25 TAPETES para SALA DE JANTAR: fotos e modelos Incríveis!

Decorar o ambiente é uma maneira de deixar o espaço agradável e aconchegante, e é comum pensar em enfeites e objetos quando a ideia é trazer um toque de decor ao espaço. No entanto, outros elementos, como os têxteis, são capazes de cumprir com a função decorativa e ainda dar aconchego, e um exemplo disso são os tapetes para sala de jantar.

No ambiente destinado ao encontro para as refeições é primordial ter uma sensação reconfortante, e se você ainda tem dúvidas de como usar tapetes neste espaço, é só ficar de olho nas dicas.

 

Dicas de tapetes para sala de jantar

  • Tamanho: não dá para definir exatamente o tamanho e isso vai depender das dimensões da mesa. O adequado é que o tapete seja maior que a mesa de jantar e tenha sobras laterais, como se fosse um contorno sob o móvel.
  • Cadeiras: no momento de colocar um tapete sob a mesa de jantar, considere que as cadeiras não vão enroscar no item ao serem puxadas, caso contrário, isso pode causar acidentes.
  • Acabamento: aqui é um gosto bem pessoal, mas no momento da compra opte por modelos que sejam fáceis de limpar, até mesmo porque pode cair farelo de comida.

 

Modelos

Liso e claro

sala jantar bege

As paredes foram decoradas com papel de parede de arabescos

Para a decoração da sala de jantar moderna, a cartela de cores seguida gira em torno do bege e do branco, e por isso o tapete é em um tom de bege. A versão felpuda e com pelinhos combina perfeitamente com o estilo comtemporâneo da decor e deixa o ambiente aconchegante.

decoração com flores

O modelo de sisal também é uma ótima aposta quando a ideia é apenas complementar o ambiente sem adicionar novas informações. O acabamento mais rústico da peça dispensa a maciez e é ideal para um lugar com maior fluxo de pessoas, já que tende a desgastar menos.

decoração cinza

Na parede cinza, quadros pendurados

Para este projeto, a base da decoração cinza definiu a cor do têxtil e isso deu maior contraste a mesa. O modelo macio é capaz de transformar o espaço e deixar a sala de jantar mais agradável.

 

Mais fotos 

decoração moderna

As cadeiras amarelas dão contraste ao ambiente

tapete claro

Geométrico

buffet colorido

A parede de tijolo a vista aparente dá traços rústicos a decoração

A combinação de retrô e moderno marcam este projeto, e a estampa geométrica do têxtil torna-se destaque na decoração. Neste caso, a escolha da peça foi por uma cor mais vívida e com destaque, e para dar harmonia com o restante do ambiente, detalhes como o pendente de mesma cor criam a ligação entre os diferentes pontos de decor.

sala de jantar com sala de tv

Nesta sala de jantar integrada a sala de TV, o modelo proposto para revestir o chão foi por uma versão na cor bege e com a estampa em relevo, permitindo assim um toque mais clássico a peça. O tamanho do tapete neste caso é bem grande, de maneira a integrar os dois ambientes.

espelho bronze

A parede de espelho bronze é aconchegante e moderna

Junto à decoração moderna o revestimento têxtil é uma versão com estampa de círculos e mix de cores quentes, como vermelho e alaranjado. O item apesar de cobrir todo o espaço sob a mesa, ainda reflete no buffet espelhado e dá sensação de mais estampa para o ambiente.

 

Mais fotos

mesa de madeira

Pendentes diferentes compõem a iluminação

tapete estampa geométrica

Colorido

ambientes integrados

O piso de madeira deixa os ambientes mais acolhedores

No projeto a casa segue o estilo loft, onde todos os ambientes são integrados, e para criar a sensação de limite aos espaços, o tapete é uma ótima escolha. Na área das refeições o modelo escolhido é uma versão quadriculada em várias cores, o que dá toque colorido ao ambiente com piso de madeira.

Outra dica aqui, é que se o item for usado em um cômodo próximo, como a sala, é indicado que ambas as peças permaneçam em harmonia, como este exemplo, onde de um lado tem cor e do outro o item é bege.

decoração descolada

A mesa de vidro permite a visão para a estampa colorida do têxtil

Com um estilo bem moderno, esta decoração segue a linha alternativa e descolada; e para quebrar um pouco da predominância de preto e cinza, o item decorativo é um mix de retalhos com estampas e cores.

tapete colorido

Para dar cor não há necessidade da peça ser em diferentes tons, mas pode seguir essas ideias de uma cor única e alegre, de modo que o tapete torna-se o ponto foco do ambiente e base de cor para o restante do espaço.

 

Mais fotos

buffet branco

A mesa de madeira tem estilo retrô

divisório de ambientes

Listrado

mesa com tampo de vidro

O teto de cimento queimado e o pendente dão traços de decoração industrial

As listras são ideais para dar sensação de mais espaço ao ambiente, e a orientação dos traços pode definir qual direção vai alongar. Neste caso, o modelo de cores suaves é clássico e além de alongar a sala no mesmo sentido da mesa, ainda é refletido na parede de espelho, o que garante sensação de espaço ainda maior.

decoração azul

            Em contraposição as tonalidades suaves, esse modelo tem cores mais intensas como o azul, e para deixar o espaço harmônico é ideal que algumas dessas cores se repitam na decor. Neste caso, o azul e marrom é muito presente em todo o espaço da sala de jantar, e isso deixa a decoração equilibrada.

 

Mais fotos

decoração bege e branca

A mesa de jantar branca é uma tendência

lustre moderno

tapete listrado

Outros

decoração rústica

Cadeiras coloridas compõem a mesa de jantar

Para manter o estilo rústico da decoração do ambiente, o item sob a mesa é feito de retalhos coloridos e que dão charme especial ao modelo. O mix de cores também é visto na composição da mesa e isso cria um ponto harmônico.

tapete redondo

A mesa estilo tulipa é retrô

O tapete redondo pode ser uma dúvida para muita gente, e o conselho é que a peça fique equilibrada no ambiente. Para não errar, a melhor dica é usar uma mesa de mesmo formato e em tamanho menor, como no exemplo.

tapete persa

            O modelo persa é um clássico para os projetos, e se você pretende seguir essa linha decorativa, aposte nessa versão de estampa.

sala de jantar moderna

Cadeiras diferentes dão toque moderno a decoração

Uma tendência no universo decorativo são os tapetes sobrepostos e essa versão que gera uma mistura de têxteis de diferentes tamanhos também pode ser utilizada na sala de jantar. Aqui a escolha foi por peças com tonalidades próximas, mas com um mix interessante de estampas. O único cuidado é para que as peças fiquem bem presas (vale até usar fita dupla face), evitando possíveis tropeços.

tapete sobreposto

Ais um exemplo de como usar a sobreposição, aqui a combinação é com apenas duas peças que cobrem todo o espaço e entorno da mesa.

As opções e ideias de usar tapetes para sala de jantar são inúmeras e com certeza, a escolha da peça correta vai valorizar ainda mais a sua decoração.

Você pode gostar...