Tapete Belga: O que é? Características, preço e fotos em ambientes!

A exuberância de um tapete belga deixa qualquer ambiente mais charmoso e elegante. De muito bom gosto, essa peça é clássica e popular, com várias nuances indispensáveis para decorar a sala, quarto ou outro espaço. Se você quer dar um toque luxuoso e sofisticado a sua casa, vale a pena conhecer as peculiaridades desse acessório e muitas fotos de modelos encantadores. Acompanhe o post!

tapete-belga-caracteristicas

O tapete belga segue uma linha mais sóbria, com cores preto e branco em destaque, além do marrom e cinza

Todo mundo sabe a diferença que faz um tapete na sala. Ele traz mais vivacidade e requinte a diversos projetos, ainda mais quando equilibra totalmente à decoração e a seu estilo, seja clássico, rústico ou moderno. São possibilidades distintas e que rendem muitas ideias interessantes.

Com certeza você já deve ter visto um tapete belga em lojas especializadas ou em algum ambiente. Esse modelo tem aquelas populares ”franjinhas” nas laterais e pontas, além de desenhos que passam por diversas variações. Práticos, leves e finos, são indicados para muitos espaços para trazer mais tranquilidade e leveza.

Em formato quadrado e redondo, embora o primeiro seja o mais comum, esse tapete tem inspiração europeia (como o próprio nome indica, da Bélgica) há muito tempo, levando a estética desse continente em seu perfil principal, com estampas mais clássicas e tonalidades neutras.

Embora muita gente confunda os tipos (sobretudo com os orientais), há diferenças. Os detalhes mais rebuscados do tapete belga já mostram isso, bem como sua recomendação para ambientes mais frios que passam por invernos rigorosos, como acontece na Europa boa parte do tempo – e não é comum na Ásia, por exemplo. Para desmitificar essa confusão entre os tipos de tapete, confira o próximo tópico!

Diferença entre Tapete Belga e Tapete Persa

Quais são as diferenças entre tapete belga e tapete persa? Eles podem parecer iguais, mas cada um tem suas peculiaridades e características próprias. Como já dissemos, a primeira delas está na região de fabricação. O belga segue a linha europeia, enquanto o persa é tradicionalíssimo no Oriente Médio, confeccionado desde a antiga Pérsia (atual Irã).

O design do modelo asiático pode ser visto em muitos palácios e residências da região, feitos geralmente com lã, algodão e seda nos detalhes. Já as cores mais usuais são vermelho, azul e amarelo, além das formas convencionais de desenhos geométricos, florais e medalhões.

Embora o tapete belga também seja feito com os mesmos materiais, a viscose tem sido cada vez mais usada na confecção. As cores, porém, seguem um padrão mais amarronzado e acinzentado, embora ainda tenha espaço para a mistura de tons, com formatos pequenos e grandes, enquanto o persa, por sua vez, segue uma linha enorme e chamativa.

Muita gente usa o tapete belga para pendurar na parede, como se fosse um quadro. Como a padronagem é versátil, alguns tipos são ideias para esse conceito, incrementando tanto o chão quanto a parede. Vale a pena fazer o teste!

tapete-belga-destaque-modelo

Tapete belga clássico e nativo

O preço é outra coisa que muda quando comparamos esses modelos. Geralmente os modelos europeus são mais acessíveis e baratos, cerca de 200 reais dependendo do tamanho. Já os persas são mais caros. Se for importado, custa a partir de 10 mil reais! Pois é, mas pela exuberância e exclusividade, muita gente paga tranquilamente. Vale destacar também que, quanto mais caro, mais durável, artesanal e resistente o acessório será, por isso vale uma boa pesquisa.

Há ainda os modelos populares como o indiano, que abusam das estampas e são feitos de lã e viscose, e o tapete turco, com cores mais fortes e primárias, fabricados com lã e com forte inspiração naturalista. 

Modelos de Tapete Belga na Decoração

Para renovar totalmente e colocar o tapete belga na decoração, vale a pena saber quais são as principais vantagens de aderir a esse ornamento que faz toda a diferença!

  • Com modelos ecléticos, a disposição desse tapete mantém uma composição harmônica e chique para diversas salas, dando mais delicadeza para qualquer conceito devido ao tamanho compacto e funcional.
  • Essa versatilidade do tapete belga ainda garante seu uso tanto em uma decor rústica quanto em um projeto moderno, ainda mais quando combinado com estampas e em equilíbrio com os demais objetos do espaço.
  • Tipos grandes dão sensação de amplitude quando instalados ao centro da sala, criando um design sofisticado e com destaque em muitos projetos.
tapete-belga-destaque

Esses tapetes são muito populares em tapeçarias e lojas especializadas, com valores que cabem no bolso!

  • Lembra que é a cara do inverno europeu? Justamente por isso, dá um toque de aquecimento ao ambiente, ainda mais se tem tons queimados, como o vermelho e o marrom.
  • Muitos especialistas indicam criar um contraste entre o tapete belga com os móveis, piso, parede e demais composições. Um modelo com linhas mais bege e off-white fica interessante com ornamentos em cores mais sóbrias, por exemplo.

Depois de acompanhar as dicas para uma decor incrível com esse adereço, veja muitas fotos de modelos de tapete belga e escolha aquele que mais te chama atenção e tem a ver com as características do espaço!

modelo-de-tapete-belga

modelo-tapete-belga

tapete-belga-1

tapete-belga-2

tapete-belga-3

tapete-belga-4

tapete-belga-amplitude

tapete-belga-atual

tapete-belga-casa

tapete-belga-colorido

tapete-belga-como-decorar

tapete-belga-como-e

tapete-belga-composicao

Para a manutenção do tapete belga, evite limpar com produtos químicos. Mantenha a higienização básica, com aspirador, e cuide sempre para não derrubar comida e outras substâncias. Quanto maior a atenção, mais tempo ele irá durar e permanecer bonito! 

tapete-belga-detalhes

tapete-belga-estilos

tapete-belga-grande

tapete-belga-ideias-na-decor

tapete-belga-modelos

tapete-belga-moderno-ideias

tapete-belga-moderno

tapete-belga-na-decor

tapete-belga-na-sala

tapete-belga-nativo

tapete-belga-no-ambiente

tapete-belga-o-que-e

tapete-belga-pequeno

tapete-belga-quadrado

tapete-belga-sala-de-jantar

tapete-belga-salas

tapete-belga-tipos

tapete-belga

Onde comprar tapete belga? Felizmente, ele é bem popular por aqui, sobretudo em modelos alternativos. Na Rua 25 de Março, no centro de São Paulo, você encontra muitas lojas populares que comercializam. Além disso, no Mercado Livre há boas opções. Visite também casas especializadas de tapeçaria para escolher aquele que mais te chama atenção. O preço varia de 200 a 1000 reais, depende do tamanho, cor, material, etc.


Se você procura uma maneira de deixar sua sala ainda mais bonita, o tapete belga é uma opção perfeita de decoração, para os mais diversos ambientes e com possibilidades variadas. Compre aquele que tem mais a ver com você e faça o teste! Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário no post. Boa sorte e até a próxima! 🙂

Você pode gostar...