CORTINEIRO DE GESSO: modelos e medidas!

O cortineiro de gesso é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço, e não é para menos, já que o recurso é uma ótima maneira de manter o equilíbrio na decoração, principalmente, quando o acabamento do teto já é feito com gesso. Há modelos diferentes desse tipo de recurso, e para que você entenda qual o melhor tipo, vamos ao post.

Modelos de cortineiros de gesso

Embutido

            Umas das versões mais atuais, o modelo embutido é ideal para quem está em busca de projeto moderno para diferentes ambientes. Nesta versão, o item é feito através de um vão do rebaixamento de gesso, de modo a ficar escondidinho no forro, e assim dá impressão de que a cortina sai de dentro do forro.

 

sala pequena e moderna

No painel da TV há também uma pequena adega para vinhos

A decoração da sala pequena é super moderna e a escolha para a cortina não poderia ser outra. Aqui o forro de gesso com iluminação tem o vão para o cortineiro e o tecido leve e com volume ajudam a deixar a sala mais sofisticada e charmosa.

sanca de gesso aberta

A mesa de centro de vidro é moderna

Neste projeto é a sanca de gesso que é responsável por criar o sistema de embutir para a cortina. O modelo de sacana aberta é super charmoso e o rebaixamento nas laterais cria o espaço exato para embutir o tecido.

sala de estar pequena

Na decoração da sala de estar a proposta é um mix de clean e moderno, e para não acrescentar muitos detalhes decorativos ao espaço e manter o charme do acabamento de gesso do teto, a cortina foi embutida no forro. As pregas dão volume ao tecido fino e garantem um toque mais atual.

decoração com madeira

A iluminação indireta deixa a sala aconchegante

Para este projeto, a ideia foi inserir traços contemporâneos ao espaço, e isso é muito bem marcado pela decoração e revestimentos. Além desses pontos, a cortina moderna também ajuda a criar esse visual mais atual na decoração e dá um charme bem especial ao ambiente.

sala bege

Pequenos quadros coloridos decoram a parede

Quanto menor o espaço, o melhor é evitar muitos detalhes; já que o espaço livre é capaz de dar sensação de ambiente maior. E foi exatamente essa a estratégia utilizada nesta sala. Aqui a cortina embutida já dispensa o uso de mais um acessório para cobrir os trilhos e o acabamento ainda fica moderno.

 

Mais fotos

quarto de casal moderno

O papel de parede é suave e delicado

cabeceira estofada

sala de tv com sala de jantar

A mesa de centro mais estreita é proporcional ao tamanho da sala

forro de gesso

cortina para sala

Sobreposto

            Ao contrário do modelo anterior, a versão sobreposta fica aparente. Assim é possível ver a utilização de uma peça de gesso que fica abaixo do forro e esconde o trilho da cortina, dando acabamento a este espaço do ambiente e mantendo a harmonia entre o teto e o item.

sala moderna decorada

O tapete felpudo deixa o ambiente aconchegante

Esta sala é o exemplo claro do modelo sobreposto. O ambiente é composto por duas cortinas separadas e para isso a ideia foi de usar a peça que fica rente ao gesso para esconder o trilho. E para manter a harmonia entre os cortineiros, foi criada uma espécie de moldura rente ao teto para interligar as duas cortinas.

cortina para quarto

Em uma das paredes, estante de nichos com itens decorativos e livros

A moldura que esconde os trilhos da cortina também pode ser utilizada em diferentes ambientes, como este projeto onde o item foi colocado no quarto. Aqui a peça tem design clean e foi usada para dar acabamento a cortina romana que controla a entrada de luz solar no ambiente.

parede de espelho quarto

Mais uma vez a proposta foi usar o item no quarto. Aqui a ideia foi de usar um rodateto como acabamento para o forro e o mesmo item se tornou o cortineiro, de modo a garantir equilíbrio no projeto e não incluir mais um item decorativo no ambiente.

sala de jantar com sanca de gesso

Na parede da sala de jantar, pratos decorativos

Na sala de jantar há um mix bem interessante de ideias. No acabamento do teto, o forro é uma sanca aberta de gesso com iluminação, o que já dá charme ao ambiente, mas o detalhe maior é para a moldura que foi criada em volta da janela de quina. O acabamento em gesso garante um diferencial para cobrir e dar acabamento aos modelos de cortinas que foram usadas na janela, sendo uma veneziana e outra lisa, o que garante maior controle da entrada de luz.

 

Mais fotos

duas cortinas juntas

A poltrona roxa dá cor a decoração da sala bege

quarto de casal com nichos

quarto de casal bege e marrom

Almofadas na cama garantem um visual mais aconchegante

decoração moderna sala

A iluminação embutida mantém o estilo moderno da decoração

cortineiro de moldura

Na mesa de centro, orquídeas deixam o visual sofisticado

cortineiro sobreposto

Iluminado com led

            A iluminação embutida pode ser tanto no modelo embutido, como no sobreposto. E a ideia é dar um charme a mais ao projeto e ainda criar um ponto de iluminação indireta, o que garante mais conforto e sensação de aconchego para o ambiente.

quarto de casal clean

A iluminação do ambiente é com spots embutidos no forro

No quarto de casal, a decoração com cores claras é super agradável e para dar ainda mais graciosidade ao ambiente, a luz no cortineiro embutido deixa uma luminosidade suave e aconchegante para o quarto.

 decoração moderna sala integrada

O ambiente integrado é marcado por uma decoração moderna e cheia de estilo, e não poderia ser diferente para a iluminação. Por isso, a ideia foi usar uma luz branca rente a cortina que deixa o resultado super atual e valoriza as pregas e volume do tecido que controla a entrada de luz.

cortina iluminada

Na sala, painel de madeira para TV

Nesta sala a ideia é mostra que também é possível usar a luz no modelo sobreposto. O resultado é um filete de luz que agrega valor a cortina e a decoração de todo o espaço, inclusive garantindo uma iluminação adequada para quem vai assistir a TV.

parede de espelho

Quadros apoiados garantem uma decoração moderna

Para este projeto, a luz amarela que sai do cortineiro embutido é mais discreta e garante um visual mais aconchegante. Além disso, a parede de espelho posicionada atrás do sofá aumenta a iluminação do ambiente ao refletir a luz de led da cortina e dá ainda mais charme a decor.

 

Mais fotos

decoração sala de TV

A cortina leve valoriza o ambiente

quarto com escrivaninha

sala com paredes de vidro e cortina

Plantas decoram os espaços lateais da sala

sala de estar com sala de TV

O tapete delimita o ambiente

iluminação de led cortina

salas com cortina iluminada

Medidas

Na hora de escolher o cortineiro também é preciso considerar as medidas, por isso anote as dicas para dimensionar direitinho o espaço que você vai precisar para instalar a cortina.

  • Profundidade: reserve no mínimo 15cm, mas se a ideia é usar mais de uma cortina, é preciso considerar um espaço mais fundinho.
  • Espaços laterais: deixe em cada uma das laterais entre 10 a 20 cm, já que é preciso considerar a retirada e colocação da cortina.

Já escolheu qual modelo de cortineiro de gesso fica melhor no seu projeto? Com certeza qualquer uma das versões vai valorizar a cortina.


Você pode gostar...