Tapete Persa: como reconhecer e dicas de como e onde usar!

tapete Persa é um clássico da decoração, e mesmo que você não tenha um, é bem provável que já tenha ouvido falar deste estilo de peça.

Além de trazer todo o conforto para o ambiente e sensação de aconchego, características comuns no uso de tapetes, o modelo Persa ainda traz consigo um estilo único e bem peculiar, que caracteriza a peça e a torna um clássico que perdura por séculos.

Mas você sabe como reconhecer um autêntico tapete Persa? E como usá-lo na decoração, você sabe? Se você ainda tem essas e outras dúvidas sobre esse tipo de tapete, vamos ao post com dicas.

 

 

Como identificar? #Características 

O termo tapete Persa é comumente usado em um determinado tipo de tapete, mas muitas vezes o termo é empregado em versões que não são propriamente tapetes Persos.

Mas como saber se a peça é ou não um tapete Persa?

Para ser classificado como um Persa original, é preciso que a peça tenha as seguintes características:

  • Similaridade: nos tapetes autênticos, o trabalho é tão delicado e minucioso que o verso é idêntico a frente do tapete; ou seja, ao virar a peça é possível ver um avesso perfeito, mas com um pouco menos de intensidade nas cores.

tapete original

  • Trabalho manual: uma característica que torna a peça tão única é o fato do tapete ser exclusivamente um trabalho artesanal e feito a mão. E apesar da demora na produção artesanal, isso faz com que a peça seja única.
  • Estilo: o estilo dos desenhos caracteriza bastante a peça, e a composição também é uma das suas peculiaridades. Em um clássico e autêntico tapete Persa, a peça é composta por borda secundária externa (contorno na parte extrema do tapete); borda principal (contorno mais largo e que fica logo após a borda secundária); borda secundária interna (borda que fica depois da borda central e mais ao centro do tapete); cantos (ficam nas quatro laterais e dentro do contorno das bordas); medalhão central (desenho estilo medalhão que fica na parte central do tapete); e campo (preenchimento com desenhos que fica em volta do medalhão e dentro do campo definido pela borda secundária interna).

estilo desenhos

  • Cores: a composição das cores também é uma característica bem comum dos tapetes Persas. Nas versões clássicas, a composição geralmente segue um mix de três cores – vermelho, amarelo e azul.
  • Tecidos: o material usado para a confecção da peça também é uma das características que ajuda a definir uma peça autêntica. Geralmente a peça é feita com lã e algodão, mas não é raro ver detalhes em seda, o que deixa a peça ainda mais nobre.
  • Desenhos: os estilo dos desenhos usados nos tapetes originais também é um característica marcante desse tipo de peça, e entre as formas mais comuns estão os desenhos geométricos, medalhões e flores.

desenhos e cores

 

 

Diferença entre tapete Persa e Turco

Apesar de serem visualmente parecidos, e comumente confundidos, os tapetes Turco e Persa são peças diferentes. E se você quer entender melhor as principais diferenças entre esses dois estilos de tapetes, vamos a um comparativo entre ambos:

 

Turco

Persa

Nós feitos em dois fios e em movimentos circulares e contínuosNós simétricos e feitos com um fio em cada linha vertical do tear
Mais resistente por conta do uso de dois fiosMenos resistente que a versão turca
Originário da TurquiaOriginário da antiga Pérsia, atualmente a região do Irã
Composto por figuras geométricas, animais e imagens de jardinsComposto por desenhos geométricos, medalhões e florais

diferença tapete turco

Quanto custa? #Preço

Vamos ao grande ponto, que é preço de um tapete Persa original.

Com tantas características e detalhes que compõem esse tipo de peça, já dá imaginar que o preço não é dos mais em conta, e se você quer adquirir uma peça autêntica e feita artesanalmente no Irã, prepare o bolso, pois o preço pode chegar até US$ 15 mil o m².

E você não leu errado, o preço está em dólar mesmo, então, já pode multiplicar esse valor e você vai ter uma tapete que custa bem mais que um carro popular.

Mas é claro que estamos falando de uma peça super tradicional e por isso o preço é tão “salgado”; mas não desanime, pois dá para encontrar versões inspiradas nos clássicos tapetes Persas, e aí o preço é bem mais amigo.

As inspirações seguem o mesmo estilo de cores e desenhos, mas são industrializadas e produzidas em diferentes países, e a boa notícia é o preço, já que o m² pode custar em média R$ 300. Ou seja, estamos falando de um preço dentro do padrão para tapetes.

