Como Pintar Porta de Madeira: Dicas e passo a passo!

Como pintar porta de madeira? Essas estruturas são tradicionais, lindas e dão um destaque incrível ao ambiente, mas precisam de manutenção constante para manter a beleza sempre. Há diversos tipos de pintura e maneiras de realizar uma reforma de modo rápido e eficiente. Para saber mais, acompanhe o post com dicas e passo a passo!

porta-de-madeira

Tanto a entrada de uma casa quanto de diversas salas necessita de estruturas sempre limpas e bem cuidadas. Ninguém merece um ambiente com portas feias e com desgaste. Por isso, em muitos casos, uma simples pintura já faz toda a diferença e deixa o ambiente renovado.

Seja doméstico ou empresarial, uma porta de madeira dá mais elegância, desde um estilo clássico até minimalista. Recentemente, fizemos um post falando sobre reforma de pisos de madeira com sinteco e mostramos fotos impressionantes do antes e depois que surpreenderam muitas pessoas. Agora, que tal aproveitar para dar um upgrade na porta também?

A boa notícia é que não precisa de um serviço especializado para isso (ao menos que você queira e esteja disposto a pagar, claro). Em casa e com uma diversidade de materiais, você aprende a como pintar porta de madeira passo a passo. Não é trabalhoso, basta seguir as instruções e deixar a estrutura do seu jeito, como se estivesse nova. Além disso, você economiza!

Antes de ensinar o passo a passo para pintar porta de madeira, é importante conhecer os tipos de pintura indicadas para fazer a melhor escolha e garantir uma bela aparência!

como-pintar-porta-de-madeira

Tipos de Pinturas para Porta de Madeira

Verniz

O verniz é um tipo de pintura versátil, o mais popular entre todos os tipos por deixar diversas estruturas de madeira com uma cara nova (pisos, portas, entre outros). Dá um tom rústico na decoração e conta com muitas versões, como o spray (fácil de ser utilizado), fosco (com acabamento sem brilho) ou brilhante, além de ser fácil de aplicar e limpar.

Tinta automotiva

A tinta automotiva é ideal para pintar a estrutura de automóveis diversos. Tem vários tipos, desde acrílica até de poliéster, deixando uma visibilidade brilhante e geralmente colorida. Embora seja ideal para plástico, também é indicada para portas de madeira em alguns casos.

como-pintar-porta-de-madeira-tipos-de-pintura

Tinta acrílica / Esmalte a base d’água

Já a tinta acrílica é similar ao látex, ideal para ambientes externos. Para portas de entrada, é uma opção até mais interessante que o verniz, devido à resistência e à alta impermeabilidade. Solúvel em água (assim como o esmalte à base d’água), dá um ótimo aspecto à estrutura e seca rapidamente.

Laca

De todos os tipos de pintura, talvez a laca seja a mais versátil. Chamada também de poliuretano, é indicada para materiais variados, tanto como madeira quanto ferro, vidro e metal. É ótima para restauração, sobretudo para dar um toque moderno e elegante, de cores quentes a clássicas.

Porta Branca Amarelada: Como evitar e o que fazer

Porta branca que fica amarelada, infelizmente, é um problema comum em muitas casas. Com o tempo, o branco vai sumindo e dando espaço para manchas amarelas aparentes, ficando com cara de velha e feia. Péssimo, não é?

E por que isso acontece? Segundo especialistas, a umidade, pouca exposição à luz solar e o calor emitido por fontes de fogo como aquecedores e fogões contribuem para a porta branca amarelada. Nesses casos, portas de cozinha e em ambientes internos estão mais propensas a esse problema.

Para evitar, a única coisa a fazer é promover uma manutenção constante para que fique no aspecto original por anos. Com pequenas pinturas, dá para deixar a porta linda. Para isso, use tinta branca a base d’água, já que essa opção é mais difícil de amarelar, ao contrário da tinta a óleo. Antes disso, é ideal usar um selante e fazer um acabamento com laca ou verniz – também dá um upgrade bacana à aparência, ainda mais em exteriores.

como-pintar-porta-de-madeira-em-casa

A ideia é ficar sempre atento à porta. Ao perceber que esses problemas estão começando a aparecer, comece a agir para evitar problemas (e trabalhos) maiores. 

