Projeto de iluminação: o que é luminotécnico, dicas e projetos

Você já ouviu falar em projeto de iluminação ou luminotécnico? Se esses termos são novos para você, está na hora de conhecer um pouquinho mais sobre esse tipo de projeto que faz parte do processo de construção e tem muito a adicionar no seu projeto.

Além de descobrir o que é um projeto de iluminação e como funciona, no post também tem definições e conceitos usados no universo luminotécnico, dicas para a iluminação, além de muita inspiração com plantas e projetos.

 

 

Como entender um projeto luminotécnico – Conceitos

O que é?

O projeto luminotécnico é a combinação entre a iluminação artificial e arquitetura, visando o melhor emprego de lâmpadas e modo de iluminação no ambiente.

Esse tipo de projeto tem como objetivo principal a funcionalidade e estética do ambiente iluminado, assim como, o bom uso das lâmpadas, que com o uso correto ainda podem contribuir para a economia de energia.

 

Conceitos

Nesse universo de projetos de iluminação há vários termos e conceitos, e para deixar esse mundo um pouco mais próximo, ao menos para entendermos o profissional de luminotécnica, vamos a uma breve definição de termos e conceitos utilizados.

  • Fluxo luminoso: é a potência emitida por uma fonte de luz, e que é percebida diante do olho humano.
  • Eficiência luminosa: relação existente entre o fluxo luminoso e a potência elétrica da lâmpada.
  • Intensidade luminosa: é a radiação/ luz emitida em determinada direção.
  • Iluminância/ Iluminamento: relação que existe entre fluxo luminoso e a superfície em que a luz incide.
  • Temperatura de cor: remete à coloração visível da lâmpada. Por exemplo, quando falamos em lâmpada branca, pode ser uma versão de temperatura 5000k; já na variação para a lâmpada amarela essa temperatura gira em torno de 3000k. A temperatura na qual exemplificamos existe na descrição da lâmpada e isso muda de acordo com a coloração que enxergamos na emissão da luz.

 

Tipos de lâmpadas

Além dos conceitos muito usuais em projeto de iluminação, esse tipo de projeto ainda enfoca o tipo de lâmpada usada em cada proposta de iluminação, e por isso vale a pena conhecer um pouco mais sobre os tipos de lâmpadas e indicações de uso.

  1. Halógenas: lâmpadas incandescentes com adição de iodo ou bromo no bulbo. Esse tipo de lâmpada é mais durável que a famosa lâmpada incandescente (proibida a venda recentemente) e entrega grande potência.lâmpada halógena
  2. Halógenas dicróicas: lâmpada halógena com bulbo de quartzo; no interior há revestimento espelhado multifacetado. O uso é ideal decoração, e é caracterizada por emitir menos calor e facho de luz homogêneo.lâmpada halógena dicróica
  3. Lâmpadas de descarga: fluxo luminoso gerado através da corrente elétrica que se mistura com gases internos da lâmpada. Exemplos desse tipo de lâmpada: fluorescente, mista, luz negra.lâmpadas de descarga
  4. Led: as famosas e conhecidas lâmpadas de led são conhecidas pela ótima iluminação, durabilidade e economia de energia, e podem ser encontradas em diferentes temperaturas de cores.
    lâmpada led

Dicas para um projeto de iluminação

  • Quantidade de luz necessária: analisar o ambiente e considerar a quantidade correta de luz artificial necessária é um ponto primordial para um bom projeto de iluminação. O excesso de luz pode desvalorizar o ambiente e gastar mais energia.
  • Paredes escuras: ambientes com paredes escuras, como parede preta, pedem mais iluminação; isso porque a tonalidade da parede tende a escurecer o ambiente.

    parede azul

    O sofá azul combina com a cor da parede

  • Considerar o cômodo: antes de sair instalando diversas luzes pelo ambiente, é necessário considerar qual o cômodo e as atividades ali realizadas. Por exemplo, um escritório/ home office precisa de mais iluminação que uma sala de TV.
escritório moderno

Nichos com fundos coloridos adicionam um pouco de cor ao projeto

  • Iluminação direta e indireta: há também a possibilidade de usar luzes diretas e indiretas e até mesmo um mix de ambas no mesmo ambiente. A iluminação direta é ideal para espaços que precisam de maior iluminação, como a cozinha. Já a luz indireta tende a deixar o ambiente mais aconchegante e confortável, e é indicada para ambientes que não pedem luz mais intensa, como sala de jantar e sala de TV.

iluminação direta e indireta

  • Cor das lâmpadas: nesse ponto é imprescindível considerar a temperatura de cor, buscando assim a tonalidade de luz que melhor se adapta ao ambiente. As luzes brancas trazem maior iluminação, ideal para ambientes de estudo e trabalho; enquanto a iluminação amarela é mais aconchegante e vai bem em salas e quartos.
  • Luz direcional: a iluminação voltada/ direcionada para um determinado ponto também é uma das possibilidades nos projetos luminotécnicos. O direcionamento da luz pode ter caráter decorativo e de destaque para um ponto, como uma parede de destaque ou quadros.

