Escada de Madeira: 50 Modelos de Projetos e Tipos Sensacionais!

A escada de madeira é um clássico, e se você busca um material que possa fazer parte de diferentes estilos decorativos, não tenha dúvidas na hora de apostar neste tipo de acabamento. E se você tem dúvidas quanto ao estilo e formato da escada, fique de olho nas dicas e ideias do post para escolher o modelo ideal.

Modelos de escadas de madeira:

Rústica

            Se você deseja uma decoração rústica, ou apenas um detalhe no estilo, a madeira é uma ótima escolha para completar esse visual.

decoração rústica

O sofá bege compõe a decoração da sala

Neste projeto a ideia foi além da escada rústica, que reúne madeira desgastada com guarda-corpo de ferro, já que todo o ambiente segue o mesmo estilo, mantendo assim, a harmonia na decoração e resultando em um espaço rústico e estilo campestre.

casa de vidro

A parede de vidro é uma tendência moderna

Este modelo de escada é um pouco mais simples que a versão anterior, e apesar de ter os degraus feitos de madeira roliça, o acesso ainda tem um toque moderno por conta do guarda-corpo de inox que contrasta com o estilo rústico e cria um mix de linhas decorativas.

escada rústica

O que poderia ser um simples elemento de acesso para outros patamares da casa, neste projeto é mais que isso e se transforma em ponto de decoração para o ambiente. A escada com madeira escura e desgastada dá muito charme a sala e destaca-se, o que a torna um importante elemento para o restante da decor.

 

Mais fotos

poltrona capitonê

A poltrona capitonê decora o cantinho do ambiente

parede de madeira

Almofadas coloridas decoram o banco de madeira na entrada

decoração madeira

Pendentes industriais compõem a iluminação

escada rústica

Com corrimão de madeira

            O corrimão de madeira é um elemento clássico para compor a escada de mesmo material, e torna-se interessante para quem busca um projeto que siga o mesmo estilo e permaneça em total harmonia.

sala com lareira

A parede de tijolo a vista aparente dá destaque ao espaço

Nesta proposta a ideia foi uma decoração com toque rústico, e a escada complementa essa ideia. O modelo dos degraus em estilo plissado com viga central são inteiramente compostos da mesma tonalidade de madeira, e com o corrimão feito a partir de madeira roliça não é diferente.

chão de pedra

A escada vazada marca o modelo deste projeto que poderia seguir uma estrutura básica e simples, mas que ganhou um toque especial por conta do guarda-corpo de vidro que torna-se apoio para a instalação do corrimão. O resultado é um mix de moderno e clean, e uma ótima aposta para quem quer manter o destaque para a madeira.

piso de madeira

Vasos com plantas dão um toque verde ao ambiente

Para esta proposta a ideia foi de incluir uma escada de madeira na mesma cor do piso, mantendo assim harmonia no ambiente. O modelo para os degraus é com viga central e o corrimão com guarda-corpo também são do mesmo tipo de madeira, mantendo equilíbrio no espaço.

 

Mais fotos 

chão de madeira

Para a iluminação, trilhos de luz

casa com mezanino

parede de madeira

A parede de madeira integra-se ao piso

escada com corrimão

Com vidro

            A composição com vidro é uma aposta bem moderna e ideal para quem pretende trazer um mix mais atual para o elemento de madeira. E apesar do vidro ser uma tendência contemporânea, o material translúcido fica clean e mantém o destaque do madeiramento.

parede cimento queimado

A parede de cimento queimado ganha destaque com a iluminação de arandelas

O estilo da escada moderna é o que marca esta proposta. Aqui o modelo de madeira contrasta com outros materiais e acabamentos próximos, como:

  • Parede de cimento queimado;
  • Corrimão de inox;
  • Guarda-corpo de vidro.

E mesmo diante desse mix de estilos é possível ver equilíbrio em todos os elementos que garantem um toque moderno e cheio de charme ao ambiente.

guarda corpo escada

O guarda-corpo de vidro é moderno

Nesta proposta, é possível notar que mesmo com a escada de madeira o piso do ambiente é frio, e essa é uma das possibilidades para diferentes projetos. Diante disso, o piso claro garante maior destaque para a escada, que tem guarda-corpo de vidro.

