COBOGÓ NA DECORAÇÃO: Como Usar, Dicas, Fotos!

O cobogó na decoração é um item arquitetônico que voltou com força total, e apesar de já ter marcado décadas passadas, é possível introduzir o recurso com muito estilo e modernidade a projetos atuais.

O que é cobogó?

Se esse nome não é nada familiar, não se preocupe. Além de dar dicas de como usar o recurso na decor, ainda vamos te ajudar a descobrir o que é cobogó!

O item nada mais é que os famosos tijolinhos vazados que víamos nas casas antigas; e que podem ser usados tanto para projetos interiores, como na área externa; já que possuem ótima resistência.

Fachadas com cobogós

fachada sobrado moderno

A porta tem acabamento de madeira de demolição

Na fachada desse sobrado moderno, a aposta foi manter o imóvel na cor cinza com detalhes amarelos; mesma cor que aparece no muro de tijolos vazados, de maneira a formar um desenho geométrico.

casa com pé direito duplo

            Com design super atual, a frente da casa tem pé direito duplo e uma parede de cobogó que cria um espaço vazado, o que permite investir em uma iluminação bacana para destacar o efeito visual que o recurso proporciona.

muro de cobogó

Laguinhos valorizam o jardim

No projeto de fachada branca com detalhes de planta verde a ideia foi apostar no item para compor o muro e portão, tornando o acessório como ponto complementar para o design minimalista da frente do lar.

casa térrea moderna

Apesar de toda branca e com estrutura retilínea, o efeito visual dessa fachada é incrível, e isso acontece por conta do muro de bloquinhos que compõe um dos lados da casa, criando assim, um espaço reservado para o jardim interno.

parede de cobogó na fachada

A mistura de diferentes desenhos entre os blocos de cobogó é uma aposta e tanto. O visual assimétrico garante mais estilo a fachada e fica lindo com a iluminação noturna.

sobrado com cobogó

O gramado na frente da casa valoriza o espaço

O tom acinzentado pode ser mantido da própria peça que é feita de cimento, ou pode ser dado através de uma camada de tinta. Nesse projeto, a parede estendida de bloquinhos apostou nas linhas retas das peças para criar um desenho e assim tornou-se destaque na construção branca.

Mais fotos

elemento vazado fachada

A parede de vidros é tendência

casa com muro

Na fachada do sobrado, detalhes em madeira

casa moderna com portão

fachadas modernas

muro moderno para casa

Decoração com cobogós

garden seat na decoração

Para compor a mesa, na ponta garden seat

No espaço interno, o item é ideal para dividir ambientes e substitui uma parede com muito mais estilo. Aqui a ideia foi mesclar dois desenhos criando linhas entre eles, e no topo ainda foram adicionadas samambaias, o que valorizou a decoração da sala de jantar.

mesa de jantar com centro móvel

Próximo da mesa de jantar, os blocos diferenciados foram mesclados e pintados de branco. Ao fundo, a parede preta serve de contraste para evidenciar o recurso arquitetônico.

mesa de centro moderna

O sofá de canto otimiza o espaço

Apenas como detalhe, o item foi adicionado ao projeto como divisor de ambientes e por ser de tonalidade clara, integra-se ao espaço sem tornar-se ponto foco da decor.

poltrona estampada

            Na decoração da sala de estar, o modelo escolhido lembra o trançado de fibras naturais ou sintéticas que costumavam revestir o assento de cadeiras.

sala com lareira

Na parede, estante embutida de madeira

A decor com detalhes amarelos aparece também no cobogó que separa a sala de jantar de outros ambientes. Desse modo, os blocos são ideias para separar espaços sem construir paredes, o que daria a sensação de lugar reduzido.

cozinha com lavanderia

Para a cozinha pequena, o projeto usou azulejos hidráulicos rentes ao balcão da pia, e na mesma tonalidade de azul, criou uma separação entre cozinha e lavanderia.

balcão cozinha americana

Na prateleira, quadros decorativos apoiados

Para a cozinha americana é comum ver o uso de um balcão interligando os espaços, e para dar mais autenticidade ao projeto, uma ótima ideia é substituir a alvenaria do balcão pelos bloquinhos.

decoração apartamento pequeno

Na decor de apartamento pequeno, o excesso de paredes pode reduzir ainda mais o pouco espaço. Dessa maneira, esse projeto enfatizou o uso de bogodó para dividir diferentes ambientes, sem criar uma barreira pesada na decoração.

decoração sala de estar

Para a parede que ocupa os dois ambientes, a aposta foi por um modelo maior e entrelaçado que ocupou uma parede fundo, criando assim, um fundo decorativo que compõe o restante do espaço.

móveis coloridos

Quadros decoram a parede

Uma maneira diferente de usar o recurso arquitetônico na decoração é utilizar os bloquinhos como se fossem quadrinhos; assim com um toque de cor, dá para compor um visual bacana aproveitando o espaço vertical.

varanda decorada

Na decoração da varanda, o elemento vazado é ideal para criar uma parede com entrada de luminosidade e de modo a deixar o espaço mais reservado.

Mais fotos

cor para cozinha

Na cozinha, parede azul turquesa

sala com cobogó

cozinha cimento queimado

Na bancada, fogão cooktop

sala com sofá

A mesa de centro espelhada reflete a madeira do piso

sofá de couro

tapete sala de jantar

A parede de vidro divide a sala da sala de jantar

cobogó colorido decoração casa pequena

 

Preparado(a) para usar cobogó na decoração? O item que já marcou construções antigas voltou com total força e com certeza é capaz de valorizar ainda mais qualquer projeto.

Você pode gostar...