Decoração de Escada: Dicas para fazer e 55 ideias lindas!

A escada de sua casa não precisa ser sem graça e clean. Ela pode receber elementos decorativos para deixar o ambiente moderno e cheio de personalidade! Existem diversas formas de fazer uma decoração de escada, tudo vai depender de como é o estilo do restante da casa e do que te agrada.

Quer saber o que utilizar para decorar a escada da sala ou da varanda? Bom, as maneiras de decorar escadas mais requisitadas são as com flores, com papéis de parede, com quadros de arte ou de fotografias e com espelhos.

decoração de escada capa do post

Você pode decorar tanto os degraus, quanto os corrimões e as paredes que cercam a escada em questão. Não há limites para criatividade, contanto que esse decor carregue a identidade da família que mora na casa.

Decorar uma escada como?

  • Com papéis de parede coloridos
  • Com tecidos
  • Com adesivos clássicos, geométricos ou divertidos
  • Com tinta lousa e desenhando nos degraus
  • Com tinta colorida, um degrau de cada cor
  • Com quadros de arte – podendo ser de diversos tamanhos e estilos
  • Com as fotografias preferidas da família
  • Com flores naturais ou artificiais nos degraus, corrimões ou paredes
  • Com velas em ocasiões especiais

decoração de escada divertidos

Tipos de decoração de escada

Quer descobrir várias inspirações para as escadas de sua casa? Vamos te mostrar abaixo, cada uma com seu estilo irreverente e que pode ficar incrível em sua sala ou varanda, confira!

Com quadros

Decorar com quadros é uma delícia, pois colocamos na parede o tipo de arte que mais gostamos e que, além de poderem ser visualmente agradáveis, podem passar uma mensagem para quem os aprecia subindo a escada!

decoração de escada com quadrinhos

decoração de escada com quadros clássicos

Como falamos no início do texto, os quadros podem ter diversos tamanhos. Eles serão dispostos da maneira que você preferir.

Não é preciso seguir uma linha temática para os quadros, a não ser que seja um desejo seu. Mas essa não é uma regra, você pode escolher temas diversos e colocá-los de modo divertido na parede.

decoração de escada com quadros de arte

decoração de escada com quadros modernos

decoração de escada com quadros rústico

decoração de escada com quadros

Com fotografias

As fotografias de família sempre nos inspiram no dia a dia, por isso gostamos de colocá-las em porta-retratos e participá-las da decoração.

É possível decorar uma escada com elas também, colocando-as em diversos estilos de molduras! Não há uma ordem estipulada para dispor as fotos na parede e nem o tamanho delas.

decoração de escada com fotografias da família

decoração de escada com fotografias e desenhos

Pode ser as fotos daquelas viagens inesquecíveis, de momentos marcantes, ou até fotografias feitas em estúdio e bem trabalhadas numa grande moldura.

decoração de escada com fotografias

decoração de escada com fotos

Uma opção criativa para fotografias na escada é criar uma árvore genealógica, onde você colocará as fotos das pessoas de sua família por ordem de nascimento? É como se fosse um histórico familiar em plena decoração!

decoração de escada com fotos árvore genealógica

Além disso, você pode criar um espaço mais irreverente, colando as fotos diretamente na parede, ou colocando prateleiras para apoiar os porta-retratos!

decoração de escada com fotos em papel

decoração de escada com fotos em estantes

Com espelhos

Espelhos grandes, pequenos, redondos, quadrados, com estilo provençal ou veneziano. Qualquer um deles pode decorar sua escada, estando juntos e misturados. Que tal?

decoração de escada com espelho

decoração de escada com espelhos vintage

Esse tipo de decoração de escada fica ótimo em casas que seguem uma linha mais rústica, clássica ou até retrô. Está muito em alta também, usar modelos divertidos de espelhos, com molduras coloridas.

decoração de escada com espelhos

decoração de escada espelhos em cima

decoração de escada espelhos

Com adesivos e papéis de parede

Os adesivos surgiram na decoração para agregar conceitos e claro, facilitar a vida de qualquer um! São papéis de parede autocolantes muito mais simples de colocar como aqueles em versão antiga.

E eles podem ser utilizados para fazer a cobertura dos degraus de sua escada, deixando um resultado muito divertido. Uma dica também é utilizar fitas adesivas coloridas!

decoração de escada com fita adesiva

decoração de escada com papel adesivo

Eles podem fazer qualquer estilo, podem ser mais clean, românticos, coloridos, descontraídos. Você é quem vai decidir qual combina mais com o modelo de sua sala.

Além do mais, os adesivos são tão versáteis e tão fáceis de tirar e colocar, que você pode trocar com alguma frequência a decoração da escada.

decoração de escada com papel de parede colorido

decoração de escada com papel de parede

decoração de escada com papel divertido

Modelos florais chamam bastante a atenção e são os adesivos mais requisitados. Eles ficam perfeitos em ambientes que precisam realçar o frescor e a feminilidade.

decoração de escada com papel

decoração de escada criativas

E que tal colocar um modelo de papel de parede temático? Lá nos Estados Unidos o Halloween é bem típico, e muitas famílias decoram a casa para comemorar. Nós brasileiros também podemos adotar essa prática, com festas que gostamos!

decoração de escada com adesivo

Com flores

Gosta de flores e plantas? Elas também podem participar da decoração de escada de sua varanda ou sala. É uma ótima oportunidade para você ornamentar sua casa de maneira delicada e perfumá-la de forma natural!

decoração de escada cheia de flores

decoração de escada com flores vermelhas

Escolha flores coloridas e suas plantas prediletas, prestando atenção para as características de cada uma. Isso por que, no caso de colocá-las dentro de casa, é preciso descobrir quais podem ficar em locais menos iluminados pela luz do sol, por exemplo.

decoração de escada com plantas no lado externo

decoração de escada com plantas

Uma ideia interessante e que é inspirada em casamentos é colocar as flores, podendo ser naturais, no corrimão da escada de sua casa. É uma forma bem simples de dar um toque especial no dia a dia ou em dias especiais.

decoração de escada flores no corrimão

Se você não tiver tempo de cuidar de plantinhas naturais, pode optar pelas artificiais. Há tipos que parecem originais e ornamentam muito bem as escadas!

decoração de escada com flores

decoração de escada com flores artificiais


Espero que tenha gostado de conhecer mais sobre como fazer uma decoração de escada! Qualquer dúvida que tenha ou sugestão de inspirações diferentes, pode deixar um comentário para a gente.


Você pode gostar...