Escada Externa: Veja modelos mais recomendados e 49 fotos

Escolher o material e revestimento para uma escada externa requer atenção, por simplesmente ficar exposta ao tempo e a maior índice de umidade, poeira e sujeira. Além de embelezar o lado de fora de sua casa ou outro empreendimento, é preciso criar um elemento funcionar e de fácil manutenção.

Nesse post vamos te explicar sobre os tipos de escadas externas e mostrar diversas fotos para te inspirar a fazer igual. Acompanhe!

escada-externa-varios-modelos

Modelos de Escada Externa na Fachada

Quem não quer a frente de sua casa bonita e apresentável? Escolher degraus com material resistente é uma boa opção para facilitar o acesso à porta principal da casa, à varanda ou outra área comum. As escadas de fachada são, normalmente, com degraus baixos e grandes, pois a altura da casa não é tão significativa.

Atrelados às escadas, podem constar elementos decorativos, como pedras ornamentais, plantas, vasos, velas, pontos de luz, esculturas, pequenas árvores e até espelhos d’água, dependendo do resultado que se quer chegar.

escada-externa-de-pedra

Separamos os principais materiais requisitados para fazer escadas na fachada, conferindo mais sofisticação e segurança.

De granito ou mármore

Dois dos materiais mais utilizados para diversos itens de uma casa, como bancadas, pisos, soleiras, etc, o granito e o mármore podem também estar presentes em uma escada externa. Bem resistentes, eles dão toda a segurança que a fachada de sua casa precisa – essa resistência é maior no granito do que no mármore.

Outra vantagem do granito é que ele é menos suscetível a desgaste pelo tempo ou pelo uso, e ainda sofre menos danos ao contato com produtos corrosivos, não resultando em manchas ou descoloração. O mármore, dependendo de sua composição, pode manchar mais facilmente.

O granito é formado por três minerais: mica, feldspato (o que dá a cor do granito) e quartzo, deixado-o bem mais resistente, duro e menos poroso. O mármore é originado do calcário, e é muito mais indicado para peças decorativas e funcionais da casa.

Veja alguns modelos de escadas de granito e mármore para a escada externa de sua casa:

escada-externa-em-granito

escada-externa-em-granito-preto

escada-externa-granito

De concreto

Concreto é atemporal, versátil, tradicional e super resistente, por isso é muito utilizado para escadas externas. Não há limitações para utilizá-lo do lado de fora da casa, além de poder ser combinado a vários tipos de revestimento. Geralmente, as escadas externas de concreto são pré-moldadas.

O conceito de concreto aparente está cada vez mais na moda, principalmente quando usado o cimento queimado, muito presente da decoração hoje em dia.

Veja alguns modelos de escadas sofisticadas de concreto: 

escada-externa-de-concreto-degraus

escada-externa-de-concreto-fachada

escada-externa-de-concreto-jardim

modelo-de-escada-externa

De madeira / amadeirado

Quer material mais versátil que a madeira? Ela combina praticamente com tudo! Se sua casa for daquelas que contam com um jardim logo na fachada, por ser uma ótima ideia escolher uma escada externa de madeira, por que vai criar aquele clima de interior e casa de campo.

Existem diversos tipos de madeira que podem ser utilizados em um projeto como esse. A madeira de demolição é uma alternativa sustentável e resistente, que pode ser usada do lado externo sem maiores preocupações.

Uma dica é verificar com um especialista nesse tipo de material, se o tipo de madeira que você escolheu necessita de cuidados mais precisos, como fazer uma proteção contra corrosão, surgimento de cupins e deterioração por conta do tempo.

escada-externa-deck-de-madeira

escada-externa-madeira-residencial

A madeira pode ser trabalhada também, conferindo um item único!

escada-externa-madeira

De pedra

As pedras são, talvez, as mais utilizadas para escadas externas já há muito tempo. É difícil uma casa antiga não conter uma escada com esse material. As pedras naturais são muito indicadas por profissionais para áreas externas, por isso você consegue vê-las nos arredores de locais com piscinas, na área da churrasqueira, e nos quintais das casas.

Elas possuem propriedades antiderrapante, oferecendo maior segurança a você e sua família. É preciso, no entanto, escolher materiais que contenham rugosidade. Especialistas indicam a São Tomé e similares, a Paduana (ou Miracema), a Lagoa Santa e a Morisca, por exemplo.

A ardósia, que é bastante utilizada em projetos de áreas externas por que é mais barata, não oferece boa performance no quesito resistência a escorregamento.

