Como Organizar uma Sala Pequena: 18 dicas infalíveis e 45 fotos!

Quer descobrir como organizar uma sala pequena? Nesse post tentamos reunir dicas essenciais para te ajudar nessa missão. Ambientes com tamanho reduzido merecem bastante atenção na hora de decorar e arrumar para que o resultado fique elegante e com bastante personalidade.

como-organizar-uma-sala-pequena-dicas

Se a sala de sua casa ou apartamento é pequena, venha com a gente ver as sugestões de organização e comece o ano com a decoração impecável!

Como Organizar uma Sala Pequena Passo a Passo? #Dicas

Espaço

Nada mais incomoda do que conviver em um espaço apertado. Então se a sala já é pequena, uma das principais dicas é deixar espaço livre para que as pessoas possam circular livremente, sem esbarrar em móveis e objetos.

Isso não quer dizer para você não colocar aquele móvel incrível que você ganhou de casamento, mas apenas para tentar dosar na quantidade de itens na sala em questão. Você vai percebendo ainda no planejamento se o espaço ficará escasso.

É importante ter, pelo menos, um espaço de 1/2 metro entre o sofá e a mesa de centro, por exemplo. Essa precaução ajuda sua sala a ficar mais organizada e aconchegante.

como-organizar-uma-sala-pequena-espaco-e-conforto

Veja um esquema que mostra diversas formas de formular a organização de uma sala pequena. É possível escolher um grande sofá e duas poltronas, um sofá mediano. uma poltrona só, enfim, várias ideias. Dê uma olhadinha e inspire-se:

como-organizar-uma-sala-pequena-espaco

Menos é mais

Além de ter espaço para circulação de pessoas, é preciso conferir a sua sala pequena uma harmonização. É claro que queremos deixar nossa casa com a nossa cara colocando tudo aquilo que gostamos e ganhamos. Mas quando um cômodo é pequeno, devemos pensar muito bem antes de fazer isso.

A máxima “menos é mais” cabe perfeitamente para ambientes pequenos, pois é o sinônimo de charme e organização. Escolher a dedo os objetos e móveis que constarão em sua sala é uma medida inteligente. Pra que abastar de itens decorativos se no fim nada combina com nada?

como-organizar-uma-sala-pequena-dicas-minimalismo

Não à toa que a onda do minimalismo está super em alta quando se trata de decoração. Paredes brancas, móveis claros, quadros neutros, plantas e muito, mas muito aconchego. Peças com design irreverente também contam pontos.

como-organizar-uma-sala-pequena-menos-e-mais

como-organizar-uma-sala-pequena-minimalismo

como-organizar-uma-sala-pequena-sem-mesa-de-centro

Nem só o ambientes clean figuram entre os minimalistas. A ideia nesse estilo de decorar e organizar é retirar o máximo de objetos “intrusos” possíveis. Para que dois sofás grandes se você não recebe muitas visitas? Para que uma mesa de centro, se o espaço é limitado? Você quer mesmo colocar sua coleção de bonecas de porcelana? Pense bem.

como-organizar-uma-sala-pequena-poucos-moveis-e-objetos

Sem portas

Quebrar paredes é uma baita libertação para quem não suporta mais ter uma sala pequena. Considere integrar o espaço de estar com a copa e até com a cozinha, que pode se transformar em uma americana moderna. A ausência de delimitações visíveis ajuda a ampliar o ambiente.

como-organizar-uma-sala-pequena-portas

Há muitas formas de fazer isso com elegância, faça um esboço de como gostaria de ficasse e veja se é possível fazer essa mudança em sua casa ou apê. Se for um projeto na planta, veja com seu arquiteto.