 

Modelos de Tapete Persa na Decoração

 E depois de saber como reconhecer um clássico tapete Persa, é hora de aprender como usar a peça na decoração; e basicamente, dá para seguir dois estilos:

  1. Clássico: na proposta clássica, o tapete estilo Persa, que é uma peça bem tradicional, é usado para compor uma decoração também tradicional e que siga a tendência clássica, mantendo todo o resultado harmonioso.
  2. Moderno: no caso do estilo moderno, o tapete é usado como contraste de uma decoração mais contemporânea e isso cria um visual de mais destaque para o ambiente.

Ambos os estilos são muito bacanas, e é preciso escolher uma linha decorativa que seja mais similar ao seu estilo. E para dar uma mãozinha, vamos a alguns projetos decorativos com esse tipo de tapete.

sala pequena decorada

Entre as propostas de decoração, este projeto apostou no clássico tapete Persa vermelho para decorar a sala.

No ambiente, a cor vermelha destaca o projeto que tem predominância de cores claras, como bege. Os detalhes com plantas e flores dão um toque mais natural ao projeto decorativo, e ficam em harmonia com a proposta.

sala de jantar moderna

O espelho geométrico na parede segue uma tendência moderna

Fugindo um pouquinho do clássico, uma opção é o tapete Persa preto; cor usada neste projeto.

Como a sala de jantar segue uma tendência de decoração moderna e com cores claras, a aposta foi pelo modelo com a parte central (campo) em preto, e assim o tapete que fica sob a mesa de jantar dá destaque e delimita a área.

quarto de bebê

O tapete para quarto de bebê não precisa ser propriamente um modelo infantil, e uma sugestão é usar um modelo clássico, como o Persa que foi usado neste projeto.

No ambiente, as cores claras, como branco, são predominantes, e o tapete preto é destaque na parte central do cômodo.

tapete estilo passadeira

O lustre retangular segue o formato da mesa de jantar

Uma inspiração de que é possível unir o clássico do tapete ao estilo moderno da decor é esta proposta decorativa.

No ambiente, os detalhes modernos, como mesa de jantar preta e espelhos bronze são elementos do ambiente; e em contrapartida o tapete estilo passadeira foi usado no ambiente, trazendo esse estilo clássico e completando a decoração.

banheiro de luxo

Engana-se quem acha que a peça é exclusiva de salas e quartos, o tapete clássico também pode ser uma proposta para compor e decorar um banheiro.

Nesta proposta, o banheiro de luxo é predominantemente branco e o tapete vermelho garante destaque ao ambiente e dá um toque mais aconchegante ao banheiro.

 

Mais fotos

sala com sofá branco

O sofá branco destaca o tapete vermelho

quarto decorado

O espelho veneziano decora a parede

mesa de jantar de vidro

A mesa de vidro garante o destaque para o tapete

decoração sala de TV

A sala de TV é um mix de elementos modernos e clássicos

tapete para quarto

No quarto de casal, o tapete foi usado aos pés da cama

decoração sala de jantar

sala de estar sofisticada

Na mesa de centro, decoração com orquídeas brancas

tapete vermelho

O tapete vermelho destaca-se na decoração toda branca

sofá de couro

O sofá de couro marrom compõe a sala de TV

decoração com tapete

sala com sofá de canto

Na sala, o sofá de canto aproveita melhor o espaço

sala com tapete

Almofadas em tons de vermelho combinam com o tapete

decoração bege

A mesa de jantar segue o estilo provençal

sala de jantar clássica

tapete preto

O tapete preto estilo passadeira foi usado no hall de entrada

tapete banheiro

O modelo estilo Persa foi usado no banheiro

closet tapete

parede azul marinho

A parede e o teto azul marinho dão destaque para o ambiente moderno

decoração banheiro

decoração rústica

A mesa de centro tem estilo triangular

banheiro decoração com tapete vermelho decoração moderna salas decoradas

mesa espelhada

A mesa de centro espelhada, é composto por espelho bronze

sala com cortina

O tom da cortina combina com o sofá

decoração mesa de centro

A mesa de centro foi decorada com livros

mesa de centro espelhada

A mesa de centro tem um design moderno

samambaia decoração

A samambaia decora o banheiro

tapete sala de jantar

A sala de jantar tem decoração com elementos estilo industrial

mesa de janar de madeira

 

Agora que você já sabe tudo sobre tapete Persa, já pode investir numa peça original ou optar por uma inspiração, afinal com o preço alto desse modelo de tapete, a inspiração é muito bem-vinda para um projeto decorativo.

Você pode gostar...