Como passar MASSA CORRIDA – Passo a Passo – Guia Completo!

Como passar massa corrida? Esse produto é uma opção essencial para obras e reformas, mantendo a parede, teto e demais lugares livres de imperfeições e com um ótimo aspecto, com cara nova. Se você busca dar uma renovada total no ambiente interno de sua casa, vale a pena usar massa corrida, seguindo o passo a passo para que a superfície fique bonita e destacada. Para saber tudo e como é feita a aplicação em diversas estruturas, acompanhe o post!

como-passar-massa-corrida-destaque

A massa corrida é indicada para o nivelamento de superfícies interiores, a fim de remover bolhas, trincos e demais problemas, deixando a estrutura lisa e pronta para uma pintura ou outro procedimento. Segundo especialistas, é um material que não resiste à umidade, por isso só deve ser usado em quartos, salas e demais espaços internos. Do contrário, o indicado é a massa acrílica.

Algumas pessoas confundem um tipo com o outro, e no fim acaba fazendo uma escolha ruim. Enquanto a massa corrida só deve ser usada no interior, a acrílica é ideal para fachadas e estruturas externas.

A massa corrida é conhecida também como massa PVA, à base de resina vinílica, cremosa e ideal para concreto e alvenaria. Tem um ótimo poder de enchimento, além de ser fácil de aplicar (sempre em camadas finas) e com secagem rápida.

Os locais de uso indicados são superfícies internas de reboco, concreto, massa fina, fibrocimento, gesso e paredes pintadas com acrílico ou látex PVA. Por meio de uma espátula ou desempenadeira, você mesmo pode fazer, sem precisar da ajuda de um profissional. É um método prático e simples, seguindo o processo de limpar, lixar e aplicar.

Não sabe como passar massa corrida? Preparamos um passo a passo para diferentes estruturas, com algumas dicas que farão muita diferença e deixarão sua casa linda e renovada!

como-passar-massa-corrida-antes-e-depois

Como passar massa corrida? Saiba tudo para deixar a superfície com ótimo aspecto!

⭐Como Passar Massa Corrida na Parede Passo a Passo

A massa corrida é comumente passada na parede para deixá-la livre de qualquer imperfeição. Como se sabe, com o tempo podem surgir uma série de problemas, como rachaduras, trincos, manchas, entre outros. Para uma reforma rápida e eficiente, esse material é a melhor opção para deixar a parede preparada para uma pintura.

O que você precisará para passar massa corrida na parede: lixa, rolo, espátula ou desempenadeira. Você encontra essas ferramentas facilmente em lojas de materiais de construção. Além disso, use roupas fechadas, máscara de proteção e um boné, para proteger pele e cabelos. 

A primeira coisa a fazer é deixar a superfície limpa e preparada. Se a estrutura já possui uma textura lisa, uma espátula garante o efeito homogêneo na aplicação da massa. Mas, caso seja áspera, é indicado usar uma desempenadeira e um rolo específico. Já para extensões grandiosas, utilize um hidro-jato.

A parede precisa estar sem mofo e poeira, manchas, graxa, partículas soltas, pinturas antigas, com textura uniforme e sem descascar, seca, curada e sem umidade. 

passo-a-passo-massa-corrida

Como passar massa corrida passo a passo

Primeiramente, é preciso limpar bem. Depois, lixe a parede e aplique um selador. Já a aplicação da massa corrida deve ser feita com pelo menos duas demãos para um bom resultado, seguindo sempre as instruções da embalagem. Na primeira, você precisa corrigir as principais imperfeições. Em seguida, use um rodo para tirar o excesso.

Deixe agir por cerca de 24 horas, e passe a massa corrida novamente para um bom acabamento. O tempo de secagem varia de duas a três horas, dependendo do ambiente e da marca do produto.

massa-corrida-como-aplicar

Para não ter muito trabalho, um hidro-jato ajuda bastante!

⭐Como Passar Massa Corrida no Teto Passo a Passo

Como passar massa corrida no teto? Geralmente, o processo é o mesmo da parede, incluindo a limpeza, lixamento e aplicação do produto em duas demãos. Porém, como é um espaço que não favorece, é primordial tomar alguns cuidados.

massa-corrida-passo-a-passo

A primeira coisa é proteger bem a região do rosto na hora de preparar a superfície, para evitar que as partículas de sujeira caiam nos olhos. Além disso, é primordial usar um andaime ou uma escada para ficar numa boa posição, evitando que a massa atinja áreas sensíveis do corpo. O rolo é sempre a melhor opção para esse caso.

⭐Dicas para Deixar a Superfície Lisa e Bem Acabada

Para limpar diferentes superfícies antes desse procedimento:

  • Para eliminar sinais de mofo e similares, use uma mistura de água com cloro e deixe agir por 15 minutos, lavando e removendo os resíduos antes de passar a massa corrida;
  • Já em caso de gesso com manchas, utilize uma base solvente ou outros produtos específicos;
  • Para cimento queimado ou fibrocimento, limpe com ácido muriático a 10% em água. Deixe agir por 40 minutos, lave e deixe secar por 72 horas.
como-passar-massa-corrida-na-parede

A lixa é uma ferramenta essencial para deixar a superfície limpa antes e depois de aplicar a massa corrida

Para deixar a superfície lisa e bem acabada:

  • Use uma lixa grossa e uma vassoura para deixar a textura bem lisa antes da aplicação do selador e da massa corrida;
  • Passe o produto pelo menos duas vezes e use um rodo para tirar o excesso. Essa ferramenta é ótima para isso, pois garante que a parede/teto fiquem bem lisos;
  • Após o procedimento, volte a lixar a parede (lixa fina) para deixá-la bem acabada;
  • Aguarde o tempo de secagem. Não precisa ter pressa para pintar ou fazer qualquer outra coisa;
  • O selador ajuda bastante na fixação da massa e para manter a superfície lisa e bem acabada;
  • Use uma lâmpada para visualizar e corrigir aqueles defeitos que surgem após o lixamento.
resultado-massa-corrida

Veja como a parede fica linda após esse procedimento!


Onde comprar massa corrida de qualidade? Você encontra esse produto nas principais lojas de materiais de construção do país. O preço varia conforme a marca e o peso. É primordial seguir sempre as instruções da embalagem para um melhor rendimento/aproveitamento.

As marcas mais famosas e indicadas de massa corrida são: Coral, Suvinil, Metalatex e Kolimar.

Aplicar massa corrida é um processo bem simples e que não necessita de um pedreiro ou outro profissional, você mesmo pode fazer sem problemas. É só se proteger e seguir o passo a passo para deixar sua casa linda e renovada! Depois disso, escolha a cor que mais gostar e dê mais vida ao teto e parede. Faz toda a diferença!

massa-corrida

Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Nos contate. Para acompanhar outras matérias bacanas sobre Reforma, Construção e Decoração, continue navegando no site. Boa sorte e até a próxima! 🙂

Você pode gostar...