Uma dica* quando os ambientes são integrados o jeito de organizar fica mais aparente, por isso é importante manter tudo sempre em ordem.

como-organizar-uma-sala-pequena-sem-portas

Paredes claras

Os decoradores indicam o uso de paredes claras para ampliar o ambiente. Isso ajuda também a iluminar e arejar o espaço, por isso, aposte em tintas, papéis de paredes e outros revestimentos de cores brandas, como o branco, o bege, nude, gelo, entre outras.

como-organizar-uma-sala-pequena-paredes-claras-e-moveis-claros

E se você combinar as paredes brancas com móveis também claros, tudo vai ficar ainda mais confortável de se ver e de estar. Sua sala pequena ganhará uma boa expansão visual.

como-organizar-uma-sala-pequena-paredes-claras

Móveis claros

Como falamos, combinar paredes claras com móveis também claros, entre sofás, racks, prateleiras, mesa de centro, etc. Além disso, você pode colocar objetos têxteis clarinhos, como os tapetes e cortinas, eles ajudam a deixar o local aconchegante e sua cor dá mais amplitude.

Veja como a combinação de paredes, cortina, tapete e móveis brancos deu super certo nessa sala pequena:

como-organizar-uma-sala-pequena-com-moveis-claros

Móveis planejados

Essa dica de como organizar uma sala pequena requer um orçamento maior, mas pode valer à pena se você está com grande dificuldade de encontrar móveis ideais. Estamos falando de móveis planejados, que você pode encomendar em lojas especializadas.

Esses estabelecimentos têm profissionais que vão te dizer os materiais disponíveis, as cores e como o móvel pode ser feito, sempre sob medida para você, de acordo com sua necessidade. É muito importante ter todas as medidas de sua sala para mostrar a esse especialista.

como-organizar-uma-sala-pequena-moveis-planejados

Móveis rasos

É difícil encontrar, mas uma sala pequenina fica ótima com móveis rasos. Essa é uma ideia para mostrar na loja de móveis planejados, pois eles poderão fazer um rack mais fino que o normal, uma mesa de centro mais estreita, entre outros. É uma dica para economizar espaço.

como-organizar-uma-sala-pequena-rasos

Móveis altos

Sabe a moda dos móveis com pés de palito? Eles são característicos da decoração retrô e são ideais para ambientes pequenos e que precisam de mais amplitude. O fato de serem móveis mais altos, faz com o que o chão fique livre visualmente, e isso ajuda a aumentar a sensação de espaço. Dê uma olhadinha:

como-organizar-uma-sala-pequena-moveis-altos-espaco

como-organizar-uma-sala-pequena-moveis-altos

como-organizar-uma-sala-pequena-pes-palito

TV no lugar certo

Ninguém merece assistir à televisão com uma sombra ou luz na tela atrapalhando a visão. Por isso é importante saber escolher o local para a colocação desse aparelho eletrônico. Não coloque a TV, por exemplo, contra a janela, pois será impossível enxergar alguma coisa.

como-organizar-uma-sala-pequena-tv-no-lugar-certo

Se você já viu diversos lugares para colocar sua TV, mas não gostou de nenhum, pense em colocar uma tela de LED retrátil. Ela vai ficar igualzinha um cinema exclusivo para sua sala, e quando você não for utilizar pode escondê-la! Fica sensacional!

como-organizar-uma-sala-pequena-tv-retratil

Sofá sem braço

Escolher o sofá ideal para uma sala pequena é uma das tarefas mais difíceis. A princípio, qualquer um que a gente escolha vai parecer bem maior do que realmente é, mas para te ajudar nessa missão, temos uma dica: prefira os sofás sem braço. Pode parecer uma dica boba, mas os braços dos sofás aumentam visualmente esse móvel.

como-organizar-uma-sala-pequena-sofa-sem-braco

Para deixar um clima mais zen você pode até trocar as típicas poltronas por uma rede. Sua sala pequena ficará estilosa demais!

como-organizar-uma-sala-pequena-sofas-sem-braco

Sem sofá

O que? Uma sala sem sofá? Sim, isso é possível! Bom, a ideia aqui é trocar o sofá tradicional, de dois ou três lugares, por poltronas, futons ou pufes. Esses itens também são bem confortáveis e não ocupam tanto espaço. Além disso, eles são mais leves e podem ser levados de um lugar para o outro.