 

Modelos de Projeto de Iluminação – Fotos e Plantas Baixas

Apartamento pequeno

Se você está precisando de inspirações para o projeto de iluminação para apartamentos pequenos, separamos algumas plantas baixas e projetos 3D para ajudar.

planta baixa com legenda

projeto 3D

planta luminotécnica

Cozinha

cozinha americana

Nesta proposta de iluminação para a cozinha a ideia foi de investir em spots grandes de luz instalados e embutidos no forro de gesso; o que traz maior iluminância para a área. Outro ponto de iluminação foi os pendentes instalados sobre a bancada, com lâmpadas temperatura de cor amarela e que traz mais conforto para as refeições realizadas na bancada.

 

Mais fotos

cozinha moderna

A iluminação foi instalada nos rasgos de luz do forro

cozinha com bancada

A sanca de gesso invertida tem iluminação próxima das paredes

sanca de gesso aberta

Pendentes modernos iluminam e decoram a bancada

cozinha branca

Sala de estar e jantar

sala de estar moderna

Para o projeto desta sala de estar, o pé direito duplo conta com sposts de lâmpadas embutidas no forro e que iluminam todo o ambiente; mas a proposta de iluminação não para neste ponto, e o ambiente ainda conta com pendentes rebaixados e com lâmpadas amarelas, que trazem mais charme para a proposta decorativa e sensação de aconchego por conta da temperatura de cor das lâmpadas.

 

Mais fotos

sala de jantar com parede de espelho

O espelho na parede reflete a iluminação

sala de estar decorada

Na sala de estar, a aposta foi pela iluminação indireta

decoração moderna sala

O quadro colorido na parede adiciona cor em todo o projeto

Sala de TV – Cinema 

sala home theater

Para o projeto iluminação da sala de TV/ home theater é preciso considerar a localização da televisão e evitar que as luzes reflitam na tela – iluminância, o que pode atrapalhar no momento de assistir a TV ou a um filme. Além da localização das lâmpadas, a temperatura de cor também é um ponto importante. Neste ambiente, prefira as lâmpadas amarelas e iluminação indireta, o que deixa o ambiente mais confortável visualmente.

 

Mais fotos

sala de TV

As lâmpadas atrás do painel da TV criam um efeito bonito para a iluminação

sala de TV luminotécnica

O abajur ajuda a cria um ponto iluminado na sala

sala de cinema em casa

Quarto 

quarto pequeno casal

Neste projeto para o quarto de casal, há diversos pontos de iluminação, que variam desde spots embutidos no forro de gesso, até o detalhe da sanca de gesso aberta com luz. Um ponto importante do projeto de iluminação são as luzes instaladas próximas do guarda-roupas, o que ajuda no momento de escolher a roupa, e principalmente no uso do espelho.

 

Mais fotos

decoração bege quarto de casal

A cabeceira estofada se estende pela parede

quarto moderno

A cama estilo futón compõe o projeto do quarto

Banheiro 

banheiro pequeno

O banheiro é um ambiente que costuma ter a iluminação errada, o comum é apostar no excesso ou na falta de iluminância. Para atingir o ponto ideal, considere que a área do box não deve ficar escura, por isso é indicado uma luz próxima ou dentro dessa área. Outro ponto a se considerar é na área do espelho que deve contar com uma boa iluminação e preferencialmente branca, deixando o espaço melhor iluminado e mais próximo da realidade, tornando a área ideal para maquiagem.

 

Mais fotos

banheiro moderno

O nicho amarelo embutido na parede dá modernidade ao projeto

lavabos

Escritório

home office

Na área de trabalho o projeto de iluminação é indispensável. O direcionamento das luzes e a iluminância são de extrema importância para deixar o ambiente mais adequado para o desenvolvimento da atividade. Nesta proposta, a iluminação difusa e branca foi usada no teto e em arandelas de parede que ficam próximas da bancada de trabalho. Para não errar no projeto, leve em consideração o posicionamento do computador e das lâmpadas, de modo que a luz não reflita na tela do computador.

 

Mais fotos

área de estudo

As paredes foram decoradas com estampa chevron

escritório em casa

Pendentes aumentam a iluminação na bancada de trabalho

Corredor

parede espelhada

Nesta proposta, a composição arquitetônica e a luminotécnica trabalharam juntas e isso é fácil de perceber pela aposta de usar o espelho como fonte de reflexão das luzes. O corredor com parede espelhada é pequeno, e o espelho ajudou a dar sensação de mais espaço, enquanto as luzes próximas dessa superfície aumentam a iluminação do ambiente.

 

Mais fotos

corredor decorado

Prateleiras com quadrinhos decoram o corredor

corredor

A sanca de gesso invertida foi a aposta para o teto e iluminação do corredor

Área externa: Fachada e Jardim 

jardim iluminado

 

 

A iluminação externa também é um ponto importante, e que pode valorizar e muito a fachada da casa. Nesta proposta as luzes foram instaladas em pontos estratégicos do jardim, dando destaque ao projeto paisagístico e em pontos da fachada, o que valoriza a entrada da residência.

 

Mais fotos

iluminação área piscina

As luzes foram instaladas no chão

fachadas iluminadas

Agora que você já sabe o que é projeto de iluminação e todos os benefícios que o emprego correto do tipo e local de iluminação trazem, é hora de escolher um profissional para a execução do projeto e assim ter um ambiente iluminado de acordo com as necessidades e valorização do ambiente.

Você pode gostar...