BRISE DE MADEIRA: fotos, ideias e dicas!

Deixar a casa pegar um pouco de sol é ótimo para evitar a formação de fungos e bolor, mas o excesso de luminosidade pode deixar o interior do lar quente demais e um recurso arquitetônico que dá charme e ajuda a barrar o excesso de luminosidade é o brise de madeira.

 

O que é brise?

A palavra vem da língua francesa e a expressão é brise-soleil, o que se traduz para “quebra-sol”. Aqui no Brasil usamos apenas a expressão brise, mas o significado é o mesmo, já que o item é formado por várias aletas que são posicionadas em frente a uma janela ou porta para barrar a entrada do sol.

O item pode ser composto de diversos materiais, mas se a intenção é usar decoração com madeira na fachada, essa é uma ótima escolha.

 

Posição para instalar brises

            Antes de instalar esse tipo de recurso é ideal considerar a direção em que a superfície que recebe o sol excessivo está. Depois disso, considere se a instalação deve ser no sentido horizontal ou vertical, e para isso você deve ficar atento as dicas aqui embaixo.

 

Face para leste e oeste

Caso a janela esteja orientada para um destes lados, o indicado é instalar no a aletas no sentido vertical, de modo a bloquear o sol poente e nascente.

 

Face norte

Essa direção de janela ou porta costuma ter um sol excessivo, já que a luminosidade irradia o dia todo no sentido norte, então, o mais adequado é a instalação no sentido horizontal.

 

Face sul

            Neste caso a incidência de sol é bem menor, e nem sempre é preciso brises, mas se você quer garantir que a luz não seja predominante, qualquer uma das posições (vertical ou horizontal) é válida, e um modo bem eficiente são as versões móveis.

 

Fachadas com brise de madeira

casa de vidro

Os ambientes integrados caracterizam o projeto

Para o projeto da casa de vidro, as aletas em madeira foram instaladas na vertical e apenas no pavimento superior, o que garante menor irradiação do sol na casa e aumenta a privacidade.

fachada decorada com madeira

Neste exemplo, a fachada moderna e pequena é super charmosa por conta dos detalhes em madeira. E para aproveitar melhor a estrutura dos brises, o projeto utilizou placas móveis que funcionam com se fosse uma janela, assim dá para controlar a entrada de luz através das janelas de vidros.

casa com janela de madeira

A telha colonial foi a escolha para a cobertura da residência

            Para este projeto, a ideia foi utilizar o recurso arquitetônico na janela. E para manter a harmonia de todo o projeto, o item de madeira foi essencial. A instalação foi feita através de hastes de aço que dão um espaço da janela e garantem um visual estético super agradável.

casa de madeira com vidro

Neste projeto, o recurso arquitetônico tem uma função bem mais estética que funcional. Isso acontece pelo amplo espaçamento entre as madeiras, que bloqueiam parcialmente a luminosidade, mas dão traços modernos a residência.

casa com fachada moderna

As palmeiras no jardim deixam a fachada mais imponente

A fachada moderna é uma característica bem marcante do lar. A estrutura com linhas retas e telhado embutido fazem parte deste estilo, e para dar mais um toque contemporâneo a ideia foi de mesclar materiais, como a madeira que protege a janela, na estrutura de alvenaria com vidro.

sobrado moderno

Para o projeto do sobrado a estrutura moderna é marcante, mas as janelas de vidro podem deixar o lar mais quente conforme a posição do sol. Para evitar o aumento de temperatura no interior da casa, a aposta foi usar brises nas janelas do pavimento superior, recurso que também valorizou a fachada.

 

Mais fotos

modelos de brise de madeira

casa com vidro e madeira

O guarda-corpo de vidro garante um visual moderno a fachada

fachadas com brise

fachada com pedra decorativa

Pedras decorativas enfeitam a frente da casa

casa com jardim na frente

A garagem fechada faz parte do projeto

janela de canto

As plantas pequenas no jardim ficam equilibradas com a fachada

casas com brises de madeira

arquitetura fachadas modernas

casas modernas

Agora que você já viu que os brises de madeira além de serem ótimos para o conforto ambiental no interior da residência também agregam para a fachada, é hora de pensar em investir no recurso arquitetônico para o seu projeto.

 

 


Você pode gostar...