Como Pintar Porta de Madeira Passo a Passo

E como pintar porta de madeira passo a passo? Qual o procedimento correto? Muita gente acha que é difícil e não dá para fazer em casa. É claro que existem profissionais próprios para fazer uma reforma completa, mas para economizar e dar um toque pessoal à estrutura, é bacana fazer você mesmo!

Materiais necessários: 

  • Plástico ou jornal para forrar o chão;
  • Pano para limpar;
  • Massa para madeira e esmalte à base d’água;
  • Bandeja para tinta, rolo médio e pequeno, fita crepe;
  • Máscara, alicate, chaves de fenda, trincha, lixa e espátula.

como-pintar-porta-de-madeira-materiais

Passo a passo: 

  • Espalhe o plástico ou jornal no chão e em toda a área próxima à porta para evitar sujeira;
  • Use a chave de fenda para retirar maçanetas e outros objetos de trancamento;
  • Coloque a máscara e comece o lixamento. Se o esmalte anterior for brilhante, é necessário lixar bem para remover todo o brilho. Caso seja fosco, o processo é mais rápido e prático. Ao final, use o pano para limpar a área;
  • Com a massa, você pode corrigir eventuais desníveis na porta. Use a fita crepe para proteger a fechadura e aplique com a espátula acabando com todos os defeitos;
  • Dê mais uma lixada para nivelar bem e deixar a superfície lisa;

passo-a-passo-como-pintar-porta-de-madeira

  • Não quer pintar toda a porta? Mantenha as partes protegidas com fita crepe para que a tinta não fixe;
  • Prepare a tinta escolhida de acordo com as instruções da embalagem. Isso vale sobretudo quanto à quantidade de demãos para que haja uma boa fixação. Use a bandeja e comece a aplicação com o rolo;
  • A melhor forma de pintar porta de madeira é de baixo para cima, da esquerda para direita. Para cantos e batente, use a trincha ao invés do rolo.
  • Espere secar bem e comece a passar a segunda demão. Depois disso, remova a fita crepe e instale a maçaneta e demais adereços.
  • Pronto! Sua porta de madeira está linda e renovada!

O que não fazer na hora de pintar uma porta de madeira:

  • Aplicar a tinta de uma vez, sem lixar e fazer o pré-tratamento necessário. O aspecto fica péssimo e desleixado;
  • Pintar as laterais sem avaliar se irá aumentar a dimensão e impedir a porta de fechar (sim, isso acontece bastante!);
  • Usar produtos impróprios. Por isso, é necessário uma boa pesquisa e análise para saber qual o melhor tipo de pintura para sua porta de madeira;
  • Pintar sem seguir as recomendações da embalagem ou usando produtos vencidos e de procedência duvidosa.

Seguindo as dicas de como pintar porta de madeira passo a passo, não tem erro: a estrutura fica totalmente renovada, moderna e com uma cara nova! Veja algumas fotos para se inspirar!

porta-de-madeira-como-pintar

tinta-como-pintar-porta-de-madeira

como-pintar-porta-de-madeira-antes-e-depois

como-pintar-porta-de-madeira-ideias

como-pintar-porta-de-madeira-passo-a-passo

como-pintar-porta-de-madeira-procedimento

ideias-como-pintar-porta-de-madeira

portas-de-madeira

como-pintar-porta-de-madeira

Aproveite para pintar a parede também! Equilibre cores e mantenha um padrão bacana e chamativo, ideal para ambientes internos e externos!


Que tal começar a mudar agora? Agora que você já sabe como pintar porta de madeira passo a passo, faça o procedimento correto e deixe o ambiente totalmente diferente! Vale a pena e faz toda a diferença!

Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário no post! Boa sorte com sua reforma e até mais! 🙂

Você pode gostar...