Veja modelos de escadas de fachada feitas com pedras:

escada-externa-com-pedra

escada-externa-com-pedras

escada-externa-de-pedra-casa

escada-externa-de-pedra-em-casa

escada-externa-espiral

Modelos de Escada Externa para Sobrado

Está conseguindo visualizar esse tipo de escada externa? Elas podem estar presentes para ligar o andar térreo ao andar de cima do lado de fora, como uma alternativa à escada interna. Elas são utilizadas no caso, também, de ligar áreas de lazer presentes no lado externo na casa no segundo andar.

Se o projeto da sua casa necessita de uma escada externa para sobrado, diversos modelos podem ser escolhidos, respondendo a seu gosto pessoal, mas também às necessidades das pessoas da casa e do projeto em si.

escada-externa-vazada-sobrado

Separamos os principais modelos de escadas externas para sobrados para você ter a ideia de qual implantar em sua residência ou escritório.

Caracol

Conhecida também como escada helicoidal ou espiral, a escada caracol pode ser uma boa opção para áreas externas, ligando um andar a outro. Elas oferecem a vantagem de não ocuparem muito espaço do projeto, por isso é a melhor escolha para ambientes pequenos.

Elas são charmosas e podem surgir em diferentes materiais e modelos. Contudo, por serem mais estreitas e com curvas, pedem cuidado redobrado na hora de subir e descer delas. Para famílias com crianças e idosos, esse tipo de escada não é muito recomendado por não oferecer tanta segurança.

O material mais utilizado é o ferro, pois é antiderrapante. O ferro pode ser combinado a um revestimento de madeira, se esse for o desejo. fica bem sofisticado. Não se esqueça de priorizar o uso de corrimão, para que fique mais funcional ainda.

Veja modelos de escadas externa caracol:

escada-externa-caracol-de-madeira

escada-externa-caracol

escada-externa-estilo-caracol

escada-externa-tipo-caracol

Vazada

O tipo de degrau vazado é feito somente com a base para pisar, o chamado pisante. Não contém o espelho (a parte da altura da escada) e por isso há um vácuo entre um degrau e outro. Esse modelo de escada é muito utilizado, por ser minimalista e com um design moderno.

Entretanto, as escadas vazadas não são indicadas se houver bebês e crianças em casa, por correrem o risco de cair entre os vãos.

Qualquer material pode ser requisitado para criar uma escada com degraus vazados, contudo, se você escolher o concreto, é preciso criar uma estrutura com vigas para que ela possa ser construída.

Veja os diferentes modelos de escadas com degraus vazados:

escada-externa-estilo-vazada

escada-externa-vazada-de-madeira

escada-externa-vazada-espiral

escada-externa-vazada-linda

escada-externa-vazada

Pré moldada

As escadas pré moldadas são criadas em fábricas degrau por degrau, que depois são colocados no local da construção ou reforma de um projeto. É importante que na hora da contratação desse serviço, você já tenha revisado o lugar referente à colocação da escada. É a área que você tem disponível que vai determinar o estilo de escada que você irá implantar.

O bom dessa alternativa é que o profissional contratado apresentará a você a criação da escada em um software, onde poderá ter uma ideia de como ela ficará em sua casa. Assim, será possível fazer alterações quanto ao tamanho, por exemplo.

Qualquer material pode ser utilizado em escadas pré moldadas, mas o mais usado é o concreto. Veja modelos para você conhecer:

escada-externa-pre-moldada-concreto-polido

escada-externa-pre-moldada-em-caracol

escada-externa-pre-moldada

escada-externa-pre-moldada

escada-externa-pre-moldadas

Modelos de Escada para Jardim

Sua casa tem um jardim? Se ele ficar na fachada, no quintal ou em uma área reservada você pode colocar uma escada para facilitar esse acesso. A dica é escolher um material que combine com o estilo de sua casa, mas que crie um ambiente aconchegante e sofisticado.

Combine com a escala, efeitos de iluminação, para que esse espaço também possa ser frequentado durante a noite. Modelos de concreto, pedras naturais e madeira são os mais utilizados nesse caso.

Veja qual é o modelo mais adequado para seu jardim, priorizando a segurança dos moradores e visitantes da casa e pensando do restante da decoração. Veja fotos:

escada-externa-de-concreto

escada-externa-estilo

escada-externa-madeira escada-externa-modelos

escada-externa-sofisticada

escada-externa-troncos

escada-externa-vermelha

escada-externa


Gostou de conhecer os vários tipos de escada externa? Utilize as informações e fotos como inspiração para você criar um elemento decorativo e funcional em sua casa. Lembre-se que as escadas podem ser bonitas, além de ajudar no acesso de ambientes. Boa sorte!

Você pode gostar...