Selecionamos 3 ideias bacanas que mostram como organizar uma sala pequena sem sofás:

como-organizar-uma-sala-pequena-sem-sofa-futon

como-organizar-uma-sala-pequena-sem-sofa-pufes-poltronas

como-organizar-uma-sala-pequena-sem-sofa

Baús

Quer organizar as mantas, almofadas, cortinas, entre outros objetos de sua sala? Aposte em baús que podem também fazer as vezes de móveis. Por exemplo, há baús que podem ser lindas mesas de centro ou a base para sofás. É uma dica e tanto para você manter várias coisas guardadinhas e deixar a decoração estilosa.

como-organizar-uma-sala-pequena-bau-centro-de-mesa

Há muitos modelos de baú disponíveis no mercado de decoração de casas. É uma das dicas mais infalíveis de como organizar uma sala pequena.

como-organizar-uma-sala-pequena-bau-pufe

como-organizar-uma-sala-pequena-bau-sofa

Prateleiras e nichos

Outros itens super organizadores são as prateleiras e nichos. Você pode apostar neles para a área da TV, fazendo parte do rack, ou atrás do sofá. Neles dá para organizar os livros, DVD’s, revistas, quadros e objetos de decoração em geral.

como-organizar-uma-sala-pequena-nichos

Acrílico e vidro

Escolher móveis e objetos de acrílico ou vidro transparente pode ajudar você a organizar sua sala melhor. Isso por que eles vão aumentar a sensação de espaço de sua sala pequena e além disso, combina bastante com qualquer estilo de decoração. Pode ser uma mesa de centro, uma cadeira, vasos, entre outros.

como-organizar-uma-sala-pequena-mesa-de-centro

Uma ideia de como organizar uma sala pequena com materiais transparentes:

como-organizar-uma-sala-pequena-transparentes

Espelhos

Além do vidro e cores claras, os espelhos também deixam qualquer ambiente maior, mesmo que visualmente. Se você está achando sua sala muito apertadinha, invista em espelhos, sendo que eles podem ser grandes, cobrindo uma parede inteira, ou até uma coleção deles.

como-organizar-uma-sala-pequena-espelho

como-organizar-uma-sala-pequena-parede-de-espelho

Cortinas leves

Para deixar a sala pequena mais leve e graciosa você pode colocar cortinas. Mas é importante saber como escolher para não sobrecarregar em vez de dar leveza. Para isso, escolha um modelo de cortina com tecido leve, fluido e de cor clara. Junto com outros elementos você conseguirá deixar sua sala bem confortável.

como-organizar-uma-sala-pequena-cortinas-fluidas

Optar por cortinas leves faz parte da missão de como organizar uma sala pequena:

como-organizar-uma-sala-pequena-cortinas-leves

Iluminação

Salas escuras costumam parecer menores, então isso não é legal caso você deseje aumentar visualmente o espaço desse cômodo em sua casa. Portanto, pense em maneiras de deixar a sala com uma boa iluminação, seja artificial ou natural.

Se você morar em uma casa pode apostar em uma claraboia e aumentar o tamanho das janelas para entrar mais luz do sol durante o dia.

como-organizar-uma-sala-pequena-capriche-iluminacao-claraboia

No caso de apartamentos, é possível investir em diversos pontos de luz, luminárias de chão, abajures estilosos para conferir uma iluminação agradável durante a noite e dia, caso a luz natural não tenha boa entrada pelas janelas.

como-organizar-uma-sala-pequena-capriche-iluminacao

Caixas organizadoras

Falamos das prateleiras, nichos e até dos baús para organizar objetos, né? As caixas organizadoras também são ótimas amigas na hora de compor a decoração de uma sala pequena. Nela você pode acomodar diversos grupos de objetos como seus filmes preferidos, livros, documentos, fotografias, itens para costura, etc.

como-organizar-uma-sala-pequena-caixas-organizadoras

Além das típicas caixas, que estão disponíveis em modelos decorados, você também pode usar cestas de palha, que são elegantes e muito funcionais.

como-organizar-uma-sala-pequena-cestas-organizadoras

Espero que você tenha curtido nossas dicas de como organizar uma sala pequena. Reúna todas as nossas sugestões e aplique em sua casa, sempre levando em conta seu gosto pessoal, claro. Qualquer dúvida, deixe um recadinho para a gente. Beijo! 🙂

Você pode gostar...