50 Inspirações para ILUMINAÇÃO DE JARDIM: tipos e modelos!

A iluminação de jardim além de ter sua funcionalidade de iluminar a área, ainda é capaz de agregar charme ao projeto de jardinagem. E pensando em um projeto cheio de charme, o post traz dicas de quais tipos de iluminação e maneiras de usá-las no espaço externo.

 

Poste/ postinho

            Um clássico entre os acessórios de luz, os postes e postinhos garantem um toque super charmoso ao espaço, e criam mais um ponto decorativo para o espaço externo. Este tipo de item possui dois tamanhos, os mais altos que trazem ao espaço características da iluminação de praças, e os menores que são mais delicados e ficam ótimos para iluminar caminhos.

jardim com piscina

A piscina iluminada fica aconchegante

Neste projeto, a aposta foi utilizar o modelo menor para dar luz a área em volta da piscina. O item pequeno e com luz na ponta tem alcance de iluminação pequena, então, é preciso usar várias peças para garantir que o espaço tenha boa luminosidade.

deck madeira

O deck de madeira degastada dá traços rústicos

No projeto de jardinagem rústica a aposta pelas versões menores também foi a escolha. Aqui o modelo tem uma espécie de chapeuzinho na ponta, o que diminui a amplitude de iluminação e direciona a luz para o chão, mantendo essa área melhor iluminada.

jardim com flores

As flores vermelhas dão toque de cor ao gramado

Com uma área ampla este jardim com flores apostou no uso dos postes maiores, que acrescentam charme e delicadeza a área externa. O modelo de ferro preto ficou em harmonia com o projeto de jardinagem e garantiu boa iluminação para o lado de fora da casa.

 

Mais fotos

 postinhos de luz

decoração rústica

Bancos de madeira criam um espaço aconchegante

iluminação com postes

De direcionar

            Esse tipo de item é ideal para quem pretende dar ao espaço externo uma iluminação de fundo ou silhueta, que nada mais é que uma luz direcionada para alguns pontos, dando maior destaque a uma área específica do espaço.

jardim corredor

As pedras brancas fazem parte da jardinagem

            Com um jardim pequeno, a estratégia foi usar arbustos condizentes com as dimensões do espaço e apostar na iluminação para valorizar esta área e as plantas do local. Os pequenos pontos de luz direcionados diretamente para as plantas garantiram pontos de destaque e iluminação indireta ao espaço.

vasos com bambus

Bambus decorativos enfeitam os vasos externos

No pequeno jardim com pedras e vasos decorativos, os pontos de luz direcionados também foram a escolha. O item além de garantir luminosidade ao espaço, ainda deu destaque aos bambus decorativos e ainda criaram sombreados super charmosos no muro, o que aumenta o charme da decoração externa.

jardim japonês

Nesta proposta, a ideia foi utilizar os pontos direcionados em apenas algumas partes do projeto, garantindo foco aos itens desejados, como os bambus que formam jardins verticais, e algumas plantas. O resultado além de lindo, deixou a iluminação externa equilibrada.

 

Mais fotos

sofá externo

Poltronas e sofás com almofadas deixam decoram o ambiente externo

luz de direcionar

jardim com primavera

A primavera florida dá cor

jardim com coqueiros

Coqueiros fazem parte da jardinagem

luz direcionada

De piso

            A luz de piso é indicada para quem tem um projeto ainda a ser executado, afinal este tipo de recurso deve ser devidamente instalado de modo a ficar rente ao chão e com fiação subterrânea. O item é um charme, e não funciona para direcionar a um ponto específico.

chão de pedras

Pedras revestem o chão

Com um jardim amplo e um mix de plantas, a aposta foi de utilizar este tipo de luz próximo de árvores e em caminhos. As versões menores são mais suaves, enquanto os modelos maiores ficam ótimos para serem instalados ao pé de árvores grandes.

parede de pedras

Neste projeto, o tipo de luz instalado no chão foi utilizado como detalhe no pequeno jardim com árvore. O elemento foi instalado lado a lado e próximo da parede revestida, o que aumentou o destaque da área e garantiu ao espaço externo uma iluminação indireta.

piscina decorada

Espreguiçadeiras compõem o espaço da piscina

Para este projeto a ideia foi apostar nos modelos de chão para iluminar árvores pelo gramado. Como pode ser visto, o item foi usado em trio ao pé da árvore e rente ao gramado, garantindo destaque suave aos elementos da jardinagem.

