Lustre para Escada: Dicas, Modelos e Como Escolher

O projeto arquitetônico de interiores sempre deve ser pensando em seus detalhes. Mesmos mínimos, todos os itens vão ajudar a compor o visual perfeito. Um desses detalhes que não pode ser esquecido é o lustre para escada, um diferencial em uma área muito usada e de uma residência ou prédio comercial. Com uma excelente seleção do item é possível sair do básico e comum para ir para o extraordinário e ganhar elogios.

fotos de lustre para escada

lustre para escada clássico

lustre para escada estilo moderno

 

lustre para escada moderninho

lustre para escada como usar

lustre para escada como escolher

lustre para escada dicas para comprar

modelos de lustre para escada

foto de lustre para escada

Modelos de Lustre para Escada

Como diria o famoso arquiteto francês Philippe Starck, os detalhes é que fazem a diferença. São pequenos mimos ao longo da decoração de interiores podem elevar um projeto simples e básico para o patamar de extraordinário. É possível com a simples escolha de um lustre para escada tornar este pequeno espaço da casa um local diferenciado, digno de elogios e com muito mais conforto. A iluminação é o segredo de tudo isso. O tipo de lustre torna o ambiente diferente, mais aconchegante ou mais ativo e o lustre faz parte deste diferencial, assim como a escolha da lâmpada. Para quem está decidindo como decorar seu espaço temos algumas sugestões de modelos de lustres a seguir.

O tipo de lâmpada usado também vai influenciar tanto no lustre para escada como na beleza da decoração. As fluorescentes possuem uma luz mais ampla e mais forte, são ideais para ambientes claros e muito largos e altos. Mas se a ideia for criar um espaço intimista e reservado as opções seriam as lâmpadas incandescentes e de halogêneo, hoje com muito mais durabilidade e economia de energia. Para luzes pontuais em escadas a indicação é optar por LED ou croica, mais fracas e ideias para usar nos degraus. Um mesmo projeto pode receber os dois tipos de lâmpadas, pontuais nos degraus e em lustre para iluminar o ambiente todo, depende da intenção. 

Cristal imponente

Luminárias de cristal são as mais usadas tanto por serem clássicas e com um alto poder de reflexão da luz. São resistentes, fáceis de limpar e escondem bem a sujeira já que a manutenção não é diária. Combinam com um estilo clássico e moderno com decoração em madeira, metalizada ou uma junção de ambos. Não exige muito do ambiente ao redor pela escolha do material ser cristal, mas o modelo da luminária deve acompanhar o ambiente.

Existem diversos tipos de cristais usados em luminárias como cristal de vidro (com maior poder de reflexão e mais delicado), o cristal acrílico (mais resistente mas com menor poder de reflexão), dentre outros. Opte pelo que mais se encaixa no ambiente.

lustre-para-escada-cristal

lustre-para-escada-cristal-moderno

Quanto maior for a escada e mais amplo o ambiente, maior deve ser a luminária usada.

lustre-para-escada-cristal-classico

 

Bolas modernas

O modelo bola também muito tradicional e super fácil de combinar com o espaço. Apesar da figura geométrica ser redonda não é preciso ter elementos ao redor combinando. Pode ser seu elemento solitário e diferencial e um belo truque para brincar com formas no ambiente. Mesmo todos os móveis ao redor terem um corte quadrado não é problema usar um lustre redondo.

O estilo de lustre bola é determinado pelo ambiente com um todo. Analise se a casa possui um toque mais moderno ou diversificado e bem livre. Segundo a segunda opção pode-se brincar com lustre para escada em formato bola semelhantes a globos de luz de festas e estilo anos 70, por exemplo. As possibilidades de escolha são infinitas, mas deve-se analisar com cautela para adequar o ambiente de forma elegante e funcional.

lustre para escada modelo globo

lustre para escada bolas de cristal

Brincar com figuras geométricas na decoração é elegante e o lustre para escada pode ajudar com uso. Escadarias com curvas, estilo cubista ou modernista ganham um enorme acréscimo com a esfera na iluminação.

lustre para escada estilo modernista

Com uma escada dividindo espaço com uma sala de estar, por exemplo, tenha atenção na escolha dupla que está fazendo para o lustre. Analise se o modelo optado por sua iluminação encaixa bem com os dois ambientes.

lustre para escada e sala de estar

Candelabro clássico

Com um modelo tão imponente como esse é preciso dar muito mais destaque ao item. Combina muito mais com escadas largas, amplas e para aqueles ambientes duplos, quando a escada divide espaço com a sala de estar e será apenas um lustre para as duas áreas. A regra é: quando maior o ambiente maior deve ser o lustre. Não vai funcionar um pequeno item no teto com uma escada de mais de 60 degraus, por exemplo.

 

lustre para escada candelabro

lustre para escada estilo candelabro

lustre para escada na decoração

decorar com lustre para escada

Vale informar que a escolha de lustre para escada não elimina a necessidade de mais iluminação no ambiente. Em tetos altos e lustres suspensos pode ser necessário fazer uso de arandelas, luminárias pequenas a serem instaladas na parede. A segurança sempre deve vir em primeiro lugar e luzes pontuais próximo aos degraus podem ajudar bastante, em especial escadas altas e longas. Com arandelas o foco da luz pode ser ajustado para cima ou para baixo e muitos arquitetos optam pelo estilo mais moderno de eliminar o lustre e optar por focos de luz pontuais.

Preços de lustre para escada

Infelizmente não é possível informar uma média de preços de lustres para usar na escada porque eles podem ir de R$ 20 a mais de R$ 3 mil. Podem ser comprados em lojas de itens de decoração com preços mais em conta ou você pode analisar projetos diferenciados em estúdios e lojas de designer de interiores.

E será que vale a pena investir alto em lustre para escada? A resposta é sim. Além de ser um lindo complemento para o ambiente valoriza o espaço e não é um gasto temporário. Com uma boa manutenção e cuidados ele dura seguramente mais de vinte anos. Muitos modelos vintages no mercado de alto valor foram restaurados quanto ao brilho e persistem mesmo depois de mais de 50 anos de uso. O investimento não será em vão, com certeza.

Você pode gostar...