 

Mais fotos

decoração sala de estar

Na sala, sofá branco

decoração aparador

sala de jantar moderna

A mesa cinza com cadeiras diferentes é moderna

parede de pedras

A parede de pedras dá um toque rústico ao ambiente

parede decorada

Quadros em escala de cinza decoram a parede

escada com vidro

Caracol

            Se você tem um espaço menor, uma escolha mais compacta é escada tipo caracol, já que ocupa menos espaço. Desse modo, dá para escolher entre os modelos clássicos de madeira ou até versões com design mais atual, deixando o resultado moderno para o ambiente.

escada moderna

Paredes de vidro compõem o ambiente

Um exemplo claro de design moderno e atual é este modelo. Aqui os degraus em madeira têm os cantos arredondados e isso valoriza ainda mais o elemento de acesso. Outro ponto que deixa o resultado moderno é o corrimão em inox, que segue o formato da escada e mantém o resultado clean.

modelo helicoidal

Neste modelo há um mix de cores, já que os degraus foram confeccionados em madeira clara, combinando com os móveis do ambiente; e o guarda-corpo em material branco. O resultado é que o parapeito de proteção une-se a parede de mesma cor e aumenta o destaque da escada de madeira e seu formato.

 

Mais fotos

sala rústica

Rente a parede, estante de livros

escada caracol

guarda-corpo de ferro

O guarda-corpo de ferro dá estilo e garante a segurança dos moradores

decoração sala com parede de vidro

No corredor, parede amarela

piso de madeira clara

Simples

            Para quem pretende adotar um modelo simples e atemporal, a madeira também permite isso, e a ideia principal neste caso é escolher um modelo sem grandes destaques e que seja clean, garantindo o resultado esperado para o elemento.

parede de pedras decorativas

A sala com lareira é aconchegante

Este modelo de escada de madeira é uma ótima escolha para quem busca uma versão simples e atual. O modelo valoriza os degraus vazados, e pode ser uma opção com um pouquinho mais de estilo para compor um projeto com estilo atemporal e mix de materiais e acabamentos.

vão embaixo escada

 

Se a intenção é adotar um elemento de acesso que faça parte do ambiente sem ser o ponto principal ou foco, mas de modo a inclui-lo na decoração, já pode salvar este modelo entre os favoritos. Aqui a versão foi instalada rente a parede, e no vão embaixo da escada a proposta foi de criar um barzinho.

 

Mais fotos

cadeira metal

Na sala de jantar, as cadeiras coloridas dão destaque e cor ao ambiente

corrimão na parede

Pedras decorativas revestem a parede

parede de tijolinho

A parede de tijolo a vista compõe o projeto

escada simples

modelo simples

Revestida de madeira

            O revestimento para escada feito em madeira é uma ótima escolha para quem pretende dar acabamento com esse material, mas não quer projetar todo o acesso em material nobre. Neste caso, a escolha além de ser bacana ainda é uma opção mais econômica.

mesa com tampo de vidro

A mesa de vidro compõe a sala de jantar

No projeto da sala de jantar com escada, a base foi feita em alvenaria e placas de MDF revestem os degraus e espelho da escada. O resultado ficou super charmoso e remete a ideia de uma escada de madeira, de modo a manter a harmonia com o piso também de madeira.

aparador com espelho na decoração

O espelho com moldura trabalhada decora a parede

Nesta proposta a ideia foi de fazer a base de alvenaria e pintá-la de cinza, combinando com a parede de cimento queimado. Para o revestimento, tábuas de madeira combinando com o piso garantem um toque mais aconchegante para os degraus e valorizam a escada.

 

Mais fotos

tapete sala

Na sala de estar, tapete para setorizar o ambiente

jardim embaixo escada

Jardins verticais decoram a parede

escada revestida de madeira

A estante foi decorada com livros e objetos decorativos

escada cimento queimado

revestimento madeira

Com luz/ iluminada

            Para quem pretende valorizar ainda mais a escada de madeira, uma proposta é usar iluminação próxima dos degraus, de modo a garantir segurança no uso do elemento, e principalmente, valorizar a estética desse item.

projeto moderno

Cabos de aço funcionam como guarda-corpo

No projeto, a escada com degraus flutuantes á é um charme, mas o elemento ganha ainda mais destaque por conta das luzes que saem da parede e iluminam cada plataforma de madeira que compõem dos degraus. O resultado é moderno e super aconchegante para o ambiente, já que ajuda a criar um ponto de iluminação indireta.

teto com luz embutida

A parede de cimento queimado tem iluminação indireta

Neste ambiente, a proposta é um pouco diferente, uma vez que pequenos spots de luz foram instalados na parede e em pontos distintos, criando pequenos pontos de luz ao longo da escada, mas de modo discreto.

corrimão embutido

O corrimão embutido na parede é moderno

Outra ideia para quem pretende fazer uma escada com luz é este projeto. Aqui a iluminação sai de um pequeno vão entre a base e o espelho, e o resultado é um charme, já que feixes de luz refletem na parede branca.

 

Mais fotos

sala decorada com poltronas

Puffs brancos compõem a decoração da sala

escada iluminada

sala com garden seat

Ao lado do sofá, garden seat para decorar

jardim embaixo da escada

O jardim verde ocupa o vão abaixo da escada

Rendeu-se a escada de madeira? Conta aqui nos comentários qual seu estilo preferido!

Você pode gostar...