 

Mais fotos

jardim gramado

O gramado valoriza a paisagem externa

jardim com pérgola

O pergolado de madeira completa o cenário externo

luz de piso

Iluminação moderna

            O projeto para um jardim moderno também pede que o projeto de iluminação acompanhe o estilo. Neste caso, a dica é usar elementos que respeitem essa linha decorativa. E entre esses elementos está a iluminação de led, que tem ganhado cada vez mais destaque.

fita de led

Bambus de jardim enfeitam a proximidade do muro

 

Uma maneira bem atual de iluminar a área externa e demarcar caminhos são as fitas de led. E neste projeto o item pode ser vitos dermarcando todo a área do deck de madeira. Outro detalhe é escolha da cor amarela, que mantém o espaço aconchegante.

iluminação moderna

A parede de pedra dá traços rústicos

Mais um projeto em que a iluminação de led é destaque externo. Aqui a luz foi utilizada rente ao lago que compõe o projeto de jardinagem e o resultado é um espaço charmoso e com iluminação demarcando uma área específica.

jardim com vasos de flores

As flores dão cor a decoração

Uma maneira bem charmosa de usar luz no jardim, mas sem cair no tradicional e clássico, são os vasos iluminados. Neste projeto, a aposta foi por usar três peças com formato redondo e com flores, que dão um charme super especial ao espaço externo e garantem um toque indireto de luz.

 

Mais fotos

vaso iluminado

piscina com vasos de plantas

Em volta da piscina, deck de madeira

luz de led

 

Arandela

             O uso das arandelas externas não é uma novidade, mas o elemento pode ser uma grande aposta para a jardinagem, afinal a instalação em paredes garante um ponto diferente de luz.

jardim com vasos de plantas

Bananeiras decoram o jardim

Neste projeto, a aposta foi fazer um cantinho decorativo para o jardim com vasos de plantas. E para dar destaque a área, o uso de arandelas modernas com 2 fachos foi a escolha. O item além de destacar os vasos de plantas, ainda deu charme ao muro decorado.

painel de madeira muro

O modelo do item também pode variar e isso vai definir o estilo do projeto externo. Nesta proposta, a ideia foi pelo uso de modelos clássicos e que lembram potinhos coloniais de luz, dando ao jardim um toque lindo e com elementos tradicionais.

jardim com árvore

A árvore no jardim decora a parte central do espaço

Os modelos mais simples e instalados nas paredes também são ótimas escolhas. Neste projeto, a aposta foi pelas peças instaladas tanto na posição vertical, como horizontal, e o uso da luz amarela manteve o estilo aconchegante e reconfortante do quintal.

 

Mais fotos

 

piscina com jardim

O muro iluminado cria um toque de destaque ao espaço

deck de madeira com banco

O banco de madeira faz parte do espaço externo

jardim com arandela

Cordões de luz

            Essa é uma proposta super criativa e que dispensa instalações elétricas subterrâneas, o que torna possível a iluminação já com o projeto de jardinagem finalizado. E garante a qualquer modelo de jardim traços delicados e românticos.

 

jardim rústico

Cadeiras diferentes compõem a mesa externa

Os cordões com lâmpadas penduradas não foram usados não apenas sobrepostos ao espaço do jardim, mas também na cerca de madeira e garantem uma iluminação ótima para a área externa. Como o item usa de vários pontos de luz, a dica é usar lâmpadas de led para colaborar com a economia de energia.

árvore iluminada

No espaço externo, mesa e bancos de madeira

Se você tem uma árvore no jardim, pode se inspirar nesta ideia e usar o cordão pendurado na árvore, assim este elemento do jardim ganha destaque e você dispensa o uso de acessórios de apoio para os cordões de lâmpadas.

luzinhas cordão

Caso você não tenha árvores, uma boa inspiração é este modelo de jardim iluminado. Aqui hastes de ferro mais altas servem de suporte para o cordão que passa sobre o jardim, e o resultado é simples e lindo.

 

Mais fotos

chão de pedras brita

No piso, pedras soltas

vasos de plantas

Diferentes plantas compõem o jardim

cordão de luzinhas

muro com eras

O muro verde dá um toque natural a parede

cordão de luzes jardim

Agora que você já viu diversos modelos e tipos de iluminação de jardim é hora de escolher o projeto que mais combina com seu espaço externo e colocar um pouco de luz na jardinagem.

Você pode gostar...